Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As bacias hidrográficas brasileiras – UCA.

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais bacias hidrográficas do Brasil;
  • Analisar os principais rios presentes em cada bacia;
  • Entender o potencial hidrelétrico presente nas bacias hidrográficas brasileiras.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferentes regiões brasileiras; Formações rochosas, Relevo, Clima e Vegetação.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical (opcional).

 

Atividade 1 – Bacias Hidrográficas, rios principais e seu potencial hidrelétrico

 

Para iniciar a discussão sobre o tema proposto,  o professor deverá solicitar aos alunos que se dividam em duplas e através de seus laptops, interligados à internet façam uma pesquisa no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisando o mapa de bacia hidrográfica, identificando as bacias e os principais rios presentes em cada bacia. Conforme mostra links e telas abaixo:

Para acessar o mapa de bacia hidrográfica é necessário primeiramente abrir a página abaixo:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 17/06/2011.

Imagem 1

 

Em seguida com a tela acima aberta o aluno irá clicar no link “bacia hidrográfica” e abrir a página abaixo:

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf. Acessado em: 17/06/2011.

Imagem 2

 

A partir da análise do mapa a dupla irá responder as seguintes questões:

  • Quais são as principais bacias hidrográficas?
  • Quais são os principais rios dessas bacias?

 

Para responder as questões os alunos irão usar o Kword do Laptop.

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 2 – Pesquisa sobre o tema

 

Para o desenvolvimento desta atividade, ainda em dupla os alunos iram fazer a leitura das informações contidas nas páginas dos sítios dispostos abaixo. Conforme mostra links e telas a seguir:

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm. Acessado em: 17/06/2011.

Imagem 3

 

Disponível em: http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm. Acessado em: 17/06/2011.

Imagem 4

 

Após o término da leitura eles irão responder as questões abaixo:

  • O que são bacias hidrográficas?
  • Quais as características de cada bacia?
  • Quais as maiores usinas hidrelétricas brasileiras?

Para responder as questões os alunos irão usar o Kword do Laptop.

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Em seguida após todas as duplas terem respondido as questões o professor irá abrir para um debate em sala. Incentivando todos os alunos sem exceção expor suas repostas. Neste momento, cabe ao professor fazer a correção das questões e explicar passo a passo o que foi trabalhado pelas duplas. Para isso, poderá usar um projetor de imagens e refletir para a turma o mapa de bacias hidrográficas, trabalhado anteriormente, podendo assim fazer o fechamento das discussões realizadas pelas duplas nas atividades e pela turma no momento do debate.

 

Atividade 3 – Fazendo uma análise sobre o conteúdo

 

Nesta atividade o professor irá solicitar aos alunos que se dividam em grupos de cinco componentes e através de seus laptops, interligado à internet assistam a um vídeo. Conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qj6ffTkHRaY. Acessado em: 17/06/2011.

Imagem 5

 

Após todos os alunos terem assistido ao vídeo o professor irá solicitar que eles construam uma parodia ou um poema que retrate os estudos realizados sobre o tema abordado na aula.

Esta atividade poderá ser realizada em outros espaços fora da sala de aula, sendo eles: biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.

 

Ao término das atividades propostas eles irão apresentar para a turma e professor.

Para que todos tenham o resultado dos trabalhos e o professor possa avaliar melhor as atividades ele poderá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail para ele e para os demais colegas as questões realizadas em atividades anteriores e a paródia ou o poema.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/energia_hidraulica/4_3.htm. Acessado em: 17/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.

http://www.cerpch.unifei.edu.br/Adm/opiniao/c5e4c439a3b487252d4cca48f5981417.pdf. Acessado em: 17/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.

http://www.ibge.gov.br. Acessado em: 17/06/2011. Sítio trabalhado nas aulas.

http://www.youtube.com.br. Acessado em: 17/06/2011. Sítio trabalhado nas aulas.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; criatividade; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cleidson, Colegio Estadual Plinio Carneiro , Bahia - disse:
    c_mota07@hotmail.com

    30/10/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da sequência didática que foi dado no conteúdo e pretendo utilizar as usas ideias.parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.