15/07/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Diferentes regiões brasileiras; Formações rochosas, Relevo, Clima e Vegetação.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical (opcional).
Atividade 1 – Bacias Hidrográficas, rios principais e seu potencial hidrelétrico
Para iniciar a discussão sobre o tema proposto, o professor deverá solicitar aos alunos que se dividam em duplas e através de seus laptops, interligados à internet façam uma pesquisa no sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisando o mapa de bacia hidrográfica, identificando as bacias e os principais rios presentes em cada bacia. Conforme mostra links e telas abaixo:
Para acessar o mapa de bacia hidrográfica é necessário primeiramente abrir a página abaixo:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm. Acessado em: 17/06/2011.
Em seguida com a tela acima aberta o aluno irá clicar no link “bacia hidrográfica” e abrir a página abaixo:
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_bacias.pdf. Acessado em: 17/06/2011.
A partir da análise do mapa a dupla irá responder as seguintes questões:
Para responder as questões os alunos irão usar o Kword do Laptop.
Atividade 2 – Pesquisa sobre o tema
Para o desenvolvimento desta atividade, ainda em dupla os alunos iram fazer a leitura das informações contidas nas páginas dos sítios dispostos abaixo. Conforme mostra links e telas a seguir:
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/bacias_hidrograficas.htm. Acessado em: 17/06/2011.
Disponível em: http://www.portalbrasil.net/brasil_hidrografia.htm. Acessado em: 17/06/2011.
Após o término da leitura eles irão responder as questões abaixo:
Para responder as questões os alunos irão usar o Kword do Laptop.
Em seguida após todas as duplas terem respondido as questões o professor irá abrir para um debate em sala. Incentivando todos os alunos sem exceção expor suas repostas. Neste momento, cabe ao professor fazer a correção das questões e explicar passo a passo o que foi trabalhado pelas duplas. Para isso, poderá usar um projetor de imagens e refletir para a turma o mapa de bacias hidrográficas, trabalhado anteriormente, podendo assim fazer o fechamento das discussões realizadas pelas duplas nas atividades e pela turma no momento do debate.
Atividade 3 – Fazendo uma análise sobre o conteúdo
Nesta atividade o professor irá solicitar aos alunos que se dividam em grupos de cinco componentes e através de seus laptops, interligado à internet assistam a um vídeo. Conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qj6ffTkHRaY. Acessado em: 17/06/2011.
Após todos os alunos terem assistido ao vídeo o professor irá solicitar que eles construam uma parodia ou um poema que retrate os estudos realizados sobre o tema abordado na aula.
Esta atividade poderá ser realizada em outros espaços fora da sala de aula, sendo eles: biblioteca, pátio, refeitório e outros lugares dependendo de cada escola.
Ao término das atividades propostas eles irão apresentar para a turma e professor.
Para que todos tenham o resultado dos trabalhos e o professor possa avaliar melhor as atividades ele poderá solicitar que os alunos encaminhem por e-mail para ele e para os demais colegas as questões realizadas em atividades anteriores e a paródia ou o poema.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/energia_hidraulica/4_3.htm. Acessado em: 17/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.
http://www.cerpch.unifei.edu.br/Adm/opiniao/c5e4c439a3b487252d4cca48f5981417.pdf. Acessado em: 17/06/2011. Contém informações para auxiliar o professor na condução das aulas.
http://www.ibge.gov.br. Acessado em: 17/06/2011. Sítio trabalhado nas aulas.
http://www.youtube.com.br. Acessado em: 17/06/2011. Sítio trabalhado nas aulas.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; criatividade; e a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/10/2014
Quatro estrelasGostei da sequência didática que foi dado no conteúdo e pretendo utilizar as usas ideias.parabéns.