02/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1 e 2: Conhecimento prévio dos alunos sobre cultura Hip Hop
1. O (a) professor (a) deverá resgatar o que os (as)
alunos (as) já conhecem sobre cultura Hip Hop.Como uma estratégia possível para este momento, ele (a) deve apresentar um jogo pela internet sobre Dança de Rua (Street Dance). Existem inúmeros sites e jogos sobre este tema, o (a)
professor (a) deverá fazer uma consulta prévia para que, dentre os jogos disponíveis, selecione aquele mais adequado à faixa etária da turma. Os (as) alunos (as) deverão acessar o jogo pelos seus netbooks (Mozzilla: Metasys> favoritos>navegador de internet).Sugestão de jogo on line de Dança de Rua:
Clique na imagem para acessar o Jogo:
Disponível em:http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio/Danca-de-Rua/, acesso em 17/06/2011
Obs.1: Nesse primeiro momento, o objetivo não é dedicar-se ao jogo acima, mas, sim, conhecer uma das manifestações da cultura Hip Hop, de uma forma lúdica e acessível, utilizando os recursos do netbook. Nesse sentido, o (a) professor (a) ensinará os comandos do jogo e destinará um tempo pequeno entre 15 a 20 minutos.
2. Em seguida o (a) professor (a) passará para a discussão sobre o conhecimento prévio da turma, a partir do próprio jogo. Assim, os (as)
alunos (as) responderão as seguintes questões:a) Você já teve alguma experiência com Dança de Rua (praticou, assistiu apresentação, viu em filmes)? Qual?
b) Você sabia que a Dança de Rua pertence a uma cultura denominada Hip Hop?
c) O que você sabe sobre Hip Hop?
Os (as) alunos (as) registrarão suas respostas em um arquivo de texto e salvarão em uma subpasta em seus pendrives denominada "Cultura Hip Hop" dentro da pasta da disciplina Educação Física.
3. Em seguida, o (a)
professor (a) solicitará aos alunos (as) uma pesquisa em duas etapas:a) O que significa Hip Hop?
b) Quais as manifestações sociais presentes nessa cultura? Nesse caso, pesquisar (nos links da Lista de Sites fornecida pelo (a) professor (a) ) uma imagem e um vídeo para ilustrar cada uma delas.
Obs. 2: Pelo fato de muitas informações sobre a cultura Hip Hop serem difundidas nos meios de comunicação de massa, é possível que os (as) alunos (as) tenham acesso a conteúdos impróprios para sua faixa etária. Para impedir isto, o (a) professor (a) deverá solicitar que eles (as) pesquisem somente em sites da lista fornecida pelo (a) professor (a) conforme sugestões de sites listados abaixo
.Em seguida, o (a)
professor (a) poderá conduzir os (as) alunos (as) para um espaço apropriado, para que eles (as) vivenciem (música e dança) uma roda de Dança de Rua.
Sugestões de sites para respostas do item "a" da pesquisa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop http://www.overmundo.com.br/overblog/historia-da-cultura-hip-hop, acessos em 17/06/2011
Sugestões de Lista de Sites os (as) alunos (as) responderem o item "b" da pesquisa:
http://culturaehiphop.blogspot.com/, acesso em 17/06/2011
http://www.mundodarua.com.br/home/, acesso em 17/06/2011
http://hiphop-t.tripod.com/id1.html, acesso em 17/06/2011
Aulas 3: Organizando a pesquisa em grupos
1. O (a) professor (a) solicitará que eles (as) organizem-se em grupo (máximo de cinco componentes) para realizarem a seguintes tarefas:
a) Socializem os resultados das pesquisas da aula anterior para os colegas do grupo;
b) Cada grupo escolherá uma das manifestações para vivenciarmos nas aulas seguintes. Para tanto, o grupo deve escolher apenas uma imagem e um vídeo dentre as que os colegas pesquisaram na aula anterior.
Exemplos de imagens:
Dança: Street dance
Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 17/06/2011
Arte: Grafite
Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 17/06/2011
Esporte de Rua: Street Basket
Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 17/06/2011
Música: Rap
Disponível em Google Imagens (clique aqui), acesso em 17/06/2011
Exemplos de Vídeos:
Dança
http://www.youtube.com/watch?v=m0FXvs-2YzY&feature=related, acesso em 17/06/2011
Arte visual
http://www.youtube.com/watch?v=ww8iN5BzNqQ, acesso em 17/06/2011
Esporte
http://www.youtube.com/watch?v=PX1mkGUcvTA, acesso em 17/06/2011
Música:
http://www.youtube.com/watch?v=at6XtmwK0is, acesso em 17/06/2011
Aulas 4, 5 e 6: Vivência das manifestações da cultura Hip Hop escolhidas pelos (as) alunos (as)
1. Nessas aulas os (as) alunos (as) vivenciarão cada uma das modalidades escolhidas pelos grupos. O (a) professor (a)
tomará o cuidado de um grupo não escolher a mesma modalidade que outro.2. Todos os grupos deverão registrar os momentos das aulas da seguinte maneira:
a) Áudio: Depoimentos dos colegas sobre suas percepções e sensações ao vivenciarem as manifestações da cultura Hip Hop.
b) Fotos: imagens que registrem alguns movimentos dentro de cada modalidade praticada.
c) Vídeo: Filmagens dos colegas
3. O (a) professor (a) deverá destacar que esses registros serão fundamentais para a construção do Blog: Hip Hop da Turma, que começará a ser construído na próxima aula.
Aula 7: Construção do Blog: Hip Hop da Turma
1. O (a) professor (a) orientará os grupos como fazer um blog, desde seu cadastramento até sua alimentação (postagens de recursos) e atualização.
2. Cada grupo ficará responsável por alimentar o Blog em determinada etapa referente à modalidade escolhida pelo grupo:
Etapa 1: Grupo - Dança de Rua
Etapa 2: Grupo - Arte Grafite
Etapa 3: Grupo - Esporte de Rua
Etapa 4: Grupo - Música Hip Hop
Etapa...: Grupo... e assim por diante, até esgotar o total de grupos formados na turma.
Obs. 3: Já que são vários operadores para o mesmo Blog, para evitar congestionamento no Blog em construção, o (a)
professor (a) pode fazer esse processo como tarefa de grupo em casa ou no retorno a escola, mediante um agendamento destinando determinados dias para cada grupo. Outra possibilidade é eleger um único membro do grupo como co-moderador, que estará em contatos com os outros representantes dos grupos para garantir que a alimentação do Blog se faça sem congestionamento ou sobreposição de ações.Sugestão de site com tutorial (como construir um Blog):
http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related, acesso em 17/06/2011
Sugestão de sites para cadastro e criação de Blogs:
www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 17/06/2011
Aula 8, 9 e 10: Preparação do Festival da Cultura Hip Hop na escola e divulgação do Blog: Hip Hop da Turma
1. Os (as) alunos (as), juntamente com o (a)
professor (a) organizarão a programação. Os grupos de alunos (as) deverão enviar sugestões (horários, ordem e locais de apresentações, convidados, etc.) por email, para o (a) professor (a) que deverá sistematizar uma proposta a ser concluída em uma das aulas com toda turma.2. Cada grupo escolherá uma das modalidades estudadas para apresentar, e ficará responsável por trazerem um convidado que trabalha com o tema de seu grupo. Exemplos:
Grupo 1 - Apresentação de Dança de Rua
Grupo 2 - Arte da Grafitagem (adaptada às condições da escola)
Grupo 3 - Letras de Rap
Grupo 4 - Basquete de Rua
Obs.4: Se não houver consenso na escolha dos temas, dois grupos poderão apresentar o mesmo tema, no entanto, não poderão ter a mesma apresentação. Os grupos também poderão solicitar ajuda do (a) professor (a) para se comunicar com o (s) seu (s) convidado (s).
3. Nas próximas duas aulas os grupos irão preparar suas apresentações até o dia do festival.
4. Um grupo ficará responsável para postar a programação no Blog. Todos os (as) alunos (as) ficarão responsáveis por divulgar o Blog para os seus colegas de outras escolas. Para tanto, o (a) professor (a)
socializará para os (as) alunos (as) contatos de escolas estaduais, municipais e particulares adquiridos após uma parceria previamente efetuada .
Aula 11: Festival da Cultura Hip Hop na Escola
1. No dia do Festival, o (a) professor (a)
entregará uma lista de verificação das atribuições para cada grupo.2. Cada grupo deverá ter um representante para que, caso ocorra contingências, o (a) professor (a) possa se dirigir a ele (a) que repassará aos demais as mudanças estratégicas que forem necessárias ao bom andamento do festival.
3. Todos os grupos também são responsáveis pela cobertura do evento (registros). Cada grupo elegerá uma pessoa, ou os (as) alunos (as) se revezarão, para o registro das atividades do Festival com fotos e filmagens, que, também deverão ser postados no Blog: Hip Hop da Turma.
Site de criação de Blog:
http://www.mundoblogger.com.br/, acesso em 17/06/2011
Outros vídeos sobre esportes na cultura Hip Hop:
http://www.youtube.com/watch?v=BzyveD5LJok, acesso em 17/06/2011
http://www.youtube.com/watch?v=CrVpbBwbJuE&feature=related, acesso em 17/06/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/X_Games, acesso em 17/06/2011
A avaliação deve ser garantida em todo processo de vivência das manifestações da cultura Hip Hop. Nesse sentido, os (as) alunos (as)
deverão refletir sobre os seguintes pontos:a) Minha participação nas vivências das modalidades da cultura Hip Hop praticadas em aula;
b) Meu envolvimento nos registros das vivências (fotos e filmagens);
c) Minha inserção no processo de criação e alimentação do Blog;
d) Meu envolvimento na organização e/ou coordenação do Festival.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2011
Cinco estrelasMuito boa essa aula, eu particularmente amo falar sobre música eu percebi que além de bem elaborada a aula o tema foi bem explorado! Parabéns pela iniciativa professor.