Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol e Basquete de rua: da porta de casa para a tela do PC - UCA

 

02/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e analisar as diferentes modalidades de basquetebol e futebol de rua;
  • Vivenciar os “esportes de rua” escolhidos pela turma, bem como registrar imagens e sons dessas práticas;
  • Investigar os  esportes de rua conhecidos pelos colegas de outras escolas;
  • Criar e publicar um blog sobre Esporte de Rua;
Duração das atividades
11 aulas de 50 minutos / Total 550 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o basquete e o futebol na condição de esportes institucionalizados;

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2: Que esporte de rua os (as) alunos (as) conhecem?

Momento de diagnóstico do conhecimento prévio dos (as) alunos (as) sobre o tema a ser estudado: esporte de rua.

1. O (a) professor (a) deve solicitar que os (as) alunos (as) escrevam sobre os esportes de rua que eles (as) conhecem, a partir das seguintes perguntas:

a) Qual (is) esporte (s) de rua você conhece e/ou já praticou?

b) Qual deles você gostaria de praticar na escola? Por quê?

O (a) professor (a) deve solicitar que eles (as) copiem e respondam as perguntas em um arquivo de texto KWord (Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos), em seguida, salvem em uma pasta em seus pendrives denominada "esporte de rua" dentro da pasta da disciplina Educação Física. Posteriormente, eles (as) devem buscar uma imagem (veja link na imagem abaixo) que identifique o (s) esporte (s) das suas respostas (Metasys> favoritos>navegador de internet)..

Sugestões de imagens:

peteca rua1    futebol rua1     corrida rua1

Disponíveis em: Google Imagens (clique aqui), acesso em 22/07/2011

 

2. Em seguida, os (as) alunos (as) assistirão a um vídeo que retrata de maneira geral os esportes de rua no mundo:

Clique na imagem para acessar o vídeo:

esporte de rua video    http://www.vimeo.com/1511370, acesso em 18/06/2011

 

3. Posteriormente, cada aluno (a) poderá falar da sua experiência com esporte de rua para toda turma, a partir das respostas que registraram no Kword. Em seguida, a turma escolherá, mediante votação da maioria, um dos esportes de rua citados pelos colegas para vivenciarem na aula.

Sugestão de vídeo sobre um provável esporte de rua que eles poderão escolher:

A queimada (ou carimbada)

queimada video  http://www.youtube.com/watch?v=6F-SzP_NbDs&feature=related, acesso em 18/06/2011

 

Aula 3, 4 e 5: O que nossas colegas UCAs  de outras escolas conhecem?

1. Nessa aula, orientados (as) pelo (a) professor (a), os (as) alunos (as) entrarão em contato ( email) com colegas de outras escolas que também faz parte do PROUCA (os colegas UCAS). O contato vai ocorrer após o (a) professor (a) ter efetuado uma parceria prévia com outro colégio e seus respectivos professores (as) de Educação Física. O (a) professor (a) formará um "quadro de contatos" e cada aluno (a) se comunicará, com um colega pelo critério já definido pelo (a) professor (a), por exemplo,: critério nominal: homônimos ou nomes com mesma letra inicial ( Ex.: Fernanda + Fernando, ou, Gabriel + Guilherme).

Atenção: Os (as) professores (as) da parceria passarão os emails dos (as) seus (as) alunos (as), com identificação apropriada (nome completo, ano de ensino, etc.), e será agendado dia e local do envio de email bem como das respostas dos mesmos.

Sugestão de forma de contato por email:

yahoo foto.JPG

Foto do Yahoo Mail, arquivos do autor. Data 18/06/2011

 

Exemplo de modelo de mensagem na sugestão de email acima: 

De colegaUCA@escolaUCA.br
Para Seu esporte de rua preferido
Mensagem Olá Gabriel,

Meu nome é Guilherme sou aluno do Colégio de Aplicação - Eseba/UFU  de Uberlândia/MG.
Seu professor me passou seu email para que eu possa conhecer os esportes de rua que você sabe. Portanto, por favor responda as perguntas abaixo no máximo em dois dias:
a) Qual (is) esporte (s) de rua você conhece e/ou já praticou?

b) Qual deles você gosta de praticar na escola? Por quê?


Obrigado pela atenção,

Guilherme -
Colégio de Aplicação - Eseba/UFU - Escola UCA de Uberlândia/MG.

 

2. Após receberem as respostas, os (as) alunos (a) conversarão em grupos (máximo de cinco pessoas) sobre os resultados das mesmas, e cada grupo escolherá, mediante votação da maioria, caso não haja consenso, apenas um dos esportes de rua citados pelos colegas UCAs para vivenciarem na aula. Depois, a turma toda elegerá dois destes esportes escolhidos por cada grupo.

Durante a vivência destes esportes, nas próximas aulas, o (a) professor (a) solicitará que os grupos de alunos (as) registrem com fotos e filmagens utilizando os recursos dos netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). É preciso informar aos (as) alunos (a) que eles (as) devem se empenhar nos registros de modo a cumprirem duas metas: a) dar um retorno para os colegas UCAs a respeito das vivências dos esportes informados por eles; b) compor nosso Blog sobre Esporte de Rua que será criado ao final da estratégia de ensino.

3. Após as vivências dos esportes dos colegas UCAs, o (a) professor (a) permitirá que os grupos de alunos (as) reúnam em sala para selecionarem as melhores fotos e filmagens. Os (as) alunos (a) enviarão uma nova mensagem para os colegas UCAs explicitando como foram as vivências. Nessa mensagem também serão anexados os registros selecionados em cada grupo ( fotos e vídeos). O (a) professor (a) deverá orientar os (as) alunos (a) para a escrita do texto da mensagem de email antes do envio do mesmo.

Perguntas orientadoras para escrita da mensagem:

a) Escreva sobre o esporte escolhido, os motivos da escolha, como e onde você jogou na escola.

b) Destaque o que você achou da vivência desse esporte. Se você gostou, ou não, e por quê?

 

Aulas 6, 7: Pesquisando e vivenciando o Basquete e Futebol de rua

1. Como tarefa de casa e/ou retorno do grupo à escola no contra turno, o (a) professor (a) informará à turma que nas próximas aulas os (as) alunos (as) estudarão sobre  Basquete e Futebol de rua. As justificativas de escolha destes temas decorrem das seguintes hipóteses, que inclusive serão nossos "probleminhas" de pesquisa:

a) Futebol e Basquete são os esportes de rua mais difundidos pela mídia. Por quê?

b) Futebol, esporte de rua mais conhecido no Brasil. Por quê?

c) Basquete (Street Basket), esporte de rua mais conhecido nos EUA e na América do Norte. Por quê?

Obs.1: Outras justificativas, poderão surgir também das respostas das perguntas tanto dos (as) alunos (as) da turma, quanto dos emails dos colegas UCAs feitas nas primeiras aulas (conhecimento prévio). Nesse sentido, o (a) professor (a) deve destacar (se realmente se comprovar essa hipótese) que o basquete e o futebol foram os esportes de rua que mais aparecerem nas respostas deles.

2. Em seguida, o (a) professor (a) destacará que a pesquisa será realizada com os grupos formados em aulas anteriores e, alguns grupos, previamente sorteados pelo (a) professor (a), pesquisarão somente o Basquete e outros responderão as perguntas relacionadas ao Futebol.

Todos os grupos deverão pesquisar, além das três perguntas acima, outra questão fundamental, a saber: d) quais as formas ou modalidades existentes destes esportes?

3. Após essas informações o (a) professor (a) apresentará, no primeiro momento, um vídeo sobre Basquete de Rua (veja sugestão abaixo) e explicará que, em seguida, eles (as) irão praticar o basquete conforme aparece no vídeo:

basquete rua video   http://www.youtube.com/watch?v=mfeaMIs1Rbk, acesso em 18/06/2011

 

4. Logo após o vídeo, os (as) alunos (as) seguirão para quadra e, orientados (as) pelo professor (a), formarão trios para cumprirem os dois momentos da aula. Eles (as) deverão levar pelo menos um netbook por trio de alunos (as), para registrarem o processo com fotos e filmagens:

a) Criarão jogadas divertidas com a bola, seguidas de arremesso à cesta, como mostraram os Harlem GlobeTrotters no vídeo que eles (as) assistiram;

b) Praticarão as jogadas desafiando um ao outro, dentro da zona do "garrafão". Enquanto dois jogam, o (a) terceiro (a) observa registrando os movimentos com fotos e filmagens.

Sugestões de mais vídeos sobre os Globe Trotters:

http://www.youtube.com/watch?v=v5w0mdgURvU, acesso em 18/06/2011

http://www.youtube.com/watch?v=MaHOx8jpGSU, acesso em 18/06/2011

http://www.youtube.com/watch?v=6AeFCWYXlwo, acesso em 18/06/2011

 

Aulas 8 e 9: Socialização dos resultados da pesquisa

Primeiro momento: grupos de Basquete de Rua

1. Os grupos de pesquisa reunirão na quadra. Os (as) alunos (as) dos grupos que responderam as perguntas referentes ao Basquete de Rua se diluirão dentro dos demais grupos. O objetivo é que eles (as) socializem as respostas sobre basquetebol para os grupos que estarão estudando o futebol de rua.

2. Em seguida, após tomarem conhecimento das modalidades de Basquete de Rua que eles identificaram, os (as) alunos (as) as vivenciarão na aula seguinte.

Exemplos:

Campeonatos Street Basquete original dos EUA

camp basquete rua video   http://www.youtube.com/watch?v=TNFBiKbOjcc&feature=related, acesso em 18/06/2011

 

Campeonatos Basquete de Rua no Brasil

 camp basquete br rua video  http://www.youtube.com/watch?v=PR_rvedIMkw&feature=related, acesso em 18/06/2011

 

Desafios de arremesso

arremessos   http://www.youtube.com/watch?v=7g5SB5bRdiw, acesso em 18/06/2011

 

Desafios de dupla

camp duplas basquete rua video   http://www.youtube.com/watch?v=A-SYbLolY-k&feature=related, acesso em 18/06/2011

Aulas 10 e 11: Socialização dos resultados da pesquisa

Segundo momento: grupos de Futebol de Rua

1. Os grupos de pesquisa se reunirão na quadra. Os (as) alunos (as) dos grupos que responderam as perguntas referentes ao Futebol de Rua se diluirão dentro dos demais grupos. O objetivo é que eles (as) socializem as respostas sobre futebol para os grupos que ainda estudaram o basquete de rua.

2. Em seguida, após tomarem conhecimento das modalidades de Futebol de Rua que identificaram, os (as) alunos (as) as vivenciarão na aula seguinte.

Exemplos:

Futebol de Rua: duplas

futebol rua duplas   http://www.youtube.com/watch?v=ZEYsOuuFpzc&feature=fvsr, acesso em 18/06/2011

 

Futebol de Rua: times

futebol rua time   http://www.youtube.com/watch?v=xwpugD1FOkE, acesso em 18/06/2011

 

Durante todas as vivências os grupos continuarão registrando fotos e imagens que serão incluídas no Blog "Esportes de Rua". O (a) professor (a) informará à turma que na próxima aula iniciarão a construção do Blog.

Aula 12 e13: Criação do Blog Esportes de Rua

1. O (a) professor (a) orientará os grupos como fazer um blog, desde seu cadastramento até as postagens das fotos e filmagens feitas durante as aulas. Informar aos (as) alunos (as) que o blog deverá conter:

a) Informações, imagens e vídeos sobre diversos esportes de rua no Brasil e no mundo;

b) Imagens e vídeos sobre diversos esportes de rua praticados na escola durante as aulas;

2. No item "b" acima, as postagens serão feitas pelos grupos de pesquisa responsáveis por alimentar o Blog em dois grandes eixos de trabalho, a partir do esporte que eles pesquisaram nas aulas anteriores:

Eixo 1: Grupos - Basquete de Rua

Eixo 2: Grupo - Futebol de rua

Atenção professor (a): como são vários operadores para o mesmo Blog, o (a) professor (a) pode fazer esse processo mediante um agendamento destinando determinados dias para cada grupo. Outra possibilidade é eleger um único membro do grupo como co-moderador, que estará em contatos com os outros representantes dos grupos para garantir que a alimentação do Blog se faça sem congestionamento ou sobreposição de ações. 

2. Na aula seguinte, finalizarão o Blog e o (a) professor (a) conduzirá a turma até a quadra para praticarem o último jogo antes do encerramento dessa estratégia de ensino.

Aula 13: Divulgação do Blog para os colegas UCA

1. Após concluírem o Blog, e depois de estarem devidamente orientados (as) pelo (a) professor (a), os (as) alunos (as) terão outro momento de acesso à internet, para enviar emails de divulgação do Blog  aos seus colegas UCAs da mesma instituição que o (a) seu (sua) professor (a) fez a parceria para esta atividade.

2. Os colegas UCAs deverão postar comentários a respeito das imagens, vídeos e informações presentes no Blog.

Recursos Complementares

Site específico sobre Futebol de Rua:

http://www.futebolderua.org/, acesso em 18/06/2011

Site de jogos on line sobre Futebol de Rua:

http://www.jogarfutebol.com.br/, acesso em 18/06/2011

Site específico sobre Basquetebol de Rua (Liga Internacional):

http://www.liibra.com/, acesso em 18/06/2011

Site de jogos on line sobre Basquetebol de Rua:

http://esportivos.jogosloucos.com.br/jogos-de-basquetebol-de-rua.html, acesso em 18/06/2011

Avaliação

O Blog pode se constituir no principal instrumento de avaliação, sem prejuízo das reflexões durante todo processo de vivência das atividades e dos registros das mesmas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.