Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mil bolinhas de sabão: a higiene com nosso corpo_UCA

 

07/07/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Possibilitar a criança o conhecimento de seu próprio corpo;
  • Socializar regras para uma boa higienização corporal por meio de músicas;
  • Levantar hipóteses de escrita relativas aos objetos de higiene pessoal;
  • Entrevistar a família sobre a frequência dos banhos e escovação bucal. 
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno compreenda o conceito sobre higiene corporal e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord,  Wxcam e Mozilla Firefox

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

NOSSOS HÁBITOS DE HIGIENE

 

Professor, inicie sua aula com uma contação de história do livro Cuidando do Corpo,  “O cabelo de Maria Chiquinha” de Gina Borges da Editora FAPI, para motivar os alunos para a discussão sobre hábitos de higiene da turma. A personagem não gostava de lavar os cabelos e nem de tomar banho. Consulte a biblioteca de sua escola, pois este é um livro fácil de ser encontrado. 

 

 Livro sobre higiene

 

Fonte: http://www.bondfaro.com.br/preco--livros--cuidando-do-corpo-colecao-infantil-gina-borges-8575141937.html

 

Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os cuidados referentes à higiene pessoal:

  • O que é higiene pessoal?
  • Qual a rotina de higiene de cada criança diariamente?
  • Por que lavamos os cabelos, escovamos os dentes e tomamos banhos?
  • Por que lavamos as mãos antes e depois das refeições?
  • Por que lavamos as mãos antes e depois de utilizarmos o banheiro?
  • Entre outras.

 

Professor, em cada momento da atividade é importante o registro escrito, já que trabalhamos bem a linguagem oral. Neste caso, organize a turma em grupos e proponha a confecção de cartazes com desenhos representando a higiene pessoal do grupo e com frases sobre o que está representado. Este material será exposto no momento da socialização da atividade.

 

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

TAREFA DE CASA

Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Tarefa de Casa, cuja proposta é entrevistar um membro da família sobre a frequência de seus banhos e escovação bucal. Peça também que as famílias enviem rótulos dos materiais de higiene pessoal que utilizam. Este material contribuirá com as hipóteses de escrita da turma em outra atividade.

 

Veja o modelo a seguir:

 

 

 

NOME: ___________________________________

DATA: ___/___/____

 

ENTREVISTA COM A FAMÍLIA

 

  1. Quantos banhos diários  você toma: (   )um  (   )dois  (   )três ou mais
  2. Quando escova os dentes? (   ) para dormir  (   )após as refeições
  3. Lava as mãos (   )para dormir    (   )antes e depois das refeições/banheiro
  4. Dicas de higiene:
    • ____________________________________________________
    • ____________________________________________________
    • ____________________________________________________

Observação: Tragam amanhã ___/___/____ rótulos de material de higiene pessoal que sua família utiliza (dentes, orelha, corpo, cabelo e pele)

 

BOM TRABALHO!

 

 

-No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a  convivência; a escuta ativa e o diálogo.

- Com esta atividade a turma terá elementos para construir um gráfico coletivo. Este material também poderá ser exposto na socialização.

 

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

TRABALHANDO COM RÓTULOS

 

Professor, organize a sala em grupos de 4 (quatro) crianças. Providencie cartolinas suficientes, para colagem do material. Os alunos deverão selecionar os rótulos trazidos de casa em agrupamentos, como: MATERIAIS DE HIGIENE PARA: ORELHAS, DENTE, CORPO, CABELO E PELE. Logo, os alunos deverão colar o material. Veja um exemplo: 

 

Material de higiene

Fonte: acervo da autora

 

Depois de feito o painel, solicite que façam a tentativa de escrita dos nomes destes materiais.

-Você poderá ditar o nome do objeto e eles escreverem e posteriormente fazerem a autocorreção, para isso faça a reescrita na lousa, assim eles poderão confrontar a  sua hipótese com a escrita convencional.

Veja uma sugestão:

 

PRODUTOS DE HIGIENE

HIPÓTESE  DO ALUNO

AUTOCORREÇÃO

SABONETE

 

PASTA DE DENTE

 

COTONETE

 

ESCOVA DE DENTE

 

SABÃO

 

 

 

 

 

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

HIGIENE COM MÚSICA

Professor, sabemos que o repertório musical pode nos auxiliar bastante na alfabetização. Nesse sentido, sugerimos que trabalhe com a música “1000 Bolinhas de Sabão” da cantora Aline Barros, que privilegia as questões da falta de higiene versus a higiene adequada.

Peça aos alunos para acessarem o navegador Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J que disporá a letra e música. Os alunos ouvirão a canção e posteriormente monte com eles uma coreografia, possibilitando que a criança tenha conhecimento de seu próprio corpo. Você poderá também registrar este momento, por meio de fotos e/ou filmagem  utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop.

1000 Bolinhas de Sabão

Aline Barros


Diga não para a sujerinha
" Não ! "
Diga Não pro chulezinho
- " Hummm ! "
Diga não pro caracão
E prá melequinha
" Éca que meleca ! "

Diga sim pro sabonete
- " Yes ! "
Diga sim pro chuveirinho
" AhA ! "
Sim Para a pasta de dente
É tão bom andar limpinho

Sai Prá lá inhaquinha
Sai prá lá inhacão
Eu tomo banho todo dia
Fazendo um espumão

Sai Para lá inhaquinha
Sai pra lá inhacão
Eu me livro de vocês
Com 1000 bolinhas de sabão




Fonte: http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J

 

 

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min

 

SOCIALIZANDO

Para finalizar o trabalho sistematize coletivamente, por meio de uma produção de texto a discussão do tema. Este material fará parte do processo avaliativo da turma. Para isto, resgate com os alunos o que eles aprenderam, o que foi mais interessante, o que foi difícil. Veja uma sugestão para o registro:

 

 

 

RELATÓRIO

 

A HIGIENE COM NOSSO CORPO

 

Aprendemos.....

 

 

 

 

 

 

Faça uma ilustração

 

 

 

Professor,  para socializar os trabalhos, vocês poderão expor em um mural da escola: o gráfico com as entrevistas; os cartazes com os rótulos, o relatório e as fotos da coreografia, assim terão um dossiê das atividades desenvolvidas. 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela que alcançou seus objetivos, o que materializa este percurso é a avaliação. O relatório sugerido na última atividade serve de referência concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos estão participando de forma a alcançar tais metas, como a compreensão da importância da higiene pessoal. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.