07/07/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno compreenda o conceito sobre higiene corporal e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, Wxcam e Mozilla Firefox
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
NOSSOS HÁBITOS DE HIGIENE
Professor, inicie sua aula com uma contação de história do livro Cuidando do Corpo, “O cabelo de Maria Chiquinha” de Gina Borges da Editora FAPI, para motivar os alunos para a discussão sobre hábitos de higiene da turma. A personagem não gostava de lavar os cabelos e nem de tomar banho. Consulte a biblioteca de sua escola, pois este é um livro fácil de ser encontrado.
Após a contação, instigue os alunos a refletirem sobre os cuidados referentes à higiene pessoal:
Professor, em cada momento da atividade é importante o registro escrito, já que trabalhamos bem a linguagem oral. Neste caso, organize a turma em grupos e proponha a confecção de cartazes com desenhos representando a higiene pessoal do grupo e com frases sobre o que está representado. Este material será exposto no momento da socialização da atividade.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
TAREFA DE CASA
Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Tarefa de Casa, cuja proposta é entrevistar um membro da família sobre a frequência de seus banhos e escovação bucal. Peça também que as famílias enviem rótulos dos materiais de higiene pessoal que utilizam. Este material contribuirá com as hipóteses de escrita da turma em outra atividade.
Veja o modelo a seguir:
NOME: ___________________________________ DATA: ___/___/____
ENTREVISTA COM A FAMÍLIA
Observação: Tragam amanhã ___/___/____ rótulos de material de higiene pessoal que sua família utiliza (dentes, orelha, corpo, cabelo e pele)
BOM TRABALHO!
|
-No retorno da Tarefa de Casa é importante a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência; a escuta ativa e o diálogo.
- Com esta atividade a turma terá elementos para construir um gráfico coletivo. Este material também poderá ser exposto na socialização.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
TRABALHANDO COM RÓTULOS
Professor, organize a sala em grupos de 4 (quatro) crianças. Providencie cartolinas suficientes, para colagem do material. Os alunos deverão selecionar os rótulos trazidos de casa em agrupamentos, como: MATERIAIS DE HIGIENE PARA: ORELHAS, DENTE, CORPO, CABELO E PELE. Logo, os alunos deverão colar o material. Veja um exemplo:
Fonte: acervo da autora
Depois de feito o painel, solicite que façam a tentativa de escrita dos nomes destes materiais.
-Você poderá ditar o nome do objeto e eles escreverem e posteriormente fazerem a autocorreção, para isso faça a reescrita na lousa, assim eles poderão confrontar a sua hipótese com a escrita convencional.
Veja uma sugestão:
PRODUTOS DE HIGIENE |
|
HIPÓTESE DO ALUNO |
AUTOCORREÇÃO |
SABONETE |
|
PASTA DE DENTE |
|
COTONETE |
|
ESCOVA DE DENTE |
|
SABÃO |
|
|
|
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
HIGIENE COM MÚSICA
Professor, sabemos que o repertório musical pode nos auxiliar bastante na alfabetização. Nesse sentido, sugerimos que trabalhe com a música “1000 Bolinhas de Sabão” da cantora Aline Barros, que privilegia as questões da falta de higiene versus a higiene adequada.
Peça aos alunos para acessarem o navegador Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o sítio http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J que disporá a letra e música. Os alunos ouvirão a canção e posteriormente monte com eles uma coreografia, possibilitando que a criança tenha conhecimento de seu próprio corpo. Você poderá também registrar este momento, por meio de fotos e/ou filmagem utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho do laptop.
1000 Bolinhas de Sabão
Aline Barros
Diga não para a sujerinha
" Não ! "
Diga Não pro chulezinho
- " Hummm ! "
Diga não pro caracão
E prá melequinha
" Éca que meleca ! "
Diga sim pro sabonete
- " Yes ! "
Diga sim pro chuveirinho
" AhA ! "
Sim Para a pasta de dente
É tão bom andar limpinho
Sai Prá lá inhaquinha
Sai prá lá inhacão
Eu tomo banho todo dia
Fazendo um espumão
Sai Para lá inhaquinha
Sai pra lá inhacão
Eu me livro de vocês
Com 1000 bolinhas de sabão
Fonte: http://www.vagalume.com.br/aline-barros/1000-bolinhas-de-sabao.html#ixzz1PCiC8S7J
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Para finalizar o trabalho sistematize coletivamente, por meio de uma produção de texto a discussão do tema. Este material fará parte do processo avaliativo da turma. Para isto, resgate com os alunos o que eles aprenderam, o que foi mais interessante, o que foi difícil. Veja uma sugestão para o registro:
RELATÓRIO
A HIGIENE COM NOSSO CORPO
Aprendemos.....
Faça uma ilustração
|
Professor, para socializar os trabalhos, vocês poderão expor em um mural da escola: o gráfico com as entrevistas; os cartazes com os rótulos, o relatório e as fotos da coreografia, assim terão um dossiê das atividades desenvolvidas.
Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela que alcançou seus objetivos, o que materializa este percurso é a avaliação. O relatório sugerido na última atividade serve de referência concreta como processo e produto avaliativo. Verifique se os alunos estão participando de forma a alcançar tais metas, como a compreensão da importância da higiene pessoal. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!