Estratégias:
- trabalho em grupos;
- apresentações orais;
- gravação de áudio.
Recursos:
- laptop Classmate com internet;
- Audacity.

Aula 1
Atividade 1
Para esta aula, os alunos trabalharão em grupos. Sugestão: 4 grupos.
A aula será iniciada pela leitura na tela do laptop das notícias contidas nos seguintes links:
1)
http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-135345-JUSTICA+PRENDE+35+ACUSADOS+DE+FRAUDAR+PREVIDENCIA.html
Sexta-feira, 17/06/2011, 02h59 Justiça prende 35 acusados de fraudar previdência
A Operação Hidra de Lerna - animal da mitologia grega de nove cabeças de serpente – prendeu, na manhã de ontem (16), 28 pessoas, sendo 27 em Belém e uma em Recife (PE). Todas são acusadas de praticar fraudes na concessão de benefícios assistenciais ao idoso em agência da Previdência Social na Capital paraense. As fraudes superam os R$ 5 milhões, segundo a Assessoria de Pesquisas Estratégicas do Ministério da Previdência Social. A operação policial descobriu drogas e armas nas residências de alguns acusados. Um deles, José Guimarães Amorim, o “Juca”, apontado como um dos líderes da quadrilha, possui registros criminais por tráfico de drogas, roubo e falsificação de documento, segundo a Polícia Federal. Seu patrimônio inclui veículos particulares de luxo, táxis, lancha de alto padrão e vários imóveis, entre outros.
(...)
|
2)
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI239463-15220,00-VAREKAI+A+FLORESTA+ENCANTADA+DO+CIRQUE+DU+SOLEIL.html
Varekai, a floresta encantada do Cirque du Soleil
Espetáculo que já rodou mais de 15 países chega ao Brasil em setembro. Turnê vai passar por oito capitais
DANILO CASALETTI
MAGIA Ícaro, personagem da mitologia, cai na floresta criada pela trupe do Cirque
Depois de Saltimbanco (2006), Alegría (2007-2008) e Quidam (2009-2010), o público brasileiro poderá, mais uma vez, assistir a um espetáculo produzido pela trupe do Cirque du Soleil. Varekai – criado por Dominic Champagne em 2002 – chega ao Brasil no segundo semestre deste ano, depois de percorrer 60 cidades em mais de 15 países. Os detalhes do show foram anunciados nesta terça-feira (7), em São Paulo. Varekai conta a história de Ícaro, lendário personagem da mitologia grega, cujas asas acabaram derretidas pelo calor do sol, depois que realizou seu grande sonho de voar. Na criação de Champagne, Ícaro cai em Varekai (que na linguagem cigana significa “onde quer que seja”), uma floresta mágica, com criaturas fantásticas. Por lá, ele conhece uma figura feminina que dá um novo sentido a sua vida. Segundo o diretor artístico do espetáculo, Mathieu Gatien,Varekai mostra justamente a vida do povo do circo, grande inspiração do Cirque, que faz de qualquer lugar a sua casa. “É uma celebração da vida, um explosão de alegria”, diz Gatien. Para ele, a “energia” é o grande diferencial desse show. “O público tem sempre uma grande expectativa sobre os nossos espetáculos, e nós trabalhamos duro para superá-las”, afirma o diretor.
(...)
|
3)
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-diferenca-entre-chefiar-e-liderar/55865/
A diferença entre chefiar e liderar Fixar metas, acompanhar projetos e cobrar resultados: um líder de verdade precisa fazer ainda mais que isso.
Termina mais um ciclo de Palocci no governo - o que não garante que seja o último. Como o lendário pássaro grego, fênix, sua capacidade de ressurgir das próprias cinzas é impressionante. Mitologia grega à parte, o discurso de posse proferido pela agora ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, reforça o lado gerencial do atual governo. A definição de funções, declarada pela ex-senadora dá o tom: fixar metas, acompanhar projetos e cobrar resultados - postura que muito se assemelha à própria presidente enquanto ocupante da mesma cadeira. Corre a boca pequena que Gleisi será a Dilma da Dilma, devido à similaridade no modo de gestão.
Nada tenho contra o perfil administrativo, até porque esta foi minha formação. Há, todavia, uma diferença abissal entre um bom gerente ou gestor e o líder verdadeiro, perfil que se espera de alguém dirigindo uma grande empresa ou ainda uma nação. Fayol e a teoria clássica da administração listaram no início do século passado as funções de um gerente: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar, gerindo e alocando os recursos da melhor maneira possível. Já o líder deve propagar suas ideias e ideais em nível macro, motivando e inspirando funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, ministros, senadores e deputados.
A teoria neoclássica, surgida a partir da década de cinquenta nos Estados Unidos em virtude de mercados mais competitivos e do maior grau de exigência dos consumidores, fez com que as empresas tivessem que se preocupar com conceitos como eficiência e eficácia, criando terreno fértil para a Administração por Objetivos ou APO, teorizada pelo guru Peter Drucker e amplamente utilizada até os dias atuais. A APO defende a existência de três níveis de objetivos: organizacionais, departamentais e operacionais, descritos a seguir.
|
4)
http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/210742/sequencia-de-percy-jackson-e-o-ladrao-de-raios-e-confirmada-e-ganha-diretor/
De acordo com o site 24 Frames, a Fox já começou a preparar a sequência de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, filme lançado pelo estúdio no ano passado que adaptou o primeiro volume da série de livros juvenis intitulada “Percy Jackson e os Olimpianos”, do autor Rick Riordan. O novo longa será dirigido por Thor Freudenthal (“Diário de um Banana“) e terá como produtor Chris Columbus (dos dois primeiros “Harry Potter“), diretor do primeiro filme. Logan Lerman (“Gamer“) voltará para estrelar a continuação, que será baseada no segundo livro da série, “O Mar de Monstros”, mas também poderá trazer elementos dos próximos livros. Scott Alexander e Larry Karaszewski (“O Agente Teen“) escreveram o roteiro.
“Percy Jackson e os Olimpianos” é uma série de cinco livros juvenis que conta a história de Percy Jackson, um garoto de doze anos que vê sua vida se transformar numa grande aventura quando descobre ser filho de Poseidon, deus grego do mar. Após recuperar o Raio Mestre de Zeus no primeiro livro, em “O Mar de Monstros” Percy precisa viajar até uma ilha no Mar de Monstros para salvar seu amigo Grover e pegar o Velocino de Ouro, único artefato capaz de salvar a árvore de Thalia, que marca a fronteira mágica do acampamento Meio-Sangue (onde os filhos de deuses com mortais vão para aprender a usar seus poderes). Percy parte então para mais uma aventura ao lado de sua amiga de acampamento Annabeth, seu meio irmão Tyson e Clarisse, filha de Ares (deus da guerra) e inimiga de Percy desde o primeiro dia de acampamento.
A série foi publicada no Brasil pela editora Intrínseca, que também lançou os dois títulos associados à mitologia da série chamados “O Arquivo dos Semideuses” e “O Herói Perdido”. A Fox pretende lançar o filme no ano que vêm.
|
Após a leitura, o professor questionará com os alunos:
- Todos os textos acima são notícias veiculadas pela mídia. Em todas essas notícias há referência a um assunto em comum. Que assunto é este?
- Como esse assunto foi tratado em cada notícia?
- O que você tira de conclusão sobre esse assunto frente à disseminação na mídia e nos setores sociais privilegiados pelas notícias?
Importante: professor, o momento é de discussão sobre a inserção da mitologia em vários setores sociais, como:
i) para nomear uma ação da polícia;
ii) tema de apresentação artística;
iii) comparação com atuações de políticos e
iv) tema de produção cinematográfica.
Essa atividade mostra o quão importante é estudar a mitologia, uma vez que ela se encontra amplamente difundida na sociedade e em suas ações. Serve ainda para acabar com o preconceito com relação ao tema: mitologia é algo antigo e não precisa ser retomado.
Atividade 2

Ainda em grupos, o professor pedirá aos alunos para pesquisarem em sites de busca a história dos personagens míticos citados nas notícias anteriores:
- Hidra de Lerna
- Ícaro
- Fênix
- Ladrão de raios
Cada grupo, após a pesquisa, deverá repensar a relação entre a citação do personagem (sua história) e o fato noticiado. Depois, o grupo deverá oralmente narrar aos colegas a história envolvendo o personagem das notícias lidas e a conclusão sobre a relação personagem mitológico e notícia.
Aula 2
Atividade
Sabidas as histórias mitológicas, chegou o momento de o professor questionar:
Qual a razão da existência dos mitos?
Para responder a essa pergunta, os alunos, ainda trabalhando em grupos, acessarão os links e farão a leitura dos artigos:
1)
http://www.brasilescola.com/mitologia/origem-mitologia.htm
Origem da Mitologia

Para explicar de onde veio a mitologia, como surgiu e as verdades e fantasias, os filósofos propuseram algumas teorias que comprovam a origem dos acontecimentos e de seres mitológicos. • Teoria da Escritura: Afirma que as lendas mitológicas são derivadas de histórias das Escrituras Sagradas (bíblia) com alguns retoques e alterações. Dessa forma, Deucalião era Noé, Aríon era Jonas, Hércules era Sansão entre várias outras histórias. Essa teoria não é muito aceita, pois a maior parte das lendas não é explicada. • Teoria Histórica: Afirma que os personagens das lendas mitológicas eram pessoas normais que sofreram exageros e embelezamentos com o passar do tempo. Explica que nas lendas, os personagens ganhavam prestígio, soberania e maldições dependendo de suas obras reais. Como o caso de Éolo, foi chamado rei e deus dos ventos por ensinar os nativos a utilizarem vela nos navios e o caso de Cadmo que a lenda diz ter plantado dentes de dragão para colher um exército, quando ele ensinou o alfabeto aos nativos da Grécia. Tais nativos mais tarde, fundaram uma civilização marcada pelo período “Idade de Ouro”. • Teoria Alegórica: Afirma que as lendas mitológicas são apenas lendas com uma verdade religiosa, moral ou filosófica. Dessa forma, as lendas são criadas para transmitir alguma mensagem. Por exemplo, Saturno devorava seus filhos, isso significa que o tempo destrói tudo o que um dia foi criado. • Teoria Física: Afirma que o ar, o fogo e a água são considerados elementos religiosos que merecem devoção sendo as principais divindades personificadas que governavam os objetos da natureza. Segundo os gregos, a natureza permanece repleta de seres invisíveis que ficam sob constante vigilância. Tais teorias associadas umas as outras são verdadeiras até certo ponto, pois existem mitos originados pelo desejo humano de explicar fenômenos naturais que não são compreendidos.
Por Gabriela Cabral Equipe Brasil Escola
|
2)
http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/conhecimento/historia/conteudo_131700.shtml
Após a leitura dos textos, os alunos produzirão um arquivo de áudio, que deverá ser editado pelo editor de áudio Audacity, respondendo à pergunta: "Qual a razão da existência dos mitos?"
O gênero escolhido para a gravação do áudio (por exemplo: entrevista, notícia oralizada, locução radiofônica etc) é opção do grupo. O mais importante é explicar o porquê dos mitos. Claro que quanto mais criativa a apresentação, mais atenção os colegas terão à performance.
Aula 3
Atividade
Os alunos apresentarão os arquivos de áudio produzidos. Durante a apresentação, o professor poderá sugerir uma avaliação feita pelos pares sobre não somente o conteúdo, mas sobre aspectos da modalidade oral da língua e da adequação e desenvolvimento do gênero escolhido.
Sugestão:
Conteúdo:
- Respondeu à pergunta?
- O texto foi coerente?
- Apresentou início, meio e fim?
Aspectos da oralidade:
- Tom de voz adequado?
- Pausas realizadas?
- Entonação ritmada?
Gênero:
- Adequado à atividade?
- Cumpriu a finalidade a que se propunha?
- Obedeceu a constituição do gênero?