Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cordel e Cultura

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, os alunos conhecerão um pouco da história da literatura de Cordel, compreendendo sua origem e o modo como foi incorporada à cultura nordestina. Os alunos conhecerão também alguns importantes cordelistas, assim como as suas obras.

Duração das atividades
Seis aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, é importante que se estabeleça uma parceria com o professor de Português. Como conhecimento prévio, sugerimos que o professor de Português trabalhe o Cordel como modalidade literária, realçando suas especificidades em relação a outros gêneros literários.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Neste ciclo de aulas sobre o Cordel, todo o material a ser trabalhado está disponível na Internet; por isso sugerimos que estas aulas ocorram no Laboratório de Informática. O material pretende apresentar aos alunos um pouco da história da Literatura de Cordel e sua irradiação no Nordeste; os alunos também terão contato com alguns cordelistas e suas obras, além de conhecer a arte da xilogravura; e, por fim, conhecerão a relação entre História e Cordel.

 

Varal de Cordéis.   Varal de cordéis. Sem autor.

 

Capas de folhetos de cordel Capas de cordéis de José Costa Leite.

 

Xilogravura.Xilogravura de Joel Borges.

 

Xilogravura.Xilogravura de Joel Borges.

 

Xilogravura. Xilogravura de Manassés Borges.

 

Desenvolvimento

Aula 1

Nesta primeira aula, os alunos lerão o folheto Proseando sobre Cordel, de Fábio Sombra (link http://issuu.com/fabiosombra/docs/proseandosobrecordel, acesso em: 3 jun. 2011). Neste folheto, os alunos conhecerão um pouco sobre a história da Literatura de Cordel: sua origem, como a tradição do Cordel chegou ao Brasil, a métrica e a rima tradicionais, temas recorrentes, os desafios e as pelejas e, por fim, as perspectivas do Cordel para o futuro. O professor deverá estar presente durante todo o processo; deverá passar todos os tópicos com os alunos, respondendo às dúvidas, colocando questões e incentivando o debate. O objetivo desta aula é que o conteúdo do folheto Proseando sobre Cordel sirva como suporte para o debate entre os alunos, que deverá ser mediado pelo professor.

É importante que os alunos registrem no caderno as passagens mais relevantes do folheto, assim como as questões mais relevantes do debate.

 

Aula 2

Nesta segunda aula, os alunos assistirão a um pequeno documentário, produzido pela Rede Globo, um especial sobre Literatura de Cordel. O documentário está dividido em quatro partes (link acessado em: 3 jun. 2011):

http://www.youtube.com/watch?v=intyRe9Gyiw

http://www.youtube.com/watch?v=Pv8x3ulR9RA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=oWLKs4K6yEc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CUB0K_nFlwM&feature=related

Neste especial, os alunos conhecerão como a Literatura de Cordel se irradiou pelo Nordeste, quem são os autores, como são feitos os cordéis, quais assuntos são abordados, entre outros.  O professor deverá acompanhar os alunos durante o documentário,  intervir nos momentos que considerar importante e responder às dúvidas que surgirem.

Como atividade extraclasse, os alunos deverão escrever um relatório sobre os tópicos discutidos no documentário, acrescentado às questões colocadas durante a aula, além das conclusões dos próprios alunos. Este relatório deverá ser entregue ao professor e constará como atividade de avaliação.

 

Aula 3

Nesta terceira aula, os alunos conhecerão alguns cordelistas, suas obras e a arte da xilogravura. A dinâmica desta aula será em grupos de, no máximo, quatro alunos. Esses grupos deverão acessar o site da Casa Rui Barbosa, na seção Poetas (link http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/poeta.html, acesso em: 3 jun. 2011). Nesta seção, os alunos encontrarão dois links, um com poetas da primeira geração (1893-1930) e outro com poetas da segunda geração (1930 até hoje). A ideia aqui é que o aluno se interesse pelo site (que tem um dos maiores acervos de Cordel no Brasil), navegando segundo o seu interesse. Nesse sentido, cada grupo terá liberdade para optar por pesquisar os poetas da primeira ou da segunda geração; dentro desses tópicos, pesquisar três autores que lhe desperte interesse. Ao clicar no nome do cordelista escolhido, o aluno terá acesso a uma pequena biografia e aos cordéis deste autor disponíveis no site Casa de Rui Barbosa.

Os alunos deverão pesquisar também os xilogravuristas no site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (link http://www.ablc.com.br/gravuras/gravuras.htm, acesso em: 3 jun. 2011) e conhecer as obras que estampam os folhetos de Cordel.

O grupo deverá registrar os resultados dessa pesquisa, pois a partir dela construirão (como atividade extraclasse) uma apresentação para o restante da sala. Esta apresentação deverá ser no próprio Laboratório de Informática, utilizando qualquer um dos recursos e programas disponíveis no computador: apresentações no power-point, criação de clipes para serem exibidos no youtube, seleção de áudio, etc.

 

Aula 4

Nesta aula os grupos deverão realizar suas apresentações. O professor deverá estar atento à qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos, à criatividade e à organização das apresentações, entre outros aspectos.

 

Aula 5

Nesta aula, os cordéis serão analisados em sua relação com a história. Os cordelistas, como cronistas de seu tempo, registram os fatos cotidianos e refletem sobre fatos passados em suas obras. No site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, selecionamos alguns cordéis exemplares da relação entre Cordel e História (link acessado em: 3 jun. 2011).

- A Morte de Chico Mendes Deixou Triste a Natureza, de Manoel Santamaría, disponível em:

http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez016.htm

- Quilombolas. A Revolta dos Escravos, deJ. Victtor, disponível em:

http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez034.htm

- A seca do Ceará, de Leandro Gomes de Barros, disponível em:

http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez039.htm

- Antonio Silvino, o Rei dos Cangaceiros, de Leandro Gomes de Barros, disponível em: http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez041.htm

- Jesuíno Brilhante: braço avançado da justiça, de Gonçalo Ferreira da Silva,disponível em:

 http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez047.htm

Nesta aula o professor deverá problematizar a abordagem dos cordelistas sobre os fatos históricos: De que fato histórico o Cordel trata? Qual a interpretação do cordelista sobre tal fato? Esta interpretação está em concordância com a historiografia tradicional? O personagem do Cordel faz parte da cultura nordestina? Como este personagem é retratado? Os alunos concordam com o posicionamento do cordelista?

Por meio dessas perguntas, o professor deverá estimular a discussão entre os alunos, levando-os a tirar conclusões próprias sobre a relação entre Cordel e História.

 

Aula 6 – Conclusão

Nesta aula, o professor deverá fazer um balanço geral sobre o ciclo das aulas. Deverá retomar os principais tópicos abordados nas aulas: qual a origem do Cordel? Como ele chegou ao Brasil? Por que o nome Cordel? Quem os escreve? Quais são seus temas comuns? Quem os lê?

Essa revisão das questões até então propostas permitirá que o professor avalie o real entendimento dos alunos sobre o tema e resolva quaisquer dúvidas que ainda permaneçam.

Ainda nesta aula, o professor deverá instruir os alunos sobre a avaliação final, que será realizada integralmente como atividade extraclasse. Os alunos deverão organizar uma apresentação para todo o colégio, no modelo de uma feira típica no Nordeste. Nesta feira, os alunos farão o papel dos cordelistas e deverão cantar/declamar cordéis previamente escolhidos ou encenar pelejas e desafios. Para esta apresentação, os alunos poderão fazer uso de violões, pandeiros... O que importa é a criatividade.

Recursos Complementares
Avaliação

As avaliações deste ciclo de aulas consistem em:

- Participação dos alunos nas seis aulas;

- Qualidade do relatório entregue pelos alunos na segunda aula;

- Qualidade, organização e criatividade da apresentação da quarta aula;

- Qualidade, organização e criatividade da apresentação do trabalho final.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonio da cruz, ESCOLA MUNICIPAL CAMILO NUNES , Bahia - disse:
    antonydacruz70@hotmail.com

    05/04/2013

    Cinco estrelas

    por ser nordestino precisamos resgatar os nossos valore e cultura e jamais deizar desaparecer no horilzonte.Por esse motivo preciasmos mostrar aos nossos alunos a riqueza da cultura nordestina e despertar nesses o gosto pela leitura.


  • Guaraciema Oliveira Borges, COLEGIO DA POLICIA MILITAR DE GOIAS UNIDADE DIONARIA ROCHA , Goiás - disse:
    guara.borges@yahoo.com.br

    15/08/2011

    Cinco estrelas

    A aula está excelente, pois apresenta vários recursos didáticos e isso desperta o interesse do aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.