08/07/2011
Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | História | Cultura |
Nesta aula, os alunos conhecerão um pouco da história da literatura de Cordel, compreendendo sua origem e o modo como foi incorporada à cultura nordestina. Os alunos conhecerão também alguns importantes cordelistas, assim como as suas obras.
Para esta aula, é importante que se estabeleça uma parceria com o professor de Português. Como conhecimento prévio, sugerimos que o professor de Português trabalhe o Cordel como modalidade literária, realçando suas especificidades em relação a outros gêneros literários.
Introdução
Neste ciclo de aulas sobre o Cordel, todo o material a ser trabalhado está disponível na Internet; por isso sugerimos que estas aulas ocorram no Laboratório de Informática. O material pretende apresentar aos alunos um pouco da história da Literatura de Cordel e sua irradiação no Nordeste; os alunos também terão contato com alguns cordelistas e suas obras, além de conhecer a arte da xilogravura; e, por fim, conhecerão a relação entre História e Cordel.
Varal de cordéis. Sem autor.
Capas de cordéis de José Costa Leite.
Xilogravura de Joel Borges.
Xilogravura de Joel Borges.
Xilogravura de Manassés Borges.
Desenvolvimento
Aula 1
Nesta primeira aula, os alunos lerão o folheto Proseando sobre Cordel, de Fábio Sombra (link http://issuu.com/fabiosombra/docs/proseandosobrecordel, acesso em: 3 jun. 2011). Neste folheto, os alunos conhecerão um pouco sobre a história da Literatura de Cordel: sua origem, como a tradição do Cordel chegou ao Brasil, a métrica e a rima tradicionais, temas recorrentes, os desafios e as pelejas e, por fim, as perspectivas do Cordel para o futuro. O professor deverá estar presente durante todo o processo; deverá passar todos os tópicos com os alunos, respondendo às dúvidas, colocando questões e incentivando o debate. O objetivo desta aula é que o conteúdo do folheto Proseando sobre Cordel sirva como suporte para o debate entre os alunos, que deverá ser mediado pelo professor.
É importante que os alunos registrem no caderno as passagens mais relevantes do folheto, assim como as questões mais relevantes do debate.
Aula 2
Nesta segunda aula, os alunos assistirão a um pequeno documentário, produzido pela Rede Globo, um especial sobre Literatura de Cordel. O documentário está dividido em quatro partes (link acessado em: 3 jun. 2011):
http://www.youtube.com/watch?v=intyRe9Gyiw
http://www.youtube.com/watch?v=Pv8x3ulR9RA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oWLKs4K6yEc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CUB0K_nFlwM&feature=related
Neste especial, os alunos conhecerão como a Literatura de Cordel se irradiou pelo Nordeste, quem são os autores, como são feitos os cordéis, quais assuntos são abordados, entre outros. O professor deverá acompanhar os alunos durante o documentário, intervir nos momentos que considerar importante e responder às dúvidas que surgirem.
Como atividade extraclasse, os alunos deverão escrever um relatório sobre os tópicos discutidos no documentário, acrescentado às questões colocadas durante a aula, além das conclusões dos próprios alunos. Este relatório deverá ser entregue ao professor e constará como atividade de avaliação.
Aula 3
Nesta terceira aula, os alunos conhecerão alguns cordelistas, suas obras e a arte da xilogravura. A dinâmica desta aula será em grupos de, no máximo, quatro alunos. Esses grupos deverão acessar o site da Casa Rui Barbosa, na seção Poetas (link http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/poeta.html, acesso em: 3 jun. 2011). Nesta seção, os alunos encontrarão dois links, um com poetas da primeira geração (1893-1930) e outro com poetas da segunda geração (1930 até hoje). A ideia aqui é que o aluno se interesse pelo site (que tem um dos maiores acervos de Cordel no Brasil), navegando segundo o seu interesse. Nesse sentido, cada grupo terá liberdade para optar por pesquisar os poetas da primeira ou da segunda geração; dentro desses tópicos, pesquisar três autores que lhe desperte interesse. Ao clicar no nome do cordelista escolhido, o aluno terá acesso a uma pequena biografia e aos cordéis deste autor disponíveis no site Casa de Rui Barbosa.
Os alunos deverão pesquisar também os xilogravuristas no site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (link http://www.ablc.com.br/gravuras/gravuras.htm, acesso em: 3 jun. 2011) e conhecer as obras que estampam os folhetos de Cordel.
O grupo deverá registrar os resultados dessa pesquisa, pois a partir dela construirão (como atividade extraclasse) uma apresentação para o restante da sala. Esta apresentação deverá ser no próprio Laboratório de Informática, utilizando qualquer um dos recursos e programas disponíveis no computador: apresentações no power-point, criação de clipes para serem exibidos no youtube, seleção de áudio, etc.
Aula 4
Nesta aula os grupos deverão realizar suas apresentações. O professor deverá estar atento à qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos, à criatividade e à organização das apresentações, entre outros aspectos.
Aula 5
Nesta aula, os cordéis serão analisados em sua relação com a história. Os cordelistas, como cronistas de seu tempo, registram os fatos cotidianos e refletem sobre fatos passados em suas obras. No site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, selecionamos alguns cordéis exemplares da relação entre Cordel e História (link acessado em: 3 jun. 2011).
- A Morte de Chico Mendes Deixou Triste a Natureza, de Manoel Santamaría, disponível em:
http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez016.htm
- Quilombolas. A Revolta dos Escravos, deJ. Victtor, disponível em:
http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez034.htm
- A seca do Ceará, de Leandro Gomes de Barros, disponível em:
http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez039.htm
- Antonio Silvino, o Rei dos Cangaceiros, de Leandro Gomes de Barros, disponível em: http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez041.htm
- Jesuíno Brilhante: braço avançado da justiça, de Gonçalo Ferreira da Silva,disponível em:
http://www.ablc.com.br/popups/cordeldavez/cordeldavez047.htm
Nesta aula o professor deverá problematizar a abordagem dos cordelistas sobre os fatos históricos: De que fato histórico o Cordel trata? Qual a interpretação do cordelista sobre tal fato? Esta interpretação está em concordância com a historiografia tradicional? O personagem do Cordel faz parte da cultura nordestina? Como este personagem é retratado? Os alunos concordam com o posicionamento do cordelista?
Por meio dessas perguntas, o professor deverá estimular a discussão entre os alunos, levando-os a tirar conclusões próprias sobre a relação entre Cordel e História.
Aula 6 – Conclusão
Nesta aula, o professor deverá fazer um balanço geral sobre o ciclo das aulas. Deverá retomar os principais tópicos abordados nas aulas: qual a origem do Cordel? Como ele chegou ao Brasil? Por que o nome Cordel? Quem os escreve? Quais são seus temas comuns? Quem os lê?
Essa revisão das questões até então propostas permitirá que o professor avalie o real entendimento dos alunos sobre o tema e resolva quaisquer dúvidas que ainda permaneçam.
Ainda nesta aula, o professor deverá instruir os alunos sobre a avaliação final, que será realizada integralmente como atividade extraclasse. Os alunos deverão organizar uma apresentação para todo o colégio, no modelo de uma feira típica no Nordeste. Nesta feira, os alunos farão o papel dos cordelistas e deverão cantar/declamar cordéis previamente escolhidos ou encenar pelejas e desafios. Para esta apresentação, os alunos poderão fazer uso de violões, pandeiros... O que importa é a criatividade.
- A literatura de cordel e o ensino de história, de Maria Ângela de Faria, disponível em:
- Uma breve história do cordel, de Assis Ângelo, disponível em:
As avaliações deste ciclo de aulas consistem em:
- Participação dos alunos nas seis aulas;
- Qualidade do relatório entregue pelos alunos na segunda aula;
- Qualidade, organização e criatividade da apresentação da quarta aula;
- Qualidade, organização e criatividade da apresentação do trabalho final.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/04/2013
Cinco estrelaspor ser nordestino precisamos resgatar os nossos valore e cultura e jamais deizar desaparecer no horilzonte.Por esse motivo preciasmos mostrar aos nossos alunos a riqueza da cultura nordestina e despertar nesses o gosto pela leitura.
15/08/2011
Cinco estrelasA aula está excelente, pois apresenta vários recursos didáticos e isso desperta o interesse do aluno.