14/07/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
O aluno terá a oportunidade de enriquecer a sua bagagem cultural por meio da leitura de um clássico da literatura inglesa. Conhecerá aspectos da vida de Shakespeare e o contexto histórico em que viveu. Vai aprender características do texto dramático: componentes, falas, a dupla enunciação, a ação, os personagens, o tempo e o lugar. Aprenderá a diferenciar pelo menos dois gêneros teatrais (a tragédia e a comédia). Reescreverá um fragmento de Romeu e Julieta, segundo os componentes do texto dramático para fins de encenação. Relacionará a narrativa escrita à narrativa fílmica.
É preciso conhecer elementos comuns aos textos narrativos e dramáticos, tais como personagens, tempo, espaço/ ambiente/cenário, etc. É necessário dominar as técnicas de produção de resenha.
Observação: a aplicação dessa aula pressupõe a existência, na biblioteca da escola, de uma quantidade suficiente de exemplares do texto Romeu e Julieta, de Shakespeare, da Editora L&PM (adaptação de Pedro Garcez). Trata-se de uma narrativa mais curta, com uma linguagem fluente, acessível e de qualidade.
Aula 1
Professor: essa aula poderá ser feita em sala, com o auxílio de um computador e do data-show. Inicie a aula com a apresentação de um vídeo, com muitas imagens e a música Romeu e Julieta, composição de Marcelo Camelo para o filme nacional O casamento de Romeu e Julieta. Diferentemente da história de Shakespeare, o casal do filme brasileiro tem um final feliz. Acesse o site http://www.youtube.com/watch?v=PHkFSQbAKCc
Ao final, solicite aos alunos que comentem o vídeo, considerando:
a) a presença do compositor e de convidados especiais;
b) a presença de telas a óleo e outras manifestações artísticas;
c) a presença de cenas de filmes;
d) a presença de cenas de teatro.
Em seguida, acesse as duas imagens abaixo. Além de possuírem uma relação de intertextualidade com a obra de Shakespeare, elas nos remetem a outros gêneros textuais.
Imagem 1 – disponível em http://static.blogstorage-nina.hi-pi.com/arteblog.com.br/f/fl/fluxus/images/mn/129691273896_min.jpg
Pergunte:
a) a que gênero textual a imagem nos remete?
b) que personagens estariam vivendo os papéis de Romeu e Julieta?
c) que título você daria a essa imagem?
Imagem 2 – disponível em http://refricultural.com/wp-content/uploads/2009/08/romeu_julieta.jpg
Pergunte:
a) a que gênero textual a imagem nos remete?
b) que personagens dos quadrinhos estão vivendo os papéis de Romeu e Julieta?
c) que título você daria a essa imagem?
Finalize a aula, colocando no quadro o texto inicial (falado) da música Romeu e Julieta. Peça aos alunos que interpretem esse fragmento, considerando as informações fornecidas e a escuta da música.
“ Assim que o amor entrou no meio, o meio virou amor
O fogo se derreteu, o gelo se incendiou
E a brisa que era um tufão
Depois que o mar derramou, depois que a casa caiu
O vento da paz soprou.”
Aulas 2 e 3
Professor: conduza os alunos ao Laboratório de informática, para a realização de uma pesquisa. Primeiramente, projete as imagens abaixo.
Imagem 3 – disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/8c/RichardBurbage.jpg/170px-RichardBurbage.jpg
a) Conhecem William Shakespeare?
b) Sabem em que época ele viveu?
b) Já ouviram falar de alguma obra escrita por ele, além de Romeu e Julieta?
Imagem 4 - disponível em http://www.cineplayers.com/img/cartazes/3654_poster.JPG
A imagem acima refere-se ao cartaz do filme The Taming of the Shrew, baseado em obra homônima de Shakespeare. A tradução para o português é A megera domada.
a) Conhecem a obra ou o filme?
b) Já ouviram falar de uma novela da Rede Globo chamada O cravo e a rosa? Ela é baseada em A megera domada.
Professor: se os alunos conhecerem, peça que contem a história. Caso contrário, conte, você, a história de Catarina e Petrúquio.
Consulte http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew
Na sequência, proponha a atividade abaixo.
Atividade 1
Divida a turma em duplas ou trios e solicite que façam uma breve pesquisa, em tópicos, sobre a vida de Shakespeare e a época em que ele viveu, seguindo a orientação abaixo.
a) Dados biográficos: nascimento, relações familiares, formação (estudos e interesse pela literatura), mudança para Londres.
b) Renascimento e efervescência cultural.
c) Período histórico.
Fonte de consulta para a pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare
Recolha ao final para verificação.
Aulas 4 e 5
Professor: nessa aula, os alunos iniciarão a leitura de Romeu e Julieta, numa versão em prosa. A transposição do texto teatral para a prosa visa a facilitar o acompanhamento da história. Mesmo assim, há muitos diálogos, que são adequados para uma representação sobre um palco ou no cinema. Ao final da leitura, haverá uma atividade em que eles farão exatamente o inverso, ou seja, a transposição do texto narrativo para o texto teatral. Por isso, eles já devem formar grupos de 5 a 6 alunos, para que, durante a leitura, possam ir selecionando breves trechos que gostariam de encenar.
Coloque no quadro o seguinte roteiro, contendo funções a serem exercidas pelos elementos do grupo. Embora fosse ideal, não é necessário que todos atuem, representando.
Roteiro
a) Seleção da cena
b) Transposição do texto narrativo para texto teatral
c) Preparação de cenários, figurinos
d) Música (abertura, fundo ou encerramento, efeitos especiais (se necessário)
e) Interpretações (ensaios) - escalar alguém para dirigir e dar continuidade.
Estratégias de leitura
1ª etapa: leitura colaborativa dos capítulos 1 e 2, em sala. ( p. 9 a 29)
2ª etapa: leitura individual, extraclasse. (Restante do livro - p.29 a 59)
Professor: após cada etapa, aplique as atividades abaixo.
Após a 1ª etapa
Embora a leitura colaborativa preveja, em seu andamento, o levantamento de índices que sustentam os sentidos atribuídos, para garantir o entendimento aplique a atividade a seguir, por escrito.
Atividade 2
1) Onde se passa a história? Qual é a forma de governo naquele lugar?
2) Quais são as famílias rivais? Como costumavam se enfrentar? Exemplifique.
3) Levante alguns aspectos sociais que transparecem na obra.
4) O que significava o costume de morder o polegar?
5) Explique a metáfora do livro, utilizada pela mãe de Julieta ao ensinar à filha como se deve escolher um marido (p.17 e 18).
Após a 2ª etapa
Atividade 3
a) Leia o fragmento abaixo. Em seguida, responda à questão proposta.
“[Na sociedade elisabetana] o lar era considerado o “viveiro” da religião, que por sua vez era, na visão do Estado, uma instituição política vital. Consequentemente, a corte e o casamento não eram assunto puramente emocional ou pessoal, mas assumiam uma importância pública. Essa relação entre o sagrado e o terreno, o público e o privado, gerava tensão e conflitos entre gerações, gêneros e classes.”
Questão
Conforme você leu, Romeu e Julieta se casam às escondidas. Levante hipóteses que possam justificar a decisão do casal em se casar nessas condições (além da paixão) e a concordância de frei Lourenço em realizar o casamento.
b) Observe as imagens abaixo e relacione-as, por escrito, com trechos da obra.
Imagem 5– disponível em http://www.vivendonaitalia.com.br/wp-content/uploads/2009/03/sacada-romeu-e-julieta.jpg
Sacada de Julieta
Imagem 6 – disponível em http://3.bp.blogspot.com/_DAMs68hf4ns/S_odPYjVfXI/AAAAAAAAAqE/cUJn63DuQJg/s1600/1894-Frank_Bernard_Dicksee-1853-1928-Romeo_and_Juliet.jpg
Frank Bernard Dicksee (1853-1928)-'Romeo and Juliet'-oil on canvas-1884 Southampton-City Art Gallery
Imagem 7 - disponível em http://2.bp.blogspot.com/_TBpNMUzlY3E/SO7dpCmNqXI/AAAAAAAAAGg/46hiVuwekQA/s400/romeo+and+juliet.jpg
Cena do filme Romeu e Julieta, de Zeffirelli
Imagem 8- http://2.bp.blogspot.com/-eGbHUVX2EoQ/TaifY54hbyI/AAAAAAAAAKA/5IunkcpzkEo/s1600/romeodeath.jpg
Fredrich Leighton (1830-1896)-'the reconciliation of the Montagues and Capulets over the dead bodies of Romeo and Juliet'-oil on canvas-1854 Decatur (Georgia)-Agnes Scott College
c) Nas aulas anteriores, você ouviu a história de Catarina e Petrúquio, em A Megera domada e leu Romeu e Julieta. Leia o quadro abaixo, classifique as obras citadas (tragédia/comédia) e preencha um quadro similar com os dados de Romeu e Julieta (época, personagens, etc.)
TRAGÉDIA | COMÉDIA | |
Época da ação | Antiguidade grega ou latina; época bíblica. | Contemporânea à do autor da peça. |
Personagens | Heróis da Antiguidade, reis, príncipes, personagens bíblicas. | Burgueses, nobres, personagens estereotipadas. |
Local da ação | Um palácio. | Uma habitação burguesa, uma praça, um local de trabalho, etc. |
Intriga | Simples, subordinada à fatalidade | Conflito marido/mulher, amante/concubina, ou centrada numa característica ou num aspecto social. |
Desfecho | Trágico: morte, suicídio, execução. | Feliz, casamento ou solução de um conflito. |
Tom da peça | Trágico. | Divertido, cômico. |
Efeitos sobre o espectador | Medo, piedade, admiração, a fim de purificá-lo das suas paixões. | Riso, prazer, diversão na observação do ridículo. |
Aula 6
Atividade 4
Consiste em orientar os alunos para a transposição do texto narrativo em texto dramático, além do preparo da encenação. Solicite aos alunos que atentem para os seguintes aspectos:
Elementos do teatro
Texto, atores, cenário, decoração, figurino, iluminação, público.
Componentes do texto teatral
- Nome dos personagens: em maiúsculas (JULIETA)
- Indicações sobre a maneira como os atores devem pronunciar suas falas ou réplicas: em itálico.
A fala dos personagens
- Uma personagem em cena pode falar: a outra personagem em cena; a uma personagem que ela crê ser outra; diretamente ao espectador; a si mesma.
A dupla enunciação
- No teatro, as personagens falam entre si (plano de enunciação 1), mas o conjunto de suas falas, gestos e vestimentas, além dos cenários, do acompanhamento musical eventual e da iluminação formam um discurso global endereçado ao público (plano de enunciação 2)
A ação dramática : acontecimentos e atos que conduzem à realização de um ou mais objetivos; constituída pelas atitudes das personagens postas em presença de obstáculos. Fases: apresentação, clímax e desenlace.
Aula 7
Destinada à apresentação dos esquetes.
Aulas 8 e 9
Destinadas à exibição do filme.
Título: Romeu e Julieta (1968)
Diretor: Franco Zeffirelli
Trilha: Nino Rota
Após a exibição, promova uma discussão sobre os aspectos intertextuais.
SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta. Porto Alegre: L&PM, 2009. (Adaptado do original por Pedro Garcez e com supervisão de Luís Augusto Fisher.)
MAIA, J.D. Texto teatral e encenação teatral. In: ______ Português: volume único. São Paulo: Ática, 2005. p. (Livro do professor)
LAPENDA, C.D. Teatro: recurso lúdico e pedagógico. In: CHIAPPINI, Lígia (Coord. Geral); CITELLI, A. (Coord.) Aprender e ensinar com textos não escolares.São Paulo: Cortez, 2002.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
Links
Organização social em Romeu e Julieta
http://www.unibero.edu.br/download/revistaeletronica/Mar05_Artigos/Romeu%20e%20Julieta_FINAL2.pdf
Sobre o que é esquete
http://ced06segundos.blogspot.com/2008/05/oi-gente-est-o-conceiro-de-esquete-para.html
Características do texto dramático
http://ha2sem3.blogs.sapo.pt/4507.html
Romeu e Julieta versão teatral
http://www.culturabrasil.org/romeuejulieta/romeu_e_julieta.htm
A avaliação consiste na produção de uma resenha. Considere em seu texto a obra lida, o filme visto e a pesquisa sobre Shakespeare. Não se esqueça de manifestar a sua opinião, devidamente sustentada.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/04/2012
Cinco estrelasParabéns! Muito rico seu planenejamento. Irá contribuir muito com o meu trabalho em sala.