18/08/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
- A polarização ideológica do conflito espanhol.
- O apoio militar internacional para os envolvidos no conflito.
- Comunismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica )
- Anarquismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica )
- Fascismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica )
- Contexto internacional entre as guerras mundiais. (economia, cultura, política)
Aula 1
O professor deverá pedir aos alunos que leiam em voz alta, alternando-se a cada frase, o seguinte texto sobre os antecedentes da guerra: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_civil_espanha.htm.
Posteriormente, o professor poderá exibir o documentário “O povo em armas”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_eSLBzC0pCc.
O professor deverá, então, estimular um debate com os alunos, anotando no quadro as ideias que forem surgindo. Cada aluno deverá produzir um relatório sobre a discussão a ser entregue no fim da aula. O debate deverá ser conduzido de forma que os alunos possam perceber os alinhamentos ideológicos dos participantes do conflito a partir dos temas relacionados abaixo. O professor também poderá apresentar algumas imagens para estimular o debate:
Tropas nacionalistas rendem opositores. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/1113.jpg
- Quais eram as forças envolvidas?
- Quais eram as ideologias que polarizavam o país?
- Quais as principais características do Fascismo?
- Quais as principais características do Comunismo?
- Quais as principais características do Anarquismo?
Anarquistas atacam símbolos religiosos. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/comunistasnaespanhafuzilandoJesus.jpg
- Quem lutava de cada lado?
- O que representavam os lados opostos?
- Quais as outras manifestações do conflito além da guerra?
- Como influiu na vida das pessoas?
Tropas nacionalistas marcham por uma cidade. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/238_1629-baulardstjulia.jpg
- O que podemos deduzir ao observar a pintura abaixo, de Pablo Picasso?
”Guernica”, de Pablo Picasso. disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/PicassoGuernica2.jpg. Também disponível em computação gráfica 3D em: http://www.youtube.com/watch?v=eKVCov-XFXw
Aula 2
- A turma deverá ser separada em dois grupos para a realização de uma pequena peça de teatro.
- A atividade poderá ser realizada dentro de sala de aula ou em um auditório, caso a escola possua algum.
- Os alunos, em sala de aula, deverão ler o texto sobre as Brigadas Internacionais para poder incrementar o roteiro (10 minutos), disponível em: http://pt.scribd.com/doc/56973485/brigadas-internacionais.
- Todos os alunos deverão ler o texto, para que, junto com os conhecimentos adquiridos durante a última aula, produzam em conjunto o texto da peça (20 minutos).
- Caberá aos alunos decidir quem atuará na peça e quais serão os seus papéis, não é necessário que todos os estudantes atuem.
- Aqueles que não atuarem, poderão colaborar como contra-regras da peça, ajudando, por exemplo, os colegas a relembrarem o texto.
- A peça poderá abordar tanto o lado das tropas nacionalistas quanto dos socialistas e anarquistas, cabendo aos alunos decidirem se apresentam um embate direto entre as partes ou não.
- Cada peça deverá ter a duração máxima de dez minutos.
Alguns temas que deverão aparecer na peça:
- As Brigadas Internacionais (presencialmente ou a visão que o lado escolhido pelo grupo possuía sobre os brigadistas);
- As ideologias envolvidas no conflito
- Os apoios internacionais envolvidos nos conflitos.
Aula 3
- Em sala de aula e separados em grupos de cinco, os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens para que produzam cartazes de alistamento/incentivo das Brigadas Internacionais ou das tropas nacionalistas do General Franco.
- Para a produção dos cartazes, os alunos deverão mobilizar imagens que retomem os conteúdos trabalhados durante as demais aulas.
- Todos os membros do grupo deverão participar da busca por imagens e da discussão sobre a montagem do cartaz.
- Os alunos deverão encontrar nos textos lidos e no documentário assistido durante as aulas a inspiração para produção dos cartazes: símbolos, frases, cores e personalidades.
Fontes de inspiração e pesquisa para a realização do trabalho, disponíveis em:
- http://brandeisspecialcollections.blogspot.com/2010/01/spanish-civil-war-poster-collection.html
- http://www.english.illinois.edu/maps/scw/posters.htm
- http://letras.terra.com.br/garotos-podres/205354/
- http://www.gettyimages.pt/Search/Search.aspx?contractUrl=2&language=pt-PT&family=editorial&assetType=image&ep=1&p=spanish+civil+war#38
- Os cartazes poderão ser feitos por meio de colagens ou desenhos;
- Deverão aparecer nos cartazes alguma frase de impacto propagandista;
- O grupo deverá selecionar um membro para apresentar ao restante da turma a concepção do cartaz e a técnica utilizada em sua elaboração;
- Ao fim das apresentações, os cartazes deverão ser colados nas paredes da sala.
- A turma deverá discutir sobre os cartazes expostos na sala, qual acharam mais bonito, adequado, impactante e etc e o porquê desta escolha.
Textos de auxílio para o professor, disponíveis em:
http://saber.sapo.cv/wiki/Guerra_Civil_Espanhola
http://saber.sapo.cv/wiki/Brigadas_Internacionais
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_geral/contemporanea/geral_guerra_civil_espanhola_guernica
- A atividade 1 será avaliada por meio da participação dos alunos no debate e sua capacidade de síntese no relatório produzido.
- Para a atividade 2, serão avaliadas a criatividade dos alunos na elaboração do roteiro, assim como a adequação dos temas trabalhados na peça ao conteúdo dos textos e o desempenho durante a apresentação.
- Na terceira atividade, a criatividade, a execução e a adequação do resultado final à mensagem do cartaz proposta pelo grupo serão avaliadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!