Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra Civil Espanhola e as Brigadas Internacionais

 

18/08/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- A polarização ideológica do conflito espanhol.

- O apoio militar internacional para os envolvidos no conflito.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Comunismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica ) 

- Anarquismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica )

- Fascismo ( conceitos, pensadores, trajetória histórica )

- Contexto internacional entre as guerras mundiais. (economia, cultura, política)

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

 

O professor deverá pedir aos alunos que leiam em voz alta, alternando-se a cada frase, o seguinte texto sobre os antecedentes da guerra: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_civil_espanha.htm.

Posteriormente, o professor poderá exibir o documentário “O povo em armas”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_eSLBzC0pCc.

 

O professor deverá, então, estimular um debate com os alunos, anotando no quadro as ideias que forem surgindo. Cada aluno deverá produzir um relatório sobre a discussão a ser entregue no fim da aula. O debate deverá ser conduzido de forma que os alunos possam perceber os alinhamentos ideológicos dos participantes do conflito a partir dos temas relacionados abaixo. O professor também poderá apresentar algumas imagens para estimular o debate:

tropas nacionalistasTropas nacionalistas rendem opositores. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/1113.jpg

 

- Quais eram as forças envolvidas?

- Quais eram as ideologias que polarizavam o país?

- Quais as principais características do Fascismo?

- Quais as principais características do Comunismo?

- Quais as principais características do Anarquismo?

iconoclastasAnarquistas atacam símbolos religiosos. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/comunistasnaespanhafuzilandoJesus.jpg

 

- Quem lutava de cada lado?

- O que representavam os lados opostos?

- Quais as outras manifestações do conflito além da guerra?

- Como influiu na vida das pessoas?

tropasTropas nacionalistas marcham por uma cidade. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/238_1629-baulardstjulia.jpg

 

- O que podemos deduzir ao observar a pintura abaixo, de Pablo Picasso?

guernica

”Guernica”, de Pablo Picasso. disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/PicassoGuernica2.jpg. Também disponível em computação gráfica 3D em: http://www.youtube.com/watch?v=eKVCov-XFXw

 

Aula 2

 

- A turma deverá ser separada em dois grupos para a realização de uma pequena peça de teatro.

- A atividade poderá ser realizada dentro de sala de aula ou em um auditório, caso a escola possua algum. 

- Os alunos, em sala de aula,  deverão ler o texto sobre as Brigadas Internacionais para poder incrementar o roteiro (10 minutos), disponível em: http://pt.scribd.com/doc/56973485/brigadas-internacionais.

- Todos os alunos deverão ler o texto, para que, junto com os conhecimentos adquiridos durante a última aula, produzam em conjunto o texto da peça (20 minutos).

- Caberá aos alunos decidir quem atuará na peça e quais serão os seus papéis, não é necessário que todos os estudantes atuem.

- Aqueles que não atuarem, poderão colaborar como contra-regras da peça, ajudando, por exemplo, os colegas a relembrarem o texto. 

- A peça poderá abordar tanto o lado das tropas nacionalistas quanto dos socialistas e anarquistas, cabendo aos alunos decidirem se apresentam um embate direto entre as partes ou não.

- Cada peça deverá ter a duração máxima de dez minutos.

 

Alguns temas que deverão aparecer na peça:

- As Brigadas Internacionais (presencialmente ou a visão que o lado escolhido pelo grupo possuía sobre os brigadistas);

- As ideologias envolvidas no conflito

- Os apoios internacionais envolvidos nos conflitos.

 

Aula 3

 

- Em sala de aula e separados em grupos de cinco, os alunos deverão fazer uma pesquisa de imagens para que produzam cartazes de alistamento/incentivo das Brigadas Internacionais ou das tropas nacionalistas do General Franco.  

-  Para a produção dos cartazes, os alunos deverão mobilizar imagens que retomem os conteúdos trabalhados durante as demais aulas.

- Todos os membros do grupo deverão participar da busca por imagens e da discussão sobre a montagem do cartaz.

- Os alunos deverão encontrar nos textos lidos e no documentário assistido durante as aulas a inspiração para produção dos cartazes: símbolos, frases, cores e personalidades.

 

Fontes de inspiração e pesquisa  para a realização do trabalho, disponíveis em:

- http://brandeisspecialcollections.blogspot.com/2010/01/spanish-civil-war-poster-collection.html

http://www.english.illinois.edu/maps/scw/posters.htm

http://letras.terra.com.br/garotos-podres/205354/

http://www.gettyimages.pt/Search/Search.aspx?contractUrl=2&language=pt-PT&family=editorial&assetType=image&ep=1&p=spanish+civil+war#38

- Os cartazes poderão ser feitos por meio de colagens ou desenhos;

- Deverão aparecer nos cartazes alguma frase de impacto propagandista;

- O grupo deverá selecionar um membro para apresentar ao restante da turma a concepção do cartaz e a técnica utilizada em sua elaboração;

- Ao fim das apresentações, os cartazes deverão ser colados nas paredes da sala.

- A turma deverá discutir sobre os cartazes expostos na sala, qual acharam mais bonito, adequado, impactante e etc e o porquê desta escolha.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

 

- A atividade 1 será avaliada por meio da participação dos alunos no debate e sua capacidade de síntese no relatório produzido.

- Para a atividade 2, serão avaliadas a criatividade dos alunos na elaboração do roteiro, assim como a adequação dos temas trabalhados na peça ao conteúdo dos textos e o desempenho durante a apresentação.

- Na terceira atividade, a criatividade, a execução e a adequação do resultado final à mensagem do cartaz proposta pelo grupo serão avaliadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.