Estratégias:
- trabalho em grupo;
- análises coletivas;
- pesquisa.
Recursos:
- laptop Classmate com recurso à internet.

Aula 1
Atividade 1
O professor começa a aula enviando para a lista de e-mails da sala a letra da música "Mais uma vez", de Renato Russo.
Importante: professor, para esta atividade ser exitosa é imprescindível que você tenha a lista de e-mail dos alunos e tenha preparado antecipadamente o arquivo com a letra da música organizada conforme propósitos da aula.
A ideia é que os alunos completem os tracejados com o uso de MAS ou MAIS. Esta atividade serve como recuperação do conhecimento prévio do aluno sobre o uso das palavras MAS e MAIS.
Arquivo a ser enviado aos alunos:
1) Abaixo, como você pode observar, há a letra de uma música muito conhecida pelos brasileiros. Sua tarefa será a de escrever nos tracejados as palavras MAS ou MAIS. Para isso, fique atento ao contexto!
_________ Uma Vez
Composição : Renato Russo
__________ é claro que o sol vai voltar amanhã __________ uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem.
Tem gente que está do mesmo lado que você __________ deveria estar do lado de lá Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar Tem gente enganando a gente Veja a nossa vida como está _________ eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança!
_________ é claro que o sol vai voltar amanhã _________ uma vez, eu sei Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã Espera que o sol já vem.
Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena Acreditar no sonho que se tem Ou que seus planos nunca vão dar certo Ou que você nunca vai ser alguém Tem gente que machuca os outros Tem gente que não sabe amar _________ eu sei que um dia a gente aprende Se você quiser alguém em quem confiar Confie em si mesmo Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança! Quem acredita sempre alcança!
2) Agora que você já completou os tracejados, a próxima tarefa é escrever uma justificativa para cada uso da palavra MAS e MAIS. Em outras palavras, você deverá explicar o porquê de ter optado por MAS ou MAIS.
|
Após a realização da atividade, o professor proporá uma roda de discussão para comentar as respostas da atividade anterior.
Por exemplo, o professor pode propor junto com os alunos a análise semântica de alguns versos, como "Tem gente que está do mesmo lado que você/ mas deveria estar do lado de lá". Pode questionar:
- O que significa "estar do mesmo lado"?
- Qual palavra contraria essa ideia?
- Qual seria o "lado de lá"?
- E por que o eu lírico afirma que há pessoas em lados errados? Isso pode ser percebido nos versos?
É nesse momento que o professor deve consolidar com os alunos as regras para o uso das palavras MAS e MAIS, quais sejam:
MAIS: oposto de menos - indica quantidade |
MAS: ideia de oposição. |
Para a verificação das respostas quanto ao preenchimento das palavras na música, o professor pedirá aos alunos para acessarem o link: http://letras.terra.com.br/renato-russo/1213616/
Nesta página, os alunos escutarão a música "Mais uma vez" de Renato Russo. É importante que o professor também trabalhe os efeitos de sentido da música questionando os alunos sobre os versos da canção.
Importante: professor, para a escuta da música, o ideal é que os alunos disponham de fones de ouvido que deverão ser acoplados ao laptop UCA.
Atividade 2

Nesta atividade, os alunos, em grupos com até três pessoas, terão de pesquisar na internet frases e/ou textos com as palavras MAS e MAIS (pode-se requerer que as ocorrências contenham ao mesmo tempo o uso de ambas as palavras). Os estudantes selecionarão pelo menos 5 ocorrências e montarão uma apresentação no KPresenter para explicar os usos argumentativos de cada ocorrência.
Importante: professor, antes de os alunos iniciarem a pesquisa, você deve mostrar modelos da análise sugerida. Para tanto, seguem sugestões:
A frase acima constitui-se como título de uma reportagem do Caderno C do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto. Conforme nossas discussões, o uso do MAIS reforça a ideia de quantidade que, nesse caso, refere-se a uma diminuição de números coreográficos, tendo em vista tratar-se de uma reportagem sobre um festival de dança cujo nome é "Dança Ribeirão". O que me permite afirmar que haverá diminuição de coreografias é o uso da palavra "enxuto". O uso do MAS aparece contrapondo a ideia de que "menos coreografias implicaria festival de dança menos atraente". Assim, o MAS contraria essa ideia já que reforça o sentido da palavra "novidades". Com isso, o sentido da frase que contém as duas palavras é: o festival de dança terá menos coreografias (ideia reforçada pelo uso da expressão "mais enxuto") e será mais interessante, uma vez que contará com novidades (ideia reforçada pelo uso da expressão "mas com novidades"). MENOS COREOGRAFIAS = NOVIDADES |

http://3.bp.blogspot.com/_iuE-GxrAkVk/SyvejNZpKzI/AAAAAAAA-g0/WdzFNQsHTRE/s1600-h/peanuts272.jpg
Nos quadrinhos, a força argumentativa para reforçar a ideia de que Linus gosta muito de sua professora está posta sobretudo no uso da expressão "mais que". A professora, nesse caso, não é somente boa professora, é MAIS! Mais que boa professora, ótimo ser humano. Ou seja, a ideia de quantidade é essencial para que o humor seja compreendido na tirinha. Soma-se à boa profissional o ótimo ser humano. Em outras palavras, a professora conquistou Linus não somente pela qualidade de seu trabalho, mas sobretudo pela maneira de ser. BOA PROFESSORA + ÓTIMO SER HUMANO + GRACINHA = ENCANTAMENTO DE LINUS PELA PROFESSORA |
Aula 2
Atividade
Momento da apresentação dos alunos quanto à análise de frases com as palavras MAS e MAIS. Esse momento deve ser rico semanticamente e, para tanto, o professor deve propor intervenções por meio de questionamentos a toda turma. É válido ainda ressaltar que os colegas poderão contribuir nas apresentações avaliando e indicando o que poderia ter sido melhor.