Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História e música - Blues Norte-Americano

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Gabriel Luiz Maia Nascimento, Lígia Beatriz de Paulo Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Os alunos poderão analisar como a música possui diferentes apropriações (usos e sentidos) dentro da sociedade em que ela está inserida. A partir dessa análise, os alunos poderão compreender melhor a sociedade norte-americana no início do século XX e serão capazes de ter uma visão mais crítica da formação da sociedade dos Estados Unidos da América a partir de 1920.

Duração das atividades
Sete aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

História Contemporânea.

História da América

História dos Estados Unidos

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O Blues norte-americano é um ritmo que surgiu no início do século XX na região sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Georgia), mas possui profundas raízes na África Ocidental. A música é derivada de cânticos religiosos, gritos e canções de trabalho cantados pelas comunidades dos escravos libertos. Na sua origem, o Blues está ligado à cultura afro-americana dos escravos que usavam o canto para embalar as longas jornadas de trabalho. Após a Guerra Civil, com o fim da escravidão, mas com a situação ainda muito degradante, a imagem de legiões de negros cantando nas plantações de algodão ficou reforçada no que viria a ser chamado de Blues. Posteriormente, na região do delta do Mississipi, é que o ritmo ganharia formas mais concretas com a instrumentalização dos cantos.

O delta do rio Mississipi é onde diversos especialistas consideram como sendo o berço do ritmo. Ali surgiram os primeiros artistas de renome no Blues, como Charley Patton, Robert Johnson, Son House, Willie Brown, entre outros. Esses artistas eram bem conhecidos localmente e, por isso mesmo, as empresas de gravação de discos se interessavam por suas músicas, pois o disco já não era tão caro e essa era uma forma de aumentar as vendas para a população negra que por ali vivia.

Charlie Patton

Fotografia de Charile Patton tocando violão

(http://etherealmusic757.blogspot.com/)

Com o advento da introdução de elementos elétricos, o Blues conseguiu ir da dimensão local para a cultura popular nacional.

Nos anos 1940, a migração de pessoas do delta do Mississipi para Chicago foi grande, pois procuravam melhores condições de vida e novas oportunidades. Junto com essas pessoas, veio o Blues. Chicago agora era o local onde o Blues possuía uma boa repercussão e foi lá que Muddy Waters surgiu para o mundo. Sua fama e sucesso atravessaram o mar e sua música influenciou diretamente bandas como The Beatles, The Rolling Stones e os Yarbirds nos anos 1960, na Inglaterra. Outros nomes como B. B. King, Willie Dixon e John Lee Hooker surgiram nessa época, influenciando diretamente o jazz e, posteriormente, o rock.

John Lee Hooker

John Lee Hooker com sua guitarra elétrica

(http://www.lastfm.com.br/music/John+Lee+Hooker)

Em 1960, o rock ganhava força e, em sua raiz, estava o Blues de Chicago. Influenciando diversos músicos pelo mundo, o Blues se transformava internamente a partir de elementos colocados pelo próprio rock. Era o ritmo sofrendo influência do rock, que estava, por sua vez, intimamente ligado às influências do próprio Blues. Alguns nomes se destacam nesse contexto, como Buddy Guy e Albert King.

Eric Clapton

Capa de disco de Eric Clapton

(http://www.bopping-elf.co.uk/eric-clapton-eric-clapton/)

 

DESENVOLVIMENTO

Na primeira aula, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos. O professor poderá colocar uma música como a canção tradicional "Murder's home" (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cvEnkoSBPmY) recolhida por Alan Lomax, etnógrafo que gravou diversas canções populares norte-americanas. A partir da canção (pode-se trabalhar de maneira interdisciplinar com professores de inglês)  deve-se perguntar aos alunos o que eles sentem ao ouvir a música. Depois de recolher opiniões, o professor poderá apresentar uma breve história do Blues para os alunos discutirem entre si como uma cultura popular e uma música tão marcadamente negra em sua raiz puderam alcançar a dimensão e o prestigio que o Blues alcançou na sociedade norte-americana, muitas vezes marcada pelo racismo. O professor poderá avaliar se a discussão conseguiu fazer com que os alunos refletissem sobre os diferentes lugares sociais de uma cultura.

Na segunda aula, o professor deverá dividir a sala em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por coletar e trazer informações sobre os seguintes temas:

 

- GRUPO 1: “As raízes do Blues

O grupo deverá trazer informações, imagens e canções sobre o primórdio do ritmo e seu nascimento no Delta do Mississipi. Além disso, o grupo deverá apresentar o contexto histórico da época estudada e informações sobre os principais artistas que se destacaram por meio do Blues no período. Se possível, também falar das influências.

Linkshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Blues

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://www.flavioguimaraes.com.br/historia.htm

http://www.youtube.com/watch?v=TOXXh24HnmY

 

- GRUPO 2: “O Blues de Chicago”

O grupo deverá levantar informações, imagens e canções sobre o deslocamento da música e seus desdobramentos na nova localização geográfica. O grupo deverá focar também no contexto histórico, apresentando os motivos das migrações internas, a situação interna dos Estados Unidos e sua sociedade. Os principais nomes de artistas deverão ser apresentados e também a sua importância para outros ritmos populares com o passar dos anos.

Links:http://pt.wikipedia.org/wiki/Blues

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://www.flavioguimaraes.com.br/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Muddy_Waters

http://pt.wikipedia.org/wiki/Willie_Dixon

http://pt.wikipedia.org/wiki/B.B._King

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lee_Hooker

 

- GRUPO 3: “Anos 60”

O grupo deverá apresentar informações, imagens e canções sobre como estava o ritmo durante os anos 1960 não só nos Estados Unidos, mas em outros países em que fazia sucesso, como na Inglaterra. O contexto é muito importante e os alunos deverão apresentar os principais movimentos sociais e culturais da época e como que um ritmo diretamente influenciado pelo Blues, o rock, acabou por modificar o próprio Blues, tamanha a sua importância no período.

Linkshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Blues

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://www.flavioguimaraes.com.br/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_King

http://pt.wikipedia.org/wiki/Freddie_King

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buddy_Guy

 

- GRUPO 4: “Renascimento nos anos 80”

O grupo deverá levar informações, imagens e canções do período para analisar os rumos que o Blues tomou a partir dos anos 1980 até os dias de hoje. O contexto histórico deverá ser trabalhado e o grupo deverá apresentar quem foram os principais artistas que trouxeram de volta para o grande público as canções e os artistas que estavam esquecidos.

Linkshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Blues

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://www.flavioguimaraes.com.br/historia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevie_Ray_Vaughan

http://www.youtube.com/watch?v=tWLw7nozO_U

 

Cada grupo deverá ter uma aula para apresentar o seu trabalho e, ao final de cada apresentação, o professor deverá discutir com toda a turma as informações levantadas para poder problematizar e fixar os principais pontos levantados.

Na sétima aula, o professor deverá fazer uma roda de discussão. Após a apresentação do trabalho em grupo, o professor poderá discutir com os alunos como um elemento de cultura popular é repensado e reapropriado por diferentes classes ao longo do tempo, influenciando e sofrendo influência de elementos culturais de elite. A discussão pode trazer o assunto para a realidade do aluno e pode-se perguntar o que o aluno percebe como essa apropriação de valores e culturas. A partir dessa discussão, o professor poderá demonstrar como que a cultura é importante nos mais diversos níveis sociais e como sua desvalorização e revalorização significam uma disputa de interesses no controle dos bens culturais de uma sociedade, tal qual acontece e aconteceu com o Blues norte-americano.

O professor poderá propor a construção de um Blog com os materiais recolhidos nas pesquisas e com as conclusões que os alunos formularam. Os alunos poderão utilizar o domínio wordpress para montar o Blog, por ser de graça e de fácil manuseio. Os textos postados poderão ser avaliados pelo professor.

 

CONCLUSÃO

Após o professor fazer a discussão, ficará mais fácil para os alunos compreenderem a dinâmica de apropriação de bens culturais em diversas sociedades. Além de poderem estudar um movimento um pouco mais distante das tradicionais análises, os alunos conseguirão vislumbrar a sua própria situação a partir da realidade de outros tempos. Depois da pesquisa, ficará mais fácil conseguir uma leitura crítica das transformações sociais e culturais que diversas sociedades passam ao longo dos anos. Essa leitura crítica em contato com o contexto poderá facilitar a noção de diversas outras ideias encontradas ao longo dos estudos históricos.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Após trabalhar o assunto, o professor poderá avaliar as discussões feitas em sala de aula, a pesquisa produzida, a apresentação dos trabalhos e os textos presentes no Blog. Dessa maneira, o professor conseguirá abranger da melhor maneira todo o processo pelo qual os alunos passaram e ainda poderá ter o respaldo de outras pessoas depois da publicação das informações na Internet, já que outras pessoas poderão acessá-las e comentar os trabalhos, fazendo com que o processo de aprendizagem continue com a construção de novos saberes a partir do contato com novas informações.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.