18/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Para esta aula, o professor deverá preparar emoticons impressos e levá-los para a sala de aula.
Para a primeira atividade, o professor distribuirá aleatoriamente os emoticons entre os alunos. Explicará que os estudantes deverão se organizar em grupos de até 4 pessoas para montarem uma encenação curta utilizando os emoticons. Essa atividade resgata o conhecimento do aluno no que se refere à convenção da imagem.
Importante: professor, os alunos deverão ter um tempo máximo de 15 minutos para prepararem uma encenação improvisada. A apresentação da cena não poderá ultrapassar 3 minutos. Na encenação o que está em jogo é o uso coerente dos emoticons.
Seguem algumas sugestões de emoticons:
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/stock-illustration-5537532-smiley-emoticons-set-2.php
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/stock-illustration-11015985-various-emoticons.php
Atividade 2
Na segunda atividade, os alunos terão de associar emoticon a seu significado. Para tornar a atividade atraente, o professor pode dividir a sala em grupos e premiar o grupo que terminar a atividade primeiro e mais acertos tiver.
Para tanto, entregará em xerocópias duas tabelas: a dos emoticons e a dos significados. O professor terá de desorganizar a tabela dos significados para atingir o objetivo da atividade:
Esta tabela está disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emoticon
Para conhecerem mais emoticons, os alunos, com seus laptops UCA conectados à internet, deverão acessar o link: http://pt.howticle.com/smiley-artigos.html e navegar pelas opções de textos explicativos que o site oferece.
Aula 2
Atividade 1
Nesta aula, os alunos exercitarão a prática de escrita considerando a linguagem verbal e o uso dos emoticons.
Os alunos serão divididos em duplas e cada uma conversará via MSN.
Importante: professor, para que a atividade seja exitosa é necessário verificar antes com os alunos se todos têm conta no MSN. Caso não tenham, solicite que o façam antes desta aula.
Site:
Na conversa, não será estipulado o tema, mas será obrigatório o uso dos emoticons. O professor dará o tempo de 10 minutos para conversarem.
Atividade 2
Após a conversa via MSN, os alunos, em duplas, terão de listar os emoticons utilizados (a conversa fica gravada no MSN, basta rolar a barra de rolagem para capturar os trechos) e explicar oralmente para a turma o porquê da escolha daquele emoticon e o que o uso, pelo colega, sugeriu a ele no instante da enunciação.
Essa exposição oral permitirá que o professor empreenda uma discussão acerca dos usos e possibilidades dos emoticons: sua implicação argumentativa e sua adequação aos contextos de uso.
Para tornar a discussão ainda mais profícua, o professor pedirá aos alunos para acessarem os links:
1)
e lerem a notícia dando especial atenção à menção que o jornalista faz de um emoticon:
Dulce Maria inicia turnê solo no Brasil: 'Agora, a responsabilidade é maior'Leonardo Torres | Música | 25/05/2011 13h01
A mexicana Dulce Maria chega ao Brasil esta semana com a turnê "Extranjera On Tour", apresentando as músicas do seu primeiro CD solo e os sucessos da banda RBD. Do extinto grupo, ela é a que, mais tardiamente, se apresenta no Brasil (Alfonso Herrera abandonou a carreira musical). Os fãs não a veem no palco desde 2008, quando o RBD fez seu último show no Brasil. Anahí, Christian, Christopher e Maite vieram ao país fazer pocket shows antes mesmo de lançarem discos novos. "Eu queria fazer algo especial, com meu show mesmo. Por isso, agora começo a turnê do meu disco no Brasil", explica Dulce em uma entrevista exclusiva ao SRZD. Ela respondeu as perguntas do site direto do seu blackberry, antes mesmo de desembarcar aqui. A cantora é super antenada com a Internet. Por meio de seu Twitter, ela mantém contato com os fãs de todo o mundo, que conquistou na época do grupo surgido na novela "Rebelde". Quando ela chegou ao país, na terça-feira, imediatamente tuitou: "Vocês não sabem a vontade que eu tenho de cantar logo para vocês. Obrigado por tanto amor". Os fãs, no entanto, para se aproximar dela (um desejo de Dulce, que diz que na época do RBD quase não tinha contato com o público), vão ter que desembolsar mil reais para encontra-la no hotel, um evento chamado de "convivência", organizado pela Rafael Reisman Produções. Quando perguntada se não acredita que o valor é muito alto, a cantora responde colocando o emoticon de uma carinha triste. "Não depende de mim... :(". |
2) http://geraldofruet.blogspot.com/2011/05/simulado-de-linguagem-2-com-gabarito.html
e lerem a questão de prova proposta cujo tema é o emoticon:
2. Na Internet, tornou-se popular o uso de "emoticons", signos usados para representar emoções,
:-) é o "emoticon" usado para representar felicidade e
:-( é o "emoticon" usado para representar tristeza.
Indique o tipo de signo que é um "emoticon" e a relação entre o "emoticon" e a emoção que ele representa.
a) índice - causa e efeito.
b) ícone – semelhança.
c) símbolo – arbitrária.
d) ícone - causa e efeito.
e) índice – semelhança.
R:B
|
Após a leitura, o professor retornará à discussão oral para problematizar com os alunos a repercussão social e argumentativa que um emoticon assume em variados contextos.
Para leitura do professor:
http://revistaliter.dominiotemporario.com/doc/microsoft_word_-_emoticon.pdf
Os alunos serão avaliados nas diversas atividades, a saber:
i) encenação improvisada;
ii) associação entre emoticon e seu significado;
iii) exposição oral sobre usos de emoticons nas conversas do MSN e
iv) discussão sobre o uso e disseminação dos emoticons.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/08/2011
Cinco estrelasMaravilhosa aula. Parabéns!