Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As várias formas de preconceito- UCA

 

12/07/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre as várias formas de preconceito e que o mesmo é nocivo para a sociedade.
  • Além disso, pensar em meios de diminuir as diferenças e incentivar a convivência e o respeito entre as pessoas.
  • Divulgar as conclusões advindas das reflexões no site da escola e compartilhar com a família e com a rede de escolas UCA.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que significa conviver bem com os outros, o respeito ao próximo e o diálogo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

As várias formas de preconceito e desrespeito ao próximo:

 

Para iniciar a aula, peça aos alunos para acessarem o link do vídeo abaixo e assistirem todos juntos:

 

imagem video

 

(Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=DS1EyB7CWo4, acesso em: 20 de junho de 2011)

 

  • Em seguida, inicie um diálogo sobre o assunto abordado no vídeo, que destaca a importância de aceitarmos as pessoas como elas são, independentemente das várias diferenças existentes entre elas. O preconceito é um mal que deve ser combatido por todos, uma vez que somos todos seres humanos e possuímos os mesmos direitos, e um dos principais desses direitos é o de ser respeitado

 

  • Peça aos alunos para acessarem o link da imagem abaixo:

 

 

diga não ao preconceito

(Disponível em: http://www.deficienteciente.com.br/2010/03/preconceitos-na-contramao-da-inclusao-2.html, acesso em: 20 de junho de 2011)

 

 

  • Após acessarem essa imagem, pergunte aos alunos:  o que entendem por preconceito? Por que devemos “dizer não ao preconceito”? Deixe-os responderem e peça para  falarem exemplos do  dia a dia.

 

  • Depois de responderem e darem exemplos, conduza-os a pensarem que todo preconceito leva ao desrespeito ao ser humano e que por esse motivo, devemos combater todas as formas de preconceito. Para esse momento da aula, projete em data show as imagens abaixo:

 

Existem vários tipos de preconceito, vamos conhecer alguns deles:

 

O preconceito racial:

 

imagem 2  

(Disponível em: http://oficinadeideias.wordpress.com/2007/06/20/anuncio-de-concientizacao-nao-ao-preconceito-racial/, acesso em: 20 de junho de 2011)

 

 

Preconceito social:

 imagem 2

 

(Disponível em: http://www.dignow.org/post/preconceito-social-42508-8081.html, acesso em 20 de junho de 2011)

 

 

Preconceito contra as mulheres:

 

 

imagem 3

 

(Disponível: http://vaccarezza.com.br/pais-do-conhecimento-potencia-ambiental/, acesso em: 20 de junho de 2011)

 

 

Preconceito contra idosos:

preconceito contra idoso

(Disponível em: http://racismoepreconceito.wordpress.com/2010/06/11/, acesso em: 20 de junho de 2011)

 

 

  • Finalize essa aula pedindo aos alunos para comentarem oralmente essa exposição e também para dizerem se os exemplos dados sobre preconceito ocorrem também em sua escola.

 

 Aula 2

 

Atividade

 

Divida a turma em grupos de 5 alunos, posteriormente proponha que eles façam um clipe que será uma campanha contra todas as formas de preconceito, que incentivará a convivência harmônica entre todos, independente das diferenças. Para fazer esse clipe os alunos podem utilizar 2 técnicas, conforme as opções abaixo:

 

  1. Fazer tudo no programa kpresente, criar  slides com frases contra o preconceito, como por exemplo “diga não ao preconceito racial”, acrescentar a eles imagens da internet, como por exemplo a imagem da aula 1, e adicionar uma música que aborde também esse tema. Deixe o aluno livre para pesquisar na internet a música e a imagem que ele desejar, para que a criatividade dos alunos seja priorizada, apenas auxilie os  grupos  no desenvolvimento da tarefa. Para utilizar o programa sugerido, acesse o menu metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação e seguir as instruções do programa, que é autoexplicativo.
  2. Os alunos também podem elaborar um teatro, que pode ser um diálogo mostrando a importância de aceitar as pessoas como elas são. Os alunos podem então filmar a encenação, fazendo desse filme o clipe. Aqui também é importante deixar os alunos usarem sua criatividade para criar esse teatro conforme o tema proposto. Para fazer esse vídeo os alunos devem acessar a área de trabalho do laptop e clicarem no menu câmera.

 

Aula 3:

 

  • Peça aos grupos para apresentarem à turma os clipes que eles produziram, para isso, basta que o professor conecte os laptops ao data show a cada apresentação.

 

  • Por fim, os alunos devem divulgar seus vídeos na internet no site do youtube. Para que seja feita essa publicação, acesse juntamente com os alunos o site: http://www.infomaniaco.com.br/dicas/tutorial-de-como-colocar-vdeo-no-youtube/ (acesso em: 20 de junho de 2011), que ensina todos os passos para postar vídeos no youtube. Assim que os vídeos forem postados peça aos alunos para enviarem, via e-mail, o link desse vídeo para o site da sua escola, para seus familiares e para algumas escolas da rede UCA, para que esse trabalho seja compartilhado com um maior número de pessoas, transformando assim, numa campanha contra todas as formas de preconceito. O professor providenciará o endereço das escolas UCA.
Recursos Complementares

Sites que podem ser utilizados como fonte para o professor obter mais informações sobre o tema dessa aula:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito(acesso em 20 de junho de 2011)

 

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/preconceito.htm(acesso em 20 de junho de 2011)

 

http://www.mundoeducacao.com.br/sociologia/preconceito.htm( acesso em 20 de junho de 2011)

Avaliação
  • Para avaliar o aproveitamento  dos alunos no decorrer do desenvolvimento dessa proposta, observe a participação dos mesmos nos diálogos e nas atividades dadas.

 

  • Além disso, a atividade sugerida na aula 3 pode ser utilizada pelo professor (a) como estratégia de avaliação, pois através do clipe solicitado,o educador (a) perceberá se os alunos entenderam que o preconceito é algo nocivo para a sociedade e que devemos combater todas as formas de preconceito.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.