Aula 1
As várias formas de preconceito e desrespeito ao próximo:
Para iniciar a aula, peça aos alunos para acessarem o link do vídeo abaixo e assistirem todos juntos:

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DS1EyB7CWo4, acesso em: 20 de junho de 2011)
- Em seguida, inicie um diálogo sobre o assunto abordado no vídeo, que destaca a importância de aceitarmos as pessoas como elas são, independentemente das várias diferenças existentes entre elas. O preconceito é um mal que deve ser combatido por todos, uma vez que somos todos seres humanos e possuímos os mesmos direitos, e um dos principais desses direitos é o de ser respeitado
- Peça aos alunos para acessarem o link da imagem abaixo:

(Disponível em: http://www.deficienteciente.com.br/2010/03/preconceitos-na-contramao-da-inclusao-2.html, acesso em: 20 de junho de 2011)
- Após acessarem essa imagem, pergunte aos alunos: o que entendem por preconceito? Por que devemos “dizer não ao preconceito”? Deixe-os responderem e peça para falarem exemplos do dia a dia.
- Depois de responderem e darem exemplos, conduza-os a pensarem que todo preconceito leva ao desrespeito ao ser humano e que por esse motivo, devemos combater todas as formas de preconceito. Para esse momento da aula, projete em data show as imagens abaixo:
Existem vários tipos de preconceito, vamos conhecer alguns deles:
O preconceito racial:
(Disponível em: http://oficinadeideias.wordpress.com/2007/06/20/anuncio-de-concientizacao-nao-ao-preconceito-racial/, acesso em: 20 de junho de 2011)
Preconceito social:

(Disponível em: http://www.dignow.org/post/preconceito-social-42508-8081.html, acesso em 20 de junho de 2011)
Preconceito contra as mulheres:

(Disponível: http://vaccarezza.com.br/pais-do-conhecimento-potencia-ambiental/, acesso em: 20 de junho de 2011)
Preconceito contra idosos:

(Disponível em: http://racismoepreconceito.wordpress.com/2010/06/11/, acesso em: 20 de junho de 2011)
- Finalize essa aula pedindo aos alunos para comentarem oralmente essa exposição e também para dizerem se os exemplos dados sobre preconceito ocorrem também em sua escola.
Aula 2
Atividade
Divida a turma em grupos de 5 alunos, posteriormente proponha que eles façam um clipe que será uma campanha contra todas as formas de preconceito, que incentivará a convivência harmônica entre todos, independente das diferenças. Para fazer esse clipe os alunos podem utilizar 2 técnicas, conforme as opções abaixo:
- Fazer tudo no programa kpresente, criar slides com frases contra o preconceito, como por exemplo “diga não ao preconceito racial”, acrescentar a eles imagens da internet, como por exemplo a imagem da aula 1, e adicionar uma música que aborde também esse tema. Deixe o aluno livre para pesquisar na internet a música e a imagem que ele desejar, para que a criatividade dos alunos seja priorizada, apenas auxilie os grupos no desenvolvimento da tarefa. Para utilizar o programa sugerido, acesse o menu metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação e seguir as instruções do programa, que é autoexplicativo.
- Os alunos também podem elaborar um teatro, que pode ser um diálogo mostrando a importância de aceitar as pessoas como elas são. Os alunos podem então filmar a encenação, fazendo desse filme o clipe. Aqui também é importante deixar os alunos usarem sua criatividade para criar esse teatro conforme o tema proposto. Para fazer esse vídeo os alunos devem acessar a área de trabalho do laptop e clicarem no menu câmera.
Aula 3:
- Peça aos grupos para apresentarem à turma os clipes que eles produziram, para isso, basta que o professor conecte os laptops ao data show a cada apresentação.
- Por fim, os alunos devem divulgar seus vídeos na internet no site do youtube. Para que seja feita essa publicação, acesse juntamente com os alunos o site: http://www.infomaniaco.com.br/dicas/tutorial-de-como-colocar-vdeo-no-youtube/ (acesso em: 20 de junho de 2011), que ensina todos os passos para postar vídeos no youtube. Assim que os vídeos forem postados peça aos alunos para enviarem, via e-mail, o link desse vídeo para o site da sua escola, para seus familiares e para algumas escolas da rede UCA, para que esse trabalho seja compartilhado com um maior número de pessoas, transformando assim, numa campanha contra todas as formas de preconceito. O professor providenciará o endereço das escolas UCA.