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Padre Cícero

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pauliane de Carvalho Braga; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Neste ciclo de aulas, os alunos irão conhecer as diversas formas de manifestação religiosa no Nordeste.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer os conceitos de coronelismo e mandonismo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Neste ciclo de aulas, os alunos conhecerão um pouco mais sobre este importante personagem da história do Nordeste: Padre Cícero. Os alunos deverão compreender o que é a religiosidade popular no Nordeste, para daí compreenderem os caminhos que levaram o sacerdote a se tornar a figura de maior devoção popular no País.  

 

Desenvolvimento

Primeira aula

Nesta primeira aula, o professor deverá mediar um seminário sobre religiosidade popular no Brasil. Como suporte para esta discussão, sugerimos a leitura dos artigos Diálogos sobre religiosidade popular, de Isnard de Albuquerque Câmara Neto, e A Cultura clerical e a folia popular, de Maria Aparecida Junqueira Veiga Gaeta.

 Links (acessados em: 4 jun. 2011):

- Diálogos sobre religiosidade popular, de Isnard de Albuquerque Câmara Neto, disponível em:

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:Gd2Ss5FQja8J:www.unitau.br/scripts/prppg/humanas/download/dialogosreligiosidade-N2-2002.pdf+Di%C3%A1logos+sobre+religiosidade+popular,+de+Isnard+de+Albuquerque+C%C3%A2mara+Neto&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjSngpkLYjDqy7yU0zIU6j1haWV8010CorgpBAttofQgB156F1gN7IXHhtne16zfxPNhKd3Zq3viBAU1BzNVkahgVOZ4sIUPgPrQ49hKbfds5wGqRIBC8-BfyYmeQzxaFNJ944H&sig=AHIEtbSzWvtx1M415hFAAMGpMA3QtyY4Sg

- A Cultura clerical e a folia popular, de Maria Aparecida Junqueira Veiga Gaeta, disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0102-01881997000200010

O professor deverá problematizar questões como: em que contexto surgem as manifestações de religiosidade popular; de que forma elas se manifestam; quem são as pessoas que participam deste tipo de manifestação religiosa; qual o posicionamento da Igreja diante de tal fenômeno...  No seminário, o professor deverá incentivar os alunos a se lembrarem de casos e exemplos de manifestação de religiosidade popular. A partir desses exemplos, o professor deverá introduzir a figura de Padre Cícero, que será o tema da próxima aula.

 

Segunda aula

Nesta aula, a ser realizada no Laboratório de Informática, os alunos farão uma pesquisa sobre a vida de Padre Cícero.  Os alunos devem ler o artigo e fazer anotações sobre as principais partes do texto; devem atentar para a origem de Padre Cícero, seu ingresso no seminário, sua trajetória como sacerdote, sua chegada a Juazeiro do Norte, o milagre da hóstia e a influência e a ação política de Padre Cicero. Esta pesquisa deverá dar origem a um texto, a ser escrito pelos alunos na terceira aula.

Sugerimos como fonte de pesquisa para os alunos o livreto Padre Cícero, de Pe. Francisco Murilo de Sá Barreto (link acessado em 4 jun. 2011, disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=py03k_dxBk8C&oi=fnd&pg=PA7&dq=padre+c%C3%ADcero&ots=vYhhbTreQU&sig=dDoyuY6v_Qxq3N--ngsdliJaf2I#v=onepage&q&f=false).

 

Estátua de Padre Cí­cero.  Estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará. S/R.

http://blogdojuazeiro.blogspot.com/2011/03/parabens-padre-cicero-o-cearense-do.html

 

Padre Cícero.  Fotografia de Padre Cícero. S/R.

 

http://oglobo.globo.com/sp/papa/mat/2007/05/04/295624384.asp

 

Floro Bartolomeu.  Fotografia de Floro Bartolomeu. S/R.

 

http://cidadecentenaria.blogspot.com/2011/01/floro-bartolomeu-da-costa-o-general-do.html

 

Terceira aula

Nesta aula os alunos deverão escrever um texto baseado na pesquisa realizada na segunda aula, criando uma narrativa cronológica sobre a vida de Padre Cícero, registrando sua infância pobre, sua entrada para a Igreja, sua chegada a Juazeiro, o milagre da hóstia de sangue, sua parceria com Floro Bartolomeu, sua atuação política, o posicionamento da Igreja tradicional, seu culto como santo, as romarias e as influências atuais de Padre Cícero. O professor deverá auxiliar os alunos se surgir alguma dúvida. Este texto deverá ser entregue ao professor ao final da aula.

Quarta aula: conclusão

Nesta última aula, o professor deverá costurar a discussão da primeira aula, sobre religiosidade popular, com a pesquisa realizada na segunda aula, sobre o modelo exemplar de Padre Cícero. A dinâmica desta aula deverá ser a seguinte: o professor deverá planejar, com antecedência, tópicos para discussão (tópicos que resumam os conteúdos até então estudados): manifestações religiosas populares; Igreja tradicional; beatos e religiosos populares; vida de Padre Cícero; Padre Cícero na política; Floro Bartolmeu; etc. Em consonância com esses tópicos, deverá também selecionar trechos dos textos escritos pelos alunos, a partir da pesquisa realizada na segunda aula. 

Com este material em mãos, o professor deverá iniciar uma roda de discussão, que deverá ser conduzida segundo os posicionamentos e colocações dos alunos. Verificando o entendimento dos alunos sobre o conteúdo estudado e tirando as possíveis dúvidas, o professor deverá concluir o ciclo de aulas sobre Padre Cícero.

Recursos Complementares

Links(acesso em 4 jun. 2011):

- Os santos da Igreja e os santos do povo: devoções e manifestações de religiosidade popular. Autora: Vera Irene Jurkevics, disponível em:

http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/25445

- Religiosidade popular, problemas e história. Autora: Martha Abreu, disponível em:

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=wht-Bbct7 kC&oi=fnd&pg=PA83&dq=Religiosidade+popular,+problemas+e+hist%C3%B3ria.+&ots=SQLkih2hzn&sig=FVIpyxDwDqSLmp63mXEFxME8mfg#v=onepage&q=Religiosidade%20popular%2C%20problemas%20e%20hist%C3%B3ria.&f=false

Avaliação

O trabalho final deste ciclo de aulas, a ser realizado integralmente como trabalho extraclasse, consiste na feitura de um texto sobre outro personagem modelo da religiosidade popular (a ser escolhido livremente pelos alunos). Os alunos deverão localizar este personagem dentro da religiosidade popular, assim como narrar sua vida, ação social, política, etc. 

Além deste trabalho final, as avaliações deste ciclo de aulas consistem em:

- Participação dos alunos e entendimento dos textos do seminário realizado na primeira aula;

- Qualidade da pesquisa e do texto redigido pelos alunos na segunda aula;

- Participação na roda de discussão na terceira aula.

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