Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mitologia Grega

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A construção da mitologia grega;

- A obra de Hesíodo: Teogonia e o Os trabalhos e os dias;

- Os principais festivais e ritos;

- O sentido da mitologia para os gregos;

- Identificar e conhecer algumas das principais histórias que deram corpo à mitologia.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções sobre a cultura e a sociedade na Grécia Antiga.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

É importante que o professor saliente, antes de dar início a aula, de que apesar de hoje considerarmos mitologia, para os gregos antigos tratava-se de sua religião e era como tal encarada, fazendo parte de seu cotidiano e presente na vida das pessoas, das mais humildes às mais ricas.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos as seguintes imagens:

  1. Poséidon: http://www.nectonsub.com.br/bblog/pictures/6c255e4f19542e523770ef1c1591b1ac.jpg

Poséidon

  1. Zeus: http://www.saudadeeadeus.com.br/images/zeus.jpg

Zeus

  1. Hades: http://www.theplatelady.com/figurines3/hades-6138.jpg

Hades

 Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão com seus alunos, tomando como base as imagens acima e p seguinte questionário:

  • Quem são os personagens representados pelas imagens?
  • Quais elementos os levaram a identificar as imagens?
  • Qual a importância desses personagens para o mundo grego?

Segunda aula

O professor iniciará a segunda aula distribuindo o texto abaixo para seus alunos:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia/mitologia-grega.php

Em seguida, divididos em grupos de cinco, os alunos deverão elaborar um texto entre 20-25 linhas que siga o seguinte roteiro:

  • Principais personagens da mitologia grega: deuses, semideuses, heróis, etc.
  • Principais histórias da mitologia grega.
  • As diversas “fases” da mitologia.

O texto deve ser entregue ao professor ao final da aula.

Terceira aula

Nesta terceira aula, o professor dividirá os alunos em grupos para que, na sala de informática, possam realizar uma pesquisa da seguinte maneira:

Grupo 1 – Os deuses primordiais

- Sites sugeridos para pesquisa:

Grupo 2 – Os deuses do Olimpo

- Sites sugeridos para pesquisa:

Grupo 3 – A era dos heróis

- Sites sugeridos para pesquisa:

Os alunos de cada grupo devem procurar por imagens e textos para a pesquisa. Uma vez ela realizada, deverão elaborar uma apresentação em cartazes com as imagens por eles coletadas. Cada imagem deverá conter uma legenda identificando-a. Os cartazes devem ser colocados num local adequado fornecido pela escola ou, caso este não exista, podem ser afixados nos corredores do colégio ou onde o professor achar mais adequado.

 CONCLUSÃO

Os alunos deverão compreender a relação da sociedade grega com a sua religião. Aprenderão que as histórias mitológicas serviam muitas vezes para dar uma explicação a fenômenos como a vida, mas também para definir padrões de comportamento da vida em sociedade.  

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e debates propostos. A pesquisa de imagens e a subseqüente produção de cartazes devem ser acompanhadas de perto pelo professor, atentando para a participação e empenho de cada um de seus alunos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FRANCISCA JOICEMEIRY RAMOS DE BRITO, Projovem Urbano , Ceará - disse:
    joycebaturite@yahoo.com.br

    17/07/2013

    Três estrelas

    A exposição de aulas através de recursos audiovisuais, como a leitura de imagens considero de grande importância para a aprendizagem dos alunos. Só que infelizmente nem sempre dispomos de estrutura e muito menos de recursos tecnológicos para viabilização dessas aulas que contribuem para dar melhorar e dar qualidade as aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.