08/07/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
- A construção da mitologia grega;
- A obra de Hesíodo: Teogonia e o Os trabalhos e os dias;
- Os principais festivais e ritos;
- O sentido da mitologia para os gregos;
- Identificar e conhecer algumas das principais histórias que deram corpo à mitologia.
• Noções sobre a cultura e a sociedade na Grécia Antiga.
INTRODUÇÃO
É importante que o professor saliente, antes de dar início a aula, de que apesar de hoje considerarmos mitologia, para os gregos antigos tratava-se de sua religião e era como tal encarada, fazendo parte de seu cotidiano e presente na vida das pessoas, das mais humildes às mais ricas.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos as seguintes imagens:
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão com seus alunos, tomando como base as imagens acima e p seguinte questionário:
Segunda aula
O professor iniciará a segunda aula distribuindo o texto abaixo para seus alunos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia/mitologia-grega.php
Em seguida, divididos em grupos de cinco, os alunos deverão elaborar um texto entre 20-25 linhas que siga o seguinte roteiro:
O texto deve ser entregue ao professor ao final da aula.
Terceira aula
Nesta terceira aula, o professor dividirá os alunos em grupos para que, na sala de informática, possam realizar uma pesquisa da seguinte maneira:
Grupo 1 – Os deuses primordiais
- Sites sugeridos para pesquisa:
Grupo 2 – Os deuses do Olimpo
- Sites sugeridos para pesquisa:
Grupo 3 – A era dos heróis
- Sites sugeridos para pesquisa:
Os alunos de cada grupo devem procurar por imagens e textos para a pesquisa. Uma vez ela realizada, deverão elaborar uma apresentação em cartazes com as imagens por eles coletadas. Cada imagem deverá conter uma legenda identificando-a. Os cartazes devem ser colocados num local adequado fornecido pela escola ou, caso este não exista, podem ser afixados nos corredores do colégio ou onde o professor achar mais adequado.
CONCLUSÃO
Os alunos deverão compreender a relação da sociedade grega com a sua religião. Aprenderão que as histórias mitológicas serviam muitas vezes para dar uma explicação a fenômenos como a vida, mas também para definir padrões de comportamento da vida em sociedade.
O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e debates propostos. A pesquisa de imagens e a subseqüente produção de cartazes devem ser acompanhadas de perto pelo professor, atentando para a participação e empenho de cada um de seus alunos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/07/2013
Três estrelasA exposição de aulas através de recursos audiovisuais, como a leitura de imagens considero de grande importância para a aprendizagem dos alunos. Só que infelizmente nem sempre dispomos de estrutura e muito menos de recursos tecnológicos para viabilização dessas aulas que contribuem para dar melhorar e dar qualidade as aulas.