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A Guerra na Grécia Antiga

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As diversas etapas e a evolução das técnicas e táticas de combate da Grécia Antiga;

- A ligação entre guerra e política;

- A Guerra de Tróia e o combate dos heróis;

- A “revolução hoplítica”;

- A falange grega e a idéia do combate em conjunto;

- As principais guerras e batalhas da Grécia Antiga. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a cultura, sociedade e política da sociedade grega.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes do inicio da aula o professor deverá explicar que a guerra na Grécia Antiga era encarada de uma maneira diversa da qual hoje a vemos. De fato, ela vista como necessária e como uma honraria destinada àqueles mais valorosos. Além disso, com o passar dos séculos, ela sofreu uma alteração na sua maneira de combate, do individualismo inicial ao ideal do soldado cidadão e do combate em grupo do período clássico.

 

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte trecho da Ilíada sem, no entanto, identificá-lo aos alunos:

“Acena Aquiles de cabeça às tropas,
Que a dardos não o ajudem, nem lhe tirem
Ferir primeiro e só. No quarto giro
Juntos eles às fontes, alça o Padre
Áurea balança; numa concha o eterno
Sono libra de Heitor, noutra o de Aquiles:
Grave de Heitor a sorte a Plutão baixa,
E Febo o deixa. A déia olhicerúlea
Se avizinha ao Pelides: “Ora espero,
Ó caro a Jove, encher de glória os Dânaos,
Heitor aqui rendermos. De combates
O insaciável escapar não conte,
Nem que aos pés do Tonante o implore Febo.
Tu quieto resfolga, e entanto eu mesma
Vou suadi-lo a pelejar contigo.”

Ele contente ao freixo de érea choupa
Se encosta; e Palas a Deifobo o vulto
E a voz toma indefessa: “Heitor, gritou-lhe,
Fogoso ante a muralha o fero Aquiles,
Ó divo irmão, te acossa; alto façamos
Firmes a recebê-lo.”- E Heitor: “Prezado
Me eras, Deifobo, sobre quantos filhos
De Hécuba teve Príamo: hoje em dobro
Te prezo, irmão, que, ao veres meu perigo,
Vens sustentar-me, e dentro os mais se ficam.”

Em seguida, o professor deverá iniciar um pequeno debate entre os alunos:

  • Quais personagens estão presentes no trecho?
  • Há Heróis? E deuses?
  • De que cena da Ilíada se trata?
  • O que se depreende da maneira de fazer a guerra apenas analisando o trecho apresentado?

 Em seguida, distribuir o seguinte texto, que poderá trazer maior ênfase ao debate iniciado:

http://guerras.brasilescola.com/grecia-antiga/guerra-troia.htm

O professor deverá atentar para as respostas dadas pelos alunos. Eles devem perceber a presença dos deuses nos combates da Ilíada e a forma individualista de se combater. Caso não o consigam por conta própria, o professor deverá chamar-lhes a atenção para estes fatos.

  • Imagem: Heitor versus Aquiles

Heitor vs Aquiles  

http://3.bp.blogspot.com/_qePi_v_T90M/TNnD30yeD5I/AAAAAAAAAFo/Fy7294qx7cc/s1600/Heitor+vs+Aquiles.jpeg

Segunda aula

O professor iniciará a segunda aula apresentando aos alunos as seguintes imagens:

- Hoplon, escudo grego: http://www.larp.com/hoplite/JMhpln1.jpg

Hoplon

- Hoplita: http://3.bp.blogspot.com/_bn6EVvhEGss/TF82DDQVfZI/AAAAAAAAAW4/DLuNz3AFIrs/s1600/Spartan_Hoplite.jpg

 Hoplita 2

- Falange: http://2.bp.blogspot.com/__bzcstcY-h0/Rv4sHEmpFfI/AAAAAAAAABI/2eGELPOExKk/s320/300px-Greek_Phalanx.jpg

Falange grega

Em seguida, o professor deverá questionar os alunos:

  • O que representa cada uma das imagens?
  • Qual a relação entre elas?
  • Qual a importância para a sociedade grega do personagem da figura 2 e da formação de combate da imagem 3?

Uma vez que o professor se dê por satisfeito com o debate, distribuirá entre seus alunos o seguinte texto:

- http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Revolu%C3%A7%C3%A3o_Hopl%C3%ADtica

Divididos em grupos de 5, os alunos devem elaborar um pequeno texto esquemático apresentando as transformações militares, políticas e sociais advindas da chamada revolução hoplítica.

 Terceira aula

Atividade

Para a terceira aula, pedir aos alunos que se reúnam em grupos de cinco ou seis alunos para que escrevam um texto comparativo (20-25 linhas) entre as maneiras de combate do período retratado na Ilíada por Homero e aquele iniciado com a “revolução hoplítica”.

 CONCLUSÃO

Os alunos deverão compreender a relação entre a guerra e a política na Grécia Antiga. Compreenderão o porquê da evolução na maneira de combater e as conseqüências dessas mudanças desencadeadas, em grande medida, pela chamada “revolução hoplítica”.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante os debates propostos. Os textos, por sua vez, devem ser avaliados em seu conteúdo, redação, argumentação e consistência.

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