14/07/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
- As diversas etapas e a evolução das técnicas e táticas de combate da Grécia Antiga;
- A ligação entre guerra e política;
- A Guerra de Tróia e o combate dos heróis;
- A “revolução hoplítica”;
- A falange grega e a idéia do combate em conjunto;
- As principais guerras e batalhas da Grécia Antiga.
Noções sobre a cultura, sociedade e política da sociedade grega.
INTRODUÇÃO
Antes do inicio da aula o professor deverá explicar que a guerra na Grécia Antiga era encarada de uma maneira diversa da qual hoje a vemos. De fato, ela vista como necessária e como uma honraria destinada àqueles mais valorosos. Além disso, com o passar dos séculos, ela sofreu uma alteração na sua maneira de combate, do individualismo inicial ao ideal do soldado cidadão e do combate em grupo do período clássico.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte trecho da Ilíada sem, no entanto, identificá-lo aos alunos:
“Acena Aquiles de cabeça às tropas,
Que a dardos não o ajudem, nem lhe tirem
Ferir primeiro e só. No quarto giro
Juntos eles às fontes, alça o Padre
Áurea balança; numa concha o eterno
Sono libra de Heitor, noutra o de Aquiles:
Grave de Heitor a sorte a Plutão baixa,
E Febo o deixa. A déia olhicerúlea
Se avizinha ao Pelides: “Ora espero,
Ó caro a Jove, encher de glória os Dânaos,
Heitor aqui rendermos. De combates
O insaciável escapar não conte,
Nem que aos pés do Tonante o implore Febo.
Tu quieto resfolga, e entanto eu mesma
Vou suadi-lo a pelejar contigo.”
Ele contente ao freixo de érea choupa
Se encosta; e Palas a Deifobo o vulto
E a voz toma indefessa: “Heitor, gritou-lhe,
Fogoso ante a muralha o fero Aquiles,
Ó divo irmão, te acossa; alto façamos
Firmes a recebê-lo.”- E Heitor: “Prezado
Me eras, Deifobo, sobre quantos filhos
De Hécuba teve Príamo: hoje em dobro
Te prezo, irmão, que, ao veres meu perigo,
Vens sustentar-me, e dentro os mais se ficam.”
Em seguida, o professor deverá iniciar um pequeno debate entre os alunos:
Em seguida, distribuir o seguinte texto, que poderá trazer maior ênfase ao debate iniciado:
http://guerras.brasilescola.com/grecia-antiga/guerra-troia.htm
O professor deverá atentar para as respostas dadas pelos alunos. Eles devem perceber a presença dos deuses nos combates da Ilíada e a forma individualista de se combater. Caso não o consigam por conta própria, o professor deverá chamar-lhes a atenção para estes fatos.
Segunda aula
O professor iniciará a segunda aula apresentando aos alunos as seguintes imagens:
- Hoplon, escudo grego: http://www.larp.com/hoplite/JMhpln1.jpg
- Hoplita: http://3.bp.blogspot.com/_bn6EVvhEGss/TF82DDQVfZI/AAAAAAAAAW4/DLuNz3AFIrs/s1600/Spartan_Hoplite.jpg
Em seguida, o professor deverá questionar os alunos:
Uma vez que o professor se dê por satisfeito com o debate, distribuirá entre seus alunos o seguinte texto:
- http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Revolu%C3%A7%C3%A3o_Hopl%C3%ADtica
Divididos em grupos de 5, os alunos devem elaborar um pequeno texto esquemático apresentando as transformações militares, políticas e sociais advindas da chamada revolução hoplítica.
Terceira aula
Atividade
Para a terceira aula, pedir aos alunos que se reúnam em grupos de cinco ou seis alunos para que escrevam um texto comparativo (20-25 linhas) entre as maneiras de combate do período retratado na Ilíada por Homero e aquele iniciado com a “revolução hoplítica”.
CONCLUSÃO
Os alunos deverão compreender a relação entre a guerra e a política na Grécia Antiga. Compreenderão o porquê da evolução na maneira de combater e as conseqüências dessas mudanças desencadeadas, em grande medida, pela chamada “revolução hoplítica”.
- Texto sobre as guerras médicas:
http://educacao.uol.com.br/historia/guerras-medicas-contexto.jhtm
- Texto sobre a guerra do Peloponeso:
http://guerras.brasilescola.com/grecia-antiga/guerra-peloponeso.htm
O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante os debates propostos. Os textos, por sua vez, devem ser avaliados em seu conteúdo, redação, argumentação e consistência.
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