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A concepção de tempo na sociedade capitalista industrial - UCA

 

15/07/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas.

Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial.

Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo não apenas no trabalho, mas também em outros aspectos da vida como a alimentação, a saúde e o lazer.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de industrialização e o fortalecimento do sistema capitalista entre os séculos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Alunos UCA ESEBA

 

Professor (a), para o desenvolvimento desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Assim, a aula poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto UCA (Um computador por aluno).

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do Projeto UCA/MEC:

 

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop)
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multimídia Editores de Áudio
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação

Atividades UCA ESEBA

 

I- O relógio e o controle do tempo na sociedade capitalista industrial

 

Introduzir o trabalho a partir das experiências vivenciadas pelos alunos e por pessoas da convivência dos mesmos. O objetivo é que os alunos façam uma reflexão sobre a percepção de tempo que eles e outras pessoas possuem e sobre como o uso do relógio relaciona-se (ou não) a essas percepções.

Roteiro de Atividades:

1- ENTREVISTA FEITA PELOS ALUNOS

a. A proposta inicial é que os alunos façam uma entrevista com pessoas de sua convivência, a partir do roteiro abaixo. A entrevista pode ser feita individualmente ou em duplas. No caso de escolas vinculadas ao projeto UCA, os alunos podem gravar as entrevistas utilizando o aplicativo Krecord.

Roteiro de questões para orientar a entrevista:

A- Você usa relógio?

B- Procure pensar sobre a seguinte questão: quantas vezes, por dia, você consulta as horas no relógio? Se não conseguir chegar a um número determinado, procure lembrar se é uma ação frequente ou esporádica.

C- Pense em suas atividades diárias, com os respectivos horários de cada uma delas. Os horários precisam ser seguidos à risca  ou você pode flexibilizá-los (não seguí-los a risca)?

D- Você considera que o tempo que tem é suficiente para fazer tudo o que precisa e quer fazer no seu dia?

E- Para você, o tempo passa rápido ou passa lento? Ou isso depende do que está fazendo? Justifique.

F- Se você tivesse que ficar sem relógio por uma semana, acha que isso lhe traria algum problema ou incômodo? Explique.

G- Você consegue imaginar o mundo atual sem a existência do relógio? Explique.

 

b. Depois, os alunos podem pedir a orientação do professor de Matemática para tabular os dados da entrevista e organizá-los em um aplicativo do seu computador, para a apresentação dos resultados obtidos à turma.

c. O professor deve orientar os alunos para que, após as apresentações, discutam os resultados e sistematizem as suas conclusões, por escrito. 

2- O ENTREVISTADO É O ALUNO

a. Os alunos também devem responder o roteiro de questões proposto na atividade 1, tabular os dados de todos e organizá-los para apresentação. Sugerimos que a turma defina uma equipe de aproximadamente 4 alunos para esta tarefa de tabulação dos dados, sob a orientação do professor de Matemática.

 3- Professor, estimule os alunos  a socializarem esses dados e suas conclusões para toda a escola. O objetivo é a conscientização a respeito de como vivenciamos o tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Os alunos podem construir um painel a ser exposto na escola, com os resultados da pesquisa realizada e também com imagens representativas das suas conclusões.

 

II- O tempo na sociedade capitalista industrial:trabalhando com ditados populares 

Roteiro de Atividades:

1- Ditados populares sobre a percepção da passagem do tempo

a. Introduzir a discussão do tema com os alunos a partir de uma problematização da concepção de tempo em vigor nas sociedades atuais. Para iniciar, propor uma atividade com ditados populares que tragam a ideia de tempo. Pedir aos alunos que façam uma consulta junto aos pais, amigos, parentes, vizinhos e anotem ditados conhecidos por eles a respeito da temática. Exemplos de alguns desses ditados:

Tempo e maré não esperam por ninguém
Tempo perdido não se recupera
Tempo bastante sempre é pouco
Não se deixa para amanhã o que se pode fazer hoje
O tempo voa

b. O professor deve incentivar um debate na sala acerca da ideia central dos ditados apresentados pelos alunos. Esta ideia de um tempo que passa rapidamente, que nunca é suficiente, que não espera por ninguém está presente em todas as esferas das sociedades capitalistas industriais. Principalmente quando a ideia de tempo está associada à ideia de trabalho e de lucro.  Desta forma, o professor poderá sugerir que os alunos busquem também ditados populares relacionados à ideia de trabalho. Exemplos de alguns desses ditados:

Tempo é dinheiro
Deus ajuda quem cedo madruga
A preguiça é a mãe de todos os vícios
O trabalho enobrece e dignifica o homem
Madruga e verás, trabalha e terás

c. Além de fazer uma consulta a outras pessoas para reunir ditados populares sobre a temática em questão, os alunos também podem utilizar o computador e a internet para fazer esta busca, como, por exemplo, no seguinte endereço web:http://www.portalbrasil.net/ditopopular/t.htm

 

DEBATE

d. Depois do trabalho de seleção e registro dos ditados populares, os alunos devem socializá-los entre si. Promova um debate a partir deles, colocando aos alunos a seguinte problematização:

Por que o tempo é associado à ideia de trabalho? Esta é uma característica de toda e qualquer sociedade, ou é uma característica específica das sociedades capitalistas industrializadas?

e. As hipóteses iniciais dos alunos, levantadas no debate, devem ser registradas por escrito.

III- O tempo na sociedade capitalista industrial: trabalhando com textos

 

1- Para aprofundar a reflexão iniciada na atividade anterior, propor aos alunos a realização de um Seminário de Textos sobre a concepção de tempo presente na sociedade capitalista industrial.

Orientações para a realização do SEMINÁRIO:

a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão.

b. Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo, bem como as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.

c. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que as ideias centrais do texto devem ser discutidas e apresentadas pelo grupo. Em hipótese alguma os alunos devem ler o texto para a turma durante a apresentação. Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea.

d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.

e. Textos referenciais para o Seminário:  

A doença da pressa. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=356

Sob a velocidade do capital. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=30&id=348

A escravidão do relógio chega à alimentação. Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=306

Atenção, esta é uma sugestão. Portanto, se o professor tiver acesso a outros textos que julgar mais pertinentes para a discussão proposta a seus alunos, levando em conta interesses, vocabulário, faixa etária, etc, deve priorizá-los.

f. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo Kpresenter do Netbook do Projeto UCA (no caso de escolas vinculadas ao projeto) ou o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.

g.  Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e seus significados, imagens, vídeos, músicas, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados.

h. Após as apresentações, cada grupo poderá enviar a apresentação produzida para o email do professor e dos colegas, para que seja salva em arquivo do computador e acessada sempre que necessário.

Recursos Complementares

Indicação de leituras para o professor:

Imagens do tempo, de José Carlos Rodrigues. Texto disponível no link: http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu_n4_Rodrigues.pdf  Acesso em 18/06/2011.

Comunicação à velocidade da luz, de Fábio Reynol. Texto disponível no link: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=30&id=349 Acesso em 18/06/2011.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Deve permitir que o aluno organize o seu pensamento buscando, ao refletir sobre um determinado assunto, fazer uma leitura crítica das fontes analisadas, estabelecendo relações, levantando questões, buscando respostas e expondo conclusões. A avaliação deve ser utilizada primordialmente como um canal de comunicação entre o aluno e o professor. Fundamental para o aluno, uma vez que pode ajudá-lo a reorganizar o seu pensamento e superar dificuldades. Fundamental também para o professor, que poderá sempre repensar a sua atuação, revendo conteúdos, metodologias de ensino, procedimentos avaliativos.

Desta maneira, no desenvolvimento do tema proposto, o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos a cada etapa do trabalho, a partir das atividades orais e escritas incluídas no processo: leitura e interpretação de textos, debates, produção de painéis e slides para apresentação, seminário.

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