11/07/2011
Edson Luis Nunes, Daniel Rodrigues Ventura, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Automação Industrial |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
- Conhecer um pouco sobre a história do magnetismo.
- Conhecer situações em que o magnetismo é percebido.
- Compreender, através de experimentos simples, os conceitos de linhas de campo magnético, atração e repulsão de pólos magnéticos.
- Ter noções básicas sobre o ímã: que pode atrair certos objetos e atrair ou repelir outros ímãs.
- Conhecer o conceito de pólos magnéticos.
Com esta aula, o estudante deverá aprender um pouco sobre a história do magnetismo e adquirir conhecimentos que o permitirão reconhecer alguns materiais magnéticos, classificar os tipos de imãs e compreender a utilização destes imãs em equipamentos usados na nossa vida. Para a realização das 3 atividades, o professor deve dividir a turma em equipes de, no máximo, 5 componentes. As atividades serão realizadas num laboratório de Física.
Atividade 1. A História do Magnetismo
Esta atividade objetiva permitir ao estudante tomar conhecimento sobre a história e o desenvolvimento dos estudos sobre os materiais magnéticos (ímãs),
Material
- 06 computadores com acesso à Internet.
Procedimento
O professor deve pedir às equipes acessem o endereço: http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo , onde encontrarão um pequeno histórico sobre o magnetismo.
Após a leitura desse texto introdutório, as equipes deverão responder as seguintes perguntas:
1) O que é o magnetismo?
2) Quem primeiro apresentou um estudo sistemático sobre os materiais magnéticos e descobriu o campo magnético da Terra?
3) Quais os cientistas, que no século XIX, realizaram estudos que unificaram as leis da eletricidade e do magnetismo?
4) Segundo o texto lido, o que é “campo magnético”?
5) Quais os tipos de materiais magnéticos são citados no texto?
Respostas esperadas:
1) Fenômeno físico que consiste nas forças de atração e repulsão exercidas por certos metais, como o ferro-doce, o cobalto e o níquel. Sua origem se deve, em parte, à presença de cargas elétricas em movimento. Dá-se também esse nome à parte da física que estuda a origem e as manifestações de tais fenômenos magnéticos.
2) William Gilbert, autor de De magnete (1600; Sobre os ímãs), que enunciou suas propriedades fundamentais e descobriu o campo magnético terrestre utilizando bússolas rudimentares.
3) O dinamarquês Hans Christian Oersted e os britânicos Michael Faraday e James Clark Maxwell.
4) É a perturbação sofrida pelo espaço (ou pelo meio material) próximo a uma dessas fontes magnéticas.
5) Substâncias ferromagnéticas: que ficam permanentemente imantadas; substâncias paramagnéticas: que apresentam uma imantação temporária e tênue; substâncias diamagnéticas: que são repelidas pelos ímãs de forma indiscriminada.
Atividade 2. Conhecendo-se a atração e repulsão magnética
Material
Para cada equipe de estudantes, um kit composto de 02 imãs de 2cm de comprimento (formato retangular); um pedaço de ferro de 10 cm de comprimento x 3cm de diâmetro, 5 pequenos alfinetes, uma moeda de cinco centavos de real e um pequeno pedaço de papel alumínio (2 cm por 2 cm).
Procedimento
O professor deve lembrar aos estudantes que os ímãs possuem dois pólos diferentes, pólo sul e pólo norte.
Inicialmente, os alunos devem aproximar as extremidades dos dois ímãs e verificar o que acontece:
Figura 1. Atração e repulsão. (Figura retirada do endereço: http://www.infomotor.com.br/site/wp-content/uploads/imas-nat.jpg)
Em seguida, o professor pedirá aos estudantes que respondam à seguinte questão:
a) Os imãs se repelem ou se atraem? Por quê?
Resposta esperada: Havendo atração entre os imãs, significa que os pólos encostados um no outro são de polaridades diferentes e caso se repilam, são de polaridades opostas.
Em seguida os estudantes devem esfregar um dos imãs no pedaço de ferro, realizando movimentos sempre na mesma direção, e aproximarem esse pedaço de ferro dos alfinetes. O ferro imantado deve atrair vários alfinetes, como ilustrado na figura 2.
Figura 2. Pedaço de ferro imantado atraindo vários alfinetes. (Figura retirada do endereço: http://pt.dreamstime.com/magnetismo-thumb14239292.jpg)
Em seguida, o professor pedirá aos estudantes que respondam à seguinte questão:
b) O que acontece com os alfinetes?
Resposta esperada: São atraídos pelo pedaço de ferro.
c) O que isso significa?
Resposta esperada: Significa que, de algum modo, o imã induziu no ferro a capacidade de atrair os alfinetes.
Dando sequência à atividade, o professor deve solicitar aos estudantes que verifiquem se o pedaço de ferro consegue atrair a moeda de cinco centavos e o pedaço de papel alumínio. O professor deve pedir que eles respondam à seguinte questão:
d) O pedaço de ferro atraiu esses dois objetos, a moeda e o papel alumínio?
Resposta esperada: atraiu a moeda e não atraiu o papel alumínio.
O professor deve solicitar aos estudantes que discutam esse último resultado.
Atividade 3. Visualizando linhas de campos magnéticos
Material:
Para cada equipe, um kit composto por 01 imã de 5 cm de comprimento (retangular), uma lâmina de vidro de 30 x 20 cm e 50 g de limalha de ferro.
Procedimento
O professor deve pedir aos estudantes que coloquem o imã centralizado na face inferior do vidro e espalhem as limalhas, numa camada fina e uniforme, na face superior. Após espalhar as limalhas e verificar sua disposição sobre a superfície do vidro, os estudantes deverão responder às seguintes perguntas:
a) O que ocorre com as limalhas colocadas sobre a lâmina de vidro?
Resposta esperada: Espalham-se acompanhando o formato das linhas do campo magnético, que se deslocam do pólo Norte para o pólo Sul do ímã.
Figura 3. Visualização de um campo magnético. (Figura retirada do endereço: http://www.gluon.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/06/barraimantada.jpg)
b) Se fizermos a mesma experiência, mas sem colocarmos o imã sob a lâmina de vidro, o que ocorrerá?
Resposta esperada: as limalhas ficarão desordenas sobre o vidro, pois não há uma força que as oriente.
Para finalizar, o professor pode mostrar aos alunos o uso dos imãs nas mais diversas áreas da sociedade moderna, tais como: comunicações, transporte, medicina, etc.
Para saber mais sobre a história do Magnetismo, consulte o endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetismo
Para realização de novos experimentos, consulte o endereço: http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/elet6.htm
Após a realização dessa aula sobre magnetismo o aluno deverá ser capaz de identificar os diversos tipos de materiais magnéticos e conhecer as propriedades que os mesmos materiais possuem, bem como a possível utilização de cada tipo de material magnético.
Cinco estrelas 2 classificações
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25/06/2015
Cinco estrelasÓtimo adorei
13/02/2012
Cinco estrelasExcelente aula, bons motivos para interação entre alunos, trabalho em equipe, pesquisa... muito bom.