Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


I Lixo: As imagens da denúncia (UCA)

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·                     Interpretar textos imagéticos;

·                     Fazer discussões oralmente;

·                     Fazer leituras oralmente;

·                     Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

Duração das atividades
2 aula 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados ao lixo, têm sido alvo recorrente de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que o ser humano é o maior afetado pelos problemas gerados a partir do tratamento inadequado do grande volume de lixo por ele mesmo produzido. É por isso mesmo que, visando à perpetuação da biodiversidade do planeta, a humanidade deve pensar urgentemente em formas de intervenção para conter esse problema. Nesse sentido, é muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.

Estratégias e recursos da aula

1

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre a problemática do lixo no século XXI. Para tanto, ele deve promover uma discussão, por exemplo, ao perguntar os alunos sobre que problemas o mundo tem enfrentado devido ao mau tratamento dispensado ao lixo atualmente e quais seriam as principais causas desse dilema. Nesse ponto, é importante o professor ressaltar alguns dos diversos problemas gerados pelo lixo, não só para o meio ambiente quanto, principalmente, para o homem.  Para desenvolver essa discussão, os alunos e o professor devem analisar, conjuntamente, as seguintes imagens:

 

2

Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagens-de-stock-terra-que-afunda-se-na-polui-ccedil-atildeo-image8147924.   

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

3   

Disponível em: http://ohholycrap.tumblr.com/post/1088212259/nossa-vida-e-um-lixo.    

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

4

Disponível em: http://www.desaforo.com/2010_03_01_archive.html.     

Acesso em: 05 jun. 2011 (Adaptação).

 

5

Disponível em: http://opinioesdodaminelli.blogspot.com/2008/11/brasil-emergente-ou-imergente.html.  

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

6

Disponível em: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597.  

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

            Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretação dessas imagens. Essas perguntas servirão como base para o professor promover a seguinte discussão.

  • Qual a temática principal de cada imagem?
  • Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?
  • Qual o objetivo de cada uma das imagens?
  • O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?
  • As imagens criticam determinadas atitudes das pessoas. Quais seriam essas atitudes criticadas?
  • O que as pessoas podem fazer para mudar as situações apresentadas pelas imagens?

 

Atividade 02

           

            Após analisar as imagens, deve-se proceder à busca por outras semelhantes com o mesmo teor crítico, para serem analisadas em sala. Essa pesquisa deve ser feita coletivamente, por professor e alunos, de modo a permitir comparações diversas acerca das imagens capturadas/obtidas. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas ao lixo em um site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo:

 

Nesses sites os alunos podem digitar expressões como “problemas do lixo”, “consciência ambiental”, “doenças e lixo”, “tratamento do lixo” etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se houver dificuldade nesse processo, podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

           

            Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.

 

Observação:

           

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles. Na próxima seção desta aula, há a o passo a passo para a produção do blog da turma.

           

 

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

7

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube:

 

8

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

 


Atividade 03

 

            O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de, no máximo, 04 componentes, para que os alunos escolham 03 imagens, daquelas que já foram apresentadas, que mais lhes chamaram a atenção. Cada grupo deve fazer uma apresentação de slide para a turma, analisando-as oralmente perante os colegas.

           

Nessa análise, os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas já abordadas na Atividade 01:

  • Por que escolheram essas imagens?
  • Qual a temática principal de cada uma delas?
  • Qual o objetivo de cada uma delas?
  • Para que pessoas cada uma dessas imagens foi produzida?
  • Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?
  • O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?
  • As imagens criticam ‘determinadas’ atitudes das pessoas. Quais seriam essas atitudes criticadas?
  • O que as pessoas podem fazer para mudar as situações apresentadas pelas imagens?

 

            Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na criação dos slides, eles deverão fazer:

 

·        Um slide inicial, contendo o título do trabalho;

·        Um slide de identificação, com o nome dos responsáveis pelo trabalho, do professor e da escola onde estudam

·        O corpo do trabalho, composto pelas três imagens e pelas respostas (em tópicos) dos alunos às questões propostas;

 

Após as apresentações, os alunos podem postar no blog seus respectivos trabalhos e a turma pode tecer comentários que julgar pertinentes sobre as apresentações. Nessa etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

Recursos Complementares

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre as questões ambientais, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito desse tema:

 

·         WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/.

·         Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/.

·         Metamorfose digital: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597

·         Lixo.com: http://www.lixo.com.br/

 

Comunidades do Orkut:

·         Não jogo lixo na rua: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm= 20694078.

·          Reciclagem e sustentabilidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11437 51.

 

Blogs:

·         2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/.

·         Desenvolvimento sustentável: http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/.

·         O Luxo do Lixo: http://luxodolixo.blogspot.com/.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral. O professor deverá estar atento ao desenvolvimento de cada uma dessas capacidades de seus alunos.

 

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada oralmente. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e na fundamentação do próprio texto oral e escrito.

           

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e a integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e na dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.