Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


II Lixo: “A Sociedade do lixo” (UCA)

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·                     Interpretar textos expositivo-argumentativos;

·                     Identificar opiniões por meio de fatos;

·                     Identificar argumentos que sustentem opiniões;

·                     Conscientizar-se sobre problemas ambientais.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados ao lixo, têm sido alvo recorrente de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que o ser humano é o maior afetado pelos problemas gerados a partir do tratamento inadequado do grande volume de lixo por ele mesmo produzido. É por isso mesmo que, visando à perpetuação da biodiversidade do planeta, a humanidade deve pensar urgentemente em formas de intervenção para conter esse problema. Nesse sentido, é muito importante que o professor aborde essas questões para que os alunos se aproximem da temática da aula.

Estratégias e recursos da aula

1

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os problemas relacionados à preservação da água. Para tanto, ele deve promover um debate, por exemplo, ao perguntar os alunos sobre que problemas o mundo tem enfrentado devido ao mau tratamento dispensado ao lixo atualmente e quais seriam as principais causas desse dilema. Nesse ponto, é importante o professor ressaltar alguns dos diversos problemas gerados pelo lixo, não só para o meio quanto, principalmente, para o homem.  

           

Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos o seguinte artigo “A sociedade do lixo”, da biólogaThaysa Araguaia Pereira Figueiredo, para análise. O professor utilizará a pausa protocolada para a leitura do texto. Essa técnica consiste na realização da leitura, interrompendo-a momentaneamente. A cada interrupção, o professor deve efetuar perguntas voltadas para a produção de inferências acerca das partes subsequentes do texto que está sendo lido.

Para localizar o texto, o professor pedirá que os alunos acessem o seguinte link: http://www.pet.ufma.br/biologia/images/PDF/boletim_n9_setembro.pdf,para acompa-nharem a leitura com pausa protocolada do professor.

 

9

10

11

Disponível em: http://www.pet.ufma.br/ biologia/images/PDF/boletim_n9_setembro.pdf.

Acesso em: 08 jun.2011.

           

 

Logo após a leitura com uso da técnica pausa protocolada do texto, o professor deve comentá-lo, em geral com os alunos, ressaltando todos os pontos da análise para frisar a apreensão e o entendimento dos alunos sobre as questões apresentadas sobre o lixo. Para isso, basta recorrer aos pontos mais importantes do texto, a fim de ponderar e sintetizar as questões propostas pela autora em seu artigo.

 

Atividade 02

 

            Após a discussão oral do artigo com os alunos, o professor apresentará algumas questões a serem respondidas em sala sobre a leitura do texto (caso o tempo não seja suficiente, os alunos podem terminar em casa e entregar na próxima aula). Essa atividade, que contempla algumas questões já discutidas, tem por objetivo reforçar o conteúdo abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.

 

           

Disciplina: Língua Portuguesa                                                                                                                                                                                                                                    Data: ___/___/___

Texto “A sociedade do lixo”

1

Roteiro de Questões

 

Orientações: O trabalho deverá ser realizado com base na leitura do texto. Deverá ser feito individualmente para ser corrigido com o professor em sala de aula.

1.        Desde quando o homem interfere na natureza? De que forma? Quando essa interferência se intensificou?

2.        Que países são os maiores responsáveis pela produção do lixo no mundo? Por quê? Exemplifique.

3.        Em geral, para onde vai o lixo depois da coleta? Este é o processo ideal para o tratamento do lixo? Por quê?

4.        Leia o seguinte trecho:

“[...] o homem deve vir como um ser que integre o meio ambiente e as relações sociais devem ser mais equilibradas, visando a sustentabilidade e a manutenção dessa e das populações futuras.”

Como base na leitura do trecho, responda: Por quê o homem deve manter uma relação em equilíbrio com o meio?

5.        Leia a seção “Poluição e saúde pública” e sintetize: Quais as consequências do mau tratamento do lixo para o homem?

6.        Leia a seção “Poluição e Meio Ambiente” e sintetize: Quais as consequências do mau tratamento do lixo para o meio?

7.        Leia o seguinte trecho:

“O tratamento do lixo é de suma importância para a manutenção da vida na Terra.”

Quais as medidas mais adequadas para o tratamento do lixo atualmente? A quais tipos de lixo elas se aplicam?

8.        Observe a seguinte imagem:

12

 

Leia o seguinte trecho:

“O verdadeiro desafio pertinente à questão do lixo, seja ele de que natureza for, diz respeito a como não gerar tal lixo ou, pelo menos, como minimizar essa geração.”

Com base na leitura geral do texto e na observação atenta da imagem, responda: O que a sociedade deve fazer para conter a produção desenfreada do lixo?

            A atividade deverá ser postada no blog da turma, desenvolvido na Aula 1 desta unidade,  para que eles tenham livre acesso a ela, não só dentro de sala como também em casa. Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles. Na próxima seção, reapresentamos os princípios que norteiam a produção de um blog.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

7

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

8

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

            Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa.

            Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas, para encontrar as possibilidades de responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Recursos Complementares

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre a preservação, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito:

 

·         WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/.

·         Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/.

·         Metamorfose digital: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597

·         Lixo.com: http://www.lixo.com.br/

 

 

Comunidades do Orkut:

·         Não jogo lixo na Rua: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm= 20694078.

·          Reciclagem e sustentabilidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11437 51.

 

Blogs:

·         2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/.

·         Desenvolvimento sustentável: http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/.

·         O Luxo do Lixo: http://luxodolixo.blogspot.com/.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura,              de escrita e de expressão oral.

 

            Os alunos terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência e relevância das informações apresentadas. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

            As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

·  O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·  A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·  Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·  O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

           

            A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.