26/07/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
· Interpretar imagens;
· Reconhecer o gênero manifesto;
· Identificar os elementos que compõem um manifesto;
· Interpretar manifestos;
· Produzir um manifesto;
· Conscientizar-se sobre questões ambientais.
Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados ao lixo, têm sido alvo recorrente de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que o ser humano é o maior afetado pelos problemas gerados a partir do tratamento inadequado do grande volume de lixo por ele mesmo produzido. É por isso mesmo que, visando à perpetuação da biodiversidade do planeta, a humanidade deve pensar urgentemente em formas de intervenção para conter esse problema. Esse intervir pode ser feito, por exemplo, por meio da produção de manifestos, com o objetivo de conscientizar e até mesmo alertar a população sobre as inúmeras consequências negativas de um mau tratamento dispensado ao lixo. É esse o gênero que será abordado nesta aula, em que os alunos poderão produzir seus próprios manifestos em relação à temática do lixo.
Disponível em: http://ca-igarashi.blogspot.com/2011/05/lixo.html.
Acesso em: 08 jun. 2011.
Atividade 01
O professor deve iniciar a aula promovendo a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a problemática do lixo no século XXI. Para tanto, ele deve efetuar uma discussão, por exemplo, ao perguntar os alunos sobre que problemas o mundo tem enfrentado devido ao mau tratamento dispensado ao lixo atualmente e quais seriam as principais causas desse problema.
Nesse ponto, é importante o professor ressaltar alguns dos diversos problemas gerados pelo lixo, não só para o meio ambiente, quanto, principalmente, para o homem. Para desenvolver essa discussão, os alunos, juntamente com o professor, devem analisar a seguinte imagem:
Disponível em:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597.
Acesso em: 05 jun. 2011.
Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretaçã, as quais servirão como norte para o professor promover a discussão:
O professor deve ratificar os comentários mais relevantes da discussão, para garantir uma maior aproximação dos alunos ao tema debatido, uma apreensão mais ampla sobre o tema abordado, bem como a reativação de seus conhecimentos prévios.
Atividade 02:
Após ativar os conhecimentos prévios dos alunos em relação à problemática do lixo, o professor deve retomar as principais características do gênero Manifesto, as quais eles já deverão saber pelo menos em parte para essa aula. Nesse ponto, basta ao professor apresentar o seguinte Manifesto e analisar suas principais características.
MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA NA ESCOLA
Disponível em: http://deppaulobenevides.blogspot.com/2011/04/campanha-diga-nao-violencia-nas-escolas.html.
Acesso em: 06 jun. 2011.
Nós, que há milênios éramos nômades sem deus, na caça do alimento de cada dia, hoje temos endereço certo, escova de dente, sabonete e desodorante. Nós, que há quinhentos anos vivíamos apenas quatro décadas, duplicamos nosso tempo de vida sobre a terra. Nós, que há um curto século só dispúnhamos de ferramentas rudimentares, agora temos luz elétrica, rádio, TV, geladeira, computador, internet, telefone celular.
A despeito de todo o progresso, a violência parece ter nos acompanhado desde a gênese, e ora temos tantas violências que nos custa enumerá-las: violência no campo, urbana, doméstica, simbólica, física, sexual, moral, psicológica, policial, bullying e cyberbullying. Estaríamos eternamente condenados a conviver com a violência? Nós, outrora canibais premidos pela fome, ora somos bestas a saciar outras ancestrais fomes inconfessáveis? Teria Caim impingido sua marca indelével na alma da humanidade?
Na escola, espelho da sociedade, palco de tantos conflitos inerentes a uma organização tão complexa, pipocam violências a princípio sem grande importância, que podem se transformar em violências graves: brincadeiras maldosas, apelidos, palavrões, sarcasmos, empurrões, brigas.
Haveremos de falar e retomar o tema violência até como uma catarse cotidiana, como um processo de depuração. Haveremos de nos lembrar da herança do processo civilizatório, haveremos de promover a convivência pacífica entre todas as pessoas que fazem parte do ambiente escolar. A escola há de ser o espaço manso no qual professores e estudantes possam desempenhar suas funções com tranqüilidade. Não podemos permitir que a escola seja arena para espetáculo tão vil.
Magno Rocha Ramos
Diretor CEF 16 Taguatinga-DF
25/03/2010
Atividade 03
Após a reativação dos conhecimentos dos alunos sobre manifestos já trabalhados em momentos anteriores, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção dos manifestos. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que se dividam em grupos de no máximo 04 componentes.
O trabalho em grupo visa a desenvolver a capacidade de interação entre os colegas e a avaliar o comportamento e colaboração dos alunos entre si, na produção de um trabalho coletivo.
O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação do manifesto. Isso facilitará a correção e manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor.
Em seguida, o professor deverá apresentar a seguinte produção de texto, analisando sistematicamente cada um dos textos que se seguem, solucionando as principais dúvidas dos alunos.
Produção de Texto – Manifesto
Observe atentamente os textos da coletânea a seguir:
Texto 01:
Disponível em:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597.
Acesso em: 05 jun. 2011.
Texto 02:
O lixo sempre acompanhou a história do homem. Na Idade Média acumulava-se pelas ruas e imediações das cidades, provocando sérias epidemias e causando a morte de milhões de pessoas. A partir da Revolução industrial iniciou-se o processo de urbanização, provocando um êxodo do homem do campo para as cidades. Observou-se um vertiginoso crescimento populacional, favorecido também pelo avanço da medicina e consequente aumento da expectativa de vida. A partir de então, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluição.
Disponível em: http://www.unifia.edu.br/projetorevista/artigos/gestao/gestao_foco_tratamento_residuos_solidos.PDF.
Acesso em: 05 jun. 2011.
Texto 03:
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php.
Acesso em: 05 jun. 2011.
Texto 04:
TÉCNICAS |
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
ATERRO SANITÁRIO |
- Respeitadas as rigorosas normas de instalação e funcionamento constitui uma técnica ambientalmente confiável; - Baixo custo operacional; |
- Comprometimento físico de áreas extensas; - Se não for rigorosamente administrado, ele pode transforma-se num foco e difundir todo tipo de organismo patogênicos (baratas, ratos, insetos); - Explorada isoladamente, não há reciclagem de vários materiais de interesse; |
INCINERAÇÃO |
- Reduz significativamente o volume original; - Produz um resíduo sólido estéril; - Processo em si é higiênico quanto a proliferação de organismos patogênicos; - Apropriado para lixo hospitalar; - Pode-se obter energia; |
- A heterogeneidade do lixo pode trazer sérios problemas ao incinerador; - Pode-se tornar uma fonte de poluição atmosférica; - Sem separação do lixo, há desperdício de materiais reaproveitáveis; |
COMPOSTAGEM |
- Reduz o volume do lixo; - O produto final (composto) pode ser usado como adubo e como cobertura de aterros sanitários; - Obrigatoriamente há uma classificação do lixo, podendo esta se constituir uma fonte de renda; |
- Em comparação às outras técnicas há baixa taxa (velocidade) de processamento; - Emissão de gases malcheirosos para a atmosfera; |
RECICLAGEM |
- Minimização do impacto ambiental; - Reaproveitamento de diversos materiais; - Desenvolvimento de Know-how em recuperação de papel, plástico e metal; |
|
Disponível em:http://images.tecnicosemmineracao.multiply.multiplycontent.com.
Acesso em: 09 jun. 2011.
Texto 05:
Os 3 R´s
Disponível em: http://www.bairrogenibau.com.br/. Acesso em 06 jun. 2011.
Quanto à minimização da produção de lixo existe o conceito dos Três R´s – redução, reutilização e reciclagem – que vem sendo praticado por vários países, na abordagem da questão de embalagens e outros artigos que compõem a parte sólida do lixo urbano. Em nível doméstico significa adquirir somente o que precisamos e podemos consumir, evitando consumo exagerado e consequente desperdício. Significa escolher produtos com o mínimo de embalagens, ou com embalagens biodegradáveis. Em termos da produção, de modo geral, trata-se de minimizar a geração de resíduos em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos desde a extração da matéria prima até a produção, uso e descarte dos produtos. Trata-se de adotar o conceito de consumo sustentável, que respeita a capacidade da natureza suportar e absorver os resíduos descartados.
Disponível em:http://www.unifia.edu.br/projetorevista/artigos/gestao/gestao_foco_tratamento_residuos_solidos.PDF.
Acesso em: 05 jun. 2011.
O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração do Manifesto, principalmente na etapa de redação de textos, em que os alunos devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve atentar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao Manifesto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que o Manifesto tem por objetivo a aproximação e sensibilização do leitor.
Atividade 04
Quando todos os grupos terminarem a elaboração de seus respectivos manifestos, os alunos devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito.
Nesse ponto, os alunos se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, os alunos deverão corrigir os problemas relacionadas à adequação do texto ao tema e à proposta, à argumentação, coerência e coesão, bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual.
O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade em geral e pela Internet. É essencial, portanto, que eles corrijam devidamente quaisquer equívocos relacionados a esse processo de produção.
Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que inadequações estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de seus Manifestos. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.
Atividade 05
Depois da correção dos trabalhos pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, o Manifesto pode, então, ser divulgado. A divulgação ocorrerá na Internet, na escola e na comunidade.
Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, os alunos devem enviar Manifesto por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas. Assim, o Manifesto formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir e conscientizar o maior número de internautas possível.
Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar os Manifestos em papel impresso, como um folheto. A impressão fica, inicialmente, a cargo dos grupos, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e alcance dos Manifestos, maior também a possibilidade de conscientização das pessoas. Na escola, os alunos podem divulgar os Manifestos durante o intervalo ou na saída para casa.
Na comunidade, os alunos podem divulgá-los em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e divulgando os Manifestos para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extraclasse. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição dos Manifestos a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer pessoa que passe pelo local.
É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de se conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.
Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre as questões ambientais, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito desse tema:
· WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/.
· Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/.
· Metamorfose digital: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597.
· Lixo.com: http://www.lixo.com.br/
Comunidades do Orkut:
· Não jogo lixo na Rua: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm= 20694078.
· Reciclagem e sustentabilidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11437 51.
Blogs:
· 2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/.
· Desenvolvimento sustentável: http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/.
· O Luxo do Lixo: http://luxodolixo.blogspot.com/.
As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.
Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.
As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:
· O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;
· A seleção de argumentos, que deve ser pertinente e relevante à temática apresentada;
· Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;
· O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.
O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de se interagir com textos dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.
Cinco estrelas 2 classificações
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28/04/2013
Cinco estrelasEsse texto é ótimo.
13/10/2012
Cinco estrelasfoi gratificante conhecer esse site pq sempre tive duvidas de como trabalhar musica na escola e tb outras duvidas como dança e teatro.parabens,sussessos e muito obrigaa pela ajuda