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IV Lixo: o Manifesto de Intervenção (UCA)

 

26/07/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·                     Interpretar imagens;

·                     Reconhecer o gênero manifesto;

·                     Identificar os elementos que compõem um manifesto;

·                     Interpretar manifestos;

·                     Produzir um manifesto;

·                     Conscientizar-se sobre questões ambientais.

Duração das atividades
6 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os problemas ambientais, sobretudo os relacionados ao lixo, têm sido alvo recorrente de discussões sobre consciência ambiental. Por causa disso, é bem provável que os alunos já tenham informações a esse respeito, principalmente, sobre a consciência de que o ser humano é o maior afetado pelos problemas gerados a partir do tratamento inadequado do grande volume de lixo por ele mesmo produzido. É por isso mesmo que, visando à perpetuação da biodiversidade do planeta, a humanidade deve pensar urgentemente em formas de intervenção para conter esse problema. Esse intervir pode ser feito, por exemplo, por meio da produção de manifestos, com o objetivo de conscientizar e até mesmo alertar a população sobre as inúmeras consequências negativas de um mau tratamento dispensado ao lixo.  É esse o gênero que será abordado nesta aula, em que os alunos poderão produzir seus próprios manifestos em relação à temática do lixo.

Estratégias e recursos da aula

1

Disponível em: http://ca-igarashi.blogspot.com/2011/05/lixo.html.

Acesso em: 08 jun. 2011.

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula promovendo a ativação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a problemática do lixo no século XXI. Para tanto, ele deve efetuar uma discussão, por exemplo, ao perguntar os alunos sobre que problemas o mundo tem enfrentado devido ao mau tratamento dispensado ao lixo atualmente e quais seriam as principais causas desse problema.

 

             Nesse ponto, é importante o professor ressaltar alguns dos diversos problemas gerados pelo lixo, não só para o meio ambiente, quanto, principalmente, para o homem.  Para desenvolver essa discussão, os alunos, juntamente com o professor, devem analisar a seguinte imagem:

 

16

Disponível em:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

            Nessa análise, o professor fará algumas perguntas oralmente para interpretaçã, as quais servirão como norte para o professor promover a discussão:

  • Que figura a imagem representa em seu centro?
  • O que encontramos ao redor da figura? Onde a pessoa retratada se encontra?
  • Repare nas cores da figura. Que cor está predominando. Por quê?
  • A imagem, em conjunto, faz uma crítica? Que crítica é essa? Que elementos da imagem comprovam essa crítica?

 

            O professor deve ratificar os comentários mais relevantes da discussão, para garantir uma maior aproximação dos alunos ao tema debatido, uma apreensão mais ampla sobre o tema abordado, bem como a reativação de seus conhecimentos prévios.

 

Atividade 02:

 

            Após ativar os conhecimentos prévios dos alunos em relação à problemática do lixo, o professor deve retomar as principais características do gênero Manifesto, as quais eles já deverão saber pelo menos em parte para essa aula. Nesse ponto, basta ao professor apresentar o seguinte Manifesto e analisar suas principais características.

 

MANIFESTO CONTRA A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

24

Disponível em: http://deppaulobenevides.blogspot.com/2011/04/campanha-diga-nao-violencia-nas-escolas.html.

Acesso em: 06 jun. 2011.

Nós, que há milênios éramos nômades sem deus, na caça do alimento de cada dia, hoje temos endereço certo, escova de dente, sabonete e desodorante. Nós, que há quinhentos anos vivíamos apenas quatro décadas, duplicamos nosso tempo de vida sobre a terra. Nós, que há um curto século só dispúnhamos de ferramentas rudimentares, agora temos luz elétrica, rádio, TV, geladeira, computador, internet, telefone celular.

A despeito de todo o progresso, a violência parece ter nos acompanhado desde a gênese, e ora temos tantas violências que nos custa enumerá-las: violência no campo, urbana, doméstica, simbólica, física, sexual, moral, psicológica, policial, bullying e cyberbullying. Estaríamos eternamente condenados a conviver com a violência? Nós, outrora canibais premidos pela fome, ora somos bestas a saciar outras ancestrais fomes inconfessáveis? Teria Caim impingido sua marca indelével na alma da humanidade?

Na escola, espelho da sociedade, palco de tantos conflitos inerentes a uma organização tão complexa, pipocam violências a princípio sem grande importância, que podem se transformar em violências graves: brincadeiras maldosas, apelidos, palavrões, sarcasmos, empurrões, brigas.

Haveremos de falar e retomar o tema violência até como uma catarse cotidiana, como um processo de depuração. Haveremos de nos lembrar da herança do processo civilizatório, haveremos de promover a convivência pacífica entre todas as pessoas que fazem parte do ambiente escolar. A escola há de ser o espaço manso no qual professores e estudantes possam desempenhar suas funções com tranqüilidade. Não podemos permitir que a escola seja arena para espetáculo tão vil.

 

 Magno Rocha Ramos

Diretor CEF 16 Taguatinga-DF
25/03/2010

 

17

 

 

Atividade 03

           

            Após a reativação dos conhecimentos dos alunos sobre manifestos já trabalhados em momentos anteriores, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção dos manifestos. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que se dividam em grupos de no máximo 04 componentes.

 

            O trabalho em grupo visa a desenvolver a capacidade de interação entre os colegas e a avaliar o comportamento e colaboração dos alunos entre si, na produção de um trabalho coletivo.

 

            O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação do manifesto. Isso facilitará a correção e manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor.

 

             Em seguida, o professor deverá apresentar a seguinte produção de texto, analisando sistematicamente cada um dos textos que se seguem, solucionando as principais dúvidas dos alunos.

 

Produção de Texto – Manifesto

 

                 Observe atentamente os textos da coletânea a seguir:

 

Texto 01:

18

Disponível em:http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

Texto 02:

            O lixo sempre acompanhou a história do homem. Na Idade Média acumulava-se pelas ruas e imediações das cidades, provocando sérias epidemias e causando a morte de milhões de pessoas. A partir da Revolução industrial iniciou-se o processo de urbanização, provocando um êxodo do homem do campo para as cidades. Observou-se um vertiginoso crescimento populacional, favorecido também pelo avanço da medicina e consequente aumento da expectativa de vida. A partir de então, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluição.

Disponível em: http://www.unifia.edu.br/projetorevista/artigos/gestao/gestao_foco_tratamento_residuos_solidos.PDF.  

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

Texto 03:

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

19

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php.   

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

Texto 04:

TÉCNICAS DE DESTINAÇÃO DO LIXO

TÉCNICAS

VANTAGENS

DESVANTAGENS

ATERRO SANITÁRIO

- Respeitadas as rigorosas normas de instalação e funcionamento constitui uma técnica ambientalmente confiável;

- Baixo custo operacional;

- Comprometimento físico de áreas extensas;

- Se não for rigorosamente administrado, ele pode transforma-se num foco e difundir todo tipo de organismo patogênicos (baratas, ratos, insetos);

- Explorada isoladamente, não há reciclagem de vários materiais de interesse;

INCINERAÇÃO

- Reduz significativamente o volume original;

- Produz um resíduo sólido estéril;

- Processo em si é higiênico quanto a proliferação de organismos patogênicos;

- Apropriado para lixo hospitalar;

- Pode-se obter energia;

- A heterogeneidade do lixo pode trazer sérios problemas ao incinerador;

- Pode-se tornar uma fonte de poluição atmosférica;

- Sem separação do lixo, há desperdício de materiais reaproveitáveis;

COMPOSTAGEM

- Reduz o volume do lixo;

- O produto final (composto) pode ser usado como adubo e como cobertura de aterros sanitários;

- Obrigatoriamente há uma classificação do lixo, podendo esta se constituir uma fonte de renda;

- Em comparação às outras técnicas há baixa taxa (velocidade) de processamento;

- Emissão de gases malcheirosos para a atmosfera;

RECICLAGEM

- Minimização do impacto ambiental;

- Reaproveitamento de diversos materiais;

- Desenvolvimento de Know-how em recuperação de papel, plástico e metal;

 

Disponível em:http://images.tecnicosemmineracao.multiply.multiplycontent.com.     

Acesso em: 09 jun. 2011.

 

Texto 05:

Os 3 R´s

25

Disponível em: http://www.bairrogenibau.com.br/. Acesso em 06 jun. 2011.

           Quanto à minimização da produção de lixo existe o conceito dos Três R´s – redução, reutilização e reciclagem – que vem sendo praticado por vários países, na abordagem da questão de embalagens e outros artigos que compõem a parte sólida do lixo urbano. Em nível doméstico significa adquirir somente o que precisamos e podemos consumir, evitando consumo exagerado e consequente desperdício. Significa escolher produtos com o mínimo de embalagens, ou com embalagens biodegradáveis. Em termos da produção, de modo geral, trata-se de minimizar a geração de resíduos em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos desde a extração da matéria prima até a produção, uso e descarte dos produtos. Trata-se de adotar o conceito de consumo sustentável, que respeita a capacidade da natureza suportar e absorver os resíduos descartados.

Disponível em:http://www.unifia.edu.br/projetorevista/artigos/gestao/gestao_foco_tratamento_residuos_solidos.PDF.  

Acesso em: 05 jun. 2011.

 

21

 

            O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração do Manifesto, principalmente na etapa de redação de textos, em que os alunos devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve atentar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade ao Manifesto. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que o Manifesto tem por objetivo a aproximação e sensibilização do leitor.

 

 

Atividade 04

 

                Quando todos os grupos terminarem a elaboração de seus respectivos manifestos, os alunos devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito.

 

                 Nesse ponto, os alunos se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, os alunos deverão corrigir os problemas relacionadas à adequação do texto ao tema e à proposta, à argumentação, coerência e coesão, bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual.

 

                 O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado –  com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade em geral e pela Internet. É essencial, portanto, que eles corrijam devidamente quaisquer equívocos relacionados a esse processo de produção.

 

                 Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que inadequações estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de seus Manifestos. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.

 

Atividade 05

 

                 Depois da correção dos trabalhos pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, o Manifesto pode, então, ser divulgado. A divulgação ocorrerá na Internet, na escola e na comunidade.

 

                 Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, os alunos devem enviar Manifesto por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas. Assim, o Manifesto formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir e conscientizar o maior número de internautas possível.

 

                Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar os Manifestos em papel impresso, como um folheto. A impressão fica, inicialmente, a cargo dos grupos, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e alcance dos Manifestos, maior também a possibilidade de conscientização das pessoas. Na escola, os alunos podem divulgar os Manifestos durante o intervalo ou na saída para casa.

 

                Na comunidade, os alunos podem divulgá-los em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e divulgando os Manifestos para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extraclasse. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição dos Manifestos a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer pessoa que passe pelo local.

 

                 É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de se conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.       

Recursos Complementares

 

Nos links a seguir, os alunos poderão interar-se mais sobre as questões ambientais, inclusive, exercitar análises e conscientizar-se a respeito desse tema:

 

·         WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/.

·         Green Peace: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/.

·         Metamorfose digital: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4597

·         Lixo.com: http://www.lixo.com.br/

 

Comunidades do Orkut:

·         Não jogo lixo na Rua: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm= 20694078.

·          Reciclagem e sustentabilidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=11437 51.

 

Blogs:

·         2020 sustentável: http://2020sustentavelagua.blogspot.com/.

·         Desenvolvimento sustentável: http://sustentavel-desenvolvimento.blogspot.com/.

·         O Luxo do Lixo: http://luxodolixo.blogspot.com/.

Avaliação

             As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

            Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

            As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que deve ser pertinente e relevante à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

            O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de se interagir com textos dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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