22/06/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Objetivos:
Discutir a contemporaneidade dos jovens, seus costumes e anseios, etc.
Construir coletivamente uma história que traga o conto para o tempo atual.
Elaborar uma animação a partir do texto coletivo desenvolvido na atividade.
Identificar o que os alunos sabem sobre os contos de fadas e especificamente o conto de Cinderela.
Os contos de fadas são histórias que fazem parte do repertório dos alunos, em algum momento da história deles ocorre esse contato seja no ambiente familiar ou escolar.
Esse fator pode ser um facilitador para que o aluno partindo de seus conhecimentos possa explorar recursos criativos para a produção textual.
A proposta desta aula constitui na releitura do conto da Cinderela no qual os alunos em grupo irão recriar essa história com diferentes elementos.
Uma produção textual partindo de um texto conhecido pode ajudar o aluno em diversos aspectos, tais como:
- conhecer o vocabulário;
- referências ortográficas;
- conhecer alguns elementos da história e ter mais liberdade para criar.
Para essa construção textual no netbook, a atividade colaborativa será otimizada pelo uso do computador.
As etapas para o desenvolvimento da atividade são:
Atividade 1- Roda de conversa sobre os contos de fadas
É necessário que todos os alunos conheçam o conto, e debatam com eles quais são os marcadores textuais dos contos.
Pode-se inclusive fazer num cartaz dos elementos apontados pelos alunos para que estes possam servir de referências no momento da construção textual dos alunos.
Atividade 2- Partindo de fotografias- identificar os contos caracterizados
A próxima atividade é bem divertida e sustentada pelo uso da internet. Neste link http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/contos-de-fadas-em-versao-moderna/ há várias fotografias de uma exposição que retrata os contos de fadas, peça para os alunos navegarem no site e identificarem que contos são representados.
Imagens retiradas do link: http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/contos-de-fadas-em-versao-moderna/#gallery-11
Atividade 3- Conceito de releitura
Apresente a proposta de releitura do conto da Cinderela, converse com os alunos sobre o que constitui uma releitura, identifique o conhecimento dos alunos sobre essa modalidade textual. Para ilustrar segue a próxima atividade.
Atividade 4- Mostrar algumas outras releituras em arte como exemplo
O inesquecível beijo em plena Times Square para festejar o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 foi registrado por Alfred Eisenstaedt e agora foi materializado em corpos de brinquedo que, em um exercício de personificação, vivem a mesma emoção!
Textos e imagens retirados do link: http://glaucocortez.com/2010/11/17/criativa-releitura-de-imagens-classicas-fascinam-pela-simplicidade-e-graca/
Peça para os alunos navegarem nos links abaixo e depois converse para avaliar se todos entenderam o conceito de releitura, ou seja, que devem manter alguns elementos originais e criarem a partir disso.
http://www.tonomundo.org.br/karingana/otherfiles/sobre_leitura_e_releitura.pdf
http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=414&m=44
http://www.monica.com.br/diversao/wallpap/quadroes/welcome.htm
http://www.slideshare.net/catao/histria-em-quadres
A estratégia de introduzir as imagens auxiliarão muito os alunos que fazem parte de uma geração extremamente visual.
Atividade 5- Divisão das duplas produtivas
Nesta fase os alunos já sabem o que fazer, é o momento de estabelecer o como.
Sugiro que a atividade seja feita em dupla, assim pode-se construir duplas produtivas, por exemplo, um aluno bem criativo, mas com pouco conhecimento ortográfico com outro que conheça bem a estrutura ortográfica, assim eles podem trocar experiências.
Atividade 7- Análise textual do conto- inicio, conflito...cume...etc
Para instrumentalizar aos alunos, faça coletivamente a análise de um conto de fadas, destacando os seguintes elementos:
- Como a história é introduzida;
- Como os personagens são apresentados;
- Quais são os conflitos;
- Qual é o ápice da história;
Para que todos esses elementos estejam presentes na elaboração textual das duplas.
Atividade 8- Escrita do conto
Fase da elaboração textual das duplas.
Atividade 9- Revisão ortográfica utilizando os recursos da internet
Após a escrita dos contos peça para os alunos utilizando um dicionário eletrônico conferirem as palavras nas quais apresentem dúvidas.
Atividade 10- Revisão do professor
Faça a revisão do texto e se necessário voltar o texto para a dupla fazer os ajustes.
Atividade 11- leitura e debate dos contos criados pelas duplas.
Peça para a dupla deixar o documento aberto e os alunos devem trocar os netboks para lerem os textos das outras duplas.
Faça um debate sobre as diferenças, às semelhanças e os aspectos mais criativos apontados pelos alunos.
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/cinderela/index.htm
http://www2.uol.com.br/modabrasil/rio_link/relcinderela/index.htm
http://peta-letrasecores.blogspot.com/2011/02/uma-cinderela-moderna.html
http://www.dan.ufv.br/docs/monografia_hilem.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinderela
http://www.jogarjogosdemeninas.com/jogos-garotas/288/Cinderela.html
Em relação à elaboração textual, identifique:
Navegação na internet
Entendimento do conceito de releitura
Ortografia
Criatividade
Colaboração
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!