Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Desafio em grupo- A nova história da Cinderela

 

22/06/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

Discutir a contemporaneidade dos jovens, seus costumes e anseios, etc.

Construir coletivamente uma história que traga o conto para o tempo atual.

Elaborar uma animação a partir do texto coletivo desenvolvido na atividade.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o que os alunos sabem sobre os contos de fadas e especificamente o conto de Cinderela.

Estratégias e recursos da aula

Os contos de fadas são histórias que fazem parte do repertório dos alunos, em algum momento da história deles ocorre esse contato seja no ambiente familiar ou escolar.

Esse fator pode ser um facilitador para que o aluno partindo de seus conhecimentos possa explorar recursos criativos para a produção textual.

A proposta desta aula constitui na releitura do conto da Cinderela no qual os alunos em grupo irão recriar essa história com diferentes elementos.

Uma produção textual partindo de um texto conhecido pode ajudar o aluno em diversos aspectos, tais como:

- conhecer o vocabulário;

- referências ortográficas;

- conhecer alguns elementos da história e ter mais liberdade para criar.

 

Para essa construção textual no netbook, a atividade colaborativa será otimizada pelo uso do computador.

As etapas para o desenvolvimento da atividade são:

 

Atividade 1- Roda de conversa sobre os contos de fadas

 

É necessário que todos os alunos conheçam o conto, e debatam com eles quais são os marcadores textuais dos contos.

Pode-se inclusive fazer num cartaz dos elementos apontados pelos alunos para que estes possam servir de referências no momento da construção textual dos alunos.

 

 

Atividade 2- Partindo de fotografias- identificar os contos caracterizados

 

A próxima atividade é bem divertida e sustentada pelo uso da internet. Neste link  http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/contos-de-fadas-em-versao-moderna/   há várias fotografias de uma exposição que retrata os contos de fadas, peça para os alunos navegarem no site e identificarem que contos são representados.

 

           conto1

 

conto2

 

conto3

Imagens retiradas do link: http://casavogue.globo.com/lazer-cultura/contos-de-fadas-em-versao-moderna/#gallery-11

 

 

Atividade 3- Conceito de releitura

 

Apresente a proposta de releitura do conto da Cinderela, converse com os alunos sobre o que constitui uma releitura, identifique o conhecimento dos alunos sobre essa modalidade textual. Para ilustrar segue a próxima atividade.

 

 

Atividade 4- Mostrar algumas outras releituras em arte como exemplo

 

conto4

 

O inesquecível beijo em plena Times Square para festejar o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 foi registrado por Alfred Eisenstaedt e agora foi materializado em corpos de brinquedo que, em um exercício de personificação, vivem a mesma emoção!

Textos e imagens retirados do link: http://glaucocortez.com/2010/11/17/criativa-releitura-de-imagens-classicas-fascinam-pela-simplicidade-e-graca/

 

 

Peça para os alunos navegarem nos links abaixo e depois converse para avaliar se todos entenderam o conceito de releitura, ou seja, que devem manter alguns elementos originais e criarem a partir disso.

 

http://www.tonomundo.org.br/karingana/otherfiles/sobre_leitura_e_releitura.pdf

http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=414&m=44

http://www.monica.com.br/diversao/wallpap/quadroes/welcome.htm

http://www.slideshare.net/catao/histria-em-quadres

 

A estratégia de introduzir as imagens auxiliarão muito os alunos que fazem parte de uma geração extremamente visual.

 

 

Atividade 5- Divisão das duplas produtivas

 

Nesta fase os alunos já sabem o que fazer, é o momento de estabelecer o como.

Sugiro que a atividade seja feita em dupla, assim pode-se construir duplas produtivas, por exemplo, um aluno bem criativo, mas com pouco conhecimento ortográfico com outro que conheça bem a estrutura ortográfica, assim eles podem trocar experiências.

 

 

Atividade 7- Análise textual do conto- inicio, conflito...cume...etc

 

Para instrumentalizar aos alunos, faça coletivamente a análise de um conto de fadas, destacando os seguintes elementos:

- Como a história é introduzida;

- Como os personagens são apresentados;

- Quais são os conflitos;

- Qual é o ápice da história;

Para que todos esses elementos estejam presentes na elaboração textual das duplas.

 

 

Atividade 8- Escrita do conto

 

Fase da elaboração textual das duplas.

 

 

Atividade 9- Revisão ortográfica utilizando os recursos da internet

 

Após a escrita dos contos peça para os alunos utilizando um dicionário eletrônico conferirem as palavras nas quais apresentem dúvidas.

 

 

Atividade 10- Revisão do professor

 

Faça a revisão do texto e se necessário voltar o texto para a dupla fazer os ajustes.

 

 

Atividade 11- leitura e debate dos contos criados pelas duplas.

 

Peça para a dupla deixar o documento aberto e os alunos devem trocar os netboks para lerem os textos das outras duplas.

Faça um debate sobre as diferenças, às semelhanças e os aspectos mais criativos apontados pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Em relação à elaboração textual, identifique:

 

Navegação na internet

Entendimento do conceito de releitura

Ortografia

Criatividade

Colaboração

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.