Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Criando um jogo e brincando com as palavras

 

22/06/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras;

Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Converse com os alunos sobre o jogo de forca e dominó.

Estratégias e recursos da aula

Os jogos são estrelas maiores quando o assunto é criança, nesta aula os alunos irão criar jogos para fixação de exercícios poderão ser utilizados em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, etc. O diferencial é que os alunos não utilizarão jogos prontos, mas irão criar seus próprios jogos.

Há nesta aula exemplos de alguns jogos, mas são simples modelos os alunos podem ter outras ideias mais complexas, o importante é a autoria e a criatividade.

Inicie a aula conversando sobre os jogos preferidos dos alunos, e como eles podem ajudar no estudo dos alunos, convide-os a criarem jogos para fazer uma Olimpíada de jogos da turma.

 

1ª Atividade – Divida a classe em trios para a elaboração dos jogos.

Atente-se para compor trios produtivos com diferentes níveis de conhecimentos, assim pode ocorrer troca de informações e novas elaborações por parte dos alunos.

Os jogos podem ser elaborados a partir de diferentes temáticas, segue o passo a passo para três jogos diferentes:

 

FORCA

jog1

Fonte da imagem: http://blogdebrinquedo.com.br/2007/11/16/jogo-da-forca-em-3d/

 

A forca é um excelente jogo de interação no qual uma dupla de alunos podem escolher palavras e estabelecerem o desafio para o oponente.

 

Para elaborar a forca:

 

Os alunos devem desenhar uma forca em um software de desenho, depois devem salvar a imagem e inseri-la em um programa de apresentação. As partes do corpo devem estar no slide e cada vez que o colega errar, o aluno deverá “enforcar” gradativamente o colega.

 

jog8

Fonte da imagem:

http://visaodigital.org/tiatati/category/atividades-de-educacao-fisica/jogos-infantis/page/2/

jog2

Para o jogo, os alunos da dupla devem construir separadamente uma lista de palavras, por exemplo, palavras com X .

O professor deve revisar e garantir a ortografia das palavras, ou pedir que os alunos consultem um dicionário on line.

Pode-se limitar um tempo e vence o aluno que acertar o maior número de palavras.

 

Jogo de Associação livre

 

Novamente em uma dupla ou em grupo, um aluno deverá mostrar uma imagem captada da internet e os outros devem escrever uma lista de palavras associadas a imagem , por exemplo:

jog3

Fonte da imagem: http://www.virtuallost.com/bolo-de-aniversario-fotos.html

 

Lista de palavras:

1.       Aniversário

2.       Parabéns

3.       Festa

4.       Brigadeiro

5.       Refrigerante

 

Associação livre através da imagem- quem escrever o maior número de palavras no menor tempo, vence o jogo.

Pode-se colocar outros desafios, por exemplo somente palavras com a letra A, dentre outro.

 

 

Dominó de palavras temático

 

A proposta deste jogo é elaborar um dominó sobre brincadeiras infantis, uma peça com a imagem e outra com a palavra.

 

 

Fonte da imagem:http://visaodigital.org/tiatati/category/atividades-de-educacao-fisica/jogos-infantis/page/2/

 

 

Neste modelo, a temática são as brincadeiras infantis, mas outras temáticas podem ser sugeridas de acordo com o tema estudado pela classe.

jog5

Fonte da imagem: http://coelhodacartola.blogspot.com/2008/12/domin.html

 
 
 

 

Para elaborar o jogo, o aluno deverá escolher imagens na internet, em um programa de apresentação inseri-las e trabalhar com as autoformas para criarem os quadrados, depois de cada peça pronta, imprima e passe  papel contact nas peças para preservação do jogo.

 

Assim que os jogos estiverem prontos os digitais e os impressos, realize uma olimpíada de jogos , estimulando a participação de todos.

Recursos Complementares
Avaliação

Identifique a criatividade dos alunos.

O avanço no desenvolvimento dos jogos.

A criatividade e a ortografia da lista de palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fabiana de Sousa Bernardo, EEEF SEVERINO BARBOSA CAMELO , Paraíba - disse:
    fabianadebernardo@bol.com

    05/07/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula bastante ludica e criativa, pois de uma forma prazerosa os alunos desenvolvem a escrita e a comunicação, desenvolvendo a escrita e a oralidade.


  • VILMA LOPES ARAUJO, UNIDADE INTEGRADA GONCALVES DIAS , Maranhão - disse:
    araujo_vilma@hotmail.com

    01/07/2011

    Cinco estrelas

    Excelentes estratégias p/ interação durante o Ensino Fundamental Inicial, e c/ certeza atividades aprovadas pelas crianças. Aprender brincando sempre será a melhor forma de interagir, desde que haja a intenção educativa e, claro, intervenção pedagógica, monitoramento durante td o processo p/ q o objetivo seja alcançado c/ qualidade, os aspectos gramaticais ñ podem ser trabalhados s/ eficácia, podendo servir de créditos durante avaliação e desenvolvimento dos jogos. Aprovadíssimo! Parabéns Grace!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.