22/06/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Objetivos:
Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras;
Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita.
Converse com os alunos sobre o jogo de forca e dominó.
Os jogos são estrelas maiores quando o assunto é criança, nesta aula os alunos irão criar jogos para fixação de exercícios poderão ser utilizados em Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, etc. O diferencial é que os alunos não utilizarão jogos prontos, mas irão criar seus próprios jogos.
Há nesta aula exemplos de alguns jogos, mas são simples modelos os alunos podem ter outras ideias mais complexas, o importante é a autoria e a criatividade.
Inicie a aula conversando sobre os jogos preferidos dos alunos, e como eles podem ajudar no estudo dos alunos, convide-os a criarem jogos para fazer uma Olimpíada de jogos da turma.
1ª Atividade – Divida a classe em trios para a elaboração dos jogos.
Atente-se para compor trios produtivos com diferentes níveis de conhecimentos, assim pode ocorrer troca de informações e novas elaborações por parte dos alunos.
Os jogos podem ser elaborados a partir de diferentes temáticas, segue o passo a passo para três jogos diferentes:
FORCA
Fonte da imagem: http://blogdebrinquedo.com.br/2007/11/16/jogo-da-forca-em-3d/
A forca é um excelente jogo de interação no qual uma dupla de alunos podem escolher palavras e estabelecerem o desafio para o oponente.
Para elaborar a forca:
Os alunos devem desenhar uma forca em um software de desenho, depois devem salvar a imagem e inseri-la em um programa de apresentação. As partes do corpo devem estar no slide e cada vez que o colega errar, o aluno deverá “enforcar” gradativamente o colega.
Fonte da imagem:
http://visaodigital.org/tiatati/category/atividades-de-educacao-fisica/jogos-infantis/page/2/
Para o jogo, os alunos da dupla devem construir separadamente uma lista de palavras, por exemplo, palavras com X .
O professor deve revisar e garantir a ortografia das palavras, ou pedir que os alunos consultem um dicionário on line.
Pode-se limitar um tempo e vence o aluno que acertar o maior número de palavras.
Jogo de Associação livre
Novamente em uma dupla ou em grupo, um aluno deverá mostrar uma imagem captada da internet e os outros devem escrever uma lista de palavras associadas a imagem , por exemplo:
Fonte da imagem: http://www.virtuallost.com/bolo-de-aniversario-fotos.html
Lista de palavras:
1. Aniversário
2. Parabéns
3. Festa
4. Brigadeiro
5. Refrigerante
Associação livre através da imagem- quem escrever o maior número de palavras no menor tempo, vence o jogo.
Pode-se colocar outros desafios, por exemplo somente palavras com a letra A, dentre outro.
Dominó de palavras temático
A proposta deste jogo é elaborar um dominó sobre brincadeiras infantis, uma peça com a imagem e outra com a palavra.
Fonte da imagem:http://visaodigital.org/tiatati/category/atividades-de-educacao-fisica/jogos-infantis/page/2/
Neste modelo, a temática são as brincadeiras infantis, mas outras temáticas podem ser sugeridas de acordo com o tema estudado pela classe.
Fonte da imagem: http://coelhodacartola.blogspot.com/2008/12/domin.html
|
Para elaborar o jogo, o aluno deverá escolher imagens na internet, em um programa de apresentação inseri-las e trabalhar com as autoformas para criarem os quadrados, depois de cada peça pronta, imprima e passe papel contact nas peças para preservação do jogo.
Assim que os jogos estiverem prontos os digitais e os impressos, realize uma olimpíada de jogos , estimulando a participação de todos.
Identifique a criatividade dos alunos.
O avanço no desenvolvimento dos jogos.
A criatividade e a ortografia da lista de palavras.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2011
Quatro estrelasAchei a aula bastante ludica e criativa, pois de uma forma prazerosa os alunos desenvolvem a escrita e a comunicação, desenvolvendo a escrita e a oralidade.
01/07/2011
Cinco estrelasExcelentes estratégias p/ interação durante o Ensino Fundamental Inicial, e c/ certeza atividades aprovadas pelas crianças. Aprender brincando sempre será a melhor forma de interagir, desde que haja a intenção educativa e, claro, intervenção pedagógica, monitoramento durante td o processo p/ q o objetivo seja alcançado c/ qualidade, os aspectos gramaticais ñ podem ser trabalhados s/ eficácia, podendo servir de créditos durante avaliação e desenvolvimento dos jogos. Aprovadíssimo! Parabéns Grace!