Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos montar uma salada?

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar as partes das plantas.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

 

 

Descrição das atividades

Professor(a), para a concretização do plano de aula proposto, é necessário que exista uma horta em sua escola. A implantação de uma horta escolar é uma excelente idéia porque a horta pode servir como um laboratório prático e estimular práticas escolares mais dinâmicas, prazerosas e contextualizadas com a realidade social de seus alunos. Além disso, a atividade com a horta traz benefícios para a comunidade: auxilia na promoção de saúde, na divulgação de hábitos alimentares mais saudáveis e proporciona maior variedade de alimentos a baixo custo, que podem ser utilizados no lanche das crianças ou doados para a comunidade. Veja como montar uma horta em sua escola aqui (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf).

 

 

Aula 1 – 50 minutos

Nesta aula e na seguinte, vamos ensinar aos alunos identificar as partes das plantas, mais especificamente, as divisões entre raiz, caule, folha, flor e fruto. Para tanto, vamos aproveitar o espaço criado para nossa horta escolar.

Atividade para antes da aula – Ao final de uma aula anterior, peça aos alunos para fazerem em casa e lhe trazerem um desenho representando uma planta qualquer. Oriente-os a tentarem colocar no desenho o máximo de detalhes que eles lembrarem e peça-lhes que dêem nomes às partes dos desenhos. Faça você também um desenho representativo de uma planta em um cartaz (se preferir, monte um esquema com colagens, se desenho não for o seu forte!). Este esquema será aproveitado na atividade proposta para a aula a seguir.

Dica! Esta atividade foi pensada como coleta de representações do que os alunos já sabem sobre o tema. Não se preocupe se os desenhos não estiverem muitos “artísticos” ou se a nomenclatura dada pelos alunos não estiver correta. Utilize os desenhos como base para saber quais partes das plantas os alunos tiveram maior dificuldade em identificar sozinhos e dê mais atenção a essas partes nas atividades propostas a seguir.

A aula propriamente dita – Leve os alunos para a horta da escola. A proposta de atividade é mostrar aos alunos diversas partes de hortaliças presentes na horta, classificando-as entre raiz, caule , folha, flor ou fruto. A cada diferente hortaliça apresentada, classifique, juntamente com os alunos, o exemplo em questão e marque no cartaz (com o esquema) o que foi apresentado, escrevendo o nome. Você pode aproveitar para expor aos alunos a função de cada parte.

Aqui vai uma lista de hortaliças que podem ser utilizadas durante a aula:

Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho e acelga.
Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, chuchu, jiló, maxixe e abobrinha.
Flores - couve flor, brócolos e alcachofra.
Raízes – cenoura, beterraba, rabanete e nabo.
Caule – aspargo, ruibarbo e salsão.

Essa lista é apenas uma sugestão. Ela pode mudar de acordo com as hortaliças mais comuns em sua região e de acordo com a época do ano.

Dicas! Converse com os alunos antes de levá-los à horta. Diga-lhes que será uma aula diferente, fora da sala de aula. Oriente-os sobre como devem se comportar para realização da atividade. Deixe claro aos alunos que o passeio na horta será uma aula e que as brincadeiras fora de hora e o “corre-corre” deverão esperar até a hora do intervalo. Caso sua turma seja numerosa, é bom dispor de monitores. Durante a classificação das hortaliças, certifique-se de que os alunos participem da atividade. Os primeiros exemplos trabalhados podem ser mais expositivos (você faz a classificação). No entanto, incentive-os a darem suas opiniões quanto à classificação das hortaliças e verifique por meio de perguntas qual é o critério de escolha utilizado para a classificação em questão. O cartaz confeccionado pode ser afixado na sala de aula.

 

 

 

Aula 2 – 50 minutos

Esta atividade deve ser realizada na cozinha da escola.

Nesta segunda aula, a proposta é a realização de um exercício que servirá como forma de consolidação do que foi aprendido na aula anterior e como forma de avaliação. Este roteiro (http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_17fbb5bgcv) mostra como conduzir a atividade. O exercício em questão será montar uma salada com hortaliças provenientes da própria horta da escola. Para a montagem da salada, os alunos deverão escolher os ingredientes de a cordo com a classificaç ;ão vista na aula anterior.

Dica! Certifique-se de que os alunos tenham à disposição mais de um tipo de hortaliça de cada categoria. Relembre com os alunos, enquanto eles montam a lista de ingredientes, o papel de cada parte das plantas. Caso sua turma seja numerosa, você pode dividi-la em grupos e promover um concurso da melhor salada entre os grupos. Dicas de como preparar as hortaliças podem ser encontradas aqui (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf).

Atividade para casa - Devolva aos alunos os primeiros desenhos confeccionados e peça-lhes que façam um novo desenho, tomando como base o primeiro e o que foi visto durante as duas aulas.
 

 

Material de aprofundamento para o professor:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf  - Apostila que traz todas as informações necessárias para implantação da horta escolar em sua unidade de ensino.
http://www.educandocomahorta.org.br/oprojeto.asp  - Site do projeto “Horta Escolar”. Também traz informações para implantação da horta escolar, além de materiais didáticos com sugestões de atividades pedagógicas utilizando-se a horta.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1- Pelos desenhos elaborados. O que há de diferente de um desenho para outro? Ao final das duas aulas, os alunos conseguiram identificar corretamente no segundo desenho as partes da planta? 2- Durante a atividade na horta. Qual o critério de classificação das hortaliças inicialmente escolhida pelos alunos? Foi pelo formato? Pela cor? Fique atento aos exemplos de hortaliças pouco conhecidos pelos alunos. 3- Durante a montagem da salada. Os alunos conseguiram fazer a distinção das partes das plantas enquanto escolhiam os ingredientes da salada?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • regiane santos de oliveira, kelen cristina esteves varela , Santa Catarina - disse:
    regiane.oliveira1995@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu achei excelente mas como ñ tm lgar pr colocar o my voto eu tenho q dar otimo q pena pq eu queria dar o voto no excelente mesmo assim dou meus parabéns bjs regiane.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.