Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Verificando a Corrente Elétrica

 

31/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Rubim
imagem do usuário

CAARAPO - MS EE PROF JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula o aluno deverá ser capaz de compreender o conceito de corrente elétrica; Visualizar os elementos de um circuito elétrico; Identificar quais materiais são condutores e quais são isolantes; Calcular a intensidade da Corrente Elétrica.

Duração das atividades
150 minutos (3 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em sala de aula o professor poderá fazer uma breve discussão com os alunos, questionando-os sobre quais materiais conduzem eletricidade e quais materiais não conduzem. Como isso acontece, quais as características que esses materiais necessitam ter para que isso ocorra. Questioná-los sobre o que é a corrente elétrica, quais seus efeitos, quais as suas caracteristicas e como ela surge.

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará esta aula questinando os alunos sobre o que é uma corrente elétrica, o seu significado, ou seja, levantando informações sobre o que os alunos já sabem sobre o tema abordado. Bem como, questioná-los sobre quais materiais podem ser bons condutores de eletricidade e quais podem ser bons isolantes elétricos, assim como a natureza desses materiais.

Figura 1: Corrente elétrica

Imagem disponível em: h ttp://www.novafisica.net/conteudo/images-cont/corrente1.jpg

Após essa breve discussão com os alunos, o professor poderá fazer uma exposição do conteúdo utilizando uma apresentação em formato de Power Point, onde o mesmo fará explanações sobre o tema abordado.

A seguir segue uma sugestão:

Slide 01/Juliana Rubim

Slide 02/Juliana Rubim

Slide 03/Juliana Rubim

Slide 04/Juliana Rubim

Slide 05/Juliana Rubim

Slide 06/Juliana Rubim

Slide 07/Juliana Rubim

Slide 08/Juliana Rubim

Slide 09/Juliana Rubim

Slide 10/Juliana Rubim

Slide 11/Juliana Rubim

O professor poderá fazer adaptações nessa aula, ou seja, cada professor poderá criar sua própria aula para abordar o conteúdo proposto.

Após essa aula o professor poderá sugerir aos alunos que façam pesquisas complementares sobre o conteúdo abordado, sugerindo aos mesmos alguns sites como:

http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/
http://www.cienciamao.if.usp.br 
http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/corrente/intro/  
http://cepa.if.usp.br/simulation  

Após essa aula o professor poderá d ividir a sala de aula em grupos de 4 a 5 alunos e os mesmos farão alguns experimentos práticos relacionados aos temas abordados.

Dois dos experimentos se encontra postado no recurso abaixo.

Efeito quente

 

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18040/efeito_quente.pdf  

Acende ou não

Recurso disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18044/acende_ou_nao.pdf

Outros experimentos serão sugeridos aos alunos. Estes experimentos se encontram publicados no livro do professor Alberto Gaspar: GASPAR, Alberto. Experimentos de Ciências para o Ensino Fundamental. 1ª Edição. São Paulo: Ática Editora, 2005.

Imagem disponível em: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img1/28001.jpg 

Os experimentos são:

  • Queimando o aço

Nesse experimento o professor poderá explorar o efeito Joule, ou seja, o aquecimento do aço através da passagem da corrente elétrica.

  • Circuito elétrico simples - Condutores e isolantes

Nesse experimento os  alunos poderão testar se alguns materiais são capazes de conduzir a corrente elétrica.

  • Reostato - regulador de corrente

Nesse experimento o professor poderá explorar, de uma forma bem simplificada, como funciona um regulador de corrente elétrica, o reostato.

Nesses experimentos o professor poderá explorar conteúdos relacionados aos temas abordados, como o efeito Joule,  ou seja, os efeitos da corrente elétrica. Poderá explorar o funcionamento prático de um reostato.

A utilização de experimentos em sala de aula, desperta um maior interesse dos alunos com relação ao conteúdo abordado, uma vez que eles podem, além de visualizar alguns conceitos na prática, podem manipular os experimentos. Ou seja, constróem, testam e desenvolvem as atividades visualizando os conceitos na prática. 

A aprendizagem utilizando novas modalidades de ensino, seja ela, visual (vídeos e imagens), digital (simulações, etc) ou mesmo a manipulação de alguns experimentos torna-a muito mais significativa para o aluno. Incentivando-o a ser mais criativo e autônomo em relação à sua própria aprendizagem.

Após a confecção e manipulação dos experimentos, os alunos poderão observar alguns conceitos que foram trabalhados em sala de aula.

O professor também poderá contextualizar a aula, falando sobre a importância da utilização de metais como cobre e alumínio nas instalações elétricas, falar sobre os custos de sua produção e manutenção. Mostrar aos alunos em que lugares podemos encontrar esses materiais.

O professor poderá também falar sobre a importância de termos materiais que são isolantes elétricos, sua utilização, quais materiais são realmente isolantes.

Ao final da atividade o professor, apresentará aos alunos um questionário sobre que tipos de materiais podem ou não ser bons condutores.

O professor pode sugerir aos alunos que refaçam essa experiência em suas casas utilizando materiais diferentes dos utilizados nos experimentos confeccionados em sala de aula e apresente os resultados para toda a sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Acende ou não Experimento prático
Efeito quente Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feito através da participação e desempenho dos alunos durante as atividades propostas e durante as discussões em sala de aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.