Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Interjeição e locução interjetiva

 

30/08/2011

Autor y Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar locuções interjetivas.
  • Analisar o uso de locuções interjetivas nas histórias em quadrinhos.
  • Perceber efeitos de sentido provocados pelo uso de locuções interjetivas.
  • Inventar interjeições e locuções interjetivas para expressar diferentes sentimentos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter noção de morfologia, das dez classes de palavras, e conhecer que a interjeição é a classe de palavra mais usada para exprimir emoções e sensações, estados subjetivos. 

Estratégias e recursos da aula
  • Laptops UCA
  • Internet
  • Cartazes

 

Atividade 1 - Motivação

Alunos dispostos em círculo, de modo que seja possível, a cada dois, partilharem 1 laptop conectado à internet.

Professor, comece expondo aos alunos que a presente aula é dedicada à exploração da interjeição. Sem dúvida, podemos dizer que a interjeição é a classe de palavra mais viva entre todas as 10. E por que ela pode ser assim considerada? Porque as interjeições são palavras que expressam emoções; elas exprimem expectativa, admiração, dor, desejo, medo, alívio, enfim, os mais variados sentimentos.

As interjeições são facilmente compreendidas tanto pela criança e pelo adolescente quanto pelo adulto, justamente devido ao fato de comunicarem mensagens completas, muitas vezes, com 1 ou 2 palavras.

Professor, depois dessa introdução, solicite que os alunos acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e digitem o seguinte endereço na barra de busca<http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2300&cat=Infantil&vinda=S>. Nesse site, há um texto que apresenta exemplos e o conceito de interjeições de modo lúdico e poético.  

Festa das Interjeições

Existiram dores e emoções...
Na festa das interjeições!
O Ah! de alegria...
Dançou com harmonia!

O Oh! de espanto...
Se comportou como um santo!
O Ih! de pessimismo e medo
Pensou que a cachaça era um brinquedo!

O Uh! que só gostava de valsa e de cereja...
Vaiou o brigadeiro e a música sertaneja!
O Puxa! achou uma maravilha...
A doce torta de baunilha!

O Ai! teve um dedo pisado...
Num rock agitado!
O Opa! esbarrou no bolo...
E se misturou num rolo!

 

O Ai! teve um dedo pisado...
Num rock agitado!
O Opa! esbarrou no bolo...
E se misturou num rolo!

O Bis! com o jeito que sempre quis...
Pediu mais uma música feliz!
O Hip, hip, urra...
Levou uma surra!

Pois ele esbarrou no Ui! mau – humorado ,
Que, por sorte, não estava armado!
O Poxa! ficou assustado...
E saiu da festa calado!

Existiram dores e emoções...
Na festa das interjeições.

Luciana do Rocio Mallon

Acesso em: 16 ago. 2011

 

Professor, após a leitura do texto, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões: 

1. Quais interjeições apareceram no texto?

2. Que tipo de sentimento cada uma delas exprime?

3. Por que as interjeições são acompanhadas, na maioria dos casos ocorridos no texto acima, de ponto de exclamação?

Para socializar as respostas a essas questões, peça a alguns alunos que apresentem, à frente da sala, as respostas produzidas por seus grupos. Nesse momento, professor, é importante estimular os alunos a emprestarem força expressiva a suas vozes, de modo a, efetivamente, demonstrar a vivacidade das interjeições.

 

Atividade 2 -  Classificando diferentes interjeições

Alunos organizados em grupos de 2 ou 3 componentes. Apenas 1 laptop conectado à internet

Professor, nesta atividade, é importante que os alunos acessem uma quantidade significativa de tirinhas, pois, à medida que lerem vários textos, eles vão percebendo que as interjeições e locuções interjetivas têm como características comuns a espontaneidade e a tentativa de emprestar à situação comunicativa o maior teor possível de expressividade.  Entregue aos alunos cópias da seguinte ficha de orientação:

 

Em grupos de 2 ou 3 componentes, acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e digitem os seguintes endereços na barra de busca:

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab032.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab045.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab043.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab041.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab040.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab034.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab023.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab022.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab021.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab018.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab016.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab014.htm

http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab008.htm

À medida que forem acessando as tirinhas, anotem, em seus cadernos, as interjeições e locuções interjetivas presentes nas tirinhas.

Depois, consultando suas anotações, produzam cartazes seguindo o modelo abaixo:

  Interjeições ou locuções interjetivas  

   Ai!

                         Qual sentimento exprimem?

                     Dor

 

 

Atividade 3 - Inventando interjeições e locuções interjetivas

Professor, as interjeições e locuções interjetivas, de modo muito particular e diferente das outras 9 classes de palavras, podem ser inventadas. Isso porque, para expressar os mais variados tipos de sentimento emitimos sons também variados. Sons que são emitidos, invariavelmente, com evidente expressividade. Nesse sentido, podemos criar interjeições e locuções interjetivas com o objetivo de nos expressar sem dizer o nome do que estamos sentindo. Essa atividade propõe que os alunos sejam criadores de palavras (interjeições e locuções interjetivas), experimentando as mais variadas combinações de vogais e consoantes para expressar, por exemplo, dor, alegria, prazer, medo, admiração, surpresa, desagrado, espanto, tristeza, desolação, felicidade; manifestar saudação, encorajamento, despedida, chamamento, dúvida. 

Para a realização desta atividade, entregue aos alunos a seguinte ficha de orientação:

 

É hora de criar palavras! Organizados em trios, vocês devem consultar novamente a lista do exercício anterior. Nas tirinhas, Maurício de Souza e sua equipe escolheram interjeições e locuções interjetivas para expressar os sentimento de suas personagens.

Agora, o desafio é de vocês.

Combinando vogais e consoantes, criem 3 interjeições ou locuções interjetivas para expressar: dor, alegria, prazer, medo, admiração, surpresa, desagrado, espanto, tristeza, desolação, felicidade; demonstrar saudação, encorajamento, despedida, chamamento, dúvida; manifestar alívio, ansiedade, desaprovação, satisfação .

Não valem as interjeições e locuções interjetivas já conhecidas - por exemplo, as usadas nas tirinhas estudadas. Experimente brincar com as palavras, explorar sonoridades, brincar com as possibilidades de pronúncia.

As novas palavras devem ser escritas, com pincel atômico, em fichas de papel cartão ou cartolina, medindo 20 a 40cm de largura por 07cm de altura, aproximadamente, de modo que seja legível em distância média.  As fichas contendo as palavras inventadas serão apresentadas para toda a turma.

 

Professor, após os alunos terminarem a atividade, como forma de socialização das criações, solicite que cada grupo escolha um colega para apresentar as novas palavras para toda a turma.

Faça uma brincadeira. O aluno mostra a ficha, vocaliza a interjeição ou locução interjetiva criada e um outro colega sugere o nome do sentimento ali expressado.  

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer teoricamente a abordagem da língua que propomos, sugiro estudos na área da gramática reflexiva, por exemplo: Tereza Cochar e William Cereja. Gramática Reflexiva: Texto, semântica e interação. Ed. Atual: São Paulo, 2008

Avaliação

Professor, a avaliação dos alunos será processual. Observe se os alunos estão envolvidos e realizando experimentações com as vogais e consoantes, procurando criar palavras.

Sobretudo, durante a apresentação da atividade 3, atente para as palavras escritas nas fichas, para as interpretações e as denominações.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.