30/08/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
O aluno deve ter noção de morfologia, das dez classes de palavras, e conhecer que a interjeição é a classe de palavra mais usada para exprimir emoções e sensações, estados subjetivos.
Atividade 1 - Motivação
Alunos dispostos em círculo, de modo que seja possível, a cada dois, partilharem 1 laptop conectado à internet.
Professor, comece expondo aos alunos que a presente aula é dedicada à exploração da interjeição. Sem dúvida, podemos dizer que a interjeição é a classe de palavra mais viva entre todas as 10. E por que ela pode ser assim considerada? Porque as interjeições são palavras que expressam emoções; elas exprimem expectativa, admiração, dor, desejo, medo, alívio, enfim, os mais variados sentimentos.
As interjeições são facilmente compreendidas tanto pela criança e pelo adolescente quanto pelo adulto, justamente devido ao fato de comunicarem mensagens completas, muitas vezes, com 1 ou 2 palavras.
Professor, depois dessa introdução, solicite que os alunos acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e digitem o seguinte endereço na barra de busca: <http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2300&cat=Infantil&vinda=S>. Nesse site, há um texto que apresenta exemplos e o conceito de interjeições de modo lúdico e poético.
Festa das Interjeições O Ai! teve um dedo pisado... |
O Ai! teve um dedo pisado... O Bis! com o jeito que sempre quis... Acesso em: 16 ago. 2011 |
Professor, após a leitura do texto, solicite aos alunos que respondam às seguintes questões:
1. Quais interjeições apareceram no texto?
2. Que tipo de sentimento cada uma delas exprime?
3. Por que as interjeições são acompanhadas, na maioria dos casos ocorridos no texto acima, de ponto de exclamação?
Para socializar as respostas a essas questões, peça a alguns alunos que apresentem, à frente da sala, as respostas produzidas por seus grupos. Nesse momento, professor, é importante estimular os alunos a emprestarem força expressiva a suas vozes, de modo a, efetivamente, demonstrar a vivacidade das interjeições.
Atividade 2 - Classificando diferentes interjeições
Alunos organizados em grupos de 2 ou 3 componentes. Apenas 1 laptop conectado à internet.
Professor, nesta atividade, é importante que os alunos acessem uma quantidade significativa de tirinhas, pois, à medida que lerem vários textos, eles vão percebendo que as interjeições e locuções interjetivas têm como características comuns a espontaneidade e a tentativa de emprestar à situação comunicativa o maior teor possível de expressividade. Entregue aos alunos cópias da seguinte ficha de orientação:
Atividade 3 - Inventando interjeições e locuções interjetivas
Professor, as interjeições e locuções interjetivas, de modo muito particular e diferente das outras 9 classes de palavras, podem ser inventadas. Isso porque, para expressar os mais variados tipos de sentimento emitimos sons também variados. Sons que são emitidos, invariavelmente, com evidente expressividade. Nesse sentido, podemos criar interjeições e locuções interjetivas com o objetivo de nos expressar sem dizer o nome do que estamos sentindo. Essa atividade propõe que os alunos sejam criadores de palavras (interjeições e locuções interjetivas), experimentando as mais variadas combinações de vogais e consoantes para expressar, por exemplo, dor, alegria, prazer, medo, admiração, surpresa, desagrado, espanto, tristeza, desolação, felicidade; manifestar saudação, encorajamento, despedida, chamamento, dúvida.
Para a realização desta atividade, entregue aos alunos a seguinte ficha de orientação:
É hora de criar palavras! Organizados em trios, vocês devem consultar novamente a lista do exercício anterior. Nas tirinhas, Maurício de Souza e sua equipe escolheram interjeições e locuções interjetivas para expressar os sentimento de suas personagens. Agora, o desafio é de vocês. Combinando vogais e consoantes, criem 3 interjeições ou locuções interjetivas para expressar: dor, alegria, prazer, medo, admiração, surpresa, desagrado, espanto, tristeza, desolação, felicidade; demonstrar saudação, encorajamento, despedida, chamamento, dúvida; manifestar alívio, ansiedade, desaprovação, satisfação . Não valem as interjeições e locuções interjetivas já conhecidas - por exemplo, as usadas nas tirinhas estudadas. Experimente brincar com as palavras, explorar sonoridades, brincar com as possibilidades de pronúncia. As novas palavras devem ser escritas, com pincel atômico, em fichas de papel cartão ou cartolina, medindo 20 a 40cm de largura por 07cm de altura, aproximadamente, de modo que seja legível em distância média. As fichas contendo as palavras inventadas serão apresentadas para toda a turma. |
Professor, após os alunos terminarem a atividade, como forma de socialização das criações, solicite que cada grupo escolha um colega para apresentar as novas palavras para toda a turma.
Faça uma brincadeira. O aluno mostra a ficha, vocaliza a interjeição ou locução interjetiva criada e um outro colega sugere o nome do sentimento ali expressado.
Professor, para enriquecer teoricamente a abordagem da língua que propomos, sugiro estudos na área da gramática reflexiva, por exemplo: Tereza Cochar e William Cereja. Gramática Reflexiva: Texto, semântica e interação. Ed. Atual: São Paulo, 2008
Professor, a avaliação dos alunos será processual. Observe se os alunos estão envolvidos e realizando experimentações com as vogais e consoantes, procurando criar palavras.
Sobretudo, durante a apresentação da atividade 3, atente para as palavras escritas nas fichas, para as interpretações e as denominações.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2012
Cinco estrelasMaravilhoso!