1.Definição, Aplicações, Classificações e Comportamento Óptico das Lentes Cilíndricas
É interessante que o professor inicie a aula mostrando a larga potencialidade do uso das lentes esféricas que vão desde aparelhos sofisticados telescópios, microscópios ópticos, aparelhos de projeção, máquinas fotográficas até ao habitual óculos de grau.
Em seguida, o professor insere a definição de uma lente esférica e inicia o estudo mostrando os tipos de lentes e qual o comportamento óptico de cada uma. A classificação a seguir, quanto a forma e depois quanto ao comportamento da luz ao atravessá-la, pode ser apresentado com a animação que aparece após as figuras ou se o professor dispor destas lentes e de uma caneta laser, pode ser na forma de demonstração do feixe ao atravessar estas lentes.
Classificação:
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Lentes de bordas finas ou delgadas: quando as bordas são mais finas que a região central.

Figura 1. Tipos de lentes delgadas, por D R Ventura.
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Lentes de bordas grossas ou espessas: quando a região central é mais fina em relação às bordas.

Figura 2. Tipos de lentes côncavas, por D R Ventura.
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Quanto ao comportamento óptico:

Figura 3. Esquema do comportamento de uma lente convergente, lente de bordos finos de vidro colocada no ar. Um feixe de luz com raios paralelos ao atravessá-la converge, por D R Ventura.

Figura 4. Esquema do comportamento de uma lente divergente, lente de bordos largos de vidro colocada no ar. Um feixe de luz com raios paralelos ao atravessá-la diverge, por D R Ventura.
É viável que neste momento o professor passe o seguinte vídeo (1 min) para os alunos:
Pontociência - Lentes Esféricas:
http://www.youtube.com/watch?v=iVCEiwC8Zqg
Após a exibição do vídeo acima, coloque a turma em círculo na sala e peça que, voluntariamente, um dos alunos explique uma das questões a seguir e assim faça sucessivamente com as demais questões, quando necessário, deixe que outros alunos interfiram e complementem a resposta e relatem situações do seu cotidiano:
- Quando um feixe de luz paralelo atravessa uma lente ele sempre diverge?
Resposta Esperada: Não, algumas causam divergência outra causam convergência.
- Qual tipo de lente das apresentadas acima provoca a convergência de um feixe de luz que incide paralelo ao eixo da lente?
Resposta Esperada: As lentes de bordas finas de vidro (figura 1) colocadas no ar funcionam como convergente e os raios ao atravessarem a lente convergem para o foco como na figura 3.
- Qual tipo de lente das apresentadas acima provoca a divergência de um feixe de luz que incide paralelo ao eixo da lente?
Resposta Esperada: As lentes de bordas largas de vidro (figura 2) colocadas no ar funcionam como divergente e os raios ao atravessarem a lente divergem como na figura 4. .
- Estas lentes podem ser usadas com quais funções?
Resposta Esperada: As lentes podem ser usadas em óculos, instrumentos ópticos como microscópios, lupas, telescópios, projetores de slides .
- Você já manuseou uma destas lentes?
Resposta Esperada: sim, nos óculos, câmaras fotográficas, lupas, binóculos etc.
- A lupa é uma lente de que tipo?
Resposta Esperada: Uma lente de bordas finas , ou seja uma lente que no ar é convergente, serve para convergir os raios, podendo ser usada como lente de aumento.
- Com uma lupa sob o Sol, é possível colocar fogo em um pedaço de papel?
Resposta Esperada: Sim, pois os raios de Sol ao atravessarem a lente convergem para o foco e colocando um papel no foco, depois de um certo tempo, este entra em combustão, pois atinge temperatura muito alta.
2. Comportamento das lentes e índice de refração:
O professor deve esclarecer aos alunos que tanto lentes de bordas espessas como de bordas finas podem ser divergentes ou convergentes. Isso depende do meio no qual elas estão imersas. Se o meio não é o ar, por exemplo, e tem índice de refração maior que o da lente, inverte a função de convergente para divergente e vice versa. Logo, tem que ser avaliado o índice de refração do meio em relação ao da lente.
1° caso – n lente > n meio

Figura 5: Esquema do comportamento óptico das lentes convergentes e divergentes quando nlente>nmeio, por D R Ventura.
2° caso – n lente < n meio

Figura 6: Esquema do comportamento óptico das lentes convergentes e divergentes quando nlente<nmeio, por D R Ventura.
A seguir, o professor deve exibir o seguinte vídeo para todos os alunos, nele é mostrado o comportamento de lentes divergentes , convergentes e a associação destas:
Para o professor inserir os conceitos de foco, centro óptico e correlatos, além de inserir o comportamento dos feixes de luz que incidem nas lentes e formação de imagens na mesma é sugerido fortemente que esse estudo seja inicializado com um aplicativo em Java extremamente eficiente:
Apresente a turma a animação a seguir, onde a imagem e o objeto são vistos. Movimente usando o mouse a posição do objeto, em vermelho na animação, em relação ao foco e observe o que acontece com a imagem.
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Imagens em Lentes Covergentes (Image Formation by a Converging Lens)
http://www.physics.uoguelph.ca/applets/Intro_physics/kisalev/java/clens/index.html
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Imagens em lentes Divergentes (Image Formation by a Diverging Lens)
http://www.physics.uoguelph.ca/applets/Intro_physics/kisalev/java/dlens/index.html
De forma divertida, eficiente e menos trabalhosa o professor irá inserir todo o conteúdo baseado nos aplicativos Java apresentados e consolidar o estudo com atividades e exercícios no quadro. Ao usar o aplicativo o professor deve associar a movimentação do objeto e da imagem com a equação de Gauss a seguir (Figura 7)
Estudo Analítico:

Figura 7. Posição do objeto do e posição da imagem di, distancia focal fo e a equação de Gauss que relaciona os três parâmetros, por D R Ventura.
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Equação do aumento linear transversal é apresentada a seguir. O professor deve associar esta equação ao que foi observado na animação. Observe que ao movimentarmos o objeto em relação ao foco ocorre uma variação no tamanho da imagem.

O professor deve discutir as convenções de sinais que se seguem abaixo:

Resolva alguns alguns exercícios com os alunos como forma de fixação.
Exemplos: http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/lentes-esfericas
Mostre aos alunos o significado de vergência (V=1/F) e que, na realidade, o conceito de “grau” do óculos advém dessa equação.
Mostre aos alunos o endereço abaixo onde questões são propostas e resolvidas pelos estudantes, esta questão ilustra o conteúdo estudado acima:
http://www.amigonerd.com/lentes-esfericas/
3. Defeitos da Visão e suas correções.
A seguir, aproveite o tema e já dê seqüência falando dos defeitos da visão e como corrigi-los. É interessante que a partir daqui a aula possa ser dada de forma interativa, com aplicativos ou vídeos, os quais são sugeridos abaixo:
3.1. Funcionamento da visão
A visão (2 minutos):
http://www.youtube.com/watch?v=YaQ0-7m_AZo&feature=related
3.2. Funcionamento, Defeito e suas correções
Telecurso 2000 - 54 - A visão e os defeitos mais comuns (12 minutos)
http://www.youtube.com/watch?v=xzrx7H8Bvg4
Após a exibição dos vídeos acima, divida a turma em grupos e peça a eles que discutam as questões para apresentarem aos demais alunos da turma as respostas a todas as questões.
Quando necessário deixe que alunos do mesmo grupo interfiram e complementem a resposta.
Cada grupo deve dar resposta a algumas das questões que serão sorteadas na hora da apresentação.
- Como são formada as imagens em nosso olho?
- Quais são os defeitos mais comuns?
- Qual a correção para miopia?
- Qual a correção para hipermetropia?
- O que presbiopia?
- Qual a correção para presbiopia?
- Pesquise na internet o que é astigmatismo?
Resposta : " O astigmatismo é uma condição que decorre da diferença de curvatura da córnea ou cristalino nas diferentes direções (comparável às curvaturas de um ovo ou de uma bola de futebol americano), e disto resultam diferentes profundidades de foco que distorcem a visão tanto de longe quanto perto. Pode ser corrigido com lentes cilíndricas. A imagem ao lado mostra como é a visão de indivíduo portador de astigmatismo." do site : http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/optica/optica_da_visao/optica_visao
- Qual o tipo de lente de correção para o astigmatismo?
Resposta :"Consiste no fato de que as superfícies que compõem o globo ocular apresentam diferentes raios de curvatura, ocasionando uma falta de simetria de revolução em torno do eixo óptico.
A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura. " do site: http://www.brasilescola.com/fisica/defeitos-na-visao-humana.htm
- O que é uma lente multifocal?
- Quando uma pessoa usa uma lente multifocal?