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I Drogas nem Morto (UCA)

 

22/08/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·   Interpretar textos audiovisuais;

·   Analisar e fazer comentários sobre textos audiovisuais;

·   Analisar e fazer comentários sobre campanhas educativas;

·   Conscientizar-se sobre problemas provocados pelas drogas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Presente na vida de milhões de pessoas, as drogas, ilícitas ou não, causam efeitos irreversíveis ao usuário, condenando-o a uma rotina marcada por vícios, violências e perdas. É por isso que a família e a escola devem desde cedo se atentar a esse problema que atinge principalmente os jovens, no intuito de conscientizá-los sobre os males e prejuízos trazidos pelas drogas. Sem dúvida, os alunos já terão informações a respeito desse assunto já bastante comentado na atualidade e, portanto, cabe ao professor, retomar esses conhecimentos para que, a partir disso, possa ministrar sua aula sobre a importância de se dizer não às drogas.

Estratégias e recursos da aula

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Disponível em:  http://br.livra.com/pick/se-consumo-de-drogas-fosse-considerado-crime-diminuiria-a-violencia/135432510/.

Acesso em: 14 abr. 2011.

Atividade 01

 

            O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre os problemas gerados pelas drogas. É importante que ele ressalte como o consumo das drogas, ilícitas ou não, traz violência, perdas e morte, e que é por isso que ninguém deveria utilizá-las.

           

            Para iniciar essa discussão, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o seguinte vídeo da campanha educativa “Drogas nem morto”, que aborda de forma bastante critica o consumo das drogas na adolescência.

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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cuf8wohv6TQ.

 Acesso em: 06 jul. 2011.

 

            Após a apresentação, o professor procederá com os alunos à análise minuciosa do vídeo. Nessa análise, o professor fará algumas perguntas para conduzir seu trabalho. Essas perguntas serão feitas e respondias oralmente pelos discentes, servindo como roteiro de análise.

 

1.      Vocês gostaram do vídeo? Por quê?

2.      Já o conheciam?

3.      Qual a sensação de vocês  ao verem o vídeo?

4.      Qual a temática principal do vídeo?

5.      Vocês consideram importante a abordagem desse tema? Por quê?

6.      Qual a crítica principal do vídeo?

7.      Repare na voz do narrador e no foco da câmera no início e no final do vídeo. Como essa crítica é feita?

8.      Que elementos os vídeos apresentam para comprovar essa crítica?

9.      Qual o objetivo principal do vídeo?

10.  O vídeo consegue atingir seu objetivo principal?

11.  O que o vídeo faz para atingir seu objetivo?

12.  Por quem o vídeo é produzido?

13.  A quem o vídeo e destina? Por quê?

14.  Como se caracteriza a linguagem do vídeo? Rebuscada? Simples? Por quê?

15.  Em média quanto tempo dura o vídeo? Por quê?

16.  Com base nas respostas anteriores, sintetize: O que caracteriza um vídeo de uma campanha educativa?

 

Atividade 02

 

            A fim de dar continuidade ao trabalho com textos audiovisuais, o professor deverá apresentar outros vídeos da campanha “Drogas nem morto”, para que os alunos não apenas exercitem a análise desse tipo de texto, como também conheçam outras facetas do terrível mundo das drogas.

           

            Nessa análise, o professor deverá considerar as perguntas feitas na Atividade 01 e promover a discussão sobre o tema, colocando-o em debate. É importante que o professor incentive a participação dos alunos nesse momento para que eles possam contribuir com a discussão, apresentando seus conhecimentos sobre os malefícios do consumo das drogas.

 

 

17   

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_OTLcWaIaGY&NR=1.

Acesso em: 06 jul. 2011.

16

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iXuppNdPLKk&NR=1.

Acesso em: 06 jul. 2011.

 

14

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=oVnOLUqoyqc&NR=1.

Acesso em: 06 jul. 2011.

 

13

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hDZPdhShzgw&NR=1.

 Acesso em: 06 jul. 2011.

 

            Os vídeos listados anteriormente são apenas uma sugestão, pois existem outros vídeos dessa mesma campanha no site youtube. Assim, cabe ao professor optar pela abordagem desses ou de outros. Isso pode ser feito de acordo com o nível de interesse e especificidade da turma.

 

Atividade 03

 

            Após a análise dos textos audiovisuais, o professor deverá voltar ao primeiro vídeo apresentado, aquele sobre repetência da Atividade 01. Só que agora ele dará outro enfoque a sua análise, pedindo aos alunos para se atentarem aos comentários que foram feitos a respeito desse vídeo no site youtube.

 

            Alguns desses comentários estão reproduzidos a seguir:

 

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Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cuf8wohv6TQ.

Acesso em: 06 jul. 2011.

 

            Em seguida, o professor procederá à análise desses comentários. Isso será feito a partir de algumas perguntas para motivar a discussão com os alunos em sala.

 

1.      Qual a opinião das pessoas obre o vídeo? Vocês concordam com elas?

2.      As pessoas são, na maioria das vezes, contra ou a favor da campanha?

3.      O que as pessoas contra a campanha dizem? E aquelas que são a favor?

4.      As opiniões estão bem fundamentadas? Por quê?

5.      Que argumentos as pessoas utilizam para defender suas opiniões?

6.      Como se caracteriza a linguagem desses comentários? Formal ou informal? Por quê?

7.      Que marcas podemos observar acerca do registro formal? E do registro informal?

8.      Por que há essa mistura de registros nesses comentários?

9.      Qual o contexto de produção desses comentários?

9.      Essa forma de escrever está adequada a esse contexto? Por quê?

10.    Nós podemos escrever de qualquer forma nesse contexto?

11.    Quais as consequências dessa atitude?

 

            Todas essas perguntas devem ser feitas oralmente e o professor anotará no quadro uma síntese das respostas a cada pergunta, como forma de levantar as principais características desse tipo de texto. Nessa síntese, é importante que ele considere que nesses comentários, em geral, não se há a utilização predominante do registro formal, isto é, nesse tipo de texto, há muitas marcas de coloquialidade. Entretanto, isso não constitui um erro, pois, em se tratando de Internet, em um site de se postar vídeos e comentários, o usuário está livre para fazer praticamente qualquer tipo de comentário.

 

            Nesse momento, é importante que o professor discuta o fato de que, embora o usuário tenha essa liberdade, ele deve ficar atento ao uso que faz dela. Afinal de contas, quando produzimos qualquer tipo de texto, estamos nos expondo seja em maior ou em menor grau. E na Internet, por se tratar de um meio público e muito acessado, essa exposição pode alcançar um enorme número de pessoas. Desse modo, o aluno deve ter consciência de que, ao postar um texto na rede, este pode contribuir formando uma imagem positiva ou negativa de si mesmo.

 

 

Atividade 04

 

            Já tendo discutido e analisado os comentários, os alunos poderão redigir suas próprias impressões sobre os vídeos em comentários semelhantes aos que foram analisados na Atividade 03. Para tanto, o professor pedirá que os alunos escolham um dos vídeos abordados durante a aula, que estão listados na Atividade 02. Outros vídeos da campanha podem ser utilizados também, basta que o professor os procure entre as sugestões de vídeos do youtube. O ideal é que não mais que quatro alunos comentem o mesmo vídeo, de forma que o número de vídeos a serem comentados dependerá do número de alunos da sala.

           

            Depois da distribuição dos vídeos entre os alunos, o professor pedirá para que se atentem aos comentários que os outros usuários fizeram sobre o vídeo em questão. Para isso, o professor deverá retomar a síntese sobre as características dos comentários do vídeo analisado na Atividade 03.

 

            Em seguida, os alunos poderão partir para a produção dos próprios comentários. Para isso, devem estar atentos a toda a discussão que foi feita anteriormente, a fim de que suas produções se estejam adequadas ao contexto de circulação desses comentários. Logo, deve estar claro para eles que estarão livres para fazer praticamente qualquer tipo de comentário, devendo inclusive utilizar o registro informal, mas que devem fazer bom uso dessa liberdade, entendendo os alcances que seu texto pode tomar.

           

            O ideal seria que os alunos fizessem comentários que mesclassem a norma padrão com a popular, utilizando gírias para que seu texto torne-se criativo e atraente aos olhos do leitor. Nesse ponto, eles devem tomar cuidado para que a utilização de marcas de coloquialidade não deixe o texto ilegível e inacessível ao leitor comum. Seria interessante também que abordassem uma pequena análise bem fundamentada do vídeo analisado, ressaltando a riqueza a criatividade ali presentes bem como os efeitos de sentido que conseguem mobilizar para atingir o espectador.

           

            Durante a produção dos comentários, o professor percorrerá a sala, não só para verificar como o trabalho está sendo feito, mas também para auxiliar os alunos naquilo que tiverem dificuldade ao redigirem o texto. Esse auxílio é bastante importante para que o professor esteja mais próximo de seus alunos, conhecendo suas dificuldades bem como para que os incentivem a participar da aula e vencer suas inseguranças.

 

            Para que o professor esteja ainda mais próximo de seu aluno, ele pode, inclusive, fazer também um comentário pessoal sobre o vídeo analisado em sala, baseando-se nos mesmos parâmetros que ele deu aos alunos para redigirem seus próprios textos. Ao produzir um texto com marcas de coloquialidade, o professor ratificará que a sala de aula  também oferece espaço para a produção de textos informais que podem ser muito bem fundamentados. Com essa postura, ele não só quebra a imagem de que “na escola  só se produzem textos em norma culta”, como, principalmente, faz com que os alunos se sintam mais à vontade para redigir esses e outros tantos textos.

 

            Um ponto importante a ser levantado é fato de o site youtube permitir que o usuário não só poste o comentário sobre o vídeo assistido como também possa responder aos comentários de outro usuário. Assim, uma atividade interessante seria pedir que os alunos respondessem a esses usuários dizendo se concordam o não com o ponto de vista por eles defendido. Além disso, como essa atividade englobará toda a turma, os alunos podem se corresponder entre si, gerando uma grande discussão a respeito da campanha antidrogas. Essa discussão pode perdurar indefinidamente, até que o vídeo seja retirado, bastando apenas que os alunos acompanhem as respostas a seus comentários.

          

Recursos Complementares

Sugestão de livros para o professor:

  • Drogas na escola: prevenir educando, Wanier Ribeiro;

  • Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas, Julio Groppa Aquino;

  • Juventude e Drogas: anjos caídos, Içami Tiba.

 

Sugestões de livros para os alunos:

     

Sugestão de filmes sobre o assunto:

  • Bicho de sete cabeças;

  • Réquiem para um sonho;

  • Christiane F;

  • Tropa de Elite;

  • Meu nome não é Johny;

  • Diário de um adolescente.

 

Sugestão de sites sobre o assunto:

Avaliação

            As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura e de expressão oral e escrita.

           

            Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

            As atividades escritas a serem feitas, ou seja, a produção dos comentários sobre os vídeos analisados, serão avaliadas de acordo com contexto de produção desses textos, o qual está bem caracterizado na Atividade 03 e na 04. Além disso, o professor deve observar se, respeitando o contexto de produção, os alunos abordaram adequadamente:

 

·         O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·         A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·         Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·         O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

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