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A aplicabilidade dos referenciais espaciais de localização e orientação para se deslocar com autonomia - UCA

 

23/08/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender os referenciais de orientação espacial.

- Compreender as coordenadas geográficas e as posições dos lugares.

- Reconhecer e utilizar os referenciais de localização e orientação espacial para se deslocar com autonomia nos diferentes espaços.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter desenvolvido anteriormente a noção de proporção, distância e direção dos objetos por meio da observação, representação e localização de diferentes espaços.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

 

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

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Atividade 01

Os instrumentos e as técnicas utilizadas para orientação espacial ao longo dos tempos

PASSO A PASSO

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Fonte: Clip-Art.

Prezada(o) Professor(a),

- Inicie a discussão sobre essa temática destacando aos alunos que uma de nossas preocupações cotidianas é saber "onde estou?". Instigue os discentes a refletirem sobre:

  • Qual é a importância de localizar objetos e pessoas no espaço?
  • Qual a importância de se localizar e se orientar em sua vida cotidiana?
  • Para que servem a localização e a orientação espacial?

- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e expressem verbalmente suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", recorde com o grupo que desde os tempos mais antigos os seres humanos sempre tiveram necessidade de se localizar, se orientar e se deslocar no espaço geográfico, seja para procurar alimentos e abrigo, traçar rotas de comércio ou navegação, planejar guerras, encontrar recursos naturais, definir um melhor local para a instalação de uma empresa. Mas, como os grupos humanos faziam isso?

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- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou livros e revistas de Geografia, sobre as técnicas e os instrumentos utilizados pelos diversos grupos culturais para se localizar, estabelecer caminhos e se orientar para seguir uma determinada direção, no decorrer da história na Terra. Apresente questões reflexivas, como por exemplo:

- Quais foram as principais mudanças ocorridas ao longo do tempo, nos recursos (equipamentos, instrumentos), nas características do espaço geográfico e, por consequência, nos referenciais para localização e para orientação?

- A partir da compreensão que tiveram sobre a temática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

- Reforce a compreensão, por parte dos alunos, de que se pode localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como bússolas, GPS, dentre outros.

Dica: Para saber mais sobre o Sistema de Posicionamento Global (GPS), um importante recurso usado atualmente para localização e orientação, solicite os alunos que acessem o endereço Web < http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>, selecionarem o item "Conceitos e Técnicas" localizado no canto inferior esquerdo, observarem a animação que explica o funcionamento desse instrumento e algumas de suas aplicabilidades.

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Fonte: Clip-Art.

 - Aproveite a atividade para desenvolver um trabalho interdisciplinar com professores de outras áreas. Planeje uma atividade conjunta com a área de História, buscando relacionar as técnicas e instrumentos cartográficos com o desenvolvimento científico ao longo do tempo; com a área de Ciências, busque dialogar sobre os conhecimentos básicos sobre os astros que servem como instrumentos de orientação (estrelas, sol, lua); dentre outras possibilidades.

 

Atividade 02

Localizando as posições dos lugares em um sistema de coordenadas

PASSO A PASSO

 - Oriente os alunos para organizarem, conjuntamente, as carteiras da sala de aula em "fileiras" e "colunas".

- Peça para colarem na parede do fundo da sala os números 1, 2, 3, 4, ... de modo que todas as fileiras de carteiras sejam numeradas.

- Solicite aos alunos que, na parede direita (utilize o fundo da sala como referência), colem as letras A, B, C, D, E, F, ... até que todas as colunas de carteiras sejam identificadas.

- Cumpridas essas etapas, é possível situar qualquer pessoa ou objeto que esteja dentro da sala de aula.

- Agora oriente os alunos para se organizarem em grupos e, usando o laptop e o software KolourPaint, construam uma planta da sala de aula. Cada equipe deve confeccionar seu desenho, incluindo a rede de coordenadas das carteiras, conforme ela foi organizada na sala, anotando o nome de cada colega da turma. Veja o exemplo a seguir:

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 -  Agora, questione-os:

  • Onde se localiza a aluna Carla?
  • Onde se localiza o aluno Rodrigo?
  • Onde se localiza a aluna Luiza?
  • Onde se localiza a aluna Tânia?
  • Onde se localiza a aluna Márcia?
  • Onde se localiza o aluno Rafael?
  • Onde se localiza o aluno Marcelo?
  • Onde se localiza o aluno Tiago?
  • Onde se localiza a aluna Bruna?

- Oriente os alunos a construírem um quadro correspondente à localização dos colegas na sala de aula, usando o laptop e o software Kword, organizado conforme o exemplo a seguir: 

 

ALUNA(O)

LOCALIZAÇÃO

Fileira

Coluna

 Carla

 

 

 Rodrigo

 

 

 Luiza

 

 

 Tânia

 

 

 Márcia

 

 

 Rafael

 

 

 Marcelo

 

 

 Tiago

 

 

 Bruna

 

 

 

- Auxilie os alunos a compreenderem, por meio de debates e reflexões, que essa organização corresponde a uma rede de coordenadas, formada por letras e números. Cada aluno possui uma localização no espaço da sala de aula. Para situar cada pessoa nesse espaço, é necessário verificar a letra e o número que se cruzam no ponto onde ela está.

- Agora, peça aos alunos para observarem a planta que eles construíram e identificarem as coordenadas de cada um dos colegas da sala de aula. Questione:

  • Quais são as suas próprias coordenadas? E as dos membros de sua equipe?

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Fonte: Clip-Art.

 - Aproveite a atividade para desenvolver um trabalho interdisciplinar com professores de outras áreas. Planeje uma atividade conjunta com a área de Matemática, pois em linhas gerais, as coordenadas utilizam o sistema cartesiano para fazer referência à localização de pontos geográficos. Na planta da sala de aula, a localização de cada aluno é determinada pelo cruzamento de duas linhas (vertical e horizontal), identificadas por letras e números.

 

Atividade 03

Coordenadas Geográficas

PASSO A PASSO

 - Agora auxilie os alunos a compreenderem que usamos o mesmo princípio para localizar qualquer coisa no espaço geográfico (objeto, lugar, etc.). No entanto, ao invés de usarmos colunas e fileiras, utilizamos meridianos e paralelos; ao invés de letras e números, referimo-nos a graus de longitude e de latitude.

[Mafalda.jpg]   

Disponível em: <http://www.escolagabrielmiranda.com.br/quiz_geografia/quiz_geografia/geografia.htm>. Acesso em 15/08/2011.

- Oriente os alunos para que façam uma analogia entre a Terra e a sala de aula que eles representaram por meio do desenho da planta. As colunas seriam os meridianos e as fileiras os paralelos que definem as coordenadas geográficas.

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- Solicite os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, como,  por exemplo, o endereço <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u15.jhtm>, ou livros e revistas de Geografia, buscando compreender os seguintes termos:

  • O que são paralelos?
  • O que são meridianos?
  • Qual é o nome do paralelo principal ou inicial?
  • Além do Equador, que outros paralelos aparecem nos mapas?
  • O que é latitude?
  • O que é longitude?
  • O que se entende por coordenadas geográficas?
  • Para que servem as coordenadas geográficas?
  • Como podemos informar o "endereço" de um ponto qualquer na superfície terrestre?

- A partir da compreensão que tiveram sobre a temática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

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Fonte: Clip-Art.

- Verifique o que os alunos compreenderem sobre os conceitos abordados e, se necessário, retome noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais.  

 

Atividade 04

 

A aplicabilidade dos referenciais espaciais de localização e orientação para se deslocar com autonomia

PASSO A PASSO

 - Agora auxilie os alunos a compreenderem a aplicabilidade dos referenciais espaciais de localização e orientação para se deslocarem com autonomia. Para isso, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.coquetel.com.br/jogar.php?id=9633> e conhecerem o jogo "Batalha Naval".

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Batalha Naval. Disponível em <http://www.coquetel.com.br/jogar.php?id=9633>. Acesso em 03 de agosto de 2011.

- Esse é um jogo de estratégias e lógica, que consiste em planejar a tática para a localização exata do navio do adversário, sendo um recurso interessante  para se trabalhar com as coordenadas geográficas - paralelos e meridianos. O jogo demonstra, de maneira lúdica, várias maneiras de indicar a localização de um lugar.

- A partir da experiência dos alunos com esse jogo, questione-os:

  • Quais as semelhanças do jogo com o sistema de coordenadas presentes no globo terrestre?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", faça uma analogia com o próprio globo terrestre e mostre aos alunos que as coordenadas utilizadas no jogo obedecem a mesma regra.

- Demonstre que o jogo é puramente estratégico e que envolve localização através das coordenadas geográficas. Nele são trabalhadas a longitude e a latitude, pois o principal objetivo é localizar os navios inimigos e destruí-los, mas com isso é necessário construir estratégias por meio do uso das coordenadas.

- Pergunte aos alunos:

  • Q QqQQual a importância das linhas de longitude em nosso cotidiano?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", auxilie-os a compreenderem que essas linhas também determinam os fusos horários, que indicam a hora de cada local.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada. a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as técnicas e instrumentos cartográficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, as diferentes formas de se relacionar com o meio ambiente em diferentes culturas; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
 

Recursos Complementares

Vídeos para os alunos:

Cartografia - Coordenadas Geográficas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RxLrXbGH82A>. Acesso em: 03/08/2011.

Sistema de coordenadas geográficas. Disponível em: <http://geografiamb2.files.wordpress.com/2009/05/coordenadas_geo1.ppt#18>. Acesso em: 03/08/2011. Acesso em: 03/08/2011.>. Acesso em: 03/08/2011.> >>.

Vídeos animados com explicação sobre Coordenadas Geográficas, latitudes, longitudes, paralelos e meridianos. 

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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