23/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
- Entender os referenciais de orientação espacial.
- Compreender as coordenadas geográficas e as posições dos lugares.
- Reconhecer e utilizar os referenciais de localização e orientação espacial para se deslocar com autonomia nos diferentes espaços.
Os alunos devem ter desenvolvido anteriormente a noção de proporção, distância e direção dos objetos por meio da observação, representação e localização de diferentes espaços.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Fonte: Clip-Art.
Prezada(o) Professor(a),
- Inicie a discussão sobre essa temática destacando aos alunos que uma de nossas preocupações cotidianas é saber "onde estou?". Instigue os discentes a refletirem sobre:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e expressem verbalmente suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", recorde com o grupo que desde os tempos mais antigos os seres humanos sempre tiveram necessidade de se localizar, se orientar e se deslocar no espaço geográfico, seja para procurar alimentos e abrigo, traçar rotas de comércio ou navegação, planejar guerras, encontrar recursos naturais, definir um melhor local para a instalação de uma empresa. Mas, como os grupos humanos faziam isso?
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet ou livros e revistas de Geografia, sobre as técnicas e os instrumentos utilizados pelos diversos grupos culturais para se localizar, estabelecer caminhos e se orientar para seguir uma determinada direção, no decorrer da história na Terra. Apresente questões reflexivas, como por exemplo:
- Quais foram as principais mudanças ocorridas ao longo do tempo, nos recursos (equipamentos, instrumentos), nas características do espaço geográfico e, por consequência, nos referenciais para localização e para orientação?
- A partir da compreensão que tiveram sobre a temática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Reforce a compreensão, por parte dos alunos, de que se pode localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como bússolas, GPS, dentre outros.
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a atividade para desenvolver um trabalho interdisciplinar com professores de outras áreas. Planeje uma atividade conjunta com a área de História, buscando relacionar as técnicas e instrumentos cartográficos com o desenvolvimento científico ao longo do tempo; com a área de Ciências, busque dialogar sobre os conhecimentos básicos sobre os astros que servem como instrumentos de orientação (estrelas, sol, lua); dentre outras possibilidades.
- Oriente os alunos para organizarem, conjuntamente, as carteiras da sala de aula em "fileiras" e "colunas".
- Peça para colarem na parede do fundo da sala os números 1, 2, 3, 4, ... de modo que todas as fileiras de carteiras sejam numeradas.
- Solicite aos alunos que, na parede direita (utilize o fundo da sala como referência), colem as letras A, B, C, D, E, F, ... até que todas as colunas de carteiras sejam identificadas.
- Cumpridas essas etapas, é possível situar qualquer pessoa ou objeto que esteja dentro da sala de aula.
- Agora oriente os alunos para se organizarem em grupos e, usando o laptop e o software KolourPaint, construam uma planta da sala de aula. Cada equipe deve confeccionar seu desenho, incluindo a rede de coordenadas das carteiras, conforme ela foi organizada na sala, anotando o nome de cada colega da turma. Veja o exemplo a seguir:
- Agora, questione-os:
- Oriente os alunos a construírem um quadro correspondente à localização dos colegas na sala de aula, usando o laptop e o software Kword, organizado conforme o exemplo a seguir:
ALUNA(O) |
LOCALIZAÇÃO |
|
Fileira |
Coluna |
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Carla |
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Rodrigo |
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Luiza |
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Tânia |
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Márcia |
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Rafael |
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Marcelo |
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Tiago |
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Bruna |
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- Auxilie os alunos a compreenderem, por meio de debates e reflexões, que essa organização corresponde a uma rede de coordenadas, formada por letras e números. Cada aluno possui uma localização no espaço da sala de aula. Para situar cada pessoa nesse espaço, é necessário verificar a letra e o número que se cruzam no ponto onde ela está.
- Agora, peça aos alunos para observarem a planta que eles construíram e identificarem as coordenadas de cada um dos colegas da sala de aula. Questione:
Fonte: Clip-Art.
- Aproveite a atividade para desenvolver um trabalho interdisciplinar com professores de outras áreas. Planeje uma atividade conjunta com a área de Matemática, pois em linhas gerais, as coordenadas utilizam o sistema cartesiano para fazer referência à localização de pontos geográficos. Na planta da sala de aula, a localização de cada aluno é determinada pelo cruzamento de duas linhas (vertical e horizontal), identificadas por letras e números.
Atividade 03
- Agora auxilie os alunos a compreenderem que usamos o mesmo princípio para localizar qualquer coisa no espaço geográfico (objeto, lugar, etc.). No entanto, ao invés de usarmos colunas e fileiras, utilizamos meridianos e paralelos; ao invés de letras e números, referimo-nos a graus de longitude e de latitude.
Disponível em: <http://www.escolagabrielmiranda.com.br/quiz_geografia/quiz_geografia/geografia.htm>. Acesso em 15/08/2011.
- Oriente os alunos para que façam uma analogia entre a Terra e a sala de aula que eles representaram por meio do desenho da planta. As colunas seriam os meridianos e as fileiras os paralelos que definem as coordenadas geográficas.
- Solicite os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet, como, por exemplo, o endereço <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u15.jhtm>, ou livros e revistas de Geografia, buscando compreender os seguintes termos:
- A partir da compreensão que tiveram sobre a temática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- Verifique o que os alunos compreenderem sobre os conceitos abordados e, se necessário, retome noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais.
- Agora auxilie os alunos a compreenderem a aplicabilidade dos referenciais espaciais de localização e orientação para se deslocarem com autonomia. Para isso, oriente-os a acessarem o endereço web <http://www.coquetel.com.br/jogar.php?id=9633> e conhecerem o jogo "Batalha Naval".
Batalha Naval. Disponível em <http://www.coquetel.com.br/jogar.php?id=9633>. Acesso em 03 de agosto de 2011.
- Esse é um jogo de estratégias e lógica, que consiste em planejar a tática para a localização exata do navio do adversário, sendo um recurso interessante para se trabalhar com as coordenadas geográficas - paralelos e meridianos. O jogo demonstra, de maneira lúdica, várias maneiras de indicar a localização de um lugar.
- A partir da experiência dos alunos com esse jogo, questione-os:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", faça uma analogia com o próprio globo terrestre e mostre aos alunos que as coordenadas utilizadas no jogo obedecem a mesma regra.
- Demonstre que o jogo é puramente estratégico e que envolve localização através das coordenadas geográficas. Nele são trabalhadas a longitude e a latitude, pois o principal objetivo é localizar os navios inimigos e destruí-los, mas com isso é necessário construir estratégias por meio do uso das coordenadas.
- Pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Após a "sementeira de ideias", auxilie-os a compreenderem que essas linhas também determinam os fusos horários, que indicam a hora de cada local.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada. a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as técnicas e instrumentos cartográficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Ciências, as diferentes formas de se relacionar com o meio ambiente em diferentes culturas; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Vídeos para os alunos:
Cartografia - Coordenadas Geográficas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RxLrXbGH82A>. Acesso em: 03/08/2011.
Sistema de coordenadas geográficas. Disponível em: <http://geografiamb2.files.wordpress.com/2009/05/coordenadas_geo1.ppt#18>. Acesso em: 03/08/2011.
Vídeos animados com explicação sobre Coordenadas Geográficas, latitudes, longitudes, paralelos e meridianos.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Interpretação de representações cartográficas: verificar a capacidade dos alunos para realizarem leituras e associações com a realidade em que vivem.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
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