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Umbanda e Candomblé: é tudo a mesma coisa? - UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Diferenciar umbanda de candomblé a partir de seus elementos de composição

- Diferenciar  cultos africanos de cultos afro-brasileiros

- Entender as raízes da cultura religiosa africana

- Perceber aspectos religiosos como sendo parte de manifestações culturais

- Discutir religiosidade de forma laica

Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

os pré-requisitos serão trabalhados pelo professor no desenvolvimento das aulas

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º momento:

Investigue com a turma o que sabem sobre religiosidade africana:

1. Vocês sabem o que é religiosidade?

2. O que é religiosidade africana?

3. Quais as religiões de matriz africana?

4. Alguém já frequentou ou visitou algum terreiro de umbanda ou do candomblé?

5. Alguém pertence a alguma destas religiões?

6. Vocês sabem a diferença entre religiosidade africana e afro-brasileira?

 

2º momento:

Em grupo de 5 alunos, peça que pesquisem em seus laptops ou no laboratório de informática da escola, alguns elementos que são comuns nas duas religiões:

Grupo 1: Tambores nos cultos

http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/10/16/a-utilizao-de-tambores-em-rituais-religiosos/, acesso em 16.08.2011;

Grupo 2: Os pontos (músicas cantadas nos cultos)

http://www.jornalaxebrasil.jex.com.br/religioes+da+natureza/rituais+de+todos+os+tempos, acesso em 16.08.2011;

Grupo 3: Orixás

http://www.aomestre.com.br/alt/arq/sincretismo.htm, acesso em 16.08.2011;

Grupo 4: As roupas

http://www.minhaumbanda.com.br/2009/11/06/942/, acesso em 16.08.2011,

 

Aula 2

Terminada a pesquisa, os alunos apresentam em sala de aula para a turma o que pesquisaram na aula anterior em forma de seminário. Cada grupo irá apresentar, na sua vez, fotos, ilustrações, trechos ou resumos de textos sobre a temática pesquisada. Promova o debate entre os alunos com discussões livres e perguntas que retomem as temáticas pesquisadas:

1. Os tambores têm a mesma função nos dois cultos?

2. As músicas cantadas são as mesmas e no mesmo idioma? Por quê?

3. Vocês saberiam dizer o que é um Orixá? Qual a função do Orixá nas religiões africanas e afro-brasileiras?

4. Por que há roupas diferenciadas nestas religiões?

 

 

Em seguida, ainda em grupos, os alunos pesquisarão na Internet sobre o que é Umbanda e Candomblé, seus princípios e a diferença entre Umbanda e Candomblé.

Sites para a pesquisa:

http://translenza.com.br/orixa/lnk_topicos.php?id=15, acesso em 16.08.2011,

http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/10/31/diferenas-entre-umbanda-candombl-e-quimbanda/, acesso em 16.08.2011.

Terminada a pesquisa, os grupos apresentam os resultados da forma que acharem mais conveniente. Alternativamente, o professor pode fazer um paralelo entre as duas religiões a partir do material pesquisado pelos grupos fazendo uso do quadro e giz ou montando cartazes e painéis juntamente com a turma.

 

Aula 3

1º momento

Finalize com o seguinte documentário:

 

Título: Até Oxalá vai a guerra. Miniatura

Clique no link abaixo para acessar o documentário:

http://www.youtube.com/results?search_query=at%C3%A9+oxala+vai+a+guerra&aq=f, acesso em 16.08.2011.

 

2º momento

Promova um debate com os alunos sobre as diferenças religiosas, a intolerância religiosa e a questão da perseguição histórica aos cultos africanos. Retome as perguntas iniciais da primeira aula para continuação do debate.

Nesta aula encerre a temática com a pergunta que gerou o assunto: Candomblé e Umbanda: é tudo a mesma coisa?  

Recursos Complementares

1. Filmes

 

a) O pagador de promessas. Anselmo Duarte, 196   . Este filme mostra a saga de um agricultor que faz promessa para Iansã que, na cultura católica corresponde a Santa Bárbara. A partir disto, inicia-se toda trama pela proibição do pároco local para que ele possa efetivamente pagar sua promessa.

 

2. Sites

a) Site sobre a Umbanda:

http://www.ica.org.br, acesso em 13.08.2011.

b) Site sobre Umbanda e Candomblé:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9, acesso em 13.08.2011.

c) Site com resumo das semelhanças e diferenças entre Umbanda e Candomblé:

http://ocandomble.wordpress.com/2009/07/14/candomble-e-umbanda/, acesso em 16.08.2011.

 

3. Lei Municipal de São Paulo que institui, no âmbito do município, o Dia Municipal da Umbanda e do Umbandista: Lei 15.323/2010.

4. Link para o artigo sobre como abordar o Candomblé em sala de aula:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7738/4810, acesso em 16.08.2011.

http://umbandaestudo.blogspot.com/2009/11/diferencas-entre-umbandacandomble-e.html, acesso em 16.08.2011.

5. Artigo sobre religiões africanas e estrutura da sociedade:

http://www.casadasafricas.org.br/img/upload/195961.pdf, acesso em 16.08.2011. 

Avaliação

A avaliação será contínua e processual. Avalie o envolvimento dos alunos na temática e o quanto estão se dedicando à leitura e pesquisa do material. Avaliar em cada momento da aula se os alunos conseguiram: perceber a diferença entre as religiosidades Candomblecista e Umbandista; relacionar cultos africanos com cultos afro-brasileiros; perceber aspectos religiosos como sendo parte de manifestações culturais e discutir religiosidade de forma laica.

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