29/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
- Diferenciar umbanda de candomblé a partir de seus elementos de composição
- Diferenciar cultos africanos de cultos afro-brasileiros
- Entender as raízes da cultura religiosa africana
- Perceber aspectos religiosos como sendo parte de manifestações culturais
- Discutir religiosidade de forma laica
os pré-requisitos serão trabalhados pelo professor no desenvolvimento das aulas
Aula 1
1º momento:
Investigue com a turma o que sabem sobre religiosidade africana:
1. Vocês sabem o que é religiosidade?
2. O que é religiosidade africana?
3. Quais as religiões de matriz africana?
4. Alguém já frequentou ou visitou algum terreiro de umbanda ou do candomblé?
5. Alguém pertence a alguma destas religiões?
6. Vocês sabem a diferença entre religiosidade africana e afro-brasileira?
2º momento:
Em grupo de 5 alunos, peça que pesquisem em seus laptops ou no laboratório de informática da escola, alguns elementos que são comuns nas duas religiões:
Grupo 1: Tambores nos cultos
http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/10/16/a-utilizao-de-tambores-em-rituais-religiosos/, acesso em 16.08.2011;
Grupo 2: Os pontos (músicas cantadas nos cultos)
http://www.jornalaxebrasil.jex.com.br/religioes+da+natureza/rituais+de+todos+os+tempos, acesso em 16.08.2011;
Grupo 3: Orixás
http://www.aomestre.com.br/alt/arq/sincretismo.htm, acesso em 16.08.2011;
Grupo 4: As roupas
http://www.minhaumbanda.com.br/2009/11/06/942/, acesso em 16.08.2011,
Aula 2
Terminada a pesquisa, os alunos apresentam em sala de aula para a turma o que pesquisaram na aula anterior em forma de seminário. Cada grupo irá apresentar, na sua vez, fotos, ilustrações, trechos ou resumos de textos sobre a temática pesquisada. Promova o debate entre os alunos com discussões livres e perguntas que retomem as temáticas pesquisadas:
1. Os tambores têm a mesma função nos dois cultos?
2. As músicas cantadas são as mesmas e no mesmo idioma? Por quê?
3. Vocês saberiam dizer o que é um Orixá? Qual a função do Orixá nas religiões africanas e afro-brasileiras?
4. Por que há roupas diferenciadas nestas religiões?
Em seguida, ainda em grupos, os alunos pesquisarão na Internet sobre o que é Umbanda e Candomblé, seus princípios e a diferença entre Umbanda e Candomblé.
Sites para a pesquisa:
http://translenza.com.br/orixa/lnk_topicos.php?id=15, acesso em 16.08.2011,
http://estudoreligioso.wordpress.com/2008/10/31/diferenas-entre-umbanda-candombl-e-quimbanda/, acesso em 16.08.2011.
Terminada a pesquisa, os grupos apresentam os resultados da forma que acharem mais conveniente. Alternativamente, o professor pode fazer um paralelo entre as duas religiões a partir do material pesquisado pelos grupos fazendo uso do quadro e giz ou montando cartazes e painéis juntamente com a turma.
Aula 3
1º momento
Finalize com o seguinte documentário:
Título: Até Oxalá vai a guerra.
Clique no link abaixo para acessar o documentário:
http://www.youtube.com/results?search_query=at%C3%A9+oxala+vai+a+guerra&aq=f, acesso em 16.08.2011.
2º momento
Promova um debate com os alunos sobre as diferenças religiosas, a intolerância religiosa e a questão da perseguição histórica aos cultos africanos. Retome as perguntas iniciais da primeira aula para continuação do debate.
Nesta aula encerre a temática com a pergunta que gerou o assunto: Candomblé e Umbanda: é tudo a mesma coisa?
1. Filmes
a) O pagador de promessas. Anselmo Duarte, 196 . Este filme mostra a saga de um agricultor que faz promessa para Iansã que, na cultura católica corresponde a Santa Bárbara. A partir disto, inicia-se toda trama pela proibição do pároco local para que ele possa efetivamente pagar sua promessa.
2. Sites
a) Site sobre a Umbanda:
http://www.ica.org.br, acesso em 13.08.2011.
b) Site sobre Umbanda e Candomblé:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9, acesso em 13.08.2011.
c) Site com resumo das semelhanças e diferenças entre Umbanda e Candomblé:
http://ocandomble.wordpress.com/2009/07/14/candomble-e-umbanda/, acesso em 16.08.2011.
3. Lei Municipal de São Paulo que institui, no âmbito do município, o Dia Municipal da Umbanda e do Umbandista: Lei 15.323/2010.
4. Link para o artigo sobre como abordar o Candomblé em sala de aula:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/7738/4810, acesso em 16.08.2011.
http://umbandaestudo.blogspot.com/2009/11/diferencas-entre-umbandacandomble-e.html, acesso em 16.08.2011.
5. Artigo sobre religiões africanas e estrutura da sociedade:
http://www.casadasafricas.org.br/img/upload/195961.pdf, acesso em 16.08.2011.
A avaliação será contínua e processual. Avalie o envolvimento dos alunos na temática e o quanto estão se dedicando à leitura e pesquisa do material. Avaliar em cada momento da aula se os alunos conseguiram: perceber a diferença entre as religiosidades Candomblecista e Umbandista; relacionar cultos africanos com cultos afro-brasileiros; perceber aspectos religiosos como sendo parte de manifestações culturais e discutir religiosidade de forma laica.
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