02/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Diferenciar o dia e a noite pela sensação, pela iluminação, pela atividade e reação do corpo humano.
Noite e dia, iluminação natural e artificial.
Atividade: Observar o céu à noite - uma experiência extraordinária
1º Momento - O professor enviará uma atividade para casa contendo algumas instruções determinando o local que deverá ser um espaço amplo e aberto para as crianças observarem o céu à noite. Outro aspecto a ser observado é: o que elas fazem à noite? Quais os sentimentos que aparecem? O que imaginam quando ficam no escuro? Esta atividade deverá ser registrada por um adulto.
2º Momento- O professor em uma grande roda solicita que as crianças relatem as suas experiências de observação: o que viram no céu, o que fizeram à noite, o que sentiram quando estavam no escuro. Caso alguma criança esqueça algo, o professor lança mão do seu registro e a faz lembrar. Após esse relato verbal, pode oferecer uma folha de papel A4, lápis colorido, hidrocor e orienta o grupo para representar o dia e a noite com desenho e escrita.
Observação: Para o desenvolvimento dessa atividade, o professor pode planejar com os alunos as possibilidades de elementos que podem compor o desenho (aqueles que representam o dia e aqueles que representam a noite). Destacam-se, por escrito, os nomes dos elementos naturais que podem ser vistos no período da noite e aqueles que podem ser observados durante o dia; as sensações que podem ser sentidas, imaginadas e as atividades humanas. Dentre os elementos destacados as crianças fazem escolha daqueles que mais se aproximam de suas experiências para compor o seu texto.
3º Momento- O professor deve criar situações de leitura de textos e de imagens referentes ao dia e à noite para familiarizar as crianças com as explicações das Ciências Naturais ou com as da literatura. Nesse sentido, o docente pode selecionar várias ilustrações para despertar a imaginação dos alunos. No que se refere à noite, ilustrações como as apresentadas abaixo, ajudam as crianças na criação de histórias. Para isso, o docente coordena a atividade da seguinte maneira: organiza as duplas, cada criança de posse de uma cartela, com ilustração da noite, elabora uma história oral e conta para turma. Uma inicia a história e a outra termina.
Fonte:http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=lua+cheia&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=
Observação: várias atividades podem ser realizadas com:
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas/gerais/g_surgiu_a_noite.htm (como surgiram os dias e as noites)
Verificar o processo de aprendizagem das crianças durante o desenvolvimento da atividade. Nesse sentido, avalia-se os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito desse trabalho parece muito bom