Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OBSERVAR O CÉU DURANTE A NOITE: registrar as impressões

 

02/08/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar o dia e a noite  pela sensação, pela iluminação, pela atividade e reação do corpo humano.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noite e dia, iluminação natural e artificial. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade: Observar o céu à noite - uma experiência extraordinária


1º Momento - O professor enviará uma atividade para casa contendo algumas instruções determinando o local que deverá ser um espaço amplo e aberto para as crianças observarem o céu à noite. Outro aspecto a ser  observado é: o que elas fazem à noite? Quais os sentimentos que aparecem? O que imaginam quando ficam no escuro? Esta atividade deverá ser registrada por um adulto.

2º Momento- O professor em uma grande roda solicita que as crianças relatem as suas experiências de observação: o que viram no céu, o que fizeram à noite, o que sentiram quando estavam no escuro. Caso alguma criança esqueça algo, o professor lança mão do seu registro e a faz lembrar. Após esse relato verbal,  pode oferecer uma folha de papel A4, lápis colorido, hidrocor e orienta o grupo para  representar o dia  e a noite  com desenho e escrita.

Observação:  Para o desenvolvimento dessa atividade, o professor pode planejar com os alunos as possibilidades de elementos que podem compor o desenho (aqueles que representam o dia e aqueles que representam a noite). Destacam-se, por escrito, os nomes dos elementos naturais que podem ser vistos no período da noite e aqueles que podem ser observados durante o dia; as sensações que podem ser sentidas, imaginadas e as atividades humanas. Dentre os elementos destacados as crianças fazem escolha daqueles que mais se aproximam de suas experiências para compor o seu texto.


3º Momento- O professor deve criar situações de leitura de textos e de imagens referentes ao dia e à noite para familiarizar as crianças com as explicações das Ciências Naturais ou com as da literatura. Nesse sentido, o docente pode selecionar várias ilustrações para despertar a imaginação dos alunos.  No que se refere à noite, ilustrações como as apresentadas abaixo, ajudam as crianças na criação de histórias.  Para isso, o  docente coordena a atividade da seguinte maneira: organiza as duplas, cada criança de posse de uma cartela, com ilustração da noite,  elabora uma história oral e conta para turma. Uma inicia a história e a outra termina.  

Fonte: http://images.google.c om.br/images?gbv=2&a mp;hl=pt-BR&q=fo tos++de+noites+estrela das&sa=N&sta rt=36&ndsp=18

Fonte:http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=lua+cheia&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&oq=

Observação: várias atividades podem ser realizadas com:

  • a Literatura - uma história para contar : Quem tem medo de escuro
  • as Ciências Naturais: http://www.dominiopublico.gov.br
  • a Cultura popular: convidar avós ou bisavós para contar histórias de como surgiu os dias e as noites.
Recursos Complementares
Avaliação

Verificar o processo de aprendizagem das crianças durante o desenvolvimento da atividade. Nesse sentido, avalia-se  os seguintes aspectos:

  •  o desenvolvimento da representação gráfica -  aparecem nos desenhos das crianças alguns elementos do universo?
  • a diferenciação que as crianças conseguem fazer entre  a imaginação e os  dados reais; entre os textos literários e os de Ciências Naturais.
  • a criatividade de inventar histórias contextualizadas com esses fenomenos da natureza (dia e noite). 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.