Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OBSERVAR O CÉU DURANTE O DIA: imaginação e realidade

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
Luciana Lacerda de Castro
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o interesse por alguns elementos do Universo que podem ser visualizados no céu no período do dia.

Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada em diferentes momentos, cada um com duração de 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Percepção dos objetos no espaço amplo.

Estratégias e recursos da aula

Estudar  os fenômenos relacionados com o Universo com as crianças na faixa etária de 5 anos só tem sentido quando há o interesse da turma.

Atividade- Observar o céu no período do dia

O professor deverá levar os alunos para uma área onde não tenha nenhum objeto que venha interferir na observação do céu, isto é, local onde não tenha postes, nem árvores de grande porte.

1º momento-  Antes  da observação, o professor deverá orientar as crianças para que  não olhem diretamente para o sol.  Deverá anunciar o objetivo da aula e deixá-las  a vontade sem introduzir nenhum conhecimento novo. Durante a atividade deverá motivá-las para que  expressem a imaginação e o interesse pelo estudo.

2o momento-  No pátio aberto, os alunos ao iniciarem a observação orientam-se pelo planejamento prévio.   Durante essa atividade devem falar e descrever o que vêem e percebem e o professor aproveita o momento para conversar e problematizar. Para isso, sugerimos algumas questões:

  •          O que vocês estão vendo  nesse momento?
  •          O que vocês estão vendo agora, pode ser visto à noite?
  •          Por que será que existe o dia e a noite?
  •          O que será que vocês vão ver durante a noite?

3º momento-  O p rofessor deverá dialogar com as crianças a respeito das impressões que tiveram no momento da observação. Em seguida, orienta o registro   e oferece  lápis grafite, colorido, papel para desenhar e escrever.

Avaliação

Avaliar se as crianças estão motivadas pelo tema sugerido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.