28/07/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Despertar o interesse por alguns elementos do Universo que podem ser visualizados no céu no período do dia.
Percepção dos objetos no espaço amplo.
Estudar os fenômenos relacionados com o Universo com as crianças na faixa etária de 5 anos só tem sentido quando há o interesse da turma.
Atividade- Observar o céu no período do dia
O professor deverá levar os alunos para uma área onde não tenha nenhum objeto que venha interferir na observação do céu, isto é, local onde não tenha postes, nem árvores de grande porte.
1º momento- Antes da observação, o professor deverá orientar as crianças para que não olhem diretamente para o sol. Deverá anunciar o objetivo da aula e deixá-las a vontade sem introduzir nenhum conhecimento novo. Durante a atividade deverá motivá-las para que expressem a imaginação e o interesse pelo estudo.
2o momento- No pátio aberto, os alunos ao iniciarem a observação orientam-se pelo planejamento prévio. Durante essa atividade devem falar e descrever o que vêem e percebem e o professor aproveita o momento para conversar e problematizar. Para isso, sugerimos algumas questões:
3º momento- O p rofessor deverá dialogar com as crianças a respeito das impressões que tiveram no momento da observação. Em seguida, orienta o registro e oferece lápis grafite, colorido, papel para desenhar e escrever.
Avaliar se as crianças estão motivadas pelo tema sugerido.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!