18/08/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Estratégia e recursos da aula:
Como motivação, o professor perguntará aos alunos se eles sabem o que é um causo e se costumam ouvir causos contados por seus pais e por seus avós. Depois de deixar alguns alunos falarem, explicará que em algumas regiões do Brasil, principalmente no interior, as pessoas costumam se reunir para contar causos. Outras até fazem dessa atividade uma profissão como é o caso de vários artistas como Rolando Boldrin, Geraldinho, Nerso da Capitinga e outros.
O professor deverá explicar que causos são narrativas orais conservadas e transmitidas antigamente por moradores do Pantanal, atualmente do Sul do Brasil, de Goiás, de Minas Gerais e tem se espalhado por outros estados e regiões. Essas narrativas são fontes de informação e entretenimento do povo. Nestes sítios, a maioria das pessoas sempre conhece alguém que tinha talento para contar histórias. Causo é, portanto, uma história representando fatos verídicos ou não, sempre contados de forma engraçada, com objetivo lúdico. Alguns contadores fazem rimas, isto é, contam os causos trabalhando a sonoridade das palavras. Estas histórias são apresentadas em livros também como causos populares e já fazem parte do folclore brasileiro.
O professor deverá convidar os alunos a ouvirem três causos para dominarem a técnica pois, nas próximas aulas, todos eles contarão causos. Para tanto, deverão acessar os sites transcritos abaixo do roteiro.
Roteiro de observação:
1- As histórias contadas poderiam ter sido narradas de maneira mais breve. Qual a intenção do contador em prolongá-las?
2- Em todas elas houve a intenção de provocar o riso. Por quê?
3- Quais os ambientes e vestuário escolhidos pelos contadores? Qual o objetivo?
4- Os contadores de causos preferem usar língua culta ou coloquial? Por quê?
5- Quais as qualidades essenciais a um contador de causos?
Professor, converse e discuta bastante com os alunos as questões do roteiro, tirando todas as dúvidas que eles tiverem.
http://www.youtube.com/watch?v=jNJJZXodjtU
http://www.youtube.com/watch?v=YDmgQGzLuek
http://www.youtube.com/watch?v=MWQ0I8I_twY&feature=related
Atividade 2
Como tarefa de casa, o professor pedirá aos alunos que pesquisem com seus familiares, ou em site de Rolando Boldrin, Geraldinho Nogueira, Nerso da Capitinga, Almir Sater, ou outros que conheçam, um bom causo para contar para a sala. Os dois sites abaixo são sugestões. Os alunos poderão entrar nos sites de busca para pesquisar outros.
http://www.youtube.com/watch?v=o6oF5KPMnFY
http://www.youtube.com/watch?v=jNJJZXodjtU
Imagem disponível em:
Professor, estimule os alunos a se prepararem bem (ensaiarem) para se apresentarem.
Atividade 3
1- O professor disporá os alunos em duplas para que um conte ao outro o seu causo.
2- Quando terminarem, o professor pedirá aos alunos que formem agora grupos diferentes com três elementos para contarem os mesmos causos. Espera-se, com isso, que os alunos possam ir se desinibindo para se exporem em grupos maiores.
3- Os alunos deverão escolher os melhores causos e contadores para, caracterizados, se apresentarem para a classe.
Imagem e outro vídeo de contação de causos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=McKu2TTrik0
O Blog abaixo se chama CONTANDO CAUSOS disponível em:
O professor deverá ler e sugerir aos alunos os sites:
http://www.almadepoeta.com/livros/causos.htm
http://www.estronho.com.br/para-ler-no-site/causos-e-lendas-urbanas.html
Professor, você deve avaliar se cada aluno se empenhou para desenvolver bem as tarefas. Não compare um aluno com outro, mas com ele mesmo. Observe a desinibição, o interesse e se ele realmente se preparou para a apresentação.
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