29/08/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Textos dissertativos/argumentativos.
Atividade 1
1- Como motivação, o professor pedirá a dois alunos (previamente preparados pelo professor) para entrarem na sala de aula falando alto. O primeiro dirá que vai propor à direção o atraso do início e término das aulas em 30 minutos até o final do semestre. O segundo aluno dirá que é radicalmente contra essa ideia. Antes que os outros alunos entrem na discussão, o professor pedirá que tenham calma, pois é só uma simulação para introdução do assunto da aula que é: o debate. E que, a primeira atividade será conhecer as regras que o regem.
Para tanto, os alunos deverão, em frente a seus laptops, acessar o site para fazerem uma pesquisa sobre o que é debate:
http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/debate-regrado-apresentao
OBS: Professor, converse bastante com os alunos sobre o texto. Tire todas as dúvidas, antes de eles começarem a atividade 2.
Atividade 2
O professor dirá que o assunto que debaterão na próxima aula é:
Maioridade aos 16, aos 18 ou aos 21anos? |
E que, para ajudá-los a argumentar, deverão assistir a dois vídeos sobre o tema, seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro ajudará os alunos a se organizarem.
Por isso, passe o roteiro no quadro.
http://www.youtube.com/watch?v=Lf96bvpzrcQ
http://www.youtube.com/watch?v=K3HBB46oNDw&feature=related
1- No 1º vídeo, o repórter diz que o déficit prisional aumentaria. O que isso significa?
2- Jovens de 12 a 18 anos ficam atualmente totalmente impunes?
3- No 2º vídeo, segundo a professora Maria Patrícia, a criminalidade infantil causa debates. Segundo ela, o que dizem aqueles que querem reduzir a idade penal? E o que diz o grupo contrário a essa ideia?
4- A Constituição Federal do Brasil diz que os menores de 18 anos são inimputáveis. O que isso significa?
5- Além da Constituição, há outras instâncias que protegem os menores de 18 anos?
6- Em seu discurso, a professora faz uso de modalizadores para nos convencer do que diz. Retire alguns exemplos.
O professor deverá apresentar o seguinte texto à classe em data-show e fotocópia:
Modalização é o sustentáculo da enunciação na medida em que ela permite explicitar as posições do sujeito falante em relação a seu interlocutor, a ele mesmo e a seu propósito (Charaudeau, 1990). É a marca que o sujeito deixa no seu discurso.
As Expressões Modalizadoras:
a) são elementos linguísticos diretamente ligados ao evento de produção do enunciado;
b) funcionam como indicadores de intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso;
c) revelam o grau de engajamento do falante em relação ao conteúdo proposicional veiculado.
Tipos Básicos:
a) Modalidades Epistêmicas: referem-se ao eixo do saber (certeza/ probabilidade);
· Crer – eu acho, é possível
Provavelmente virei.
· Saber – eu sei, é certo
Virei sem falta.
a) Modalidades Deônticas: referem-se ao eixo da conduta (obrigatoriedade/ permissibilidade).
· Proibido: Não se deve fumar na sala de espera do consultório.
· Obrigatório: A vida tem que valer a pena.
Recursos Linguísticos para a expressão da modalização:
· modos e tempos verbais;· advérbios: talvez, felizmente, infelizmente, lamentavelmente, certamente...;
· predicados cristalizados: é certo, é preciso, é necessário;
· performativos explícitos: eu ordeno, eu proíbo, eu permito...;
· verbos auxiliares: poder, dever, ter que/ de, haver de, precisar de...;
· verbos de atitude proposicional: eu creio, eu sei, eu duvido, eu acho...
Texto adaptado de: http://anazambelli.blogspot.com/2005/06/modalizao.html
Após a discussão coletiva dos vídeos e do texto, o professor dividirá a turma em quatro grupos.
Dois grupos levantarão argumentos favoráveis e dois desfavoráveis à redução da menoridade penal.
Favoráveis | Desfavoráveis |
Atenção:
1- Os diferentes grupos levantarão argumentos e contra-argumentos à maioridade penal antes dos 16 anos.
2- os dois grupos deverão fazer uso de modalizadores.
3- os dois grupos deverão se preparar para o debate.
Professor:
1- Escale dois moderadores. Esclareça para toda a sala - qual é a função destes alunos?
2- Informe à turma que a situação de debate exige formalidade por parte dos debatedores na escolha de vocabulário, na correção linguística, na clareza de raciocínio; na escolha de argumentos fortes e clareza das ideias.
Atividade 3
O professor solicitará aos alunos que entrem no site abaixo para verem uma imagem de situação de debate onde apareçam debatedores, moderadores e plateia.
Imagem disponível em:
http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2009/10/debate_sobre_mo.html
Quando os alunos considerarem que estão preparados, começa-se o debate.
Ao término da atividade, o professor deverá fazer uma avaliação do resultado com algumas considerações do professor sobre o debate.
Professor, a leitura do texto abaixo pode ser interessante.
1. perceberam a força dos elementos argumentativos,
2. observaram as regras do debate,
3. se organizaram (disciplina) para o bom andamento dos trabalhos.
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