Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA: Escuta de texto oral: o Debate

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a organização estrutural de um debate;
  • compreender o debate como texto argumentativo oral;
  • entender a função de cada debatedor e do moderador;
  • saber esperar a sua vez de falar.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Textos dissertativos/argumentativos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos:

  • Uso da internet;
  • simulação de discussões;
  • debate.

Atividade 1

 Motivação

1- Como motivação, o professor pedirá a dois alunos (previamente preparados pelo professor) para entrarem na sala de aula falando alto. O primeiro dirá que vai propor à direção o atraso do início e término das aulas em 30 minutos até o final do semestre. O segundo aluno dirá que é radicalmente contra essa ideia. Antes que os outros alunos entrem na discussão, o professor pedirá que tenham calma, pois é só uma simulação para introdução do assunto da aula que é: o debate. E que, a primeira atividade será conhecer as regras que o regem.

Para tanto, os alunos deverão, em frente a seus laptops, acessar  o site para fazerem uma pesquisa sobre o que é debate:

http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/debate-regrado-apresentao

O QUE É DEBATE DE OPINIÃO:

  • Momento em que as pessoas defendem sua posição a respeito de algo, procurando convencer o outro.

 

 

 

  •        2.  REGRAS - TODOS OS PARTICIPANTES PODEM E DEVEM:

    • falar e ouvir;
    • respeitar e ser respeitado ao expor o que pensa;
    • usufruir de igualdade de condições (tempo)
    • julgar as ideias e não as pessoas;
    • ter direito a réplica e, se necessário, a tréplica;
    • evitar repetições;
    • observar as normas e atender solicitações do mediador;
  •  

     

    • planejar previamente suas ideias (evidências para fundamentar);
    • avaliar o evento.  

    OBS: Professor, converse bastante com os alunos sobre o texto. Tire todas as dúvidas, antes de eles começarem a atividade 2.

    Atividade 2

    O professor dirá que o assunto que debaterão na próxima aula é: 

     

    Maioridade aos 16, aos 18 ou aos 21anos?

     

    E que, para ajudá-los a argumentar, deverão assistir a dois vídeos sobre o tema, seguindo o roteiro abaixo. Esse roteiro ajudará os alunos a se organizarem.  Por isP

    Por isso, passe o roteiro no quadro.

    http://www.youtube.com/watch?v=Lf96bvpzrcQhttp://www.youtube.com/watch?v=K3HBB46oNDw&feature=related  

    http://www.youtube.com/watch?v=K3HBB46oNDw&feature=related 

     

    Roteiro para assistirem ao debate:

    1- No 1º vídeo, o repórter diz que o déficit prisional aumentaria. O que isso significa?

    2- Jovens de 12 a 18 anos ficam atualmente totalmente impunes?

    3- No 2º vídeo, segundo a professora Maria Patrícia, a criminalidade infantil causa debates. Segundo ela, o que dizem aqueles que querem reduzir a idade penal? E o que diz o grupo contrário a essa ideia?

    4- A Constituição Federal do Brasil diz que os menores de 18 anos são inimputáveis. O que isso significa? 

    5- Além da Constituição, há outras instâncias que protegem os menores de 18 anos?

    6- Em seu discurso, a professora faz uso de modalizadores para nos convencer do que diz. Retire alguns exemplos.

    •  Para se recordar do que é isso, leia o texto abaixo:

    O professor deverá apresentar o seguinte texto à classe em data-show e fotocópia:

    O que é modalização?

     Modalização é o sustentáculo da enunciação na medida em que ela permite explicitar as posições do sujeito falante em relação a seu interlocutor, a ele mesmo e a seu propósito (Charaudeau, 1990). É a marca que o sujeito deixa no seu discurso.

    As Expressões Modalizadoras:
    a) são elementos linguísticos diretamente ligados ao evento de produção do enunciado;
    b) funcionam como indicadores de intenções, sentimentos e atitudes do locutor com relação a seu discurso;
    c) revelam o grau de engajamento do falante em relação ao conteúdo proposicional veiculado.

    Tipos Básicos:
    a) Modalidades Epistêmicas: referem-se ao eixo do saber (certeza/ probabilidade);
    · Crer – eu acho, é possível
    Provavelmente virei.
    · Saber – eu sei, é certo
    Virei sem falta.
    a) Modalidades Deônticas: referem-se ao eixo da conduta (obrigatoriedade/ permissibilidade).
    · Proibido: Não se deve fumar na sala de espera do consultório.
    · Obrigatório: A vida tem que valer a pena.

    Recursos Linguísticos para a expressão da modalização:
    · modos e tempos verbais;· advérbios: talvez, felizmente, infelizmente, lamentavelmente, certamente...;
    · predicados cristalizados: é certo, é preciso, é necessário;
    · performativos explícitos: eu ordeno, eu proíbo, eu permito...;
    · verbos auxiliares: poder, dever, ter que/ de, haver de, precisar de...;
    · verbos de atitude proposicional: eu creio, eu sei, eu duvido, eu acho...  

     Texto adaptado de: http://anazambelli.blogspot.com/2005/06/modalizao.html

     

     Trabalho escrito e oral

    Após a discussão coletiva dos vídeos e do texto, o professor dividirá a turma em quatro grupos.

     Dois grupos levantarão argumentos favoráveis e dois desfavoráveis à redução da menoridade penal.  

    • Sugira que façam um quadro com duas colunas e anotem os argumentos favoráveis e desfavoráveis.
    Favoráveis Desfavoráveis
       
       

     

    Atenção:

    1- Os diferentes grupos levantarão argumentos e contra-argumentos à maioridade penal antes dos 16 anos.

    2- os dois grupos deverão fazer uso de modalizadores.

    3- os dois grupos deverão se preparar para o debate.

     

    TRABALHO ORAL

    DEBATE

    Professor:

    1-  Escale dois moderadores. Esclareça para toda a sala -  qual é a função destes alunos?

    2- Informe à turma que a situação de debate exige formalidade por parte dos debatedores na escolha de vocabulário, na correção linguística, na clareza de raciocínio; na escolha de argumentos fortes e clareza das ideias.

     

    Atividade 3

    O professor solicitará aos alunos que entrem no site abaixo para verem uma imagem de situação de debate onde apareçam debatedores, moderadores e plateia.

    Debate

     

    Imagem disponível em:

    http://spectrum.weblog.com.pt/arquivo/2009/10/debate_sobre_mo.html 

     

    Quando os alunos considerarem que estão preparados, começa-se o debate.

    Ao término da atividade, o professor deverá fazer uma avaliação do resultado com algumas considerações do professor sobre o debate.

    apresentar o tema, definir os limites da discussão, estimular que todos falem, cada um na sua vez, retomar aspectos da discussão que vão sendo deixados de lado no decorrer da atividade e evitar fugas ou desvios t

    Recursos Complementares

     Professor, a leitura do texto abaixo pode ser interessante.

    http://sites.google.com/site/dorothybluyus/debatendo

    Avaliação

     Ao final das atividades, o professor deve se certificar de que os alunos:

    1. perceberam a força dos elementos argumentativos,

    2. observaram as regras do debate,

    3. se organizaram (disciplina) para o bom andamento dos trabalhos.

    Opinião de quem acessou

    Sem estrelas 0 classificações

    • Cinco estrelas 0/0 - 0%
    • Quatro estrelas 0/0 - 0%
    • Três estrelas 0/0 - 0%
    • Duas estrelas 0/0 - 0%
    • Uma estrela 0/0 - 0%

    Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

    Sem classificação.
    REPORTAR ERROS
    Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
    CONTATO
    Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.