23/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
Orientação espacial. Coordenadas geográficas. Movimentos de rotação e translação.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática. No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:
Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Prezada(o) Professor(a),
- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a vasta extensão territorial do planeta em que vivemos enfatizando, a partir dessa ideia, as diferenças de horários existentes em diversos países do mundo.
- Instigue a curiosidade dos alunos, questionando-os:
- Após os alunos discutirem a questão em grupo, oriente-os a acessarem o endereço web <http://24timezones.com/hora_certa.php> e observarem o mapa interativo sobre os fusos horários mundiais, denominado "Mapa Mundo Horário".
Mapa Mundo Horário: <http://24timezones.com/hora_certa.php>. Acesso em 08/08/2011.
- Solicite que cliquem sobre diferentes cidades do Brasil e do mundo o observem as horas em que cada uma delas se encontra. Pergunte aos alunos:
- Após a exposição das opiniões dos alunos, solicite que cliquem sobre a capital de nosso país (Brasília) e observem a hora apresentada na tela do computador. Imediatamente, peça que cliquem sobre a cidade de Roma, no continente europeu, e observem a hora desta cidade. Indague-os:
- Após trocarem opiniões entre seus pares, continue estimulando a reflexão por parte dos alunos, questionando-os:
- Permita que os alunos discutam em grupo e anotem suas compreensões e possíveis dúvidas em um arquivo Kword.
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.brasilescola.com/geografia/fuso-horario.htm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores, bem como as seguintes:
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
- Questione os alunos:
- Permita que os alunos conversem entre os seus pares e exponham verbalmente as opiniões dos grupos. Após as exposições, reforce a ideia de que a compreensão dos fusos horários é muito importante, especialmente para as pessoas que realizam viagens, contatos com outras pessoas, transações financeiras e/ou relações comerciais com locais de fusos horários distintos dos seus.
- Posteriormente, proponha situações concretas para que os alunos construam conhecimentos referentes aos fusos horários presentes no território brasileiro.
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://cursinhopoliusp.blogspot.com/2009/08/pressionado-pela-rede-globo-governo.html>, e <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u54.jhtm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando responder as seguintes questões:
- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- Verifique o que os alunos compreenderam sobre os conceitos abordados e, se necessário, retome noções essenciais para o entendimento dos fusos horários, como o sistema de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as técnicas e instrumentos cartográficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
Vídeos ilustrativos sobre fusos horários:
Capitão Tormenta e Paco em fusos horários. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swf>.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2013
Quatro estrelasEmbora ainda não tenha ido para a prática, achei interessante a proposta.
15/02/2013
Quatro estrelasmuito boa sua aula me ajudou muito
26/09/2011
Cinco estrelasAchei a aula maravilhosa! Parabéns! Me ajudou bastante.