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Como os sistemas de fusos horários interferem em nossa vida prática - UCA

 

23/08/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o sistema de Fusos horários (teóricos e práticos).
  • Entender o que é Linha internacional de mudança de datas (LID)
  • Compreender o que é e para que serve o Horário de verão.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Orientação espacial. Coordenadas geográficas. Movimentos de rotação e translação.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, com o auxílio do laptop ou em um laboratório de informática.  No caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), os alunos terão contato com os seguintes aplicativos:

Kword - Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter - Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

Introdução ao conceito de Fuso Horário

PASSO A PASSO

Prezada(o) Professor(a),

- Inicie a discussão sobre essa temática recordando com os alunos a vasta extensão territorial do planeta em que vivemos enfatizando, a partir dessa ideia, as diferenças de horários existentes em diversos países do mundo.

- Instigue a curiosidade dos alunos, questionando-os:

  • Na Copa do Mundo, realizada em 2010 na África do Sul, o Brasil jogou nas "quartas de final" contra a seleção da Holanda às 20h30 (hora local) e o jogo foi transmitido ao vivo aqui no Brasil às 15h30, horário oficial de Brasília. Como isso é possível?

- Após os alunos discutirem a questão em grupo, oriente-os a acessarem o endereço web <http://24timezones.com/hora_certa.php> e observarem o mapa interativo sobre os fusos horários mundiais, denominado "Mapa Mundo Horário".

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Mapa Mundo Horário: <http://24timezones.com/hora_certa.php>. Acesso em 08/08/2011.

- Solicite que cliquem sobre diferentes cidades do Brasil e do mundo o observem as horas em que cada uma delas se encontra. Pergunte aos alunos:

  • Como explicar os diferentes horários existentes em todo o mundo?

- Após a exposição das opiniões dos alunos, solicite que cliquem sobre a capital de nosso país (Brasília) e observem a hora apresentada na tela do computador. Imediatamente, peça que cliquem sobre a cidade de Roma, no continente europeu, e observem a hora desta cidade. Indague-os:

  • Qual a diferença de hora entre as cidades de Brasília e Roma?
  • A hora de Brasília está adiantada ou atrasada em relação à Roma?

- Após trocarem opiniões entre seus pares, continue estimulando a reflexão por parte dos alunos, questionando-os:

  • O que representam os números positivos e negativos disponíveis na parte superior do "mapa mundo horário"?

- Permita que os alunos discutam em grupo e anotem suas compreensões e possíveis dúvidas em um arquivo Kword.

 

Atividade 02

Compreendendo Fusos Horários

PASSO A PASSO

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- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endereço web <http://www.brasilescola.com/geografia/fuso-horario.htm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando compreender as questões anteriores, bem como as seguintes:

  • O que são fusos horários, ou zonas horárias?
  • Como foram estabelecidos os fusos horários?
  • Qual é o fuso referencial para determinação das horas do mundo todo?  Onde se localiza? Quando foi estabelecido?
  • A partir do fuso zero, como são obtidas as horas para os demais lugares?
  • Por que os países com grande extensão territorial, no sentido leste-oeste, podem apresentar diferentes horas dentro de seu território?
  • O que determina a mudança da hora? Quais são os critérios estabelecidos?
  • Qual a diferença entre fusos teóricos e fusos práticos? Para que servem?
  • O que é a linha internacional de mudança de datas? Quando foi estabelecida? Para que serve?

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

 

Atividade 03

Como os sistemas de fusos horários interferem em nossa vida prática

PASSO A PASSO

 - Questione os alunos:

  • Como os fusos horários interferem em nossa vida prática?

- Permita que os alunos conversem entre os seus pares e exponham verbalmente as opiniões dos grupos. Após as exposições, reforce a ideia de que a compreensão dos fusos horários é muito importante, especialmente para as pessoas que realizam viagens, contatos com outras pessoas, transações financeiras e/ou relações comerciais com locais de fusos horários distintos dos seus.

- Posteriormente, proponha situações concretas para que os alunos construam conhecimentos referentes aos fusos horários presentes no território brasileiro.

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- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endereços web <http://cursinhopoliusp.blogspot.com/2009/08/pressionado-pela-rede-globo-governo.html>, e <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u54.jhtm>) ou em livros e revistas da área de Geografia, buscando responder as seguintes questões:

  • Quantos fusos horários o Brasil possui atualmente? Quais são eles?
  • Qual é a hora oficial de nosso país?
  • Qual a diferença de hora do Brasil em relação ao marco zero?
  • Quais foram as principais mudanças ocorridas no ano de 2008, no fuso horário brasileiro?
  • Quais foram os principais motivos apontados como responsáveis por essas mudanças ocorridas no fuso horário brasileiro?
  • O que se entende por horário de verão?
  • Qual a principal justificativa dos países para se adotar o horário de verão?
  • Quais são os principais impactos fisiológicos na vida das pessoas?

- A partir da compreensão que tiveram sobre a problemática pesquisada, cada grupo deverá organizar uma apresentação ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

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Fonte: Clip-Art.

- Verifique o que os alunos compreenderam sobre os conceitos abordados e, se necessário, retome noções essenciais para o entendimento dos fusos horários, como o sistema de coordenadas geográficas (paralelos e meridianos).

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em História, conhecer as técnicas e instrumentos cartográficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
 

Recursos Complementares

Vídeos ilustrativos sobre fusos horários:

Capitão Tormenta e Paco em fusos horários. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9525/fusos.swf>.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo. 

Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
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