Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como possibilitar aos alunos a identificação e o estabelecimento de comparações entre os diferentes lugares de moradia? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descrever o seu lugar de moradia;
  • Estabelecer comparações entre os diferentes lugares de moradia;
  • Perceber que os fatores econômicos e culturais interferem na organização do lugar de moradia;
  • Entender que a moradia digna é um direito do cidadão. 
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que os alunos tenham como conhecimento prévio o entendimento da organização do seu espaço de moradia, o que contribuirá para que percebam as diferentes formas de organização dos espaços de moradia.

Estratégias e recursos da aula

 

  UCA

 

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um netbook com sistema Linux.

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 

 

 ATIVIDADE

 Utilizando o netbook com as máquinas conectadas à internet, ouçam a música Lá em casa...

  

palavra cantada

 Imagem: CD Cantigas de Roda do grupo Palavra Cantada

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Z9Pj3V_Wfi8/ST7y8ohcbaI/AAAAAAAAAUo/XQ-zuvMAykE/s400/084.jpg

Acesso em: 08 de agosto de 2011

 

  Lá em casa

 Palavra Cantada

 

Lá em casa tem uma galinha

Lá em casa tem uma galinha

A galinha có, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu

 

Lá em casa tem um galo

Lá em casa tem um galo

O galo cócó, a galinha có, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os pintinhos piu

 

Lá em casa tem um cachorro

Lá em casa tem um cachorro

O cachorro au au, o galo cócó, a galinha có, os pintinhos piu, os pintinhos piu, os   pintinhos piu 

 

Lá em casa tem um tatu

Lá em casa tem um tatu

O tatu, o cachorro au au,  o galo cócó, a galinha có, os pintinhos piu, os pintinhos piu 

  

Lá em casa tem um cabrito

Lá em casa tem um cabrito

O cabrito mé, o tatu, o cachorro au au,   o galo cócó, a galinha có, os pintinhos piu

 

Lá em casa tem um peru

Lá em casa tem um peru

O peru gluglu, o cabrito mé, o tatu, o cachorro au au,  o galo cócó, a galinha có e os pintinhos?

E os pintinhos? 

 

Disponível em: http://www.radio.uol.com.br/#/musica/palavra-cantada/la-em-casa/53156

Acesso em: 08 de agosto de 2011.

 

 1. Após ouvir a música, converse com os alunos, questionando os sobre:   

a. Do que trata a letra da canção?

b. O lugar retratado na letra da canção é parecido com a sua casa? 

 c. Como você imagina que é o lugar retratado na canção? Faça uma ilustração no seu caderno.

 Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, além da interpretação da música, trabalhe com a produção de textos, graus do substantivo, separação de sílabas, dígrafos e outras atividades que poderão ser desenvolvidas.  

 

 PESQUISA

1. Com o uso do netbook , registre a imagem externa (frente) do lugar em que mora. 

 

netbook2  

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 08 de agosto de 2011 

 

2.  Informe aos alunos que é necessário identificar o lugar que foi fotografado e quem registrou a imagem, conforme o exemplo abaixo:

 

 Imagem: Lugar onde foi capturada a imagem (endereço)

  Autor: nome do aluno

Data: dia, mês e ano

 

3. Depois, peça ao aluno que escreva uma frase evidenciando o seu sentimento em relação ao lugar de moradia. O trabalho poderá ser feito em programa próprio. No sistema Linux, o Programa é o K-Presenter 

Depois, envie a atividade para o email do professor(a), que enviará os trabalhos para o email dos alunos para que, no dia da apresentação, todos tenham acesso aos trabalhos produzidos pelo grupo.  

 

  4. Durante a apresentação solicite aos alunos que reflitam sobre:

a. O que mais gosta no lugar em que mora?

b. O que mudaria no lugar em que mora?

c. Observe a apresentação dos colegas e perceba as características das moradias. A maior parte dos alunos vive em que tipo de moradia (casa, apartamento etc)? Converse a respeito das diferenças existentes.  

 

 ATIVIDADE

1. A partir das fotografias apresentadas pelos alunos, a atividade terá continuidade. Solicite aos alunos que escolham a fotografia da moradia que mais chamou a sua atenção e que cole ao lado da sua. Para isso, poderá usar o programa Kolour Paint e para apresentação o KPresenter.

 

2. No caderno, responda as questões a seguir:

a. O que mais chamou a sua atenção nesta fotografia?

b. Por qual motivo escolheu esta imagem?

c. Quais são as semelhanças existentes entre a fotografia da sua moradia e a escolhida?

d. E as diferenças? 

 

3. As moradias são construídas de formas diferentes e usando materiais diversos que são obtidos a partir da matéria-prima retirada da natureza, como o barro (argila) usado para produzir tijolos e telhas, o plástico ou alumínio usados para produzir torneiras, a madeira para produzir portas etc. Então, faça uma lista com cinco materiais utilizados na construção da sua moradia. 

 

4. Agora, complete o quadro a seguir:

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO  MATÉRIA-PRIMA
   
   
   
   
   

 

5. Para você, a retirada da matéria-prima pode provocar problemas no Meio Ambiente? Quais?

 

 Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação transdiciplinar com o tema Meio Ambiente, possibilite um espaço de discussão sobre a temática na perspectiva da sustentabilidade, a utilização dos recursos naturais de maneira que não prejudique as gerações futuras. Evidencie que os diferentes objetos que utilizamos no dia a dia se originam da natureza e que, portanto, precisamos utilizá-los com cuidado. Utilizem, como exemplo, o lápis, as folhas de papel, a camiseta de uniforme e mostre para eles a origem de tais objetos.

 

 ATIVIDADE

1. Utilizando o netbook, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em dupla.

2. A proposta é organizar, em dupla, uma apresentação com imagens de diferentes lugares de moradia, cerca de cinco imagens. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens, no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  e digitem na barra de pesquisa Moradia.

 

 

   MORADIA

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  

 Acesso em: 08 de agosto de 2011

 

3. Depois, abaixo de cada imagem, a dupla deverá escrever uma frase justificando a escolha. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que ela foi retirada e a data da pesquisa. 

 

 

Imagem disponivel em: site

Data: dia, mês e ano

 

4. No dia combinado as duplas apresentarão as imagens selecionadas e a justificativa da escolha das mesmas. Solicite aos alunos que analisem as justificativas e observem que critérios foram utilizados. 

Professor(a), após receber os trabalhos produzidos pelas duplas e realizar suas avaliações, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos pelos colegas, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter.

 

 ATIVIDADE

 1. Com o netbook conectado a internet, convide os alunos para iniciarem a apresentação dos trabalhos. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta individual os trabalhos dos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão abrir e acompanhar as imagens e as explicações dos colegas.

 

2.  Solicite que durante as apresentações os alunos observem com atenção as imagens. Assim, será possível promover discussões. Sugira que reflitam sobre:

a. Quais são as semelhanças e as diferenças existentes entre os tipos de construções? 

b. Que materiais são utilizados para a construção das moradias?  

c. Como é a organização e o entorno das moradias?  

d. Onde é mais fácil viver? E mais difícil? Procure refletir sobre o motivo.

e. As moradias atendem com qualidade aos seus moradores?    

f. Se existem diferenças, por qual motivo?  

Espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam que os fatores econômicos e culturais interferem no processo de construção e na modificação do lugar de moradia. Vale lembrar que a atividade contribui para que o aluno conheça melhor o lugar em que vive e que perceba as diferenças existentes.

 

 PESQUISA

A pesquisa é um método de ensino que desperta o interesse pelo assunto a ser estudado, contribuindo sobremaneira para a construção do conhecimento. Para tanto, sugerimos um questionário que pode e deve ser alterado de acordo com a realidade em que a escola está inserida. O mesmo deverá ser respondido pelas famílias dos alunos.

1. Entreviste sua família sobre a situação da sua moradia. Realize a seguinte pergunta:

O lugar em que você mora é?

a. (     ) próprio

b. (     ) alugado

c. (      ) cedido

d. (      ) outro

Quantos cômodos têm a sua moradia? __________

Quantas pessoas vivem no seu lugar de moradia?__________

2. Na escola, organize as informações. Primeiro, peça para o professor(a) anotar no quadro os dados que foram apresentados pela turma e organizem uma tabela. Depois, com o netbook, organizem as informações coletadas na pesquisa em um gráfico de colunas simples.  Sugere-se, também, que elaborem o gráfico com fichas, sendo uma cor para cada pergunta da pesquisa e, para cada resposta, acrescenta-se uma ficha da cor determinada no gráfico. 

 

Gráfico   

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://geeks.ms/blogs/gperez/WindowsLiveWriter/beee4f0fbc3b_8AE/clip_image004_2.jpg

Disponível em: 09 de agosto de 2011 

 

Professor(a), é de grande importância, analisar o gráfico com os alunos, evidenciando que os dados revelam uma determinada situação e instigá-los a pensar sobre o que a provoca e como seria possível mudar tal situação.

Aproveite a atividade para realizar a interdisciplinaridade com Matemática e a transversalidade com os Temas Locais. Junto com a turma, avaliem a situação de moradia das pessoas do lugar, tendo como referência os dados da sala. Converse sobre o direito à moradia e a possibilidade de organizarem uma proposta de ação que contribua para a melhoria da situação do lugar em que vivem. Se necessário, pesquisem na internet outras experiências e, juntos, coloquem em prática as ações definidas pelo grupo. Vale lembrar que a atividade contribui para que o aluno conheça melhor o lugar em que vive, e que se sinta responsável pelo mesmo e os seus direitos, o que contribui para a conquista da cidadania. 

Recursos Complementares

  Professor(a), sugerimos para sua leitura:

Constituição da República Federativa do Brasil (1988) - artigo 6º . Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> > a 

Acesso em: 08 de agosto de 2011.

Parâmetros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf  Acesso em: 08 de agosto de 2011

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A capacidade de descrever o seu lugar de moradia;
  2. A habilidade de estabelecer comparação entre as diferentes moradias; 
  3. A sensibilidade  para perceber que diferentes fatores como o econômico e o social interferem na organização do espaço de moradia;
  4.  A capacidade de reconhecer que a moradia digna é um direito do cidadão, o que contribui para a conquista da cidadania; 
  5. O uso dos diferentes recursos tecnológicos no processo de aprendizagem.

  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.