Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reprodução Humana Assistida: para quê serve? - UCA

 

13/09/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a importância da Reprodução Humana Assistida na vida das pessoas;

  • Discutir a respeito da Tecnologia envolvendo a Reprodução Humana Assistida;

  • Identificar os fatores que levam as pessoas a submeter aos procedimentos da Reprodução Humana Assistida;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

 Marcador Introdução

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

 

Sugestão para trabalho interdisciplinar com a seguinte disciplina:

  • Matemática poderá trabalhar com gráficos que relacionam a média de mulheres que conseguem engravidar utilizando os métodos da RHA e a porcentagem de crianças em casa utilizando os procedimentos da RHA;
  • Português nas produções de textos;
  • Artes nas produções artísticas.

 

Professor peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line: http://www.youtube.com/watch?v=OGZT0TkQaaY&feature=fvsr e assistir ao vídeo: "Quero ser Mãe". Este vídeo poderá despertar nos alunos a vontade de expressar a respeito do desejo de ser mãe e a magia que envolve o período da maternidade. Logo depois, proponha aos alunos um debate a respeito do sonho da maioria das mulheres em ser mãe. É importante que na discussão revele aos alunos a ansiedade, os desejos, as implicações e as decepções que poderá ocorrer no período de gravidez ou na tentativa de engravidar. É importante também relacionar ao vídeo o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia que propiciou uma grande chance aos casais que por algum motivo tem dificuldade em engravidar.

Cenas do vídeo: "Quero ser Mãe"

 Miniatura

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=OGZT0TkQaaY&feature=fvsr

Outra estratégia de ensino muito interessante para iniciar a discussão deste assunto tão polêmico  é convidar uma pessoa da região (médico, biomédico ou biólogo) que possa palestrar a respeito da Reprodução Humana Assistida e suas implicações. É notório quando a turma recebe visitantes para promover um debate, os alunos ficam mais propícios à discussão, contribuindo muito para reflexões posteriores. Com isso, professor, promova um debate em sala de aula. Se a escola na qual você trabalha estiver aberta para esta discussão, proponha para toda a escola, principalmente em caráter interdisciplinar.

Marcador atividade 1

 

Esta primeira atividade objetiva conhecer as técnicas de RHA e suas implicações:

Professor disponibilize aos alunos o Dossiê "Reprodução Humana Assistida" que é uma produção da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, disponível em. http://www.redesaude.org.br/Homepage/Dossi%EAs/Dossi%EA%20Reprodu%E7%E3o%20Humana%20Assistida.pdf . Este material possui muitas informações referentes à Reprodução Humana Assistida, assim, os alunos poderão entender melhor a respeito do referido assunto proposto para esta aula. Logo após a leitura e discussão do conteúdo do Dossiê, os alunos deverão fazer uma pesquisa no próprio material da Rede Nacional Feminista e se os alunos preferirem ou precisarem poderão pesquisar na internet em outros sites. A atividade desta aula baseia-se em completar a tabela abaixo que está dividida em duas colunas, uma coluna para dispor informações referentes às técnicas da RHA e a outra coluna para informar para quem são indicadas essas técnicas de RHA. Esta atividade, além de desvelar muitas informações não conhecidas pelos alunos, tem como objetivo propor aos alunos que se posicionem em relação a Reprodução Humana Assistida (RHA).

Para esta atividade, os alunos poderão fazer grupo de quatro alunos em cada e ao final da pesquisa cada grupo poderá apresentar para a sala, utilizando o Laptop conectado a um aparelho retroprojetor (Data Show ).

 

Reprodução Humana Assistida (RHA)

Técnicas de RHA

  Para quem são indicadas essas técnicas de RHA

 

                                                                                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcador atividade 2

 Esta segunda atividade objetiva conhecer algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre a Reprodução Humana Assistida.

Utilizando o laptop, os alunos poderão acessar e ler o texto disponível em http://www.geneticanaescola.com.br/ano4vol1/MS01_001.pdf este artigo aborda de forma simples e resumido as várias causas de infertilidade entre homens e mulheres.

Para esta atividade os alunos poderão manter-se em grupo e analisar as perguntas e respostas elaborado pelo Instituto Brasileiro de Reprodução Humana Assistida disponível em http://ibrra.com.br/pacientes/perguntas_respostas.html . Após o estudo das perguntas o grupo com quatro integrantes deverá organizar uma apresentação na sala de aula na forma de uma entrevista de programa de TV, como por exemplo, o Programa do Jô, Sem Censura, etc.

Para realizar esta atividade, o grupo deverá estabelecer quem será o entrevistador, o entrevistado, o roteirista e o operador de som e áudio. A função de cada integrante do grupo está disposta a seguir:

Entrevistador: têm como função estudar as perguntas e fazê-las com propriedades ao entrevistado, muitas das vezes o entrevistador tem que improvisar, ou até mesmo mudar a pergunta;

Entrevistado: têm como função estudar as respostas e passar para o público a resposta de forma simples e correta, neste caso o entrevistado deverá ser a pessoa mais dinâmica do grupo;

Roteirista: a função do roteirista é desenvolver o argumento da história proposta, ou seja, é ele quem desenvolve os diálogos, o tempo cronológico, a ação, o tipo de emoção, o tom da cena e até mesmo marcações de câmera;

Operador de Som e Áudio: têm como função manipular o equipamento e registrar a entrevista e logo depois o operador de som e áudio deverá formatar e finalizar o trabalho;

 

O aluno (Operador de Som e Áudio) poderá utilizar os programas do seu Laptop para fazer as filmagens necessárias. Antes de começar a filmar o aluno deverá configurar o seu Laptop para ter sucesso em seu trabalho.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Após a gravação do programa de entrevista o aluno (Operador de som e áudio) deverá utilizar o laptop para enviar a gravação a todos os colegas da sala, principalmente para o professor para avaliar a atividade completa.

 

Marcador atividade 3

 Esta atividade é para conhecer a importância do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no procedimento da RHA. Para resolver esta atividade o grupo de alunos deverão se reunir e desenvolver um texto referente às imagens dispostas na tabela a respeito dos procedimentos envolvendo a Reprodução Humana Assistida. Se necessário os alunos poderão pesquisar na internet utilizando em seu Laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox, seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet.

 

Imagens

Explicação da Imagem                                                                                 

Inseminação Artificial

http://www.reproducaohmsj.com.br/img/intrauterina.jpg

 

http://www.biazotti.com/fiv.gif

 

http://www.kinderwunsch-uni-muenchen.de/images/grafiken/icsi-spermieninjektion.jpg

 

http://www.gynera.ro/images/as16.jpg

 

http://www.reproducaohumana.com.br/img_album.php?imagem-160.jpg

 

 

 Sugestão de leitura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Livro para leitura on-line disponível em http://www.crh.com.br/crh.asp?pasta=33&livro=1

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente na realização da entrevista e na elaboração do vídeo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lucylane, presidente médici , Bahia - dijo:
    lucyylane@yahoo.com.br

    03/03/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns! Tanto ao site quanto aos planejadores da aula.


  • Rodrigo Demetrio, Ferticlin , São Paulo - dijo:
    demetrioweb@gmail.com

    15/09/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, os links complementares e os vídeos são bem elucidativos. Caso queira complementar a informação, desenvolvemos um passo a passo ilustrado sobre o processo de fetilização em http://www.ferticlin.com.br/tratamentos/fertilizacao-in-vitro-fiv-2/


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.