13/09/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Compreender a importância da Reprodução Humana Assistida na vida das pessoas;
Discutir a respeito da Tecnologia envolvendo a Reprodução Humana Assistida;
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Recursos do laptop utilizados nesta aula:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam
Sugestão para trabalho interdisciplinar com a seguinte disciplina:
Professor peça aos alunos que acessem, em seu laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line: http://www.youtube.com/watch?v=OGZT0TkQaaY&feature=fvsr e assistir ao vídeo: "Quero ser Mãe". Este vídeo poderá despertar nos alunos a vontade de expressar a respeito do desejo de ser mãe e a magia que envolve o período da maternidade. Logo depois, proponha aos alunos um debate a respeito do sonho da maioria das mulheres em ser mãe. É importante que na discussão revele aos alunos a ansiedade, os desejos, as implicações e as decepções que poderá ocorrer no período de gravidez ou na tentativa de engravidar. É importante também relacionar ao vídeo o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia que propiciou uma grande chance aos casais que por algum motivo tem dificuldade em engravidar.
Cenas do vídeo: "Quero ser Mãe"
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=OGZT0TkQaaY&feature=fvsr
Outra estratégia de ensino muito interessante para iniciar a discussão deste assunto tão polêmico é convidar uma pessoa da região (médico, biomédico ou biólogo) que possa palestrar a respeito da Reprodução Humana Assistida e suas implicações. É notório quando a turma recebe visitantes para promover um debate, os alunos ficam mais propícios à discussão, contribuindo muito para reflexões posteriores. Com isso, professor, promova um debate em sala de aula. Se a escola na qual você trabalha estiver aberta para esta discussão, proponha para toda a escola, principalmente em caráter interdisciplinar.
Esta primeira atividade objetiva conhecer as técnicas de RHA e suas implicações:
Professor disponibilize aos alunos o Dossiê "Reprodução Humana Assistida" que é uma produção da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, disponível em. http://www.redesaude.org.br/Homepage/Dossi%EAs/Dossi%EA%20Reprodu%E7%E3o%20Humana%20Assistida.pdf . Este material possui muitas informações referentes à Reprodução Humana Assistida, assim, os alunos poderão entender melhor a respeito do referido assunto proposto para esta aula. Logo após a leitura e discussão do conteúdo do Dossiê, os alunos deverão fazer uma pesquisa no próprio material da Rede Nacional Feminista e se os alunos preferirem ou precisarem poderão pesquisar na internet em outros sites. A atividade desta aula baseia-se em completar a tabela abaixo que está dividida em duas colunas, uma coluna para dispor informações referentes às técnicas da RHA e a outra coluna para informar para quem são indicadas essas técnicas de RHA. Esta atividade, além de desvelar muitas informações não conhecidas pelos alunos, tem como objetivo propor aos alunos que se posicionem em relação a Reprodução Humana Assistida (RHA).
Para esta atividade, os alunos poderão fazer grupo de quatro alunos em cada e ao final da pesquisa cada grupo poderá apresentar para a sala, utilizando o Laptop conectado a um aparelho retroprojetor (Data Show ).
Reprodução Humana Assistida (RHA) |
|
Técnicas de RHA |
Para quem são indicadas essas técnicas de RHA |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Esta segunda atividade objetiva conhecer algumas perguntas e respostas mais frequentes sobre a Reprodução Humana Assistida.
Utilizando o laptop, os alunos poderão acessar e ler o texto disponível em http://www.geneticanaescola.com.br/ano4vol1/MS01_001.pdf este artigo aborda de forma simples e resumido as várias causas de infertilidade entre homens e mulheres.
Para esta atividade os alunos poderão manter-se em grupo e analisar as perguntas e respostas elaborado pelo Instituto Brasileiro de Reprodução Humana Assistida disponível em http://ibrra.com.br/pacientes/perguntas_respostas.html . Após o estudo das perguntas o grupo com quatro integrantes deverá organizar uma apresentação na sala de aula na forma de uma entrevista de programa de TV, como por exemplo, o Programa do Jô, Sem Censura, etc.
Para realizar esta atividade, o grupo deverá estabelecer quem será o entrevistador, o entrevistado, o roteirista e o operador de som e áudio. A função de cada integrante do grupo está disposta a seguir:
Entrevistador: têm como função estudar as perguntas e fazê-las com propriedades ao entrevistado, muitas das vezes o entrevistador tem que improvisar, ou até mesmo mudar a pergunta;
Entrevistado: têm como função estudar as respostas e passar para o público a resposta de forma simples e correta, neste caso o entrevistado deverá ser a pessoa mais dinâmica do grupo;
Roteirista: a função do roteirista é desenvolver o argumento da história proposta, ou seja, é ele quem desenvolve os diálogos, o tempo cronológico, a ação, o tipo de emoção, o tom da cena e até mesmo marcações de câmera;
Operador de Som e Áudio: têm como função manipular o equipamento e registrar a entrevista e logo depois o operador de som e áudio deverá formatar e finalizar o trabalho;
O aluno (Operador de Som e Áudio) poderá utilizar os programas do seu Laptop para fazer as filmagens necessárias. Antes de começar a filmar o aluno deverá configurar o seu Laptop para ter sucesso em seu trabalho.
Caminhos para configuração
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Após a gravação do programa de entrevista o aluno (Operador de som e áudio) deverá utilizar o laptop para enviar a gravação a todos os colegas da sala, principalmente para o professor para avaliar a atividade completa.
Esta atividade é para conhecer a importância do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no procedimento da RHA. Para resolver esta atividade o grupo de alunos deverão se reunir e desenvolver um texto referente às imagens dispostas na tabela a respeito dos procedimentos envolvendo a Reprodução Humana Assistida. Se necessário os alunos poderão pesquisar na internet utilizando em seu Laptop, a internet, por meio do Mozilla Firefox, seguindo a seguinte operação Iniciar -> Aplicativos -> Internet.
Imagens | Explicação da Imagem |
|
|
|
|
http://www.kinderwunsch-uni-muenchen.de/images/grafiken/icsi-spermieninjektion.jpg |
|
|
|
http://www.reproducaohumana.com.br/img_album.php?imagem-160.jpg |
Livro para leitura on-line disponível em http://www.crh.com.br/crh.asp?pasta=33&livro=1
http://guiadobebe.uol.com.br/reproducao-humana-assistida-tres-decadas-de-evolucao/
http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/visualizar_texto.cfm?idtxt=23472
http://www.ghente.org/temas/reproducao/index.htm
http://www.feliccita.com.br/Tecnicas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18542
http://www.multiplos.com.br/port/index.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=57
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente na realização da entrevista e na elaboração do vídeo.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/03/2013
Quatro estrelasParabéns! Tanto ao site quanto aos planejadores da aula.
15/09/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula, os links complementares e os vídeos são bem elucidativos. Caso queira complementar a informação, desenvolvemos um passo a passo ilustrado sobre o processo de fetilização em http://www.ferticlin.com.br/tratamentos/fertilizacao-in-vitro-fiv-2/