Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância da ultrassonografia e do RX para a vida das pessoas - UCA

 

13/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância da ultrassonografia na vida das pessoas;
  • Identificar a importância do RX na vida das pessoas;
  • Conhecer a relação da ultrassonografia e o RX e suas utilidades na medicina;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Primeiramente vamos entender o conceito de Radiografia e Ultrassonografia

 

Radiografia

Os exames radiográficos utilizam raios-X; neste, o feixe de raios-X, transmitido através do paciente, impressiona o filme radiográfico, o qual, uma vez revelado, proporciona uma imagem que permite distinguir estruturas e tecidos com propriedades diferenciadas. Durante o exame radiográfico os raios-X interagem com os tecidos através do efeito fotoelétrico e Compton. Em relação à probabilidade de ocorrência destes efeitos, obtêm-se imagens radiográficas que, mostram tonalidades de cor cinza bem diferenciadas; conforme a densidade, tudo o que está dentro do corpo surge em uma cor diferente numa radiografia.

Nos ossos, a radiografia acusa fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e postura. Nos pulmões, pode flagrar da pneumonia ao câncer. Em casos de ferimento com armas de fogo, ela é capaz de localizar onde foi parar o projétil dentro do corpo. Para os dentistas, é um recurso fundamental para apontar as cáries. Na densitometria óssea, os raios-X detectam a falta de mineral nos ossos e podem acusar a osteoporose, comum em mulheres após a menopausa. Na radiografia contrastada, é possível diferenciar tecidos com características bem similares, tais como os músculos e os vasos sangüíneos, através do uso de substâncias de elevado número atômico (Iodo ou o Bário). Ainda, o raio-X possibilitou o surgimento de exames como a tomografia axial computadorizada (TAC) que, com ajuda do computador, é capaz de fornecer imagens em vários planos, de forma rápida e precisa, utilizando quantidades mínimas de radiação. Um tipo especial de radiografia, feita nos pulmões, chama-se broncografia.

Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiografia

 

Ultrassonografia

A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.

A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa.

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil, de aplicação relativamente simples e com baixo custo operacional. A partir dos últimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.

Texto disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultrassonografia

 

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

Menu K -> Aplicativos -> Multimídia ->Editores de Áudio -> Krecord

 

Marcador atividade 1

Nesta primeira atividade iremos propor aos alunos que elaborem uma entrevista utilizando o contexto oral. Para realizar esta atividade é necessário que os alunos estejam em grupos com 4 alunos em cada, cada dupla de alunos ficará responsável diretamente para desenvolver uma entrevista. Porém, no total o grupo terá que desenvolver 2 entrevistas: a primeira referente a utilização e importância da radiografia para o ser humano e a segunda entrevista referente a importância da utilização da ultrassonografia na vida do ser humano. O grupo decidirá quem será o repórter e quem será o entrevistador, é importante deixar claro que todos os alunos terão que participar de todos os processos de elaboração do trabalho, porém na hora de executar é que os papéis de cada aluno do grupo serão distintos. Com o auxílio do laptop os alunos poderão gravar as entrevistas e depois apresentá-las para o restante da sala. Esta atividade deverá ser desenvolvida fora do horário de aula, pois será necessário ambiente silencioso para as gravações e bastante concentração por parte dos alunos. Antes de começar a gravação do áudio é necessário configurar o seu laptop para ter sucesso em seu trabalho. Siga as instruções:

Para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix.

1º Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";

2º Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar o microfone externo acoplado ao Classmate;

3º Clique na aba Entrada, nela vamos habilitar o modo de captura de áudio do sistema. Habilite o canal "Capture" e coloque seu nível(volume) no máximo;

4º Habilite agora o amplificador do sinal do microfone que será utilizado. Caso seja o microfone externo, habilite o canal "e-Mic/Linein Boost". Caso seja o microfone interno, habilite o amplificador para o microfone interno "i-Mic Boost". Coloque o nível (volume) deste canal no máximo.

5º Por último, vamos habilitar o microfone e acertar o seu nível (volume). Habilite (deixe aceso) o canal do microfone a ser utilizado. Depois vá aumentando o nível do canal até que se encontre o maior valor possível sem que ocorra microfonia.

Logo após a configuração do som, o aluno deverá acessar o programa que será utilizado para fazer as gravações seguindo o seguinte caminho: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> Editor de Áudio. Assim, a tela principal do gravador de áudio será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho.

Após a gravação do programa de entrevista o grupo deverá utilizar o laptop para enviar a gravação a todos os colegas da sala, principalmente para o professor para avaliar a atividade completa.

 

 

Obs.: Se o aluno estiver com dificuldade de utilizar o laptop, ou se o volume do laptop não permitir uma boa gravação de áudio, o aluno também poderá utilizar de outros recursos tecnológicos, como o gravador, a máquina digital, filmadora etc.

Um exemplo de trabalho utilizando o recurso de áudio é a mídia selecionada no Banco Internacional de Objetos Educacionais, que está disponível abaixo. Este material é uma entrevista oral que tem como função principal relatar a importância das ondas sonoras em nosso cotidiano. Acesse e verifique o conteúdo.

 

 

 

Professor, esta atividade tem como objetivo aprimorar a fala dos alunos em situação de comunicação oral, reconhecer algumas das características e funções de uma entrevista, ampliar o conhecimento do assunto proposto para esta aula.

 

Marcador atividade 2

Professor, peça aos alunos que acessem por meio de seu laptop a mídia selecionada no Banco Internacional de Objetos Educacionais. Este recurso didático pode ser utilizado como estratégia de ensino para obter melhores resultados no processo de aprendizagem de seus alunos. A animação abaixo explica de uma maneira simples e rápida a função de um aparelho de Raio X, e sem contar que poderá proporcionar aos alunos uma ampliação de seus conhecimentos e uma maior autonomia para participar da resolução do problema que este recurso promove. Ao finalizar a utilização da mídia, peça aos alunos que discutem em sala de aula a importância do aparelho de Raio X.

 Imagem da animação

                      

 

 

 

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão fazer uma pesquisa na internet para responder as perguntas propostas para esta atividade. Neste exercício, os alunos poderão trabalhar individualmente ou em grupo, fica a critério do professor articular a melhor maneira para realizar o trabalho.

 

Pense e Responda:

1) O que é o Raio X?

2) O que o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu com suas experiências que culminou a invenção do aparelho de radiografia?

3) Cite 3 benefícios do aparelho de radiografia na medicina.

4) O que o estudo da Física tem a ver com a Medicina?

5) Você já teve que fazer uma radiografia? Onde  e por quê?

6) Quando uma pessoa fratura qualquer parte do corpo, a qual especialidade médica ele tem que procurar?

7) Como o médico daria o diagnóstico a uma pessoa que fraturou uma determinada parte do corpo, se não existisse as técnicas radiográficas?

8) O que faz um radiologista?

9) Por que esta profissão exige bastante cuidado e prudência do profissional no momento da execução das técnicas radiológicas?

 

Marcador atividade 3

Observando as imagens relacionadas abaixo, escreva um pequeno texto utilizando um fato que marcou você ou uma pessoa próxima a você que necessitou usar da tecnologia aplicada nos aparelho de radiografia e de ultrassonografia. Para esta atividade, cada aluno deverá escrever seu texto, se caso o aluno nunca dependeu desses aparelhos, ele deverá relatar um acontecimento que ocorreu com alguém próximo (irmão, irmã, mãe, pai, tio, tia, avó e avô). As imagens abaixo são apenas para ilustrar a atividade, pois poderão ocorrer relatos que informam a utilização da ultrassonografia para detectar cálculo renal e não para verificar a saúde do bebê que está em desenvolvimento no útero da mãe, ou também poderão acontecer relatos de fraturas que não seja na mão e sim em outras partes do corpo. Esta atividade além de trabalhar a escrita de uma narrativa, poderá facilitar a aprendizagem e a aproximação da Ciência e da Tecnologia no cotidiano do aluno.

 

Utilização da Radiografia e da Ultrassonografia                      

     Narrativa do aluno referente à utilização do aparelho de radiografia e da ultrassonografia

Imagem 1

 

Imagem 2

 

 

Imagem1 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_T3Thj5dOUjY/SxAnc6zlNoI/AAAAAAAACFU/DOp2FCW3bs4/s1600/raios-x4.jpg

Imagem 2 disponível em http://static-p3.fotolia.com/jpg/00/05/40/22/400_F_5402265_cJeXZecvlMnZuCSAuQoYcK9AsyNi5ZoY.jpg

 

 

Obs.: Para saber melhor como as técnicas de radiografia e da ultrassonografia são utilizadas na medicina, acesse o vídeo  disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Radiologia pediátrica [RUTE] Vídeo
Raio-X Animação/simulação
Ondas eletromagnéticas - Parte I Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.