17/10/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
* Desenvolvimento de habilidade de pesquisa;
* Aplicação de conteúdos pesquisados em situações de comunicação próximas à realidade;
* Observaçãoe leitura de diversos textos, de gêneros e suportes distintos;
*Troca de informações entre alunos.
Aula 1:
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que, seguindo o roteiro a seguir, eles pesquisem sobre o modo imperativo, registrando as respostas no caderno. Os registros dos alunos deverão ser discutidos em sala, sob orientação do professor.
O professor deverá, então, discutir as respostas dos alunos levando-os a perceber que Verbos é a classe de palavras utilizada para expressar ações, estados ou fenômenos naturais. A forma mais natural dos verbos é o infinitivo e eles sofrem alterações , ou seja, variam em número, pessoa, modo, tempo e voz. O professor deverá anunciar aos alunos que nessa sequência de aulas será trabalhado um dos modos verbais, o imperativo.
Aula 2:
Usando um data-show, o professor deverá ler com os alunos a tirinha disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_gvszySkdqKo/TQV_qNtjJdI/AAAAAAAAAPU/Pe_-DuAuNhY/s1600/MARI1.JPG
Após a leitura, o professor devera identificar com os alunos quais verbos estão presentes nela. São eles: Gastam, é, aprendam, chame, engome, peça, sente-se, desgrude. Deve-se pedir, então, que os alunos circulem aqueles que dão instruções e grifem aqueles que dão ordens, fazem pedidos ou solicitações.
Em seguida, o professor, na sala de informática ou utilizando gramáticas para consulta, deverá solicitar que os alunos respondam:
No caso de se utilizar o laboratório de informática, o professor poderá sugerir os seguintes sites:
Aula 3
O professor deverá levar para a sala de aula, ou solicitar que os alunos levem, textos de diferentes gêneros textuais, como notícia, horóscopo, tirinha, poema, sinopse, bula, receita, classificados... Os textos devem ser mostrados para a turma que, em equipes de 5 alunos, deverá responder às seguintes questões:
Veja, a seguir, alguns gêneros que podem ser mostrados aos alunos:
Notícia
Poema
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número |
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/poemaT.htm
Charge
Publicidade
http://www.idealax.com.br/img/publicidade001.jpg
Receita
1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
1 xícara (chá) de açúcar
Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html
Bula
http://cs.i.uol.com.br/ultnot/2009/090909bula_anvisa.jpg
O professor deve incrementar a aula levando para a sala de aula gêneros em seu suporte original.
Para sistematizar, o professor deve apresentar para os alunos o vídeo sobre o modo imperativo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Zs0IB6Gt6mM e pedir que eles registrem as informações que julgarem importantes em seus cadernos.
Veja também: http://www.slideshare.net/ceap/modo-imperativo-1873372
Na quarta aula o professor deverá pedir que os grupos levem para a sala de aula, ou mesmo peguem da brinquedoteca da escola, se houver, um jogo de tabuleiro. Utilizando os verbos no imperativo, os alunos deverão escrever as regras do jogo. O professor deve salientar a necessidade de clareza e detalhamento das regras, já que outro grupo, após ler as regras, irá jogar uma partida do jogo.
Professor, observe se os alunos conseguem perceber a importância do uso do imperativo nas diversas situações cotidianas, além de sua presença nos textos de diversos gêneros, inclusive no manual doe um jogo. No jogo, auxilie-os no emprego desse modo verbal, principalmente quanto ao uso da segunda e da terceira pessoa do singular. Lembre-se que a avaliação é processual e que todo conhecimento adquirido e utilizado por seu aluno deve ser valorizado.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2013
Cinco estrelasmt bom me ajudou muito na tarefa minha
25/05/2012
Cinco estrelasÓtimo! O Plano apresenta forma simples e clara.
28/03/2012
Cinco estrelasExcelente artigo, oque já é de se esperar de uma excelente professora como esta!!! Ex-aluno do colégio SESI-PR.