12/09/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Apresentar elementos da cultura judaica
Discutir a contribuição da cultura judaica na constituição da sociedade brasileira
Pesquisar sobre os valores, princípios e costumes desta cultura
Trabalhar a questão da estigma e do preconceito em relação a esta cultura
Noções básicas sobre internet são necessárias: envio de email, navegação.
Os seguintes programas serão necessários:
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
Aula 1
1º momento:
Investigue com a turma o que sabem sobre os judeus, se há judeus ou descendentes de judeus na turma. Em seguida, os alunos, divididos em grupos de 5 ou 6, irão pesquisar cada um, um elemento da cultura judaica. O seguinte programa é necessário:
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
1. Divida os temas abaixo para cada grupo de 5 ou 6 alunos:
Grupo 1: feriados judaicos: Yom Kipur, Chanucá, Pessach. Disponível em: http://www.goisrael.com/Tourism_Bra/Tourist+Information/Jewish+Themes/Jewish+Holidays.htm, acesso em 16.08.2011 e http://pt.wikipedia.org/wiki/Festas_judaicas, acesso em 16.08.2011;
Grupo 2: o povo judeu. Disponível em: http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/HIST%D7%83RIA, acesso em 29.08.2011;
Grupo 3: história dos judeus no Brasil. Disponível em: http://www.visaojudaica.com.br/Principal/Historia/historiadosjudeusnobrasil/2.htm, acesso em 16.08.2011.
2. Peça que acessem o site e leiam sobre o tema.
3. Terminada a pesquisa, os alunos compartilham com a turma as informações desenvolvendo cartazes, portfólios ou textos ilustrados, utilizando os programas do computador.
WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword];
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
KcolourPaint [ Iniciar -> Aplicativos -> Aplicações Gráficas]
4. Reserve 15 minutos para que cada grupo apresente o material produzido: cartaz, portfólio, textos, gravuras que poderão ficar expostos na sala de aula ou posteriormente no corredor da escola.
Aula 2
Mostre aos alunos alguns símbolos judaicos, em Kpresenter: Iniciar - Aplicativos - Kpresenter. Prepare alguns slides destas imagens para projetar em sala de aula. Alternativamente, faça impressões coloridas ampliadas das ilustrações que seguem.
O chamsa:
O Menorah:
Remeta os alunos aos sites:
1. http://politicageral1.blogspot.com/2010/07/simbolos-judaicos.html, acesso em 16.08.2011,
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chanuki%C3%A1, acesso em 08.09.2011,
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_de_Davi, acesso em 08.09.2011,
4. http://www.casaisrael.com/simbolosjudaicos.htm, acesso em 08.09.2011,
5. http://comjudaicabh.wordpress.com/simbolos-judaicos/, acesso em 08.09.2011.
Nestes sites, os alunos encontrarão as explicações sobre os diferentes símbolos judaicos. Divida a turma em grupos e peça que estudem alguns dos símbolos encontrados e promovam um intercâmbio destes conhecimentos utilizando emails:
1 - os alunos fazem a pesquisa;
2 - em seguida, elaboram textos com as ilustrações;
3 - por último, os grupos enviam para os colegas por email os textos partilhando as informações;
4 - após lerem os textos, os grupos, havendo tempo, partilham nesta mesma aula as informações ou o professor inicia a próxima aula com a apresentação destas informações.
Aula 3
Os alunos irão acessar uma matéria sobre os judeus no Sul do Brasil. Disponível em: http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/23/artigo156005-1.asp, acesso em 16.08.2011. São seis páginas de matéria sobre alguns dos primeiros judeus no Brasil. Divida a turma em grupos para lerem cada uma das páginas.
Aula 4
Faça um debate com a turma sobre o material que leram. Em seguida, peça que pesquisem sobre acontecimentos atuais envolvendo povos desta cultura bem como os preconceitos que sofreram e ainda sofrem quando inseridos em outras culturas. Mozilla Firefox [Iniciar - Aplicativos - Internet].
Grupo 1: atentados. http://super.abril.com.br/religiao/judeus-donos-mundo-446324.shtml , acesso em 22.08.2011;
Grupo 2: conflitos entre judeus e palestinos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino, acesso em 22.08.2011;
1. Livro:
A travessia da terra vermelha - uma saga dos refudiados judeus no Brasil. Lucius de Mello, ed. Novo Século, 2007.
2. Site:
http://culturajudaica.uol.com.br/, acesso em 16.08.2011;
Site sobre a questão do preconceito sobre os judeus desda a época de Getúlio Vargas. http://www.webartigos.com/articles/11952/1/A-Situacao-dos-Imigrantes-Judeus-Preconceitos-e-Anti-Semitistimo-Durante-a-Era-Vargas-1930-1945/pagina1.html, acesso em 22.08.2011;
Site com matéria sobre o preconceito sobre os judeus com notas sobre o filme O Pianista, do diretor Roman Polanski, 2002. Traz também sugestões de trabalho em sala de aula. http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=80, acesso em 22.08.2011;
Site sobre a história dos judeus no Brasil. http://eliahquim.vilabol.uol.com.br/0005.htm%20, acesso em 22.08.2011.
Avalie a construção dos conceitos com os alunos e o que conseguiram absorver das aulas. Avalie o material produzido pelos alunos bem como a participação nos debates.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!