Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que são representações sociais? - UCA

 

11/09/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir com o professor o conceito de  Representação social

Apropriar-se do concetio de representações sociais para entender o que elas significam para a convivência em grupo na sociedade

Pensar e repensar a sociedade a partir do conceito de representações sociais 

Formular pensamentos críticos em relação a questões do senso comum e da ciência

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º momento:

Peça que a turma faça uma investigação sobre conhecimentos populares diversos, a sabedoria popular: superstições, crenças, provérbios, benzeções, rezas, cantos, chás caseiros, remédios caseiros, etc.  Os alunos podem explorar o universo de pessoas da escola: professores, cantineiras, jardineiro, porteiro, secretárias, etc.  Também peça que tragam objetos que materializem os conhecimentos transmitidos de geração a geração: cadernos de receita, fotos, equipamentos, utensílios domésticos, etc.  De posse destas informações, conduza o próximo momento. 

2º momento:

Inicie uma investigação com a turma:

1) O que é o senso comum?

2) O que é o saber popular?

3) O que é o conhecimento científico?

 

Construa com a turma esta diferenciação prosseguindo com este questionamento. Inicialmente, explique para a turma a diferença entre sabedoria popular, conhecimentos populares e ciência.

Em seguida, promova uma discussão a partir da pesquisa que trouxeram de casa.

1) Quais conhecimentos foram passados de geração para geração em sua família?

2) Vocês trouxeram algum material de casa que registre a sabedoria e os ensinamentos em sua família?

 

3º momento:

Inicie com os alunos a construção do conceito de representações sociais.

Exiba as seguintes ilustrações:

 

Imagens disponíveis em: http://www.google.com.br, acesso em 16.08.2011.

Promova o debate:

1) O que nossa sociedade, em sua maioria, pensa sobre jovens como estes representados na imagem?

2) O que a sociedade pensa sobre o casamento? Quais são as ideias mais comuns?

3)  O que muitas pessoas pensam sobre drogas?

4) Estes pensamentos e ideias são baseados em conhecimentos populares ou científicos?

5) Podemos dizer que estas ideias e conhecimentos representam, de certa forma, uma concepção de nossa sociedade? Poderíamos dizer que são representações sociais dado que são ideias e concepções formadas no meio social?

 

Aula 2

Assista com os alunos ao seguinte vídeo:

Miniatura

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HXxJvcD3KVE, ,

Acesso em 16.08.2011.

 

Trabalhe com os alunos os conceitos:

1. Escreva no quadro as definições como seguem:

Representações Sociais =  são o conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos;

Preconceito = juízo preconcebido manifestado geralmente de forma discriminatória;

Estereótipos = imagem preconcebida de determinada coisa, pessoa ou situação.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal , acesso em 16.08.2011.

 

2. Peça que os alunos exemplifiquem com fatos do quotidiano promovendo a participação da turma e interação com os conceitos;

 

Aula 3

1º momento:

Discuta com os alunos sobre como o processo das Representações Sociais pode levar a preconceitos e estereótipos, trabalhando ao mesmo tempo estes dois últimos conceitos. Peça que a turma, dividida em grupos de 5 ou 6 alunos, pesquise e elabore material sobre representações sociais acerca de diferentes grupos em nossa sociedade. Toda a atividade será feita em sala de aula.

 

1. Divida os grupos: 5 ou 6 alunos, dependendo do tamanho da turma;

 

2. Dê a temática para cada um dos grupos juntamento com os links: Iniciar -> aplicativos -> internet.

Grupo 1: Representações sociais. Pesquisar em: http://www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf, acesso em 26.08.2011;

Grupo 2: Preconceitos. Pesquisar em: http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm e http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u16.jhtm, acesso em 26.08.2011;

Grupo 3: Estereótipos. Pesquisar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal, acesso em 16.08.2011;

Grupo 4: Grupos minoritários. Pesquisar em: http://www.domtotal.com/direito/uploads/pdf/a9cd47c0281de72052282268092f5402.pdf, acesso em 26.08.2011.

 

3. Terminada a pesquisa na internet, promova um debate com a turma:

acedsaaaacedsso em ,  , Roteiro:

1. Como o senso comum está presente em nossas vidas diárias?

2. Como a ciência influencia nossas vidas e o que acreditamos?

3. Como o conceito de Representação Social afeta nossa vida quotidiana? Vocês podem dar exemplos?

 

 

2º momento:

A seguir, os alunos criam um blog para interagir com alunos de outras escolas, trocando informações e enriquecendo a temática.

O seguinte site ensina como criar um blog: http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm, acesso em 16.08.2011.

Cada grupo de 5 ou 6 alunos divide as tarefas como relacionadas abaixo. Roteiro:

1) O nome do blog. A turma escolhe um nome atrativo e diferente para o blog do grupo.

2) A temática do blog. Podem escolher os temas: representações sociais, preconceitos e estereótipos, ou temas da sociedade em geral em forma de pergunta, ex.: Quais as representações sociais sobre a escola? sobre os negros? sobre judeus? etc.

3) Os textos. Os alunos postam textos com suas opiniões, além dos materiais já pesquisados. Também podem postar discussões geradas em sala de aula. Esta atividade pode ser feita em duplas dentro dos grupos.

4) A divulgação. Os grupos divulgam seus blogs com cartazes pela escola, emails para amigos e sites de escolas para que outros alunos possam participar. Cada componente do grupo fica responsável pela divulgação em diferentes meios.

 

Recursos Complementares

1. Livro

a) livro sobre o assunto:

REPRESENTAÇOES SOCIAIS - Investigações em Psicologia Social. Coleção Psicologia Social. Serge Moscovici. Editora Vozes,

 

2. Artigo

a) artigo sobre o conceito de representações sociais e as relações de gênero:

http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15555.pdf, acesso em 13.08.2011.

Avaliação

Avalie o que os alunos conseguiram produzir a partir dos estímulos fornecidos: vídeos, ilustrações, etc. Avalie a participação e motivação dos grupos em pesquisar a temática para além da sala de aula com as tarefas.

Identificar se, na fala dos alunos e no material produzido, os mesmos demonstram ter compreendido o que é representação social, o que tal conceito  significa para a convivência social e se apresentam  criticidade em relação a questões do senso comum e da ciência

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.