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Do concreto ao abstrato: escala de mapa passo a passo - UCA

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Dvina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Noção de escala cartográfica.

- Calcular distâncias em representações cartográficas (mapas, cartas, plantas).

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de representação espacial.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

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Atividade 01

A escala do mapa

PASSO A PASSO 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezada(o) Professor(a);

- Comece a despertar a curiosidade dos alunos pela linguagem cartográfica lembrando-os que a localização de qualquer lugar na superfície terrestre pode ser mostrada por meio de um mapa. Mas destaque que os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas e em proporção reduzida em relação ao espaço da Terra selecionado para ser representado. Vamos compreender para que serve a escala em um mapa?

 

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Atividade 01

A escala do mapa

PASSO A PASSO 

 - Inicie a discussão sobre a escala dos mapas a partir de situações concretas, baseadas na realidade dos alunos. Solicite aos mesmos que se organizem em grupos e representem a sala de aula em que estudam, na perspectiva vertical (vista de cima) numa folha de papel sulfite, conforme a mesma se encontra organizada (mesas, cadeiras, quadro negro, etc.).

- Oriente-os para usar uma fita métrica ou uma trena para medir cada um dos lados da sala de aula. Se, por exemplo, uma sala de aula possui 5 metros de largura por 5 metros de comprimento, a mesma pode ser representada da seguinte forma: estabelecendo que cada centímetro no papel equivale a 1 metro ou 100 centímetros no real, qual é a escala dessa sala de aula?

- Permita que os alunos discutam entre seus pares ou grupos e façam suas representações. Após apresentarem seus desenhos, discuta com os grupos que neste casso a escala produzida é 1:100 (1cm no papel equivale a 100 cm na realidade) ou 1/100 (1cm/100cm). Por quê?

- Auxilie-os a compreenderem que a escala é representada em forma de fração, cuja relação de proporção é: cada centímetro representado pelo desenho no papel (ou na tela de um computador) equivale a uma determinada medida métrica (metro, quilômetro) na realidade.

- Explique que quando dizemos que a escala da representação cartográfica é 1:100, isso significa que o espaço representado foi reduzido 100 vezes; em 1:10.000, a redução foi de 10 mil vezes; e em 1:150.000.000, a representação é 150 milhões de vezes menor que a realidade.

- Oriente os alunos para acessarem o endereço web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf> e visualizarem o seguinte mapa:

 

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Brasil Político. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_politico.pdf>. Acesso em 21/05/2011.

- Questione:

  • Qual é a escala desse mapa?
  • O que essa escala significa?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, esclareça as possíveis dúvidas dos mesmos, reforçando a ideia de que é fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção deve sempre obedecer a uma determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica (E) estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num mapa (d) e as distâncias correspondentes na realidade (D). Essa proporção pode ser representada da seguinte forma:

reprodução

 

Atividade 02

Escala numérica e gráfica

PASSO A PASSO 

- Instigue a curiosidade dos alunos para observarem que a indicação da escala de um mapa pode ser feita por expressão numérica ou gráfica. Oriente-os para acessarem o endereço web <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u49.jhtm> e lerem, com atenção, o texto: "Como interpretar reduções de mapas".

- Aguarde até que os discentes terminem a leitura do texto e questione-os:

- Qual é a diferença entre escalas gráfica e numérica?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, esclareça as possíveis dúvidas dos grupos e, oriente os alunos para que, a partir da compreensão que tiveram sobre os dois conceitos, façam uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do Kword.

 

Atividade 03

Escala grande e pequena

PASSO A PASSO 

- A atividade a seguir deve ser desenvolvida a partir da utilização de imagens orbitais de alta resolução obtidas por meio de satélites artificiais e disponíveis gratuitamente em rede pelo projeto Google Earth.

- Oriente os alunos a fazerem um download gratuito do programa através do site <http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm ,,>>e instalá-lo no computador. Depois de instalado, é possível acessar o Google Earth por meio de um atalho na área de trabalho (Desktop) do Windows ou pelo menu iniciar, no item Google Earth.

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Figura 01: Página inicial do projeto Google Earth. Organizado pela autora (2011)

 

- Oriente os alunos para que, ao acessarem o Google Earth, digitem seu endereço no canto superior esquerdo da tela do computador, no campo chamado "Pesquisar", conforme Figura 03.

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Figura 03: Recurso "voar para" disponível no Google Earth

- Instrua os alunos a observarem o lugar onde moram em diferentes níveis de detalhes, utilizando o recurso de zoom aproximação ou afastamento, como nas duas imagens a seguir.

Figura 2        Fig 03

Área do perímetro urbano de Uberlândia-MG. Para acessar a imagem é necessário baixar o programa que está disponível gratuitamente no endereço <http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm>. Acesso em 07 Abr. 2011.

 

- Solicite aos alunos que comparem as duas imagens e faça o seguinte questionamento:

  • Qual das duas imagens apresenta mais detalhes? Por quê?

- Após explicarem o que observaram, instrua-os a acessarem o endereço web <http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u297.jhtm> e lerem, com atenção, o texto: "Aprenda a interpretar mapas".

- Aguarde até que os discentes terminem a leitura do texto e questione:

  • Qual é a diferença entre uma escala grande e uma escala pequena?

- Permita que os alunos expressem suas opiniões entre os seus pares ou grupos. Após a “sementeira de ideias”, esclareça as possíveis dúvidas dos grupos, reforçando que a escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. 

- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e prepararem uma apresentação, utilizando o laptop e o software Kpresenter, para expressarem com ilustrações o que aprenderam sobre o assunto.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, auxiliar na compreensão de "fração" e "regra de três simples", conceitos básicos para a compreensão de escalas cartográficas.
 

Recursos Complementares

Vídeos:

Escalas em mapas. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=RoIh7b5ezpo&feature=related>. Acesso em 01/08/11.

Como utilizar uma escala gráfica. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=pMS9B4ruqzU&feature=related>. Acesso em 01/08/11.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisas:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

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