Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como o trabalho sobre o ciclo da água pode desenvolver nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental atitudes responsáveis quanto à utilização da água no dia a dia?

 

19/08/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Água: mergulhe nesta aventura

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir a origem da água;
  • Conhecer o ciclo da água;
  • Desenvolver atitudes responsáveis quanto à utilização da água em nosso dia a dia;
  • Conhecer as doenças transmitidas pela água contaminada e perceber a importância da água para nossa sobrevivência;
  • Compartilhar conhecimentos e opiniões;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que envolvam diálogo e troca de ideias na construção do conhecimento.  

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre a temática água e sua importância para nossas vidas. Questione os alunos sobre a quantidade de água ingerida por cada um diariamente e se sabem o que é água e sua origem. Depois dessa conversa, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que façam a leitura do texto online. Se preferir, o texto poderá ser impresso e entregue aos alunos para procederem a leitura:

 

Fonte: http://www.ate.com.br/agua/  

Com a leitura do texto acima, explore com a turma a quantidade total de água do planeta Terra e a sua divisão em água salgada e água doce. Sendo que a água doce que podemos consumir ocupa apenas 1% do total de água do nosso planeta. Uma ilustração interessante dessa realidade, é utilizar uma garrafa pet cheia de água, representando toda a água do planeta e colocar na tampinha da própria garrafa, água da garrafa, até que a tampa fique cheia. Explique para a turma que a água que fica na garrafa corresponde ao total de água imprópria para o consumo existente no planeta Terra e a água da tampinha ilustra a parte de água doce própria para ser consumida. Frente a essa experiência, proponha uma conversa com a turma sobre essa diferença de quantidade e a importância de economizarmos a água doce em nosso dia a dia. Após a conversa, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências os materiais utilizados para a realização da experiência e a conclusão que chegaram após a observação e o diálogo sobre os resultados. Depois, proponha um momento para que cada aluno socialize a sua produção com a turma.

Agora, com a leitura do texto do sítio abaixo, os alunos poderão compreender que a água brota da terra a partir das nascentes dos rios e que por isso precisamos preservar a vegetação e as matas ciliares que ficam próximas às nascentes para garantir a sua existência. Para essa atividade os alunos poderão utilizar o laptop Classmate e acessarem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

Fonte: http://www.dmae.mg.gov.br/midia/documentos/dmae/Nascente.pdf    

Após a leitura do texto sugerido acima, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Para isso, explique para a turma que o desafio é representar através de um desenho, a nascente de um rio e o que necessita ter em seu contorno para que a nascente consiga existir.

Depois de realizado o trabalho no programa KolourPaint, imprima uma cópia de cada registro e organize um painel para expor os trabalhos. Se for possível faça a exposição dos trabalhos realizados em um mural da escola que seja de fácil acesso à comunidade escolar, para que outras turmas possam prestigiá-los.  Após o trabalho de registro feito anteriormente, a turma poderá assistir ao vídeo sugerido abaixo, com o intuito de compreender o ciclo da água e o sistema de tratamento da água. Para isso, cada aluno poderá utilizar o laptop Classmate e acessar o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo

 

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda  

Depois de assistir ao vídeo construa um terrário com os alunos, com o intuito de observarem o ciclo da água. Para isso, providencie os materiais sugeridos abaixo e que constam no sítio a seguir:

· Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);

· Pedrinhas ou argila expandida;

· Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc);

· Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;

· Mudas de plantas ou sementes.   

Siga as instruções do sítio abaixo e monte, juntamente com os alunos, o terrário.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-1    

Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou mesmo de Português os materiais e como construir um terrário. Faça observações diárias do terrário com os alunos e solicite que registrem, por meio da escrita, as possíveis alterações. É importante que os alunos percebam como ocorre o ciclo da água.  

Professor, proponha uma brincadeira para produzir o barulho da chuva com a turma, utilizando apenas as mãos. Para isso organize os alunos em uma roda e solicite que todos executem ao mesmo tempo os seguintes passos:  

·         Inicie batendo repetidamente um dedo sobre a outra mão (barulho de chuva fraca);

·         Depois bata dois dedos e assim sucessivamente (a chuva vai aumentando);

·         Ao final baterá uma mão na outra (barulho de chuva forte);

·         Vocês poderão ir diminuindo o barulho da chuva voltando em ordem decrescente a quantidade de dedos.   

Esse momento poderá ser filmado e assistido pela turma para que observem o som de todas as mãos realizando a atividade.

Para ampliar os conhecimentos sobre a importância da água, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para assistir ao vídeo:  

 

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa

Depois de assistirem ao vídeo, disponibilize uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno e faça a leitura da mesma com a turma. Solicite que ilustrem cada parte da letra da música.

 

Planeta Água

Guilherme Arantes Composição:

Guilherme Arantes  

Água que nasce na fonte

Serena do mundo

E que abre um

Profundo grotão

Água que faz inocente

Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios

Que levam

A fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que caem das pedras

No véu das cascatas

Ronco de trovão

E depois dormem tranqüilas

No leito dos lagos

No leito dos lagos...

Água dos igarapés

Onde Iara, a mãe d'água

É misteriosa canção

Água que o sol evapora

Pro céu vai embora

Virar nuvens de algodão...

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris

Sobre a plantação

Gotas de água da chuva

Tão tristes, são lágrimas

Na inundação...

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água...(2x)

Água que nasce na fonte Serena do mundo

E que abre um Profundo grotão

Água que faz inocente

 Riacho e deságua

Na corrente do ribeirão...

Águas escuras dos rios

Que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias

E matam a sede da população...

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas

Que encharcam o chão

E sempre voltam humildes

Pro fundo da terra

Pro fundo da terra...

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água...(2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/   

A partir da leitura da letra da música converse com a turma sobre o que compreenderam. Depois, solicite que os alunos escrevam no caderno de Ciências as várias vantagens da água expressas na música tais como: fertilidade ao sertão, matam a sede da população, movem moinho. Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma a sua produção.

Atividade 2

Professor, proponha à turma que assistam ao vídeo sugerido abaixo, o qual poderá ser acessado a partir do laptop Classmate de cada aluno pelo programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bHL7oFLEzOQ    

Disponibilize, para cada aluno, uma cópia da música abaixo:  

 

Cadê ?

Projeto Emcantar Composição:

Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes   

Cadê o riachinho que tava aqui?

Cadê o riachinho que tava aqui?

Você sabe, você viu?

Você sabe, você viu?

Riachinho secou evaporou sumiu!

Riachinho secou evaporou sumiu!

Cadê o mato que embalava o riachinho?

Cadê o mato que ninava o riachinho?

Você sabe, você viu? Você sabe, você viu?

 Foi a monstro-serra que engoliu!

Foi a monstro-serra que engoliu!

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!

Cadê a água?

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!

Cadê a onça?

Você sabe, você viu?

Você sabe, você viu?

Evaporou ... Sumiu!

Fonte: http://letras.terra.com.br/projeto-emcantar/390937/

Depois de ler e cantar com a turma faça uma reflexão oral sobre os motivos que levaram à evaporação da água do riacho. Em seguida, os alunos poderão construir cartazes de conscientização da preservação dos rios e de suas matas ciliares. Para isso, divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, canetinhas, giz de cera, revistas para recortes dentre outros materiais que sejam necessários para a construção de cartazes. Solicite que os alunos façam uma parte escrita e uma parte ilustrada para que toda comunidade escolar possa compreender a mensagem. Depois de pronto, procurem um local na escola de fácil visualização da comunidade escolar para expor os trabalhos.

Solicite que cada aluno utilize o laptop e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e assista, inicialmente, ao vídeo sugerido abaixo para depois iniciar uma contação de história indicada a seguir:

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related      

Proponha um diálogo com a turma sobre o tema do vídeo “Economizar água” e construa um cartaz com a turma sobre as atitudes responsáveis que cada um já tem no seu dia a dia para economizar água. Exponha o cartaz no mural da sala de aula para que todos possam observá-lo.

Explique para os alunos que agora, a turma ouvirá uma história emocionante sobre a água e o seu tratamento. Para isso, solicite que observem as imagens dos quadrinhos enquanto você faz a leitura da história. Essa atividade poderá ser acessada pelos  alunos no laptop, utilizando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/pag5.htm   

A partir das atividades, de assistir ao vídeo e de ouvir a história, chegou o momento de fazer cartazes e panfletos contra o desperdício de água na escola e em casa. Com os alunos organizados em duplas, distribua folhas de papel em branco para que cada aluno possa fazer um panfleto para divulgar a ideia da turma em economizar água. Para auxiliar na construção dos cartazes e panfletos construa com os alunos uma lista, a partir do vídeo, que tenha atitudes responsáveis quanto à utilização da água e que possam contribuir com a economia de água no dia a dia das pessoas. Veja os exemplos:    

  • Não lavar a calçada com mangueira, utilizar apenas vassoura;         
  • Não demorar no banho;         
  • Ao escovar os dentes manter a torneira fechada;         
  • Fechar bem a torneira após a sua utilização;         
  • Cuidar dos possíveis vazamentos de água nos canos e torneiras.      

Após a confecção, dê um tempo para as duplas apresentarem o trabalho realizado para os demais colegas. Depois convide os alunos para divulgar os panfletos e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de não desperdiçar a água. Os panfletos poderão ser afixados próximos às torneiras da escola, descargas dos banheiros e outros lugares em que a água é utilizada e entregues aos familiares dos alunos.

Atividade 3,

Além da economia de água, é importante que os alunos possam compreender a relevância do tratamento adequado da água para que possamos consumi-la. A partir do laptop e acesso ao programa Mozilla Firefox caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e ao sítio sugerido, faça a leitura dos textos online abaixo, para descobrir sobre as possíveis causas da poluição das águas e as doenças que podem ser transmitidas.

Fonte: http://www.ate.com.br/agua/    

Várias são as doenças que podem ser transmitidas através do consumo da água poluída, tais como: Cólera, Hepatite Infecciosa, Diarréia e outras. Para informações específicas sobre as doenças causadas pela água poluída, sugerimos os sítios:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php#d1

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua10.php

Professor, proponha que os alunos escrevam em seus cadernos de Ciências, o nome das doenças transmitidas pelo consumo de água poluída e registrem também os sintomas e tratamentos para cada uma. Depois, cada aluno poderá ler para a turma o que escreveu sobre cada doença.

 Agora, auxilie os alunos na leitura do texto a seguir e descubra as várias causas da poluição da água. Solicite que acessem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio:

 

Fonte: http://ramirofrancisco.vilabol.uol.com.br/pag2.html    

É importante que a turma perceba os mais variados fatores de poluição da água, tais como: esgoto, substâncias despejadas diretamente na água como petróleo, fertilizantes e outros. Nesse sentido, os alunos irão perceber a importância do tratamento da água antes de ser ingerida por nós.

 Mão na massa! Chegou o momento de conhecer o funcionamento de um filtro de água. Para isso, sugerimos a leitura do sítio abaixo que apresenta os materiais e a forma como um filtro deve ser construído.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/03/filtro.htm  

Providencie os materiais necessários para a construção do filtro como sugerido no sítio acima:

1.    Uma garrafa de plástico de dois litros

2.      Algodão

3.      Areia

4.      Pedras pequenas

5.      Tesoura sem ponta 

6.      Um copo com água suja

Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou de Português os materiais utilizados e o como fazer para montar o filtro. Para auxiliar o registro, assista com a turma ao vídeo sugerido a seguir, para observar a montagem do filtro e os materiais utilizados. Cada aluno poderá utilizar o laptop acessando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo.

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9SYuYtEYPjI    

Agora, converse com a turma sobre como é filtrada a água na residência de cada aluno. Depois, organize a turma em duplas para que produzam um texto coletivo contendo as informações e os conhecimentos sobre a água, a partir das atividades propostas. O texto poderá ser socializado com a turma e com os outros colegas da escola, para isso é necessário reproduzir várias cópias do texto para que todos tenham acesso.

 Professor, agora, chegou o momento de conversar sobre as anotações feitas referentes à experiência com o terrário e verificar as descobertas da turma sobre o ciclo da água. Por isso, proponha a organização de uma roda de conversa. De posse das anotações, disponibilize um momento para que cada aluno comente sobre o que aprendeu sobre o ciclo da água e as atitudes responsáveis quanto à utilização da água no dia a dia.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática água acesse o sítio: http://www.agua.bio.br/

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “água”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Rita Dalpiaz Breunig, Escola Osório , Rio Grande do Sul - disse:
    mariaritabreunig@gmail.com

    04/09/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Já realizei trabalho semelhante alguns anos atrás, mas sem o uso das tecnologias digitais. Com seu trabalho,irei aplicar novamente, seguindo suas sugestões. Valeu!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.