19/08/2011
LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que envolvam diálogo e troca de ideias na construção do conhecimento.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre a temática água e sua importância para nossas vidas. Questione os alunos sobre a quantidade de água ingerida por cada um diariamente e se sabem o que é água e sua origem. Depois dessa conversa, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para que façam a leitura do texto online. Se preferir, o texto poderá ser impresso e entregue aos alunos para procederem a leitura:
Fonte: http://www.ate.com.br/agua/
Com a leitura do texto acima, explore com a turma a quantidade total de água do planeta Terra e a sua divisão em água salgada e água doce. Sendo que a água doce que podemos consumir ocupa apenas 1% do total de água do nosso planeta. Uma ilustração interessante dessa realidade, é utilizar uma garrafa pet cheia de água, representando toda a água do planeta e colocar na tampinha da própria garrafa, água da garrafa, até que a tampa fique cheia. Explique para a turma que a água que fica na garrafa corresponde ao total de água imprópria para o consumo existente no planeta Terra e a água da tampinha ilustra a parte de água doce própria para ser consumida. Frente a essa experiência, proponha uma conversa com a turma sobre essa diferença de quantidade e a importância de economizarmos a água doce em nosso dia a dia. Após a conversa, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências os materiais utilizados para a realização da experiência e a conclusão que chegaram após a observação e o diálogo sobre os resultados. Depois, proponha um momento para que cada aluno socialize a sua produção com a turma.
Agora, com a leitura do texto do sítio abaixo, os alunos poderão compreender que a água brota da terra a partir das nascentes dos rios e que por isso precisamos preservar a vegetação e as matas ciliares que ficam próximas às nascentes para garantir a sua existência. Para essa atividade os alunos poderão utilizar o laptop Classmate e acessarem o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.dmae.mg.gov.br/midia/documentos/dmae/Nascente.pdf
Após a leitura do texto sugerido acima, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Para isso, explique para a turma que o desafio é representar através de um desenho, a nascente de um rio e o que necessita ter em seu contorno para que a nascente consiga existir.
Depois de realizado o trabalho no programa KolourPaint, imprima uma cópia de cada registro e organize um painel para expor os trabalhos. Se for possível faça a exposição dos trabalhos realizados em um mural da escola que seja de fácil acesso à comunidade escolar, para que outras turmas possam prestigiá-los. Após o trabalho de registro feito anteriormente, a turma poderá assistir ao vídeo sugerido abaixo, com o intuito de compreender o ciclo da água e o sistema de tratamento da água. Para isso, cada aluno poderá utilizar o laptop Classmate e acessar o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda
Depois de assistir ao vídeo construa um terrário com os alunos, com o intuito de observarem o ciclo da água. Para isso, providencie os materiais sugeridos abaixo e que constam no sítio a seguir:
· Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
· Pedrinhas ou argila expandida;
· Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc);
· Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;
· Mudas de plantas ou sementes.
Siga as instruções do sítio abaixo e monte, juntamente com os alunos, o terrário.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-1
Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou mesmo de Português os materiais e como construir um terrário. Faça observações diárias do terrário com os alunos e solicite que registrem, por meio da escrita, as possíveis alterações. É importante que os alunos percebam como ocorre o ciclo da água.
Professor, proponha uma brincadeira para produzir o barulho da chuva com a turma, utilizando apenas as mãos. Para isso organize os alunos em uma roda e solicite que todos executem ao mesmo tempo os seguintes passos:
· Inicie batendo repetidamente um dedo sobre a outra mão (barulho de chuva fraca);
· Depois bata dois dedos e assim sucessivamente (a chuva vai aumentando);
· Ao final baterá uma mão na outra (barulho de chuva forte);
· Vocês poderão ir diminuindo o barulho da chuva voltando em ordem decrescente a quantidade de dedos.
Esse momento poderá ser filmado e assistido pela turma para que observem o som de todas as mãos realizando a atividade.
Para ampliar os conhecimentos sobre a importância da água, solicite que cada aluno utilize o laptop Classmate e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, para assistir ao vídeo:
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa
Depois de assistirem ao vídeo, disponibilize uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno e faça a leitura da mesma com a turma. Solicite que ilustrem cada parte da letra da música.
Planeta Água
Guilherme Arantes Composição:
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte Serena do mundo
E que abre um Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
A partir da leitura da letra da música converse com a turma sobre o que compreenderam. Depois, solicite que os alunos escrevam no caderno de Ciências as várias vantagens da água expressas na música tais como: fertilidade ao sertão, matam a sede da população, movem moinho. Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar para a turma a sua produção.
Atividade 2
Professor, proponha à turma que assistam ao vídeo sugerido abaixo, o qual poderá ser acessado a partir do laptop Classmate de cada aluno pelo programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bHL7oFLEzOQ
Disponibilize, para cada aluno, uma cópia da música abaixo:
Cadê ?
Projeto Emcantar Composição:
Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes
Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu? Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ... Sumiu!
Fonte: http://letras.terra.com.br/projeto-emcantar/390937/
Depois de ler e cantar com a turma faça uma reflexão oral sobre os motivos que levaram à evaporação da água do riacho. Em seguida, os alunos poderão construir cartazes de conscientização da preservação dos rios e de suas matas ciliares. Para isso, divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, canetinhas, giz de cera, revistas para recortes dentre outros materiais que sejam necessários para a construção de cartazes. Solicite que os alunos façam uma parte escrita e uma parte ilustrada para que toda comunidade escolar possa compreender a mensagem. Depois de pronto, procurem um local na escola de fácil visualização da comunidade escolar para expor os trabalhos.
Solicite que cada aluno utilize o laptop e acesse o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo e assista, inicialmente, ao vídeo sugerido abaixo para depois iniciar uma contação de história indicada a seguir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related
Proponha um diálogo com a turma sobre o tema do vídeo “Economizar água” e construa um cartaz com a turma sobre as atitudes responsáveis que cada um já tem no seu dia a dia para economizar água. Exponha o cartaz no mural da sala de aula para que todos possam observá-lo.
Explique para os alunos que agora, a turma ouvirá uma história emocionante sobre a água e o seu tratamento. Para isso, solicite que observem as imagens dos quadrinhos enquanto você faz a leitura da história. Essa atividade poderá ser acessada pelos alunos no laptop, utilizando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/pag5.htm
A partir das atividades, de assistir ao vídeo e de ouvir a história, chegou o momento de fazer cartazes e panfletos contra o desperdício de água na escola e em casa. Com os alunos organizados em duplas, distribua folhas de papel em branco para que cada aluno possa fazer um panfleto para divulgar a ideia da turma em economizar água. Para auxiliar na construção dos cartazes e panfletos construa com os alunos uma lista, a partir do vídeo, que tenha atitudes responsáveis quanto à utilização da água e que possam contribuir com a economia de água no dia a dia das pessoas. Veja os exemplos:
Após a confecção, dê um tempo para as duplas apresentarem o trabalho realizado para os demais colegas. Depois convide os alunos para divulgar os panfletos e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de não desperdiçar a água. Os panfletos poderão ser afixados próximos às torneiras da escola, descargas dos banheiros e outros lugares em que a água é utilizada e entregues aos familiares dos alunos.
Atividade 3,
Além da economia de água, é importante que os alunos possam compreender a relevância do tratamento adequado da água para que possamos consumi-la. A partir do laptop e acesso ao programa Mozilla Firefox caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e ao sítio sugerido, faça a leitura dos textos online abaixo, para descobrir sobre as possíveis causas da poluição das águas e as doenças que podem ser transmitidas.
Fonte: http://www.ate.com.br/agua/
Várias são as doenças que podem ser transmitidas através do consumo da água poluída, tais como: Cólera, Hepatite Infecciosa, Diarréia e outras. Para informações específicas sobre as doenças causadas pela água poluída, sugerimos os sítios:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php#d1
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua10.php
Professor, proponha que os alunos escrevam em seus cadernos de Ciências, o nome das doenças transmitidas pelo consumo de água poluída e registrem também os sintomas e tratamentos para cada uma. Depois, cada aluno poderá ler para a turma o que escreveu sobre cada doença.
Agora, auxilie os alunos na leitura do texto a seguir e descubra as várias causas da poluição da água. Solicite que acessem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio:
Fonte: http://ramirofrancisco.vilabol.uol.com.br/pag2.html
É importante que a turma perceba os mais variados fatores de poluição da água, tais como: esgoto, substâncias despejadas diretamente na água como petróleo, fertilizantes e outros. Nesse sentido, os alunos irão perceber a importância do tratamento da água antes de ser ingerida por nós.
Mão na massa! Chegou o momento de conhecer o funcionamento de um filtro de água. Para isso, sugerimos a leitura do sítio abaixo que apresenta os materiais e a forma como um filtro deve ser construído.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/03/filtro.htm
Providencie os materiais necessários para a construção do filtro como sugerido no sítio acima:
1. Uma garrafa de plástico de dois litros
2. Algodão
3. Areia
4. Pedras pequenas
5. Tesoura sem ponta
6. Um copo com água suja
Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou de Português os materiais utilizados e o como fazer para montar o filtro. Para auxiliar o registro, assista com a turma ao vídeo sugerido a seguir, para observar a montagem do filtro e os materiais utilizados. Cada aluno poderá utilizar o laptop acessando o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9SYuYtEYPjI
Agora, converse com a turma sobre como é filtrada a água na residência de cada aluno. Depois, organize a turma em duplas para que produzam um texto coletivo contendo as informações e os conhecimentos sobre a água, a partir das atividades propostas. O texto poderá ser socializado com a turma e com os outros colegas da escola, para isso é necessário reproduzir várias cópias do texto para que todos tenham acesso.
Professor, agora, chegou o momento de conversar sobre as anotações feitas referentes à experiência com o terrário e verificar as descobertas da turma sobre o ciclo da água. Por isso, proponha a organização de uma roda de conversa. De posse das anotações, disponibilize um momento para que cada aluno comente sobre o que aprendeu sobre o ciclo da água e as atitudes responsáveis quanto à utilização da água no dia a dia.
Para outras informações sobre a temática água acesse o sítio: http://www.agua.bio.br/
A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “água”.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/09/2011
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho desenvolvido. Já realizei trabalho semelhante alguns anos atrás, mas sem o uso das tecnologias digitais. Com seu trabalho,irei aplicar novamente, seguindo suas sugestões. Valeu!