Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como conscientizar os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre a necessidade de vacinar para prevenir doenças?

 

19/08/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Evitando Doenças

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a necessidade da vacinação compreendendo que ela evita doenças;
  • Conhecer as principais vacinas e sua importância para a saúde;
  • Observar e conhecer a própria carteira de vacinação;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a importância do diálogo na construção do conhecimento e os hábitos de higiene, propostos nas aulas do Portal do Professor intituladas: “Higiene e Saúde” e “Cuidando dos Dentes”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos.

Professor, nesta aula temos como principal desafio conscientizar os alunos sobre a necessidade de vacinar para prevenir doenças.Para tal,inicie a aula conversando com a turma sobre o que é vacinação. Pergunte se lembram das vacinas que já tomaram e sobre sua importância na prevenção de doenças. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que assistam ao vídeo da propaganda referente à campanha de vacinação do “Zé Gotinha”.

Zé Gotinha chama para vacinar 19 de setembro

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=w1Cy5UDlb1o

Depois de assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o objetivo do mesmo e faça uma sondagem sobre o que os alunos conhecem a respeito da doença destacada no vídeo “Paralisia Infantil”. Com a sala organizada em duplas, proponha uma pesquisa na internet sobre a Paralisia Infantil. Após a pesquisa, converse com a turma sobre o que cada dupla descobriu e promova uma discussão acerca da importância da vacinação e da campanha de conscientização. Construa com a turma um cartaz com a representação do personagem do vídeo “Zé Gotinha” e escreva uma frase coletiva sobre a necessidade da vacinação. Depois, afixe o cartaz em um mural da escola para que toda comunidade escolar possa ler. Solicite que cada aluno leve para a escola, na próxima aula, uma cópia do Cartão de Vacinação.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Professor, organize a turma para ouvir a história sugerida no sítio abaixo, para isso auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox.

Vacinação é um gesto de amor

 

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/vacinacao/pag2.htm  

Após ler a história para a turma e observar as imagens, dialogue com o grupo sobre a picada de agulha da vacina. Pergunte: Sentem dor ou não no momento da vacinação? Tem choro ou não nesse momento? Depois, converse com os alunos da turma sobre o que acharam da atitude do personagem da história "Cebolinha" tentando defender sua irmã da vacina. Solicite que cada aluno escreva uma frase, utilizando o laptop a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto,explorando o título da história:

 

“Vacinação é um gesto de amor”.

 

Depois da atividade, cada aluno poderá ler a sua frase para a turma e ouvir a apreciação da turma sobre a sua produção.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, solicite que cada aluno tenha em mãos o Cartão de Vacinação que trouxeram de casa. Converse com o grupo sobre a importância da vacinação e de toda criança ter um Cartão de Vacinação para registrar as vacinas tomadas. Em seguida proponha que os alunos descubram os nomes das vacinas já tomadas até a idade atual e as doenças prevenidas.

Fonte: http://www.novaserrana.mg.gov.br/imagens/550/imagens_131120091036462.jpg    

 Agora, disponibilize para cada aluno, uma cópia da atividade abaixo e auxilie cada um a preencher a sua atividade a partir do que observou no seu Cartão de Vacinação:

 

Fonte: Acervo da Autora.

Após todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas e construa um cartaz coletivo com a turma, contendo os nomes das vacinas que já foram tomadas pela turma. Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para consulta dos alunos.

Após todo o trabalho com o Cartão de Vacinação, organize a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que inventem um personagem e uma campanha de conscientização da necessidade da vacinação. A turma poderá fazer uma campanha pela escola expondo os trabalhos no mural e também realizar apresentações para as outras turmas da escola. Professor, é importante que ao final do trabalho os alunos tenham compreendido a necessidade da vacina para a prevenção de doenças.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação, do envolvimento, da participação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a importância da vacinação para prevenir doenças.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.