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UCA- A expressão de opiniões por meio de advérbios

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os advérbios / locuções adverbiais quanto ao seu valor semântico.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística dos advérbios na construção do texto.
  • Observar e empregar aspectos semânticos e discursivos relacionados aos advérbios em textos de opinião.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Advérbio e locuções adverbiais.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

           

Aula 01 (50 minutos)

advérbio 

Disponível em:

http://www.alunosonline.com.br/portugues/adverbios.html

A temática a ser abordada nesta aula trata-se da expressão de opinião por meio de advérbios. Embora o papel essencial do advérbio seja o de modificar o verbo, indicando as circunstâncias em que ocorrem as ações do homem em seu contato com o mundo, há determinados advérbios que revelam posições em relação a fatos, pessoas e instituições. A identificação desses advérbios permite ao leitor entender a visão de mundo que dá suporte aos textos, podendo escolher posicionar de maneira favorável ou contrária a ela.

Atividade 1

1. O professor devera solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página seguinte para lerem a tirinha do Hagar.

Observação:

Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor deverá reproduzir a cópia da tirinha para eles.

 

Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/-WE0elB8j3AU/TcIKMB5w-SI/AAAAAAAAAD8/zAiDBfHTAOc/s1600/hagar_29-09-06_pt.gif

2.  Com a imagem da tirinha na tela de seus laptops, o professor pergunta aos alunos:

a.  Identifique o advérbio presente no primeiro quadrinho? Como ele se classifica?

b. A palavra realmente está   escrita em destaque no texto (em negrito). Por quê?

c. O que  esse advérbio revela sobre  o que Helga pensa de Hagar? Afinal, por que Hagar precisa de duas mãos extras?

Atividade 2

1. Na sequência, o professor solicita aos alunos que acessem a página abaixo para  lerem o quadro seguinte sobre o assunto que será discutido na aula – “Emagrecer naturalmente”.

Observação:

Caso os alunos não tenham acesso à internet, o professor deverá reproduzir a cópia do quadro para eles.

vocêsabia 

Disponível em:

http://www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=3276

2. Com o quadro “Você sabia que...” exposto na tela de seus computadores, os alunos deverão responder às seguintes questões, escritas no quadro pelo professor:

a. Quais são as curiosidades sobre emagrecimento que aparecem no quadro?

b. Você já tinha conhecimento de todas essas informações? Explique.

c. Observe a terceira informação do quadro:

Os shakes realmente ajudam a emagrecer?

Lembre-se de que deve ter orientação médica

Identifique o advérbio presente  nessa informação? Como ele se classifica?

O autor do quadro acredita que  os shakes ajudam no emagrecimento? Qual é palavra que possibilita o leitor fazer tal inferência?

d. Se  mudarmos o advérbio realmente por  possivelmente, há mudança de sentido?  Explique.

e. Apesar de acreditar que os Shakes são eficazes no emagrecimento, o autor  aconselha o leitor. Qual é a recomendação que ele faz?

f. Discuta com o seu colega: para fazer uma dieta de emagrecimento é necessário ter orientação médica? Justifique sua resposta.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

1. Dando continuidade à temática – dieta de emagrecimento -, nessa aula, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o site abaixo para assistirem a uma matéria sobre o assunto, apresentada no programa "Fantástico".

Disponível em:

Fantástico 19-12-2010 - Mostra os perigos dos falsos remédios para emagrecer Caralluma

http://www.youtube.com/watch?v=HJCgit1eYgo

2.  O professor deverá entregar aos alunos o roteiro seguinte  para orientá-los  na focalização das informações contidas na reportagem.

3.  O tema dessa reportagem é: Falsos remédios para emagrecer, como a Caralluma vendida sem registro no Brasil e o Divine Shen registrado na Anvisa desde 2007.

a. Fique em forma naturalmente é a promessa tentadora desses produtos.

 Qual o sentido do advérbio naturalmente, nesse contexto?

 Onde esses produtos são vendidos?

b. O Divine Shen   é vendido como um produto natural? O que o ministério público diz a respeito disso? Por quê?

c. Quem autoriza a venda dessas mercadorias supostamente  natural? Como é feita a sua fiscalização?

d. Renata Ceribelli, durante a reportagem, utiliza, várias vezes o advérbio “supostamente”. O que se pode inferir do posicionamento da jornalista a respeito dos medicamentos para emagrecer abordados na reportagem?

e. Existe um produto confiável, vendido como natural, que ajuda no emagrecimento? O que as autoridades dizem a respeito disso?

f. Qual é a origem da Caralluma? Esse produto é vendido com receita médica?

g. A ANVISA comprova a eficácia da Caralluma e recomenda a utilização desse produto em medicamentos ? Por quê?

h. O que é Sibutramina?  Para que ela é indicada? Quais os efeitos colaterais dessa substância?

i. A partir da denúncia, quais os procedimentos tomados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária-   para controlar a venda de produtos que contém a sibutramina?

j. Discuta com seus colegas: Exercício físico e alimentação saudável é o caminho certo para perder peso? Justifique sua resposta.

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

I - Os alunos deverão acessar o site abaixo. Nessa página há o artigo “Quer emagrecer? Cuidado com as modinhas” escrito pelo professor Ícaro Carvalho. Os alunos deverão  acompanhar a leitura oral do texto, feita pelo professor, na tela de seus laptops.

Quer emagrecer? Cuidado com as modinhas

Perdoem-me se vou pegar um pouco pesado com alguns!!! Mas o que vimos nas reportagens da TV Globo nos últimos dias não é novidade alguma. Pessoas em busca de perder peso recorrendo a qualquer tipo de produto que promete o "chegar ao paraíso" em poucos dias. Produtos esses adulterados e que podem trazer sérios riscos à saúde de quem o utiliza. E o que vemos? Que mesmo assim esses produtos continuam sendo comercializados indiscriminadamente.

Sabe o que me anima? Ainda não acharam uma saída para quem foge de algumas gotas de suor e não deixa de lado os velhos hábitos de exagerar e não se controlar à mesa! Aos teimosos, tudo que ganham é mais peso e a balança como inimiga. O que me entristece? Os teimosos continuam aumentando (gente que nem tem tanto assim para perder) e o país perdendo a saúde.

A moda agora é a Caralluma Fimbriata. Ou talvez, era a moda! Segundo publicação no Diário Oficial desta terça feira o produto mais vendido no país para emagrecer teve sua comercialização suspensa, juntamente com outro produto também dito como "natural" conhecido como Divine Shen. Existe a desconfiança de que estes produtos sejam fabricados contendo substâncias proibidas no Brasil e de uso controlado, como a Sibutramina (esta, que mesmo de uso restrito, ainda é o remédio para emagrecer mais usado na Brasil!).

"Fique em forma naturalmente" - Essa é a promessa mostrada como Slogan desses produtos. O caso da Caralluma tem me chamado a atenção seriamente nestas últimas semanas, após ter percebido a  enorme procura pelo produto, notando inclusive a falta do mesmo em algumas farmácias de manipulação. O preço do produto é relativamente barato e muitas vezes não há a exigência de receita (o sequer é registrado na ANVISA, por não ter eficácia e segurança comprovada).

Fui então atrás de mais informações a respeito desse produto (ainda contando com a vantagem de ter uma namorada farmacêutica, para me prestar boas informações), numa pesquisa na internet não encontrei informações suficientes e de caráter científico confiável a respeito da Caralluma. O que se diz é que esse cacto tem sua origem na Índia, que atua como inibidor do apetite e usado há muito tempo por tribos primitivas que passavam por privações e que não há efeitos colaterais comprovados. Porém, um relato de um membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia é de que nenhum produto natural teve seu efeito realmente comprovado para o emagrecimento.

Portanto, desconfiar para não ser enganado e preservar a saúde é a melhor escolha. No país do "jeitinho", mesmo com as restrições e proibições sabemos que sempre se arruma uma maneira de driblar as regras e cabe a cada um ser vigilante da própria saúde e não cair nessas armadilhas disfarçadas de "milagres". No verão, sabemos que a procura alucinada pelo corpo perfeito aumenta, mas sempre é bom repetir: nada se consegue sem algum esforço, sem algum custo. E, graças a comprovações científicas, o exercício físico e dieta,  bem orientados, são ainda os esforços mais saudáveis para este objetivo, mesmo que demore um pouco mais que o planejado!

Texto e imagens disponíveis em:

http://iccpersonal.blogspot.com/2010/12/quer-emagrecer-cuidado-com-as-modinhas.html

II -  Após a leitura do texto, os alunos, em dupla, deverão responder às questões propostas sobre o texto.

Observação: esta atividade está disponível também na página:

http://www.megaupload.com/?d=E1TR3YZJ

1. Os advérbios e locuções adverbiais agregam informações importantes aos textos. Em notícias, reportagens, os advérbios de tempo e lugar são imprescindíveis para que se compreenda o fato ocorrido.

a. Identifique os advérbios e locuções adverbiais presentes no trecho abaixo:

Perdoem-me se vou pegar um pouco pesado com alguns!!! Mas o que vimos nas reportagens da TV Globo nos últimos dias não é novidade alguma. Pessoas em busca de perder peso recorrendo a qualquer tipo de produto que promete o "chegar ao paraíso" em poucos dias.

b. Quais são os advérbios e locuções adverbiais indicadores de tempo e lugar presentes no trecho acima?

c. Qual é o advérbio de intensidade?

d. Esses advérbios podem ser retirados do texto, sem prejudicar o conteúdo das informações? Explique.

2. Classifique o advérbio em destaque no trecho abaixo.

Produtos esses adulterados e que podem trazer sérios riscos a saúde de quem o utiliza. E o que vemos? Que mesmo assim esses produtos continuam sendo comercializados indiscriminadamente.

a. Se esse advérbio fosse retirado do texto, a informação principal da frase  ficaria prejudicada?  Justifique sua resposta.

3.  Observe os advérbios em destaque no trecho abaixo:

"Fique em forma naturalmente" - Essa é a promessa mostrada como Slogan desses produtos. O caso da Caralluma tem me chamado a atenção seriamente nestas últimas semanas, após ter percebido a  enorme procura pelo produto, notando inclusive a falta do mesmo em algumas farmácias de manipulação. O preço do produto é relativamente barato e muitas vezes não há a exigência de receita (o sequer é registrado na ANVISA, por não ter eficácia e segurança comprovada).

a. No slogan “Fique em forma naturalmente”, qual é o sentido do advérbio em destaque?

b. Quais dos advérbios em destaque revelam a posição do autor do artigo em relação aos falsos medicamentos para emagrecer? Explique.

5. Discuta com seu colega e responda: quais são os advérbios que mais comumente revelam  a posição do autor do texto sobre os fatos apresentados? Justifique sua resposta.

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Produção de texto

1.O professor deverá apresentar a seguinte proposta de produção de texto aos alunos:

a. Em grupo de quatro pessoas, reescrevam o texto abaixo, acrescentando advérbios  de afirmação, de dúvida, de intensidade e de modo a se posicionarem de maneira negativa em relação  à eficácia o do medicamento para emagrecer que está sendo divulgado.

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A composição de Maxburn é única no mercado. A ação combinada da Quitosana, Phase 2, Psyllium, Chá Verde, e Extrato de Açai propiciam condições ideais para quem quer emagrecer sem demora. A peculiaridade do produto se deve a sua ação imediata no metabolismo das células de gordura.

Texto  e imagem disponíveis  em:

http://www.remedioemagrecer.org/

2.  Entrevistem  profissionais da própria escola: professores, secretárias, da bibliotecárias, porteiros, cantineiras, etc.

Perguntem a eles:

Qual caminho você costuma escolher para perder aqueles “quilinhos a mais”?

  • Você segue a regra básica para isso: alimentação saudável mais exercício físico?
  • Você prefere  um caminho mais fácil, acreditando naqueles anúncios que prometem a perda de  peso rapidamente?

3. De posse dos dados obtidos com a entrevista, os alunos deverão montar um vídeo, acrescentando o texto da proposta 1,  modificado pelo grupo.

4. Todos os grupos terão espaço em sala de aula para apresentar o vídeo montado aos colegas e professor.

Recursos Complementares

O professor poderá solicitar aos alunos que assistam aos vídeos seguintes sobre advérbio e elaborem, em grupo, uma apresentação, utilizando os recursos do Kpresenter.

http://www.youtube.com/watch?v=hNkL9Ee3mIE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=yG9-bJekHeA&feature=related

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – a expressão de opinião por meio de advérbios. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar nos textos os advérbios que revelam o posicionamento do autor  em relação  a um determinado assunto.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • JADER BERNARDO ANTUNES, EE PADRE LUIZ TURKENBURG , Minas Gerais - disse:
    jaderantunes2@yahoo.com.br

    08/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei


  • Ícaro Carvalho, nenhuma , Pernambuco - disse:
    icpersonal@pop.com.br

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei excelente a forma como os temas são abordados nessas aulas do portal. Com uma metodologia simples e prática. Aproveito para agradecer pela referência ao texto de meu blog, utilizado na aula 03. Sinto-me lisonjeado.


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