Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Verbo e locução verbal

 

22/08/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar locuções verbais.
  • Analisar o uso de locuções verbais em textos de outdoors.
  • Perceber efeitos de sentido provocados pelo uso de locuções verbais.
  • Utilizar softwares de seu laptop para captação de imagens (WxCam)  e produção de slides (KPresenter).
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deve ter noção de que o verbo é uma classe de palavra que designa ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza.
Estratégias e recursos da aula
  • Laptops UCA
  • WxCam [Iniciar > Aplicativos > Multimídia]
  • KPresenter [Iniciar > Aplicativos > Suíte de Escritório > KPresenter]
  • Leitura de textos verbais e não verbais
  • Produção de slides simulando outdoors

 

 Atividade 1 - Leitura e compreensão do texto "Agências criam 'cidade mais limpa'"

Alunos dispostos em círculo.

Professor, solicite aos alunos que, por meio de seus laptops, acessem a internet [Metasys >Iniciar > Aplicativos > Internet Firefox ou clique no ícone do navegador disponível na área de trabalho] e digitem na barra de navegação o seguinte endereço: < http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36639&sid=2>.  Ali eles devem ler o texto abaixo: 

 Agências

23.01.2007 | 12:14

Agências criam 'cidade mais limpa'

Propaganda & Marketing propõe uma homenagem a São Paulo inspirada no "Cidade Limpa"

Vários caminhos a refletir. O tema "Cidade Limpa", proposto pelo Propaganda & Marketing para a criação de peças exclusivas do aniversário da cidade de São Paulo, que está completando 453 anos, inspirou os publicitários da Famiglia, Leo Burnett, Lew'Lara, McCann Erickson, W/Brasil e Y&R a criarem peças participativas, de tom social, de incentivo à continuidade da "limpeza" na cidade e até no próprio segmento de publicidade. A McCann criou o site SOSP, que vai transformar em projeto, com patrocínio da própria agência, as dez melhores idéias sugeridas por internautas para ajudar a melhorar a cidade. Famiglia e Lew'Lara também questionam os indicadores sociais da cidade. O vp de criação da Lew'Lara, Marco Versolato, afirmou que a agência preferiu não tomar partido em relação à polêmica lei "Cidade Limpa" e levantou outro ponto de reflexão. "Legal tirar os outdoors. Mas que cidade a gente vai ter?", questionou. O sócio-presidente da Famiglia, Atila Francucci, afirmou que é um bom momento para discutir os aspectos sociais da cidade. "O argumento Cidade Limpa é muito válido mas não é só isso. A cidade tem de ser limpa da miséria, de pobreza". A Y&R brincou com a figura do bandeirante paulista Borba Gato, que ficou caracterizado na peça como um militante do movimento "Cidade Limpa" ao segurar uma vassoura. O vice-presidente de criação da Leo Burnett Brasil, Ruy Lindenberg, acha que a cidade está horrível. "Não vejo prejuízos com a retirada da propaganda da cidade. Vejo benefício. Mas não é só isso. A cidade vai ficar mais feia", afirmou. Ele acredita que deve haver uma remodelagem arquitetônica de São Paulo. E analisa que seria mais produtivo replanejar em vez de simplesmente "ficar gritando para não mexer em outdoor". O vp de criação da Y&R, Tomás Lorente, acredita também que "a cidade precisa de mais coisas". Para terminar, o diretor de criação da W/Brasil, Rui Branquinho: "Cidade limpa é sinal de desenvolvimento. Propaganda boa também".

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE A SER COMENTADA  COM OS ALUNOS: 'Cidade limpa' é a expressão pela qual ficou conhecida  uma lei que passou a vigorar em 2007. Trata-se da Lei Municipal 14223, de 26 de setembro de 2006, proposta pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que  pretende combater a poluição visual, regulando a formatação e a instalação de outdoors na cidade.  

Após a leitura silenciosa e individual do texto, os alunos devem responder às seguintes perguntas em seus cadernos:  

1. Os publicitários não têm a mesma opinião sobre a lei conhecida pela expressão 'Cidade limpa'. Cite 2 diferentes posições sobre o assunto que aparecem no texto.

2. Qual é o principal argumento usado pelos publicitários para discutir o problema da "limpeza" da cidade de São Paulo?

3. Por que a lei 'Cidade limpa' tornou-se uma polêmica?

Professor, as questões têm o objetivo de ajudar os alunos a fazerem uma leitura crítica dos outdoors que serão apresentados na atividade 3. Essa leitura crítica é fundamental para que eles possam perceber os efeitos do uso de locuções verbais naqueles contextos.

Escolha 3 alunos para lerem suas respostas. A cada resposta em voz alta, pergunte ao restante da turma se há respostas diferentes daquela que o colega deu. Valorize, ao máximo, as respostas formuladas pelos alunos, sempre destacando a necessidade de refletir sobre o tema abordado no texto. Não se trata de uma correção de respostas certas ou erradas, mas uma recolha de respostas que podem ser complementadas com os comentários de diferentes alunos.

Atividade 2 - Verbo e locução verbal

 Alunos dispostos em círculo.

O que é uma locução verbal?

A locução verbal é o conjunto formado de um verbo auxiliar + um verbo principal.O verbo principal, último termo da locução, vem sempre na forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio) e traz a ação principal que se quer transmitir.

Qual é a diferença entre verbo e locução verbal?

Verbos e locuções verbais expressam ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza. A diferença é que, para expressar tais processos, no caso da locução verbal, são usadas mais de uma palavra. Assim, ao invés de dizermos "Você dança muito bem" (dança: verbo), quando usamos locução verbal, dizemos "Você está dançando muito bem" (está: verbo auxiliar + dançando: verbo principal no gerúndio).

 
 
 
Solicite que um aluno leia a ficha em voz alta. Exponha aos alunos que não há diferença de categoria entre verbo e locução verbal. Trata-se da mesma classe de palavra, mas que pode gerar sentidos distintos e específicos. Peça a eles que formulem mais exemplos de frases em que apareçam locuções verbais. Dos exemplos citados, escolha 10 frases, copie-as no quadro, destacando as locuções verbais com giz colorido.

Explique-lhes que os objetivos da aula são: identificar a presença de locuções verbais em outdoors e investigar o efeito de terem sido utilizadas locuções verbais, e não verbos, como forma de expressão.

 

 Atividade 3 - Lendo outdoors 

Alunos organizados em duplas. Apenas 1 laptop da dupla deve ser conectado à internet.

Professor, oriente os alunos para que leiam o texto verbal e o texto não verbal que compõem os 3 outdoors abaixo reproduzidos, os quais devem ser acessados no seguinte endereço:  < http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36639&sid=2>. 

 

      1

 

Vamos discutir o número de outdoors em São Paulo? Vamos.

Vamos discutir o que é prioridade tirar das ruas? Vamos?

 

2

 

Com menos outdoors nas ruas, você pode ver melhor a cidade.

5

 

Só banho de chuva não iria deixar a cidade mais limpa.

 

Após a leitura silenciosa dos outdoors, os alunos devem comentar, brevemente, os outdoors com o colega ao lado. Após alguns minutos, oriente-os a responder às seguintes questões:

 

 Após ler o texto "Agências criam 'cidade mais limpa'" e a explicação sobre verbo e locuções verbais, observe atentamente os outdoors reproduzidos no site < http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36639&sid=2>. Depois, responda às questões abaixo:

1. Identifique as locuções verbais presentes nos 3 outdoors.

2. Copie as frases presentes nos 3 outdoors, trocando as locuções verbais por verbos.

3. Compare as frases originais, usando locuções verbais, com as frases reescritas, usando verbos. O sentido de cada uma delas permanece igual? Justifique sua resposta.

4. Se você estivesse na rua e lesse os 3 outdoors, você preferiria ler os textos com locuções verbais ou com verbos? Justifique sua preferência.

5. Se você fosse o publicitário que criou os 3 outdoors, como você explicaria o motivo pelo qual você escolheu utilizar locuções verbais?

 

Professor, a expectativa é que os alunos consigam perceber que o uso de locuções verbais (vamos discutir; pode ver; iria deixar) deixa as frases mais leves, mais sugestivas. Se fossem usados verbos (discutamos; vê; deixaria), as frases seriam mais contundentes, impondo ao leitor uma ideia. Faça uma reflexão com os alunos, ponderando que é uma característica da linguagem publicitária valer-se de recursos para aproximar os leitores, para chamar a sua atenção, sem, no entanto, confrontá-lo.

Recursos Complementares

Sobre a polêmica Lei Cidade Limpa, que regulamenta as características dos outdoors e orienta sua instalação, leia o texto “Outdoor – produção e veiculação”, disponível em http://outdoor-dicas.blogspot.com/2010/03/programa-cidade-limpa-criado-na-capital.html.

Avaliação

 

A avaliação será realizada pelo professor, com base no seguinte trabalho a ser solicitado aos alunos:  

Atividade avaliativa

Usando o software WxCam, cujo link está disponível na área de trabalho dos laptops UCA, em grupos de 3 componentes, os alunos devem fotografar outdoors que considerarem inadequados, que "sujem" a cidade. Depois de capturar as imagens dos outdoors inadequados, cada grupo deverá escolher apenas 1 imagem, a qual será mostrada aos colegas, por meio da troca de laptops em sala.

Após algumas rodadas de troca de laptops, os grupos devem criar um texto de conscientização sobre a importância do combate à poluição visual. Além de ser curto e criativo, deve conter, pelo menos, uma locução verbal para modalizar o discurso e conquistar os leitores.

Os textos produzidos pelos grupos devem ser apresentados para a sala toda, por meio de sua edição no KPresenter [Iniciar > Aplicativos > Suíte de Escritório > KPresenter]. Visto que os textos de outdoors são curtos, cada grupo terá 3 minutos para apresentar e comentar sua proposta.
 
 
 A avaliação poderá ser considerada satisfatória, se os alunos conseguirem problematizar a presença dos outdoors na cidade e redigir um texto para uma campanha de conscientização sobre o problema da poluição visual, fazendo uso adequado de locuções verbais para chegar mais próximo dos leitores, modalizando o discurso.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.