25/08/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o Tux Paint e a Webcam. Estar inserido no processo de alfabetização e realizar tentativas de leitura e escrita.
1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- INTRODUZINDO O TEMA: O que são tirinhas?
Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles investigando seus conhecimentos prévios sobre o que são tirinhas. Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.
Você poderá realizar uma dinâmica com os alunos, para tanto, traga para a sala de aula dentro de um saquinho de plástico ou em uma caixa, tirinhas de pano, de papel e tirinhas de história em quadrinho. Solicite que eles retirem de dentro do saquinho ou caixa, uma das tiras e expliquem o que pegaram.
Depois que os alunos levantarem suas hipóteses, solicite que eles pesquisem na internet utilizando seus laptops, os significados da palavra tira. Para realizar a pesquisa na web os alunos deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).
Eles também poderão pesquisar utilizando o dicionário, dessa forma você poderá explorar com eles a utilização desse portador. Neste caso peça para que observem que ele traz mais de uma definição. O leitor deve analisar qual delas deve utilizar, de acordo com o contexto.
Dialogue com eles que a definição que será utilizada para a palavra TIRA, nesta atividade, é um fragmento de uma história em quadrinhos. Converse com eles sobre esse gênero textual, abordando itens como:
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
EXPLORANDO A TIRINHA
Professor, para a realização dessa atividade entregue para cada aluno uma tirinha, ou então lhes envie via e-mail utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Sugerimos a seguinte tirinha:
Fonte: http://buziina.blogspot.com/2010/12/algumas-tirinhas-da-turma-da-monica.html
Solicite que os alunos abram a tirinha que você lhes enviou, via e-mail, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Depois, entregue para cada um, uma folha contendo as perguntas abaixo, e oriente-os a observarem a tirinha para respondê-las.
ATIVIDADE DE REGISTRO1) Observando a imagem responda: o que Mônica, Cebolinha e Magali estavam fazendo antes do telefone tocar?( ) Comendo ( ) Brincando( ) Assistindo TV? ( ) Tomando Banho2) O personagem que não estava tomando banho era:( ) Cascão ( ) Mônica( ) Magali ( ) Cebolinha3) A intenção de Cascão ao ligar para seus amigos era:( ) Desejar bom dia. ( ) Convidá-los para um piquenique.( ) Impedi-los de tomar banho. ( ) Acordá-los.4) Podemos encontrar uma tirinha de uma história como esta em:( ) Folhetos de propagandas ( ) Gibis( ) Revistas ( ) Placas
|
(RE)CONSTRUINDO A ESCRITA
- Depois de explorar com os alunos as imagens da tirinha, proponha que eles produzam um texto contando uma história sobre a mesma. Oriente-os na construção do texto pedindo para que eles escolham um título para a história, descrevam o lugar onde ela se passa e dêem nomes para os personagens.
- Solicite que os alunos realizem a produção de texto utilizando seus laptops por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos).
- Depois realize a reescrita do texto com cada aluno, ajudando-os a identificar o que não está escrito de forma convencional. Após ter corrigido o texto com os alunos solicite que eles realizem suas hipóteses de leitura para os outros colegas, socializando o que produziram. Você também poderá imprimir os textos dos alunos e montar um painel na sala ou colar no caderno de Língua Portuguesa dos mesmos.
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
PRODUZINDO UM TEXTO COLETIVO POR MEIO DE TIRINHAS
- Professor, para a realização dessa atividade, selecione diversas tirinhas de histórias em quadrinho. Em nossa experiência utilizamos como recurso tirinhas da Turma da Mônica que despertam muito interesse na faixa etária da alfabetização.
COMO FAZER: Recorte os quadrinhos da história separando os pedaços das tirinhas. Coloque os pedaços de cada tira dentro de um saquinho plástico lacrado com fita crepe, para que não misture as tirinhas. Organize os saquinhos dentro de uma caixa, para que cada grupo de aluno escolha uma tirinha para realizar a atividade.
Seguem abaixo algumas tirinhas mudas como sugestões:
Fonte: http://buziina.blogspot.com/2010/12/algumas-tirinhas-da-turma-da-monica.html
Fonte: http://buziina.blogspot.com/2010/12/algumas-tirinhas-da-turma-da-monica.html
Fonte: http://buziina.blogspot.com/2010/12/algumas-tirinhas-da-turma-da-monica.html
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Observação: no sítio http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm, você encontrará várias tirinhas da Turma da Mônica, basta acessá-lo e escolher as tirinhas mudas ou com falas.
MÃOS A OBRA...
- Organize sua turma em grupo de quatro alunos. Diga-lhes que irão escolher um saquinho de plástico que contém uma tirinha de história em quadrinhos, porém suas partes estão separadas.
- Depois de cada grupo pegar sua tirinha sua missão é organizar as partes da tirinha numerando-as de acordo com ordem dos acontecimentos na história.
- Permita que os alunos discutam entre si e cheguem à conclusão de qual é a ordem correta da tirinha, intervenha quando for necessário.
- Em seguida, entregue uma folha de papel A4 para cada grupo de alunos e solicite que colem os pedaços da tirinha de acordo com a sequência. Depois, peça que cada grupo produza um texto contando a história da tirinha organizada e numerada.
- Nesse sentido, cada aluno do grupo poderá produzir seu texto individualmente. Se as tirinhas forem de quatro quadrinhos, cada integrante do grupo poderá pegar um pedaço da tirinha para produzir uma parte do texto. Ou ainda, o grupo de alunos poderá eleger dentre eles um escriba, ou seja, um aluno para escrever, e os outros auxiliarão no processo de construção do texto.
- Realize com eles a reescrita do texto, que é importante para a reelaboração das hipóteses da escrita. Depois, peça para que cada grupo apresente sua produção para a turma.
- Oriente os alunos a fotografarem ou filmarem o momento da apresentação utilizando a Webcam, instalada na área de trabalho.
CRIANDO UMA TIRINHA
- Professor, solicite que os alunos levem os laptops para casa e produzam uma tirinha de uma história em quadrinhos com o auxílio dos familiares. Para tanto, eles deverão utilizar as ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Os alunos deverão salvar sua produção em um arquivo nos seus laptops e poderão socializar sua pesquisa na próxima aula com os colegas.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
SOCIALIZANDO
- Professor, nesta atividade os alunos deverão socializar a produção realizada em casa com os familiares. Para tanto, eles poderão levar os laptops para a rodinha e mostrar as tirinhas que produziram com seus familiares. É importante que todos participem. Você poderá reunir os desenhos dos alunos em um pen-drive, imprimi-los e montar um mural na escola.
5ª Atividade – aproximadamente 60 minutos
- MATEMÁTICA COM AS TIRINHAS: CONSTRUINDO UM GRÁFICO
- Professor, depois de explorar as tirinhas da Turma da Mônica com os alunos nas atividades anteriores, realize uma votação com os mesmos para eleger o personagem preferido da turma.
- Realize a votação no quadro, escrevendo o nome de todos os personagens abordados no decorrer das atividades.
- Depois, oriente os alunos a construírem uma tabela no KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), para registrarem a votação realizada no quadro por você.
Exemplo de tabela preenchida:
Votação: qual é o personagem da Turma da Mônica preferido dos alunos? |
||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
X |
|
X |
|
|
X |
X |
X |
|
|
X |
X |
X |
|
X |
X |
X |
X |
X |
X |
X |
Cebolinha |
Mônica |
Cascão |
Magali |
Chico Bento |
- Em seguida, imprima a tabela e solicite que os alunos colem no caderno de Matemática. Você também poderá propor uma PROBLEMATOTECA, explorando situações-problema sobre a tabela. Como por exemplo:
1) Quantos alunos gostam do Cebolinha?
2) Qual o personagem que nossa turma gosta menos? Quantos votos ele recebeu?
3) Quantos votos recebeu o personagem favorito de nossa turma?
4) Ao todo quantos alunos votaram?
-Solicite que resolva as situações problemas sistematizando. Verifique as hipóteses que eles têm. Qual foi o raciocínio lógico matemático que desenvolveram para solucionar o problema? Realizaram operações utilizando números ou utilizaram desenhos? Estruturaram as operações em parcelas?
-Registre estas informações, elas serão importantes para que você intervenha com atividades que os desafiem a partir de suas hipóteses.
http://pt.scribd.com/doc/2901302/Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula
http://thays-educar.blogspot.com/2009/03/tirinhas-da-turma-da-monica.html
http://tirinhastdm.blogspot.com/
http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/2011/05/bruxinha-atrapalhada.html
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, se realizaram leitura das imagens das tirinhas, desenvolveram sequência lógica, se interpretaram o texto nas histórias trabalhadas, identificaram o gênero textual explorado e sua função social. Organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!