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Como trabalhar a cidadania com os alunos por meio da construção de regras do grupo? (UCA)

 

26/08/2011

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Relacionar a história contada com a realidade da turma;
  • Comunicar-se de forma coerente sobre as regras de convivência;
  • Desenvolver a escuta;
  • Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo;
  • Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo;
  • Socializar por meio de cartazes as normas construídas pelo grupo;
  • Compreender o significado de regra e cidadania;
  • Confeccionar uma história em quadrinhos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o Tux Paint e a Webcam.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: Regras? Para que te quero?

Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles investigando seus conhecimentos prévios sobre os conceitos de regras e cidadania. Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opiniões.

Depois organize um teatro no qual você irá encenar uma história inventada por você que contemple situações de conflito decorrentes do convívio social na escola.

Para a encenação do teatro, será necessário que você convide outros professores da turma e também, que combine com eles anteriormente, as falas e situações da história a ser encenada. Você também poderá utilizar outros recursos para a contação de histórias como fantoches de pessoas e animais.

Lembramos que é importante a preparação do ambiente e dos personagens para que a contação de histórias se torne um momento lúdico e rico em aprendizagens.

Se preferir explore na encenação, situações de conflito que apresentam maior incidência em sua sala de aula. Sugerimos algumas delas:

 

  1. Uma criança que não quer emprestar um brinquedo;
  2. Outra que não quer dividir o lanche;
  3. Um colega que desrespeitou o outro;
  4. Casos de agressão física e verbal;
  5. Um aluno que conversa o tempo todo na sala de aula atrapalhando professores e amigos;
  6. Dentre outros.

 

menina fimando

Peça aos alunos que fotografem ou filmem a apresentação teatral utilizando a Webcam, instalada na área de trabalho.

Posteriormente a encenação da história, converse com os alunos sobre as situações vivenciadas no teatrinho, e sobre a importância das regras para uma boa convivência em grupo. Pergunte a eles:

 

- As atitudes das crianças foram boas ou ruins?

- Em nossa sala ocorrem situações como estas?

- O que podemos fazer para solucionar esses conflitos?

 menina lapis

PRODUZINDO TEXTO

Depois, solicite que os alunos produzam um texto utilizando seus laptops por meio do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) sobre a história, elencando soluções e alternativas para os conflitos vivenciados na mesma.

- Realize com eles a reescrita do texto, que é importante para a reelaboração das hipóteses da escrita.  Depois, peça  que cada grupo apresente sua produção para a turma.

 

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

menino pesquisa

COMPREENDENDO SIGNIFICADOS

Depois que os alunos levantarem suas hipóteses, solicite que eles pesquisem na internet utilizando seus laptops, os significados das palavras REGRA e CIDADANIA. Para realizar a pesquisa na web os alunos deverão utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

Eles também poderão pesquisar utilizando o dicionário, dessa forma você poderá explorar com eles a utilização desse portador.

Exemplos de definições:

Cidadania (do latim, civitas, "cidade")[1]é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.[2]"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania (consulta realizada em 08/08/2011)

 

Regra- conjunto de leis formais de prescrições e proibições, que expõem os principais requisitos quanto à atitude do indivíduo em uma sociedade.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra (consulta realizada em 08/08/2011)

 

- Depois de realizarem a pesquisa, dialogue com eles sobre as definições encontradas. Realize os seguintes questionamentos:

  1. Que tipo de regras vocês conhecem?
  2. Vocês acham as regras importantes? Por quê?
  3. O que é ser cidadão para vocês?
  4. Como exercemos nossa cidadania na escola?

 

- Converse com seus alunos sobre os conceitos de cidadania e regras e explique a eles que enquanto cidadãos, somos todos iguais e temos os mesmos direitos e deveres.

- Organize os alunos em duplas e proponha que construam um acróstico com as palavras CIDADANIA e REGRA. Para tanto, poderão utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos). Se preferir, proponha que façam o acróstico no caderno.

Exemplo de acróstico:

                            Compromisso

                            Igualdade

                            Direitos

                            Amizade

                            Deveres

         democraciA

             convivêNcia

                 respeIto

         solidariedAde    

 

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos

CONHECENDO PALAVRINHAS MÁGICAS        

- Professor leve os alunos ao laboratório de informática de sua escola ou solicite que utilizem seus laptops e inicie sua aula apresentando o vídeo musical “Palavrinhas Mágicas” da cantora Eliana. Para tanto, acesse ao sítio http://www.youtube.com/watch?v=oWxifuMMbpc, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

CLIP ELIANA 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oWxifuMMbpc

- Após assistir ao vídeo com os alunos, reproduza e explore situações problema a partir da letra da música. Segue abaixo alguns questionamentos possíveis:

  1. Circule na letra da música as “palavras mágicas” para uma boa convivência.
  2. Qual palavra você utiliza para agradecer um favor?
  3. Qual palavra você utiliza para cumprimentar alguém de manhã? Quantas letras têm essa palavra?
  4. Quantas “palavrinhas mágicas” aparecem na letra da música?

 

 

Letra da música

 

Palavrinhas Mágicas
Eliana
Composição: Dany junior

 

Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
A benção mãe, a benção pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém quiser o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?

 

 

 

 

 

 

CRIANDO UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

- Após explorar com os alunos a letra da música e as palavras de boas maneiras que utilizamos e contribuem para uma melhor convivência em sociedade, proponha a eles que construam uma história em quadrinhos abordando essas palavras.

- Para tanto, eles poderão utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Você poderá reunir os desenhos dos alunos em um pen-drive, imprimi-los e montar um mural na escola.

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos  

menina lapis            

AVALIANDO NOSSA CONVIVÊNCIA

-Professor, nesta atividade você mobilizará os alunos a expressarem seus pensamentos e sentimentos e avaliarem a convivência da turma no ambiente escolar. Para tanto, eles deverão analisar as relações: aluno/aluno, aluno/professor e aluno/ambiente escolar. Para isso, sugerimos que utilize como instrumento de avaliação a dinâmica: que bom, que pena e que tal.

- Entregue uma folha A4 para cada aluno na qual ele irá registrar (por meio da escrita e desenhos) os seguintes itens:

QUE BOM!

O que acham de bom, com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo nas aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros.

QUE PENA!

O que eles acham que não está legal com relação aos colegas, aos professores (convivência: relações interpessoais), o que estão aprendendo nas aulas (conteúdo, metodologia), na escola (portaria, recreio, banheiros), dentre outros.

QUE TAL?

Nesta etapa os alunos apresentam soluções, encaminhamentos para problemas apontados.

Exemplo de registro:

 

 

AVALIANDO NOSSA CONVIVÊNCIA

ALUNO:_____________________________________________________________

 

QUE BOM!

 

 

 

 

 

 

 

 

QUE PENA!

 

 

 

 

 

 

 

 

QUE TAL?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: é importante conversar com os alunos sobre manter o respeito com os colegas e professores, bem como não citar nomes em sua avaliação.

- Após todos os alunos escreverem e desenharem seus pontos de vista peça para que cada um leia sua avaliação e debata na rodinha. Esse momento será importante para desenvolver a escuta dos alunos.

- Professor, é importante que você também expresse sua opinião realizando a mesma avaliação que os alunos e expondo-a na rodinha. Se houver professores especialistas é interessante que participem também desse processo.

 

5ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

DIALOGANDO COM A MATEMÁTICA

- Professor, dentro de uma abordagem interdisciplinar, o diálogo com as diferentes áreas do conhecimento é fundamental para tornar a aprendizagem significativa, contextualizando-a por meio de atividades que fazem esta ponte. Assim, propomos que utilize os dados coletados na dinâmica “QUE BOM, QUE PENA E QUE TAL” para trabalhar com conceitos matemáticos.

- Escolha uma das categorias, como por exemplo: “QUE PENA” e faça um levantamento do que eles apontam. Você vai perceber que algumas questões são comuns a vários alunos.

- Entregue para eles ou faça na lousa um quadro e registre as colocações deles à medida que for lendo as respostas vá quantificando quantos alunos citaram:

Veja um exemplo de uma tabulação realizada com o 2º ano B / 2011, na Eseba.

 

tabela Lais

 

 

-Depois de levantar os dados elabore um gráfico com a turma para tratar os dados. Para isso verifique se eles já conhecem gráficos. Se necessário leve para sala algumas revistas ou jornais que contenham modelos de gráficos ou utilizem os laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e pesquise alguns sítios que mostram diferentes gráficos.

- Distribua uma tabela impressa e solicite que os alunos construam o gráfico a partir da tabulação dos dados. Se achar necessário, faça o primeiro para eles entenderem bem. Veja uma sugestão a partir dos dados do 2º ano B/2011 da Eseba:

 

GRAFICO-LAIS

 

 

- Depois de construir o gráfico você poderá elaborar situações problema e enviar como tarefa de casa, tais como:

1- Se somarmos os alunos que falaram “Que pena que tem colegas que ficam batendo na gente” com aqueles que disseram “que pena que colegas empurram na fila” quantos alunos teremos?

- Professor, você também poderá orientar seus alunos a criarem o gráfico utilizando seus laptops. Para tanto, oriente os a construírem uma tabela no KWord(metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), para registrarem a votação realizada no quadro por você.

Exemplo de tabela preenchida: 

 

Tabulação de dados

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

X

 

 

 

 

X

 

 

 

 

X

X

 

 

 

X

X

 

 

 

X

X

 

X

 

X

X

X

X

 

X

X

X

X

X

Categoria 1

Categoria 2

Categoria 3

Categoria 4

Categoria 5

 

 

6ª Atividade - aproximadamente 60 minutos

CONSTRUINDO AS REGRAS NA RODINHA

- Professor, nesse momento você irá sistematizar com os alunos as regras de convivência de sua turma, para isso, é necessário retomar a avaliação realizada por eles na atividade anterior.

- Para sensibilizá-los sobre o tema, sugerimos que inicie esse momento, solicitando que eles assistam ao vídeo abaixo, que é um recurso do Portal do Professor – MEC. O vídeo aborda um jogo de futebol, no qual, as crianças começam a questionar sobre as regras para a participação no mesmo.

- Para assistir ao vídeo oriente os alunos a acessarem utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

REGRAS 

  Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18494/piqueniquelegal.swf

 

- Após assistirem ao vídeo, realize um debate com os alunos reafirmando novamente a importância da construção de regras de convivência, e reforçando a questão da igualdade, explicando-lhes que as regras devem ser cumpridas por todos. Veja quais assuntos foram mais pontuados nas avaliações e realize um consolidado no quadro juntamente com os alunos.

- Retome com eles o conceito de cidadania que pesquisaram anteriormente e questione-os sobre nossos direitos e deveres enquanto cidadãos que vivem em uma sociedade.

- Depois, orientem-nos na confecção de cartazes com as normas que foram estabelecidas pelo grupo, para colar na sala de aula. Assim, todos os professores e profissionais que trabalham com a turma terão recursos para lembrar os alunos sobre os combinados.

- Não se esqueça de disponibilizar para os alunos materiais como: cartolinas, pincéis, lápis de cor, revistas, jornais ou livros usados, para eles ilustrarem os cartazes.

- Você também poderá solicitar aos alunos que eles digitem as regras estabelecidas pelo grupo, utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), depois imprima e dê para cada um colar no caderno.

- Veja também outra sugestão para ilustrar as regras de convivência estabelecidas pela turma:

 REGRAS

Fonte: http://minhashistoriasinfantis.blogspot.com/2009/07/regras-de-convivencia-rotina.html

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos construíram conhecimentos relativos ao conteúdo trabalhado, ou seja, os alunos relacionaram a história contada com a realidade da turma, comunicaram-se e desenvolveram sua escuta, participaram na construção das regras e dos cartazes. Compreenderam os significados de cidadania e regras, e a importância delas para uma boa convivência. Organize também registros individuais em que estejam explícitas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estratégias de intervenção.

 

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • josy, E E E F Luiz burity , Paraíba - disse:
    josy.milk@yahoo.com.br

    20/07/2013

    Quatro estrelas

    Muito boas as atividades. Estou trabalhando cidadania com o 6º ano e essas dicas me ajudarão bastante.


  • Ellen, faculdade evangelica de brasilia , Distrito Federal - disse:
    ellen-caetano@hotmail.com

    28/08/2011

    Três estrelas

    Achei ótima todas as dicas e relevantes todas as atividades para serem realizadas em sala de aula


Sem classificação.
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