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Que corpo nós somos? UCA

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre aspectos elementares do corpo de modo a compreendê-lo em sua integralidade e não meramente como uma somatória de partes;
  • Compreender as necessidades básicas do nosso corpo em suas dimensões: biológica, social, transcendental/ espiritual e de movimento;
  • Discutir sobre as possibilidades do nosso corpo nas referidas dimensões, destacando a dimensão do movimento;
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos - Total: 300 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividades 1 e 2: Que corpo é esse?

1. Iniciar a aula com a seguinte pergunta, apresentada como desafio aos alunos:  Você tem um corpo ou você é um corpo?

- Solicite que eles (as) organizem-se em trios. Eles (as) deverão entrevistar uns aos outros, sendo assim, cada aluno (a)  fará duas entrevistas. Para tanto, utilizarão os recursos do netbook: filmagem (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) ou apenas gravação de voz (Metasys>Aplicativos>Multimídia>KRecord). Destaque duas condições o cumprimento da atividade: a) todos (as) deverão responder uma das opções que a pergunta apresenta ("você tem um corpo?" ou "você é um corpo?"); b) na entrevista, deverão justificar sua resposta;

- Posteriormente, os (as) alunos (as) que quiserem apresentar, ou permitirem que os colegas apresentem, socializarão com toda turma as respostas da pergunta oriundas das entrevistas.

- O (a) professor (a) deverá retomar a discussão na próxima aula, como apresentamos abaixo.

Dica 1: Caso seja possível, e dependendo da estrutura e tempo disponível para esta aula, você pode solicitar que eles (as) entrevistem colegas de outras turmas e/ou outras instituições contempladas pelo PROUCA. Seria uma forma, ainda mais interativa, de obter as respostas da pergunta inicial para debater em sala de aula.

2. No próximo encontro, solicitar aos (as) alunos (as) que eles (as) entrem em seu navegador de Web sites (Metasys> favoritos>navegador de internet) e acessem o seguinte site: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf. Neste endereço eletrônico, eles terão acesso a um material pedagógico, com leituras e figuras. Deste material eles deverão ler a resposta da pergunta da aula anterior (página 02 do material) e confrontar com as respostas dadas por eles (as). 

Veja imagem do referido material logo abaixo:

corpo somos

Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/3312_nosso_corpo.pdf, acesso em 20/08/2011

- Ao final, o (a) professor (a) deverá revelar que, como o texto apresenta, nós somos um corpo, portanto:

a) Porque você é um corpo você deve cuidar dele, afinal, isto significa cuidar de você mesmo.

b) Portanto, para cuidar de você, bem como compreender seu corpo, você precisa aprender sobre ele.

- Nesse sentido, o (a) professor (a) pode solicitar que eles (as) pensem para a próxima aula: quais as necessidades do nosso corpo?

Dica: Ao utilizar esta pergunta final, no início da aula seguinte, você deve questioná-los (as):  ao responderem a pergunta  (acima) vocês se perguntaram quais são as suas próprias necessidades? Sim, não? Por quê?

 

Atividades 3 e 4: Quais as necessidades do nosso corpo?

Vamos descobrir jogando...

- Nas próximas aulas, o (a) professor (a) indicará sites de jogos on line sobre cada um dos temas referente ao nosso corpo, de modo a despertar ainda mais o interesse da turma sobre o tema.

                    - Após cada um dos jogos, feito em sala, o (a) professor (a) lançará uma pergunta para o debate aberto com a turma (como é mostrado abaixo).

Dica: Aqui podemos sugerir um trabalho interdisciplinar. Outras áreas do conhecimento podem contribuir na discussão dessas necessidades listadas. Pode-se convidar outro (a) professor (a) para o debate (áreas: história, ciências, filosofia , psicologia, etc.)

1. Necessidades biológicas: alimentação, saúde, higiene, proteção

                     Ex: Alimentação: Você sabe o papel da alimentação para nosso corpo? Objetivo: explicitar as funções de cada nutriente.

 

jogos comida http://www.njogos.pt/comida/, acesso em 20/08/2011

 

          2. Necessidades sociais: econômicas, políticas, interação, comunicação. Objetivo: destacar que a humanidade somente se desenvolveu quando criou a interação

           Ex: Interação: Você sabe o que é interação? Por quê sentimos necessidade da interação? 

 

           clockwords http://www.jogosonline.com.br/Educativo/Jogo-1804/Clockwords-Prelude, acesso em 20/08/2011

         

           3. Necessidades transcendentais/ espirituais. Objetivo: a) explicitar que nosso corpo não é somente matéria, portanto, existem "exercícios espirituais".

                  Ex: Meditação ou orações: Por que precisamos de “exercícios espirituais” (meditação, orações, estudos, etc.)?                    

                  Jogos de Templos/Labirinto:

                   labirinto http://www.jogosonline.com.br/Labirinto/Jogo-2437/The-Maze-Temple/, acesso em 20/08/2011.

                         

                   4.  Necessidades de Movimento.

           Ex: Esportes: por que sentimos necessidade de praticar esportes?

          

esportes games  http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=happy-bike, acesso em 20/08/2011

 

Atividades 5 e 6: Quais as possibilidades do nosso corpo?

Vamos conhecer praticando...

1. Utilizando seus editores de texto peça que eles (as) respondam a seguinte tarefa:

Sobre as possibilidades do nosso corpo, apresente pelo menos 01 (uma) para cada uma das dimensões abaixo:
Dimensões Possibilidades             
Biológica                                                      saúde, doença, crescer, engordar, etc.
Social aprender, ensinar, comunicar, etc.
Transcendental/ Espiritual orar, rezar, torcer, esperar, acreditar, sentir fé, sonhar, confiar, etc.
Movimento correr, saltar, equilibrar, movimento estático, movimento artístico, etc.

 

                  2.  Para cada uma das dimensões da tarefa acima, os (as) alunos (as) irão sugerir uma forma de movimentar o corpo.

                  As formas apresentadas serão elencadas pela turma, junto com o (a) professor (a), para praticarem  nas próximas aulas.

                  - Para essa atividade, o (a) professor (a) poderá utilizar  a dinâmica de uma “tempestade de ideias”.                  

                  - Cada um deve opinar sobre a atividade, haverá um “enxugamento” com relação às atividades parecidas, e as restantes serão votadas em função das aulas disponíveis.

3. Escolher duas formas de movimentar o corpo elencadas pela turma para praticar na última aula antes da avaliação final.

Exemplos de formas de movimentar possivelmente escolhidas por eles (as):

a) Dançar:                                                                                                                                                                     

Sugestões de Imagens:

                    

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

 

b) Saltar:

Sugestões de Imagens:

 

Disponível em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

Recursos Complementares

Videos de Dança: http://www.youtube.com/watch?v=1ZM7mf5BbCI, acesso em 20/08/2011

Videos de Saltos: http://www.youtube.com/watch?v=-8u4TkWpQwQ, acesso em 20/08/2011

Avaliação

1. Ao final da estratégia solicitar aos (as) alunos (as) que vejam suas entrevistas novamente e reflitam sobre a pergunta inicial de modo a perceberem se houve, ou não, um salto qualitativo em relação aos seus conhecimentos prévios sobre: “o corpo que temos” é o “corpo que somos”.

2. O (a) professor (a), ainda, pode solicitar que o (a) aluno (a) registre as suas considerações finais em uma última gravação pelos recursos de filmagem (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) ou apenas gravação de voz (Metasys>Aplicativos>Multimídia>KRecord) do netbook.

- Eles (as) deverão entrevistar a si mesmo na perspectiva das possibilidades de seu corpo, respondendo a seguinte pergunta: o que eu quero para o meu corpo nos próximos dias, meses ou anos?

- Eles (as) deverão escolher como critério de resposta no mínimo duas das dimensões estudadas (Biológica, Social, Transcendental/ Espiritual, Movimento).

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