24/07/2009
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Transformações físicas da água.
• Professor, salve nos computadores os endereços das figuras que serão utilizadas ao longo da aula;
• Providencie um copo, um pouco de água e um pouco de sal.
Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, ou se tiver mais computadores forme grupos menores.
Peça para que os alunos vejam a figura 1:
Mapa Mundi: projeção de mercator:
Mapa Mundi: projeção de mercator
Figura 1
Ao observarem a figura peça para que os alunos respondam as questões abaixo:
1 – A quantidade de água é maior ou menor do que a quantidade de terra, de acordo com a figura 1?
2 – Toda essa água é considerada potável? Justifique a sua resposta.
Professor, sugira ao professor de Matemática para trabalhar com o conteúdo de porcentagem utilizando os dados sobre a quantidade de água doce e de água salgada existente no mundo. Para tornar mais interessante o professor de Matemática poderá trabalhar com a quantidade de água doce existente em cada país.
Em seguida, crie um blog junto com os alunos. Informe os alunos que eles deverão colocar as respostas e os resultados das pesquisas no blog.
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Coloque a seguinte pergunta no blog: O que faz a água ser tão especial? Os alunos deverão responder essa pergunta e colocar as resposta s no blog. Depois peça para que cada grupo leia as respostas dos outros grupos.
Professor, provavelmente os alunos responderão que a água é especial porque “mata a sede”, porque serve para tomar banho, porque serve para lavar roupa.
Explique aos alunos que essas funções da água utilizam algumas das suas características, onde a água atua como um regulador térmico e como um solvente.
Professor, explique aos alunos que primeiramente vamos estudar como a água é constituída, para isso os alunos deverão abrir a figura 2:
Água: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10732
Figura 2
Depois de observar a figura, peça para que cada grupo pesquise na internet e responda as questões abaixo:
1 – O que está sendo representado pelas bolas brancas? E pela bola vermelha?
2 – Qual a fórmula estrutural da molécula de água? (Professor, auxilie os alunos com essa pergunta).
Professor, lembre-se de pedir para os alunos colocarem as respostas no blog.
Água como solvente
Após isso, pegue um pouco de água e coloque em um copo, depois coloque um pouco de sal. Os alunos deverão anotar as suas observações.
Explique aos alunos que o sal se dissolveu na água graças a uma característica muito importante: água como um solvente. Essa propriedade faz com que a água seja utilizada para tomar banho, para lavar roupa, lavar louças e outras.
Tensão superficial da água
Professor, pegue um copo coloque um pouco de água e em seguida coloque, com muito cuidado, um clipe de metal. Este clipe irá flutuar. Informe aos alunos que esse fenômeno ocorreu em função da tensão superficial da água.
Peça para que os alunos pesquisem na internet sobre a tensão superficial da água. As informações coletadas deverão ser colocadas no blog.
Figura 3
Em seguida, os alunos deverão abrir a simulação abaixo:
Motivação para empuxo: http://porta ldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2047< /p>
Figura 4
Após a simulação, pergunte aos alunos o que fez a garota ficar mais “leve”? Provavelmente os alunos responderão que foi a água. Então, explique para os alunos que a força que a água exerce nos corpos mergulhados, de baixo para cima é denominada empuxo.
Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório abordando todas as características da água abordadas na aula. Esse relatório deverá ser colocado no blog.
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação e as imagens aos alunos na própria sala de aula.
Nome | Tipo |
---|---|
Água | Imagem |
Motivação para empuxo | Animação/simulação |
Mapa Mundi: projeção de mercator | Mapa |
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante....dando a introdução das formulas estruturais,e trabalhando as caracteristicas e as moleculas,e aibda a pesquisa e a criação do blogs.Com isso pode se montar as moleculas tbem com as bolinhas de isopor..eles pintando as cores das molelculas de hidrogenio e carbono. atenciosamente